A Remessa Online for Business é uma plataforma especializada em fazer transferências internacionais para pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Com ela, você, por meio de sua empresa, pode enviar e receber valores de outros países de forma eficiente, transparente e segura. Quer saber mais sobre como funciona esse serviço? Então confira este artigo que preparamos para você!

Como funciona a Remessa Online for Business?

A plataforma foi criada visando atender às necessidades das empresas que precisam fazer transferências internacionais, como pagamentos, compra de imóvel, ou outro serviço específico para empresas.
Para usar a Remessa Online for Business, você e a sua empresa (ou a pessoa que a representa oficialmente) devem estar com toda a documentação em dia e sem problemas legais.
Para fazer operações com a plataforma, você precisa efetuar o seu cadastro como PJ. Com a Remessa Online, o IBAN e o código SWIFT ficam disponíveis logo depois da aprovação do seu cadastro. Você tem direito a um atendimento exclusivo e especializado para a sua transferência.
O processo da plataforma é simples:

  • Cadastro digital;
  • Solicitação de operação online;
  • Fechamento online da cotação;
  • Pagamento seguro.

Descubra como enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior.

Qual é a diferença do serviço business e convencional da Remessa Online?

O serviço convencional da Remessa Online é uma maneira segura, rápida e barata de pessoas físicas enviarem e receberem dinheiro de outros países. Já a Remessa Online para PJ oferece o serviço de transferências internacionais especializadas para pessoas jurídicas, por meio de um atendimento exclusivo e especializado para a sua transferência.
Além disso, a plataforma cuida das questões legais, caso a sua empresa realize importações e exportações. Assim, você consegue focar no seu negócio sem se preocupar com a burocracia. Outra vantagem desse serviço especializado para empresas é que todas as remessas realizadas são monitoradas em um ambiente seguro e amigável para todos os tipos de usuários.
Vale dizer, ainda, que a Remessa for Business também ajuda startups: a plataforma lançou um produto específico para facilitar aportes estrangeiros nessas empresas.

Quais são os tipos de operações que podem ser realizados?

Com a Remessa Online for Business, você pode realizar os seguintes tipos de operações:

  • Recebimento de prestação de serviços;
  • Pagamento de prestação de serviços;
  • Aumento e redução de capital de empresas;
  • Exportação e importação;
  • Aluguel de equipamentos;
  • Empréstimos financeiros;
  • Investimentos;
  • Aporte ou compra e venda de capital;
  • Operações simultâneas.

Taxas e tarifário na Remessa Online for Business

As taxas e tarifas cobradas para enviar dinheiro para o exterior com a Remessa Online for Business são as seguintes:

  • Custo da operação: a partir de 1,3% do valor enviado;
  • SPREAD;
  • Imposto sobre Operação Financeira (IOF): pode 0,38% ou 1,1% do valor enviado, de acordo com a titularidade do beneficiário do dinheiro;
  • Tarifa bancária: muda conforme a quantia enviada. Caso o valor seja menor que R$ 2.500 – ou equivalente em outra moeda –, a tarifa é fixa, de R$ 5,90. Já se a quantia for igual ou superior a R$ 2.500 – ou equivalente em outra moeda –, a não é cobrada tarifa bancária.

Saiba tudo sobre as taxas da Remessa Online.

Limites de transações para empresas na Remessa Online

O limite de crédito para transferências para o exterior é proporcional à condição financeira da sua empresa e de acordo com a análise da documentação enviada. Caso queira aumentar o seu limite, é possível utilizar a sua declaração de imposto de renda, assim como outros documentos que comprovem que o seu negócio tem capacidade financeira.
Veja as orientações presentes no site da Remessa Online, caso pretenda aprovar ou aumentar o seu limite financeiro.

Como fazer o cadastro da empresa na Remessa Online for Business?

O procedimento para efetuar o cadastro na Remessa Online for Business é simples; basta você entrar no site da Remessa Online, no menu superior clicar em Pessoa Jurídica e em seguida em Cadastre a sua empresa. Depois você deve preencher os seguintes dados: CNPJ da sua empresa, razão social, nome do contato responsável, e-mail, telefone e uma senha. Depois, clique em “Continuar”.
É importante dizer que o e-mail informado na criação de um cadastro de PJ não pode ser o mesmo utilizado em um cadastro de PF.

Posso ter mais de uma conta empresarial?

Como foi dito anteriormente, há duas modalidades de cadastro. A de pessoa física e a de pessoa jurídica. Cada tipo permite apenas um único cadastro.
Porém, como no caso de pessoa jurídica o cadastro é feito a partir dos dados da empresa (a conta é cadastrada pelo CNPJ), é possível realizar um cadastro único para várias empresas.

Documentos necessários para realizar o cadastro

De acordo com as informações do site da Remessa Online, empresas MEI, ME, LTDA e Sociedade Limitada Unipessoal não precisam enviar documentos para se cadastrarem. Já os outros tipos de empresas, sim. Eles variam de acordo com a empresa. Confira:

EIRELI

  • Fichas cadastrais PJ e PF;
  • Documento de identidade do representante da empresa;
  • Comprovante de residência do representante;
  • Última alteração contratual, arquivada na Junta Comercial;
  • Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) ou Declaração de Informações Socioeconômicas (DEFIS) e Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS);
  • Certidão Simplificada, emitida pela Junta Comercial em um prazo de até 180 dias antes do cadastro.

EPP

  • Fichas cadastrais PJ e PF;
  • Documento de identidade do representante;
  • Comprovante de residência do representante;
  • Requerimento de empresário;
  • Balanço Patrimonial e DRE ou cópia do DEFIS e extrato simples do PGDAS;
  • Certidão simplificada, emitida pela Junta Comercial em um prazo de até 180 dias antes do cadastro.

S/A

  • Fichas cadastrais PF e PJ;
  • Documento de identidade do representante;
  • Comprovante de residência do representante;
  • Balanço e DRE ou DEFIS;
  • Certidão simplificada, emitida pela Junta Comercial em um prazo de até 180 dias antes do cadastro;
  • Estatuto Social – última alteração arquivada na Junta Comercial;
  • Boletim de Subscrição;
  • Ata atual do conselho de administração;
  • Ata atual da diretoria.

Associação

  • Fichas cadastrais PF e PJ;
  • Documento de identificação do representante;
  • Comprovante de residência do representante;
  • Balanço Patrimonial e DRE ou DEFIS e PGDAS;
  • Estatuto Social atualizado;
  • Ata atual da diretoria;
  • Declaração do último arquivamento registrada pelo Cartório de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoa Jurídica.

Sociedade de Advogados

  • Fichas cadastrais PF e PJ;
  • Documento de identidade do representante;
  • Comprovante de residência do representante;
  • Contrato Social arquivado na Junta Comercial;
  • Balanço Patrimonial e DRE ou DEFIS e PGDAS;
  • Declaração de último arquivamento, registrada pela OAB.

Além disso, vale ressaltar que para certos tipos de operações é preciso enviar comprovantes extras que provem o motivo do envio ou recebimento da transferência, com base nas regras determinadas pelo Banco Central do Brasil.
Remessa Online for Business documentos

Qual é o prazo para aprovação do cadastro?

O prazo para a Remessa Online analisar e, conforme for, aprovar o cadastro de uma empresa pode ser de até 2 dias úteis. Se a documentação estiver ok, a conta é liberada para começar a operar.

Como enviar dinheiro para o exterior com a Remessa Online for Business?

Veja o passo a passo para você pode enviar dinheiro para o exterior por meio da sua empresa.
1. Primeiramente, faça o pré-cadastro na Remessa Online, escolhendo a opção “Pessoa Jurídica”;
2. Cada tipo de empresa recebe uma lista de documentos necessários para efetuar o cadastro. Após o envio e a aprovação de todos os documentos solicitados, o cadastro é aprovado em até 2 dias úteis e a empresa é liberada para fazer operações cambiais;
3. Para enviar dinheiro com a Remessa Online for Business, você deve acessar a plataforma e cadastrar um novo pagamento em “Pagamentos”;
4. Depois, você deve preencher o nome e os dados bancários do beneficiário;
5. Envie os documentos que comprovem que o pagamento está sendo efetuado;
6. Espere a aprovação do pagamento por e-mail; este procedimento demora até 2 horas;
7. Você terá acesso aos dados bancários do Banco Máxima para realizar a TED para a conta da Remessa Online for Business;
8. Assim que o pagamento for identificado, o crédito será feito na conta bancária do beneficiário em até 1 dia útil.

É possível movimentar dinheiro da conta pessoal para empresarial?

Sim. A Remessa Online for Business não se limita a envios de empresa para empresa. Há várias categorias de pagamento na plataforma, que devem ser selecionados logo no início da operação, para categorizar o tipo de envio.

Como receber dinheiro do exterior com a Remessa Online for Business?

Uma pessoa jurídica ou uma empresa deve seguir o passo a passo adiante, para receber dinheiro do exterior por um serviço prestado.
1. Faça uma simulação para saber quanto você deve receber em reais e quais documentos precisará providenciar para receber seu dinheiro. Depois, informe que é um recebimento, preencha o valor aproximado na moeda estrangeira e o motivo pelo qual está recebendo a quantia;
2. Após conferir os dados da sua simulação, clique em “Cadastre-se” e siga os procedimentos para enviar o seu cadastro na Remessa Online for Business para a análise. Depois de aprovado o seu cadastro, clique em “Recebimentos” e selecione, na parte de baixo, a moeda que pretende receber. Depois, compartilhe os seus dados bancários com a pessoa ou a empresa que efetuará o pagamento;
3. Envie os documentos necessários. A Remessa Online for Business irá avisar você, por meio do e-mail que cadastrou, quando o pagamento for confirmado. Depois de confirmado, você deverá enviar a documentação necessária, para comprovar o motivo de seu recebimento e aguardar a análise;
4. Agora é o momento de resgatar o seu dinheiro. Com os documentos aprovados, selecione um recebimento disponível e informe uma conta pessoa jurídica em que você seja titular para resgatar a quantia. Escolha quando quer resgatar o seu dinheiro. Para isso, confira a cotação da moeda, para não sair perdendo na conversão. Quando o resgate é solicitado, o dinheiro é creditado na sua conta bancária em até 2 dias úteis.
É válido ressaltar que o câmbio utilizado na operação é o comercial e que o custo do serviço é a partir de 1,3% do valor enviado. A tributação incidente vai variar de acordo com o tipo de operação realizada.
Entenda em detalhes como receber dinheiro pela Remessa Online.

E se eu tiver problemas, o que fazer?

É possível acessar o site da Remessa Online e obter as informações de contato da plataforma no rodapé. O contato pode ser feito via chat, telefone ou redes sociais. A equipe está de prontidão das 9h às 22h.
O prazo para resposta de chamadas no site é quase imediato, e o de resolução de problemas pode variar de acordo com a situação, porém não costuma ultrapassar cinco dias úteis.

Vale a pena usar a Remessa Online for Business?

Sim, Remessa Online vale a pena. Como você viu, o cadastro na plataforma é gratuito, as taxas cobradas são baixas (custo a partir de 1,3% da operação, enquanto os bancos tradicionais costumam cobrar entre 8% e 11%), as transferências são rápidas, além de outras vantagens que a Remessa Online for Business oferece. Entre no site da Remessa Online e confira se é vantajoso para você e sua empresa.

Alternativas à Remessa Online for Business

Além da Remessa Online for Business, existem outras alternativas de plataformas online que também fornecem serviços específicos, como é o caso da Wise para empresas, antiga TransferWise.
No entanto, as suas plataformas adotam metodologias diferentes de cobrança sobre as transferências internacionais. Confira abaixo as principais diferenças:

  • O limite de crédito na Remessa é mais alto: R$ 75 mil. Na Wise, apenas R$ 50 mil;
  • A Wise oferece taxa zero para Euro e Dólar, já a Remessa Online para Business tem gratuidade para todas as moedas;
  • A Wise tem uma tarifa única: ela cobra uma tarifa de serviço com o IOF já incluído. Se você pagar por meio de TED, esse é o custo total. Caso opte por pagar com boleto bancário haverá um acréscimo de R$3,00;
  • A Remessa Online for Business divide seus custos: os custos são divididos entre a taxa administrativa e a tarifa bancária. Enquanto a primeira é sempre de 1,3% sobre o valor da operação, a tarifa bancária varia conforme o montante que está sendo enviado;
  • Na Wise já é possível enviar dinheiro logo após o cadastro, na Remessa é preciso esperar o período de aprovação.

No entanto, ambas convertem o dinheiro com o câmbio comercial – o câmbio médio de mercado, sem margem em cima.
Descubra qual é a maneira mais barata de enviar dinheiro para o exterior.