Uniplaces, o que é e como funciona

Portugal  / 

Mudar de país não é uma tarefa nada fácil, além de todo o processo de se desfazer dos seus pertences pessoais, entregar casa, documentos e etc, fica uma grande preocupação de onde se hospedar e por onde começar no novo país. Então a startup portuguesa de tecnologia Uniplaces entrou no mercado para resolver este problema.

Mas você sabe o que é a Uniplaces? Hoje vamos te contar tudo sobre a plataforma, como ela funciona e como reservar um quarto ou apartamento na Europa de maneira segura!

Se você está nessa fase de planejamento, não deixe de ler nosso guia de como morar fora do Brasil, do planejamento até a mudança.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que é a Uniplaces?

A Uniplaces é uma empresa portuguesa criada em 2011. Trata-se de uma plataforma online para alojamento e que tem um grande foco em estudantes universitários em diversas cidades da Europa. A empresa têm crescido bastante, feito contratações e recebido muitos investimentos.

Estudantes universitários que vão morar em outra cidade podem procurar quartos e apartamentos para alugar durante o período de estudo. Assim, como donos de apartamentos e casas podem anunciar suas propriedades pela internet.

Utilize nosso cupom de desconto na Uniplaces! Basta digitar EURODICAS para obter 10% de desconto na sua reserva!

É só para estudantes?

Não. É possível alugar casas e quartos pela Uniplaces para qualquer pessoa que está mudando de cidade ou país e precisa de um lugar para ficar, seja por um mês ou mais tempo.

A plataforma também é recomendada para profissionais que precisam se hospedar durante mais tempo em uma cidade europeia, por exemplo.

Como funciona a Uniplaces

Como funciona a Uniplaces

O período de estadia mínima para os estudantes é de 27 dias, mas algumas casas tem períodos de contrato maiores (3 ou 6 meses, por exemplo). Há contratos diários, quinzenais, mensais e fixos (determinado pelo proprietário).

Na plataforma é possível pesquisar por cidade, bairro e universidade. Além disso é possível filtrar a busca por datas, tipo de alojamento (quarto, propriedade ou cama), valor mínimo e máximo, características da casa, se é apropriado para estudantes Erasmus, estudantes domésticos, profissionais, se a casa é só para mulheres, só para homens, ou se aceita casais.

Confira também um guia completo sobre estudar em Portugal e faça um planejamento para estudar no exterior.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Comissão de aluguel

A comissão da plataforma para ser um intermediário na busca de casas e dar suporte aos inquilinos é de 40% sobre o valor do 1º mês, pago apenas 1 vez pelo estudante. O primeiro aluguel é sempre pago à Uniplaces e os demais meses direto ao proprietário do imóvel.

Países e cidades onde a Uniplaces atua

Confira a lista de países e cidades que você pode alugar alojamento através da plataforma:

  • Portugal: Lisboa, Porto, Coimbra
  • Espanha: Madri, Barcelona, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Palma de Maiorca, Alicante, Málaga, Saragoça, Córdoba, Murcia e Cádis.
  • Reino Unido: Londres, Manchester, Nottingham, Leeds, Cardiff, Leicester e Sheffield.
  • Itália: Roma, Bolonha, Milão, Florença, Pádua, Turim.
  • Alemanha: Berlim, Munique.
  • França: Paris

Além dessas cidades em que a empresa está presente, a Uniplaces também tem alojamentos disponíveis em outras regiões. Entretanto, ela opera fisicamente em 15 cidades europeias, com o intuito de verificar pessoalmente as propriedades incluídas na plataforma.

Quanto custa alugar uma casa na Uniplaces?

Preço do aluguel no Uniplaces
Os valores dos aluguéis variam de acordo com o estilo da propriedade, se é nova, antiga, de acordo com a localização e também decoração. Os valores dos aluguéis de um quarto tem média inicial de € 150,00 em Portugal, por exemplo. E pode chegar até os € 2.700 para um apartamento inteiro.

Normalmente, o imóvel é totalmente mobiliado e alguns também oferecem contrato com todas as despesas incluídas (água, energia elétrica, gás e internet).

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Vale a pena alugar pelo Uniplaces

Vale. Quando vamos morar em outro país, é difícil achar um primeiro lugar para ficar, pois não conhecemos ninguém. Por isso, o Uniplaces pode ser uma ótima ferramenta para encontrar o seu lugar para morar.

A plataforma tem muitas opções de moradias e é possível encontrar bons quartos e apartamentos inteiros. O preço normalmente é mais barato que imobiliárias, porque o valor do caução nem sempre é pedido, ou então é menor (caução no valor de um aluguel, por exemplo).

É seguro alugar pela Uniplaces?

Sim. A Uniplaces verifica a maioria das casas e apartamentos pessoalmente e coloca em cada anúncio um selo de “Verificado”. O fato de ter uma plataforma que gera um contrato pode te ajudar também na resolução de possíveis problemas, portanto, além de ser seguro, pode ser uma “mais valia

Outra coisa que trás segurança é o programa “24-hours safety period“, é um período de 24h que você tem depois de entrar na casa para contactar a Uniplaces caso algo não corresponda com o divulgado no anúncio. Nestes casos a Uniplaces devolve a totalidade do valor pago e te ajuda a encontrar uma nova opção.

Uniplaces ou Airbnb

O Airbnb é um site de aluguel de quartos, casas e apartamentos para quem está viajando a turismo. O preços são por dia. Já com a Uniplaces o tempo de estadia é maior, por isso, o preço fica mais acessível.

A ideia do Uniplaces é achar um lugar para morar enquanto estuda ou permanece de forma temporária em um país da Europa. Já o Airbnb é para quem viaja por curtos períodos.

Depois deste “período inicial“, costuma valer mais a pena alugar uma casa por conta própria (no caso de famílias que pretendem se fixar no país), por isso recomendo ver nossas dicas de como alugar apartamento em Portugal.

Passo a passo de como se registrar na Uniplaces

Para se registrar na Uniplaces, confira o passo a passo:

  • Acesse o site da Uniplaces e escolha o idioma;
  • Vá em ‘Regista-te’ no topo do site;
  • É possível fazer o registro com o Facebook, com seu login do Google ou então com um email;
  • Depois disso, você já está cadastrado e pode fazer pedidos de reserva, adicionar casas em “favoritos” e editar seu perfil;
  • O próximo passo é pesquisar pela cidade (ou universidade) que busca, escolher a casa através do filtro de busca e confirmar a disponibilidade do imóvel;
  • Use o cupom de desconto: EURODICAS para obter 10% de desconto direto!

ATENÇÃO: O cupom de desconto deve ser digitado em letras maiúsculas para funcionar, ok?

Pagamentos

Os pagamentos da Uniplaces podem ser feitos através de Cartão de Crédito: Visa, MasterCard, AmericanExpress e Maestro, ou então através do PayPal.

Os pagamentos necessários para fazer a Uniplaces são:

  • Taxa de serviço da Uniplaces;
  • Primeiro aluguel;
  • Caução (quando solicitado pelo proprietário).

Os aluguéis dos meses seguintes devem ser pagos diretamente ao proprietário do imóvel.

Tem dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.