Voo com conexão precisa fazer novo check in? Saiba quando é necessário

Passagens Aéreas  / 

Na maioria das vezes quando temos um voo com conexão não é necessário fazer um novo check-in, porém, não se trata de uma regra. Isto é, pode ser que justamente no seu voo seja necessário. Então, voo com conexão precisa fazer novo check in? É possível. Entenda tudo no artigo abaixo.

Como saber se o meu voo com conexão precisa fazer novo check-in?

A maneira mais segura de saber se em um voo com conexão precisa fazer novo check-in é perguntando na hora que você estiver fazendo o primeiro check-in com a companhia aérea. Confirme com a atendente no balcão se a sua bagagem estará no seu destino final ou será preciso recolhê-la na conexão e fazer novo check-in.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Como fazer um check in mais rápido? Saiba como poupar tempo no nosso artigo.

O que fazer quando o voo com conexão precisa fazer novo check in?

Uma vez que você chega no destino da conexão e já sabe que é necessário fazer um novo check-in, retire sua bagagem e se dirija para o balcão da companhia aérea para fazer repetir o check-in.

Você deverá controlar em outro painel se o check-in já está disponível e qual o balcão de atendimento para o voo. Controle a informação com o número do voo impresso na sua passagem.

Quando não é necessário fazer um novo check-in, o que fazer?

Quando você viaja com conexão, porém, não precisa fazer um novo check-in, é bem simples.

Ao chegar a primeira parada antes do destino final, desembarque e busque pelo novo embarque. Normalmente, a informação sobre o voo de conexão é dada no fim do voo, porém, você ainda pode consultar o pessoal da companhia aérea, que estará próximo do desembarque e também nas telas com informações espalhadas pelo saguão do aeroporto.

Busque a informação olhando na passagem aérea: companhia aérea, destino e hora. Em seguida, encontre o portão e aguarde o embarque. Caso você tenha pouco tempo para fazer a conexão e não esteja seguro que encontrará fácil o portão do novo embarque, ao sair do primeiro voo, fale imediatamente com um funcionário da companhia aérea.

Saiba como fazer check in online de forma rápida e fácil.

Atenção ao comprar o seu bilhete aéreo

Esta é uma informação mais para quem está viajando pela primeira vez. Antes de comprar o seu bilhete aéreo, veja as seguintes informações, que estão disponíveis na hora da reserva online:

  • Horários de partida e chegada (também do voo de conexão). Tenha atenção a quanto tempo você tem entre a chegada no aeroporto e o embarque na nova conexão. O ideal é que você tenha, no mínimo, 2 horas entre um voo e outro. Pois considere atrasos e dificuldade para encontrar o próximo portão de embarque. É um tempo mínimo para fazer a conexão sem correrias.
  • Duração de cada um dos voos.
  • Número dos voos.
  • Nome dos aeroportos (algumas companhias vendem voos com conexão em aeroportos diferentes, fique atento a isso!).
  • Valor a ser pago (atenção às taxas adicionadas posteriormente).
  • Sobre mala para despachar e bagagem de mão – preste muita atenção neste item, porque muitas empresas anunciam o valor da passagem dando direito somente a bagagem de mão e o valor para despachar uma outra bagagem, normalmente, é bem alto.

Veja dicas de como comprar passagem aérea barata para Europa aqui.

Qual a diferença entre escala, stopover e conexão?

Se você tiver um voo com escala, significa que será feita uma breve parada em um aeroporto entre aquele da partida e o do destino final. Será como uma parada de ônibus, algumas pessoas desembarcarão e outras embarcarão.

No caso da escala, que normalmente dura 30 minutos, não há troca de aeronave.

Se você tiver um voo com conexão, significa que você irá trocar de aeronave e o tempo de espera para o novo embarque será bem maior que de uma escala. Pode, inclusive acontecer, que você tenha comprado uma passagem que tenha que mudar de aeroporto.

Em São Paulo, acontece muitas vezes conexões entre Guarulhos e Congonhas. Pode ser uma conexão que você precisa fazer um novo check-in e que significa perder mais tempo.

Stopover é uma escolha do passageiro. Você faz uma viagem internacional e quer ficar 24 horas no destino intermediário, sem ter que pagar a mais pela passagem. É uma opção que você terá ou não dependendo do destino e companhia aérea.

Para fazer um stopover você precisa, na hora da compra, escolher a opção, “várias cidades” e ver as condições que oferece a companhia aérea. A TAP é uma das empresas que costuma oferecer 24 horas em Lisboa para as conexões na cidade.

Passagens aéreas baratas de madrugada: verdade ou mito? Descubra neste artigo.

Voos com conexão são mais caros

Pode parecer que você estará usando um único serviço, isto é, uma única aeronave e por isso deveria pagar menos. Mas a verdade é que você estará usando dois aeroportos e, por isso, custa mais pois paga as taxas de ambos.

Mas muitas companhias aéreas colocam preços mais baixos em voos com conexão porque aproveitam voos já existentes em outros aeroportos para alcançar outros destinos em que não tem voos diretos.

Quando é necessário visto para voos internacionais com conexão?

É muito importante que antes de viajar você se informe sobre a necessidade de visto. Por exemplo, se você compra uma passagem aérea para um destino fora do Brasil que não exige visto, porém, fará conexão em um que exige visto, será obrigado a tê-lo. São chamados vistos de trânsito (conexão).

A melhor maneira de você estar seguro é fazendo uma pesquisa diretamente no site da embaixada do país de destino.

Qual é o melhor dia da semana para comprar passagens áereas? Veja aqui e economize.

Posso sair do aeroporto durante a conexão?

Você tem uma conexão de muitas horas e gostaria de aproveitar a cidade que está ao invés de ficar no aeroporto. Sair ou não do aeroporto vai depender do país que você está.

Se você estiver em um país que exige visto de trânsito não poderá sair, pois o mesmo não lhe dá o direito de deixar o aeroporto. Caso não tenha necessidade de visto, sim, poderá sair.

Porém, lembre-se que você terá que passar pela imigração em viagens internacionais e, para não correr o risco de perder o voo, deverá estar no aeroporto pelo menos 2 horas antes do embarque. O que quer dizer que você precisa ter uma conexão bem longa para valer a pena sair do aeroporto.

Sobre as bagagens em voos com conexão

Se você estiver em um voo de conexão que precisa de novo check-in deverá despachar as bagagens novamente, porque terá que retirá-las no aeroporto intermediário.

No caso de conexão que sua bagagem chegará no destino final, outra vez: pergunte na hora do check-in no ponto inicial da viagem. Tenha com você, na bagagem de mão, itens de “primeira necessidade”, como produtos de higiene, documentos, notebook, uma peça de roupa, etc.

Até porque, infelizmente, você pode chegar no destino final e por algum erro da companhia aérea, a sua bagagem não ter chegado e você ficar, no mínimo, um dia sem ela.

Conheça 10 mitos sobre comprar passagens aéreas e não caia em pegadinhas.

Voo com conexão precisa fazer novo check in: conexões longas valem a pena?

Se você é do tipo que não gosta de perder tempo, esqueça isso. Não pense que o melhor é ter menos horas dentro do aeroporto esperando para embarcar novamente. Muitas horas para fazer uma conexão e dependendo do tamanho do aeroporto acabam se transformando em poucas.

Atrasos são comuns, aterrisagem é lenta e você ainda tem que passar pela imigração, que muitas vezes tem filas enormes. O ideal é ter 3 horas para não ficar correndo pelo aeroporto para não perder o próximo voo.

Agora que você já sabe responder à pergunta “voo com conexão precisa fazer novo check in” e como proceder caso o check in seja necessário, basta arrumar a mala, organizar os documentos, contratar o seguro de viagem internacional e boa viagem!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.