Alemanha

Aluguel na Alemanha: como encontrar imóveis e dicas úteis

Para os recém-chegados ou para aqueles que ainda estão planejando a mudança, o aluguel na Alemanha pode parecer complicado, burocrático e, às vezes, praticamente impossível. Nas cidades maiores, como Berlim e Munique, essa tarefa pode parecer ainda mais desafiadora frente à feroz concorrência de pessoas do mundo inteiro.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o processo e trazer valiosas dicas para você vencer no mercado imobiliário alemão. Vamos começar por responder de forma dinâmica a três perguntinhas.

Pergunta Resposta
Como alugar apartamento na Alemanha? Você precisa ter todos os documentos necessários em mãos e buscar os apartamentos nos sites das imobiliárias da Alemanha.
Como alugar apartamento barato na Alemanha? Procure por bairros mais afastados, cidades menores e regiões não tão centrais.
Quanto custa um aluguel na Alemanha? O valor médio mensal de um apartamento no centro da cidade com um dormitório na Alemanha varia entre 600€ e 1.300€.

Como funciona o aluguel da Alemanha?

Diferente do Brasil, os contratos de aluguel na Alemanha são mais longos, é preciso ter um pagamento de caução no início do contrato e, além do custo do imóvel, existem outros custos adicionais conhecidos como Nebenkosten, que são despesas referentes a água, aquecimento, lixo e manutenção do prédio ou casas.

Aqui tudo é dividido em duas partes: Kaltmiete (aluguel frio), que é o valor básico do aluguel sem os custos adicionais, e Warmmiete (aluguel quente), que inclui o Nebenkosten.

Na hora do pagamento, o valor é enviado ao proprietário por completo e ele ou as empresas imobiliárias são responsáveis por repassar esses valores para as outras empresas responsáveis por cada serviço.

Internet, custo de telefone, rádio e TV são responsabilidades do inquilino.

É difícil alugar apartamento na Alemanha?

Sim, é difícil.

É claro que tudo depende da sua organização, planejamento e local escolhido para morar na Alemanha. Porém, de fato não é uma tarefa nada simples, especialmente para quem é recém-chegado no país.

Algumas pessoas podem contar casos onde tiveram sorte. Mas, em geral, alugar apartamento na Alemanha é caro e os poucos imóveis à disposição são concorridos. Além disso, é preciso ficar atento a diversos detalhes para não perder tempo e dinheiro.

Razões da dificuldade

Isso acontece por diversos motivos. Primeiro deve-se considerar o aumento populacional nas grandes cidades, que recebem tanto alemães vindo de cidades pequenas da Alemanha (onde às vezes há escassez de empregos) quanto milhares de estrangeiros todos os anos.

Depois, existe a questão da especulação imobiliária. Desde a reunificação alemã, grandes grupos empresariais têm comprado imóveis antigos e danificados, os reformando ou derrubando para construir prédios luxuosos no lugar. Como consequência, os aluguéis têm ficado mais caros a cada ano.

Por fim, existe ainda a dificuldade de encontrar apartamentos adequados para toda a família e que não extrapole o orçamento. Quanto mais quartos você precisa, mais complicada fica a busca.

Fenômeno nacional

Segundo dados do Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumo, em 2023, cerca de 37 milhões alugaram imóveis, em comparação com cerca de 27,9 milhões que tinham casa própria.

Mesmo em tempos desafiadores, a maior economia da Europa é um destino cada vez mais popular entre os imigrantes, devido a seus benefícios previdenciários, assistência médica e iniciativas de apoio para quem chega ao país.

Em 31 de dezembro de 2023, 13.895.865 imigrantes estavam registrados no Registro Central de Estrangeiros e a tendência é que o número cresça nos próximos anos. No entanto, há anos não se constroem imóveis a preço acessível nos centros urbanos ou regiões em expansão, segundo a confederação Soziales Wohnen.

Como são os apartamentos para aluguel na Alemanha?

Em comparação com os apartamentos brasileiros, os apartamentos na Alemanha são relativamente pequenos. Em média, os Wohnungen, como são chamados em alemão, possuem cerca de 91,9 m². No entanto, a maioria deles são antigos, podendo aparecer algumas particularidades na hora de visitar o seu apartamento dos sonhos.

Por isso, preste atenção nos detalhes destacados a seguir.

Tem cozinha planejada ao alugar apartamento na Alemanha?

Muitos apartamentos não vêm com cozinha instalada, ou seja, não possuem armários instalados, pia, fogão e geladeira. Ao buscar por anúncios na internet, veja se há filtro ou menção de Einbauküche. Se não houver, é sua responsabilidade comprar e pagar para instalar todos estes móveis e eletrodomésticos.

Por um lado, ao adquirir todos os itens, obviamente serão seus e você poderá levá-los ao sair do apartamento. Por outro, o custo é bem alto e você deve levar isto em consideração na hora de optar por um apartamento.

Os apartamentos na Alemanha costumam ser pequenos e não há área de serviço separada.

Nos dois apartamentos em que morei aqui em Düsseldorf, tive a experiência de ter que montar minha própria cozinha, e confesso que não foi uma tarefa fácil. O processo pode até sair mais em conta, mas dá muito trabalho. Meu conselho é procurar o máximo de apartamentos que já tenham cozinha embutida. É mais difícil, mas vai lhe poupar bastante trabalho.

Além desse custo, terá a sua mudança, valor de caução, instalação de internet, luz e água. Tudo esses custos pesam no bolso em um primeiro momento.

Como é a divisão de cômodos?

Outro ponto importante a mencionar é que aqui os apartamentos são descritos como 1-Zimmer-Wohnung, 2-ZimmerWohnung e assim por diante.

Isso pode confundir as pessoas, pois Zimmer é quarto, mas nesse caso, são quantos cômodos há no apartamento. Portanto, um 2-Zimmer-Wohnung é o que chamamos no Brasil de quarto e sala.

Se você pretende alugar apartamento na Alemanha de dois dormitórios, por exemplo, faça a busca por 3 Zimmer.

As casas para aluguel na Alemanha têm mobília?

Algumas sim. Depende muito de onde você está alugando e por quanto tempo. A grande maioria dos sites de buscas oferecem opções com mobília, mas é bom lembrar que o valor sai mais caro nesses casos. Afinal, você precisa não só pagar pelo imóvel, mas também pelos objetos e utensílios.

Se o plano é ficar pouco tempo na Alemanha, nossa dica é conferir as opções da Uniplaces, uma plataforma excelente e segura para alugar um imóvel totalmente mobiliado.

Existem facilidades nos edifícios residenciais?

Em Berlim e em outras cidades da Alemanha, é comum que prédios antigos não possuam elevador. Então, se encontrar um apartamento no quarto andar, pense que terá que subir muitos degraus diariamente.

Além disso, se você fizer a mudança com móveis ou tiver que comprar novos, vale considerar a dificuldade em transportá-los. Também é particularmente importante para quem tem filhos pequenos e precisará sair com o carrinho de bebê frequentemente.

Os prédios novos costumam ter elevadores e outras facilidades, como garagem e até mesmo um espaço próprio para colocar a máquina de lavar roupas. Mas, não conte que isso seja a regra.

Não existe área de serviço

É preciso citar também que o que chamamos área de serviço no Brasil é praticamente inexistente na Alemanha. Portanto, saiba que provavelmente a sua máquina de lavar roupas deverá ser instalada no banheiro ou na cozinha.

E caso o apartamento não tenha uma sacada, espere secar as suas roupas nos lugares mais aleatórios da casa.

Porão para guardar seus pertences

Por fim, muitos prédios têm um Keller para cada apartamento Ele é uma espécie de porão trancado com cadeado para guardar o que você quiser.

O espaço geralmente é uma salvação para quem mora em apartamento pequeno e precisa de um lugar extra para guardar objetos sazonais (como casacos de inverno ou brinquedos de verão) e a decoração de Natal.

Outros fatores a considerar ao alugar um apartamento na Alemanha

Muita gente se preocupando com o futuro bairro em que vai morar, perguntando em grupos de internet se os nativos são amigáveis com estrangeiros, se a qualidade de vida na Alemanha é boa, etc.

Estas são preocupações pertinentes, pois muitas pessoas acabam tendo problemas com vizinhos encrenqueiros ou percebem que a pracinha local é um ponto de drogas movimentado.

No entanto, às vezes a diferença de uma rua para outra no mesmo bairro é imensa. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre o bairro e veja se há parquinhos, supermercados próximos, se a conexão com o transporte público é boa.

Distância do transporte público

O transporte coletivo nas cidades grandes é geralmente excelente, mas nas cidades menores você pode acabar ilhado na sua casa, quando o ônibus só passa a cada 40 minutos.

E, finalmente, veja exatamente qual a distância para o trabalho, escola, jardim de infância, etc. Mesmo com transporte público na Alemanha seja de qualidade, passar duas horas por dia no trem com um bebê ou cansado é uma forma de adicionar um estresse tremendo à vida de qualquer um.

Como buscar apartamento para aluguel na Alemanha?

O processo pode parecer meio místico, um tanto complicado e cheio de detalhes em um alemão burocrático. Por isso, vamos apresentar aqui um passo a passo cheio de dicas para te ajudar a alugar apartamento na Alemanha.

Encontrei esse vídeo do canal Débora França, uma brasileira na Alemanha, que traz um compilado de informações para quem precisa alugar um apartamento no país:

Melhores sites para alugar apartamento na Alemanha

Enquanto procura seu apartamento no país, alugar um imóvel temporariamente pela Uniplaces pode ser uma boa ideia. Os apartamentos oferecidos na plataforma são verificados e a segurança da contratação é garantida.

E você pode economizar na taxa administrativa da Uniplaces usando o cupom de 15% de desconto do Euro Dicas, basta adicionar UPEURODICAS15OFF na parte de pagamentos.

Além disso, você pode optar pelo pagamento via cartão de crédito ou Paypal – que aceita o cartão de débito internacional da Wise.

Aqui estão alguns sites de procura de imóveis na Alemanha:

O boca a boca também funciona

As formas mais comuns de encontrar um apartamento são o boca a boca e as buscas em sites especializados. O boca-a-boca é mais fácil para os nativos ou quem vive aqui há mais tempo, pois é preciso conhecer mais pessoas e espalhar a notícia por aí.

Se a sorte bater na porta, alguém vai conhecer alguém que está saindo de um apartamento e pode passar o contrato para frente. Você também pode encontrar pessoas oferecendo apartamentos em grupos no Facebook de brasileiros ou de estrangeiros no país.

Já os sites especializados têm mais ofertas, mas a concorrência é ferrenha. Além disso, você precisa saber ler o que está sendo mostrado para poder adequar a sua busca às suas necessidades.

Glossário para te ajudar no aluguel na Alemanha

  • Kaltmitte: “aluguel frio”, valor do aluguel sem aquecimento;
  • Zimmer: número de cômodos;
  • Fläche: área total;
  • Warmiete: “aluguel quente”, aluguel com valor do aquecimento, condomínio e outros pagamentos extras;
  • Balkon/Terrasse: sacada ou quintal;
  • Personenaufzug: elevador para pessoas;
  • Einbauküche: cozinha incluída no apartamento;
  • Garten/-mitbenutzung: jardim pessoal ou de uso coletivo;
  • Stufenloserzugang: acesso sem degraus;
  • Etage: andar;
  • Bezugsfrei ab: livre a partir de;
  • Schlafzimmer: número de quartos de dormir;
  • Badezimmer: banheiros;
  • Haustiere: animais de estimação (se são permitidos, não, ou perante acerto com o locatário);
  • Keller: sótão;
  • Garage/Stellplatz: garagem, vaga de estacionamento.

Confira quais são as melhores cidades da Alemaha.

Quanto custa alugar apartamento na Alemanha?

O aluguel tem dois valores, como explicamos lá em cima. O valor frio, sem o custo de aquecimento, e o quente, com as despesas extras. Além disso, uma vez por ano você receberá o Betriebskostenabrechnung, que é o valor dos custos de serviço, além da diferença do aquecimento, se você consumiu mais do que era estipulado.

Esse valor varia bastante, então lembre-se de economizar um pouquinho todo mês para cobri-lo.

A eletricidade é oferecida por empresas privadas e você pode escolher a sua. Ela é medida pela companhia algumas vezes por ano. Às vezes, você pode ter que pagar a diferença ou até receber dinheiro de volta, se você usar menos do que foi calculado.

Por fim, o valor depende se o prédio é novo, velho, o tipo de aquecimento, a cidade e o bairro, entre tantos outros fatores. Mas sem dúvida, o aluguel é a despesa mais alta do custo de vida na Alemanha.

Confira a média do aluguel em 2024, segundo o Numbeo, em Berlim, Munique e Potsdam, uma cidade próxima da capital alemã (cerca de 30 minutos), e oferece um bom custo-benefício.

Tipologia Berlim Munique Potsdam
Apartamento de 1 dormitório no centro 1.289,51€ 1.448,69€ 675,00€
Apartamento de 3 dormitórios no centro 2.438,31€ 2.522,70€ 1.833,33€
Apartamento de 1 dormitório fora do centro 924,84€ 1.127,02€ 716,67€
Apartamento de 3 dormitórios fora do centro 1.739,52€ 1.976,59€ 1.266,67€

Se quiser contar certinho quanto vai ser gastar para viver na capital, veja o nosso artigo sobre o custo de vida em Berlim.

Como fazer o contrato de aluguel na Alemanha?

Para que tudo ocorra bem e você não saia no prejuízo, opte por ter um contrato claro e específico com tudo que será acordado com o corretor ou dono do imóvel. Obrigatoriamente, quem deve fazer o contrato de aluguel é o locador. Por isso, aqui estão as nossas dicas para que você tenha sucesso nesse processo:

  • Dados pessoais de ambas as partes: nome e sobrenome de todos os inquilinos e do proprietário;
  • Informações do imóvel, como: endereço, andar, número do apartamento, tamanho por metro quadrado, número de quartos e banheiros;
  • Duração do contrato: data de início e término do contrato, bem como o tempo de aviso prévio em caso de rescisão de ambas as partes;
  • Valor do aluguel e forma de pagamento: também deve ser indicado se o valor muda com os anos e quais os dados da conta para fazer o pagamento;
  • Depósito de aluguel: valor explícito da caução, forma de pagamento e prazo;
  • Regras do condomínio e restrições, assim como também as responsabilidades do locador e do morador;
  • Assinatura de ambas as partes.

Visita para conhecer apartamentos para alugar na Alemanha

Com toda a papelada em mãos, chegou a hora da visita. E isso é muito importante, pois na Alemanha, um apartamento raramente é alugado sem ser visitado pelos futuros inquilinos.

Se você receber uma oferta incrível e barata, mas não puder visitar o imóvel (geralmente porque o locatário diz estar fora do país), saiba que é um golpe de aluguel na Europa. Fuja para as colinas e não mande os seus dados nem o dinheiro da caução.

No caso de apartamentos reais, a visita se chama Besichtigung e geralmente é aberta para todos os interessados no apartamento. Pode ser um número grande de pessoas, mas não se assuste. Leve todos os seus documentos certinhos em uma pasta e entregue para a pessoa responsável que está lá para tirar as suas dúvidas.

Depois disso, é uma questão de sorte. Se der certo, você receberá uma ligação ou e-mail dizendo que o apartamento é seu, e é hora de assinar o contrato.

Assinatura do contrato de aluguel na Alemanha

Essa parte pode ser assustadora. Se o seu alemão ainda está engatinhando, você dificilmente entenderá o que está sendo dito no contrato. Peça para alguém traduzi-lo para você. Ou, se não conhecer ninguém, veja na Mieterverein, a associação de inquilinos, se eles podem ajudar.

Para isso você precisa ser associado, mas a anuidade é baratinha e você nunca sabe se vai precisar brigar por seus direitos, especialmente na hora de sair do apartamento, mas vamos falar disso mais tarde.

Eles provavelmente vão pedir mais documentos, como seu visto na Alemanha, mas após a assinatura do contrato, você já pega as chaves e se prepara para a mudança.

O aluguel na Alemanha exige caução

Por lei, a caução não pode exceder o valor de três alugueis líquidos frios e deve ser depositada logo depois da assinatura do contrato. Em alguns casos, é possível dividir o pagamento em três meses. Isso é um direito seu, então o exerça se necessário.

O valor da caução deve ser pago após a assinatura do contrato e pode ser parcelado em três vezes.

A caução nunca é paga antes da assinatura do contrato ou sem uma visita ao apartamento, com exceção de casos excepcionais, que dificilmente será o seu. Até porque, a conta para onde o depósito deve ser feito está no contrato.

De novo, cuidado com golpes. Além disso, a caução rende juros anualmente, por isso a conta para onde ela vai é geralmente uma conta diferente para onde você pagará o aluguel.

Mudança

Chaves em mãos, é hora da mudança. Se você acabou de chegar, é preciso comprar móveis ou arranjar móveis usados para quebrar um galho. Se você já mora aqui, siga os costumes da Alemanha e peça ajuda aos amigos para carregar caixas — lembre-se de pagar pela ajuda com pizza e bebidas.

Empresas de mudança são caras, então o jeito é fazer você mesmo. É possível fazer o aluguel de vans e carros grandes pela internet, e se você está aqui há menos de seis meses, ainda pode usar a carteira de motorista brasileira. Se não, peça a alguém para dirigir para você.

Mudança é estressante em qualquer lugar do mundo, então respire fundo e celebre o fato de você ter conseguido um aluguel na Alemanha.

Vistoria

As imobiliárias mais respeitadas entregam as chaves já dentro do apartamento, para que eles possam te explicar como certas coisas funcionam, mostrar que há três chaves disponíveis, etc.

Essa é a hora de você apontar qualquer coisa que ache errado, seja mofo, riscos no chão de madeira, pinturas mal feitas e tudo mais.

Não tenha medo de ser preciso e até um pouco chato — tudo isso será cobrado na hora de sair, se você não mostrar agora que já estava lá quando entrou.

Se algo passar, você ainda tem uma semana depois da mudança para mostrar o que viu de errado. Tire fotos e mande por e-mail para a imobiliária para deixar documentado.

Documentos necessários para o aluguel na Alemanha

A lista de documentos inclui uma papelada que quem acabou de chegar ainda não tem toda a documentação. Mas, é sempre possível conversar com o locatário e explicar a situação, especialmente se você tiver um contrato para trabalhar na Alemanha recém-assinado. Vamos aos papéis:

  • Personalausweis bzw. Reisepass: carteira de identidade (no caso de alemães) e passaporte;
  • Mieterselbstauskunft: formulário preenchido com todos os dados dos possíveis inquilinos, incluindo renda mensal, ocupação e mais;
  • Mietschuldenfreiheitsbescheinigung: atestado do seu locatário anterior afirmando que você não dívidas de aluguel;
  • Einkommensnachweise: atestado da sua renda, que pode ser os holerites dos últimos três meses. Ou, no caso de autônomos, carta do seu contador;
  • Arbeitsvertrag: contrato de trabalho;
  • SCHUFAAuskunft: a versão alemã do nosso SPC/Serasa, é um documento que mostra se você tem dívidas ou não, e se é um bom pagador. Isto geralmente vem na forma de uma pontuação, bem como a lista de todos os contratos de longo prazo no seu nome. Ele está ligado a uma conta bancária e custa 29,95€;
  • Mietbürgschaft: é o nosso fiador, alguém que se compromete a pagar o aluguel caso você não consiga. Algumas imobiliárias já não fazem isso e preferem incluir todos no contrato de aluguel;
  • Lebenslauf: este é um currículo, mas minha dica é escrever uma cartinha em alemão dizendo quem vocês são, porque precisam se mudar e o que fazem da vida. Não é obrigatório, mas pode ajudar a amolecer o coração de um funcionário frio, que te dará uma chance (coloquei a foto da minha família na carta).

É possível alugar apartamento na Alemanha ainda no Brasil?

Para alguém que está ainda no Brasil, é meio complicado alugar um imóvel à distância, pois é preciso realizar a visita pessoalmente e é necessário ter alguns documentos em mãos que você só consegue estando no país.

Por isso, recomendamos buscar algo provisório para sua chegada e depois buscar algo permanente. Há empresas que oferecem apartamentos mobiliados por períodos indeterminados, como a Uniplaces.

Eles são geralmente mais caros, mas valem a pena, pois você se livra do estresse de chegar e não ter onde morar. Além disso, tentar alugar apartamento na Alemanha ainda no Brasil te deixa mais suscetível a fraudes.

Preste atenção nas dicas que demos neste artigo para não cair nas mãos de uma golpista e perder grandes somas de dinheiro.

Como reincidir o contrato de aluguel na Alemanha?

Depois de anos felizes entre aquelas paredes aquecidas, é hora de buscar algo maior/mais barato/em outro lugar. A saga começa de novo, mas agora você precisa lidar com o apartamento onde você mora e com aquele para onde você vai.

Essa é uma boa hora para entrar em contato com a Mieterverein e ver quais são seus direitos e deveres. Talvez você tenha que pintar, trocar coisas quebradas, ou talvez não. Tudo depende do tempo que você ficou lá e em que estado deixou o imóvel.

De modo geral, a rescisão do contrato de aluguel é válida apenas por escrito. Isso significa que, legalmente, não é possível cancelar por e-mail, fax ou WhatsApp. É necessário enviar uma carta para o proprietário ou imobiliária informando sua decisão.

Portanto, certifique-se de incluir na carta a data da rescisão, o endereço completo do apartamento alugado, incluindo o andar, as assinaturas de todos os inquilinos e uma solicitação ao proprietário para que ele confirme a rescisão.

Aviso prévio na rescisão

Em casos de rescisão com aviso prévio, ou seja, quando você deseja cumprir o período de aviso acordado no contrato, não é necessário fornecer ao locador nenhum motivo para sair. Esta será uma rescisão regular.

Não tenha esperança de receber a caução de volta tão rápido. A imobiliária tem até um ano para devolver a caução e eles irão descontar tudo e mais um pouco.

Por outro lado, em uma rescisão sem aviso prévio, os inquilinos devem fornecer uma razão apropriada e compreensível para a rescisão do contrato. A desvantagem aqui é que o valor do seu depósito de segurança não será devolvido.

Quanto tempo dura o período de aviso prévio para os inquilinos?

Três meses. Isto está ancorado na Seção 573c Parágrafo 1 do Código Civil Alemão (BGB).

No entanto, são possíveis exceções: inquilinos e proprietários podem acordar um período de aviso prévio individual no contrato de arrendamento, que só é válido se for inferior a três meses.

Envie a carta de rescisão do contrato de aluguel dentro do prazo

Depois que conferir o que diz no contrato, é hora de informar o cancelamento do aluguel. O proprietário do apartamento deve receber a carta de rescisão até o terceiro dia útil do mês para que o inquilino possa sair do imóvel dentro do prazo.

Por exemplo: se o morador enviar a notificação ao locador no dia 30 de março e ele receber no dia 03 de abril (terceiro dia útil), o contrato de arrendamento terminará no dia 30 de junho.

É importante ressaltar que não é o carimbo do correio que determina o cumprimento da regra, mas sim o momento do recebimento. Para garantir que seu cancelamento seja recebido, recomenda-se enviar uma carta registrada pelo correio, assim você será notificado quando o documento for entregue.

Confira também alguns hábitos que brasileiros precisam mudar para se adaptar na Alemanha.

Cuidados a ter antes de assinar o contrato de aluguel na Alemanha

  1. Certifique-se de que todos os residentes sejam mencionados pelo nome no documento. Isso facilita na hora de fazer o registro de moradia no novo endereço. Da mesma forma, os dados do proprietário também devem ser incluídos na íntegra no contrato;
  2. Confira se o valor de aluguel, tamanho do apartamento ou da casa, quantidade de quartos e chaves são mencionados, bem como o acesso e utilização de outras partes do imóvel como jardim, porão, sótão, garagem e etc;
  3. Se você possui um animal de estimação, deixe claro a liberação do locador no contrato;
  4. Caso o imóvel esteja com algum problema ou algo precise ser reparado, peça para que sejam incluídas fotos no contrato;
  5. Pergunte se é necessário contratar um seguro e se isso já está no contrato. Alguns proprietários exigem que o inquilino pague por fora;
  6. Assine apenas contratos de aluguel atuais. Se utilizar contratos com cláusulas inválidas, você, como morador, pode assumir que os tribunais decidiram a favor dos locadores

Dicas importantes para alugar apartamento na Alemanha

Levei dois meses para encontrar o apartamento onde moro hoje, no centro da cidade de Mannheim. A ideia inicial era morar em Heidelberg, onde o meu marido trabalha atualmente, mas por lá, encontrar o equilíbrio entre qualidade e preço é ainda mais complicado.

Como precisávamos de um endereço fixo para dar andamento no visto para nos legalizar na Alemanha, acabamos aceitando a primeira oferta decente que surgiu. Portanto, essa busca pode levar ainda mais tempo se você for muito exigente.

Alugar apartamento na Alemanha no centro da cidade pode ser conveniente, mas o valor é bem mais alto.

Não nos arrependemos da escolha, mas se não fosse a pressa, talvez teríamos avaliado com mais calma a localização. Por ser um apartamento no centro da cidade, costuma ser mais barulhento e com ruas mais sujas, algo que não nos agrada muito no dia a dia, mas que acaba sendo insignificante perto da conveniência e espaço que temos.

Então prepare-se para tornar a procura uma parte do seu cotidiano, se candidatando a diversos apartamentos por dia, visitando vários imóveis por semana, renovando a papelada se passar muito tempo à procura.

Uma dica para quem está procurando apartamento em sites de imobiliárias é assinar os planos premium. No caso do Immobilienscout24, a versão plus tem pacotes de 12,99€ a 29,99€ com diversas vantagens que podem ajudar a encontrar com mais facilidade o lugar ideal.

Mantenha seus documentos atualizados

Além disso, é possível fazer o upload dos seus documentos, que são enviados à imobiliária assim que você mostrar interesse. Isso economiza tempo e demonstra organização, coisa que os alemães adoram.

Como já disse antes, escreva uma carta de apresentação mostrando você ou a sua família. Isso dá um toque pessoal à pilha de documentos que os funcionários da imobiliária têm que ler todos os dias.

E, por fim, tente buscar diretamente nos sites das imobiliárias. Algumas como a Deutsche Wohnen tem um esquema diferente de visitas. Você pega as chaves para visitar o apartamento e, na hora de devolver, já entrega a papelada.

Organização faz a diferença

A nossa decisão precisou ser bastante rápida, pois tínhamos recém-visitado o apartamento e ao final da visita, o locador disse que gostou do nosso perfil. Precisávamos decidir naquele mesmo dia ou ele optaria por outra pessoa. Tínhamos todos os documentos em mãos e acabamos fechando na hora.

Vale a pena viver de aluguel na Alemanha?

Depende de vários fatores, como sua situação financeira e estilo de vida. Se você ganha menos de 10 mil euros por mês, alugar um apartamento em Munique – a cidade mais cara da Alemanha – pode não ser a melhor opção.

Dado que a maioria dos alemães ganha cerca de 4.187€ brutos por mês, infelizmente nem todos têm a capacidade de comprar ou financiar uma casa ou apartamento. Portanto, é importante fazer uma análise cuidadosa dos seus investimentos antes de tomar uma decisão.

Pessoalmente, eu, Nicole, não planejo morar na Alemanha para sempre, então nunca tive interesse em possuir um imóvel aqui. Para mim, o aluguel é suficiente e me permite evitar outras responsabilidades. Considero que vale a pena!

Acredito também que comprar uma casa ou apartamento seja uma boa opção para quem tem certeza de que deseja viver no país a longo prazo e quer proporcionar um futuro mais confortável para a família.

A brasileira Larisse Milato mora na região da Baviera há um ano e meio, próximo a Munique, com seu esposo Bruno Panaro.

Casal de brasileiros optou por alugar uma casa na Bavária para ter mais conforto e espaço. Foto: arquivo pessoal.

O casal optou por alugar uma casa para ter mais conforto com suas duas Spitz alemãs e também para ter mais espaço para trabalhar e receber amigos.

Moramos em apartamento por 10 anos e quando decidimos nos mudar para a Alemanha, decidimos que era a oportunidade para um novo estilo de vida. O objetivo era ter mais espaço para nossas duas Spitz alemães, um bom escritório para mim, o que é muito importante, pois faço home office, e mais liberdade para curtir recebendo amigos, detalha Larisse.

A decisão de alugar um imóvel veio justamente pelo fato do casal não ter planos de morar por muitos anos na Alemanha e também ter contratos de trabalho com empresas internacionais, o que facilita a mudança para outros países.

Experiência dos brasileiros alugando uma casa

Até chegarem na tão sonhada casa, Larisse comenta que foi difícil encontrar opções online que estivessem dentro do orçamento da família. Afinal, eles também precisavam de um espaço onde aceitassem animais.

Como não tínhamos indicação ou conhecíamos proprietários diretamente, contatamos todos os que encontramos nos apresentando, mencionando que tínhamos cachorros, falamos nossas profissões e nos apresentamos como italianos, já que temos nacionalidade, relembra.

A decisão de mencionar a nacionalidade europeia foi tomada pelo casal para evitar perguntas sobre a situação legal. Segundo a brasileira, isso aumenta as chances para estrangeiros serem considerados aptos para alugar um imóvel.

Como não tinham muito contato com a língua alemã, Larisse e Bruno fizeram todo o processo de aplicação em inglês. As primeiras respostas das imobiliárias foram negativas. Os primeiros proprietários não queriam realmente locatários com animais de estimação, e um outro agradeceu a intenção do casal, mas disse que optava por famílias que tivessem contratos de trabalho com empresas alemãs, e as empresas de ambos eram internacionais.

Por fim, a família conseguiu um imóvel e assinou um contrato de quatro anos, oferecido pela própria imobiliária e proprietário.

Encaminhamos a aplicação em inglês, já que o contato inicial e a propaganda do aluguel estavam em inglês. Fomos respondidos em inglês, mas com um formulário formal de intenção de aluguel em alemão. Quando viemos visitar a casa, o dono estava presente e só conseguia se comunicar em alemão, mas tivemos o intermédio em inglês do corretor da imobiliária. Então, foi tranquilo. O contrato obviamente veio todo em alemão e traduzimos cada parágrafo para entender e fazer alguns ajustes, afirma Larisse.

Como a cidade em que moram é um vilarejo, os custos são menores. Mensalmente, eles pagam 1.750€ pelo aluguel, calculado por metro quadrado habitável da casa, que tem 158m², mais 125€ do Nebenkosten.

Cidadania europeia: quem tem direito e como obtê-la.

Perguntas frequentes sobre o aluguel na Alemanha

Como fazer o aluguel de quarto na Alemanha?

Para quem deseja alugar apenas um Wg-Zimmer na Alemanha, é possível encontrar anúncios não só em sites de buscas como o WG-Gesucht, mas também em grupos de Facebook e Whatsapp da região que você deseja morar.

Muitos estudantes acabam indicando outras pessoas para alugar os seus quartos quando eles encerram o contrato ou pretendem sublocar. Basta entrar em contato com o proprietário, agendar uma visitar e ir visitá-lo. Se você for aceito, assine o contrato após rever as nossas dicas e só então faça a mudança.

Infelizmente, o processo também não é tão fácil quanto parece. Em média, pode levar entre quatro a 12 semanas para encontrar um quarto disponível. Por isso, minha sugestão é que você comece a procurar seis meses antes.

É possível alugar apartamento na Alemanha barato?

Sim. Para encontrar opções mais acessíveis, é importante procurar imóveis fora das capitais e em áreas mais afastadas dos centros urbanos. Por exemplo, eu, Nicole, moro em Düsseldorf, em um bairro afastado do centro, e atualmente pago um aluguel de 780€ por um apartamento de 64m2, com três quartos. Normalmente, em Düsseldorf, esse mesmo tipo de imóvel no centro da cidade custa em média 1.930,77€.

Veja como encontrar o seu quarto para alugar em Berlim.

Quais as cidades onde o aluguel na Alemanha é mais caro?

Munique continua sendo a cidade mais cara da Alemanha para alugar um apartamento ou casa. No terceiro trimestre de 2023, os inquilinos pagaram 21,01€ por metro quadrado. Uma diferença grande em relação a Berlim, segunda colocada, com 17,64€ por metro quadrado. Em terceiro lugar está Frankfurt com uma média de 17,38€.

Muita gente comenta que alugar apartamento na Alemanha é quase um trabalho de tempo integral. Por isso, arregace as mangas e mãos à obra!

Se quiser ter mais inspiração de quem já passou por essas e outras experiências, recomendo o ebook “O Sonho de viver na Europa”. Ele reúne diversas histórias de brasileiros em diferentes países e pode ser uma ótima oportunidade para entender as dificuldades e oportunidades de viver do outro lado do Atlântico.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Nicole Simões and Ana Carolina Lisboa and Mariana Eberhard

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Nicole é formada desde 2017 e mora na Alemanha desde 2019. Atualmente, ela estuda e trabalha na área de Marketing e Comunicação fazendo um programa de formação profissional alemão, conhecido como Ausbildung. É criadora de conteúdo e transforma as suas experiências em aprendizados para quem está migrando para a terrinha da batata.

Recent Posts

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás