Todos os anos muitos profissionais de TI têm chegado do Brasil para trabalhar na área em Portugal. Se você também está em busca de vagas nesse setor profissional, acompanhe este artigo para saber quais as áreas mais valorizadas no mercado de TI em Portugal.

Aproveite para saber quais são as médias salariais e como fazer para se candidatar a uma oportunidade de emprego.

Quais as áreas mais valorizadas no mercado de TI em Portugal?

Entre as diversas áreas de atuação dos profissionais de TI, com base em pesquisas realizadas em Maio de 2022 de oferta de vagas x melhores salários, as dez mais valorizadas e procuradas em Portugal são as seguintes:

  1. Segurança de dados;
  2. Administração de base de dados;
  3. Programação de software;
  4. Arquitetura de cloud;
  5. Desenvolvimento de aplicativos mobile;
  6. Análise de sistemas;
  7. Administração de rede;
  8. Análise de programação;
  9. Engenharia de DevOps;
  10. Suporte técnico.

É bom lembrar que existem outras áreas de atuação dentro da Tecnologia da Informação e que em Portugal esse mercado está em constante expansão nos últimos anos, inclusive requisitando profissionais brasileiros, que são reconhecidos pela qualidade do trabalho em TI.

Portanto, além das áreas citadas acima, também é possível encontrar ofertas de oportunidades de trabalho para outras funções.

Como são os salários nas áreas mais valorizadas da TI?

De acordo com uma publicação da Exame Informática, em 2022 os salários da área de TI devem aumentar entre 6% e 9%. Isso significa que esse mercado deve continuar a crescer durante o ano, confirmando a tendência dos anos anteriores.

Confira agora os valores médios de salário registrados em Portugal pagos em 2021 para profissionais com até dez anos de experiência comprovada, com base nos valores registrados nos sites Meusalario.pt e Glassdoor.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →
Vaga/cargo Salário médio anual 
Administrador de base de dados De 32 mil a 42 mil euros
Administrador de rede De 14 mil a 25 mil euros
Arquiteto de cloud De 18 mil a 35 mil euros
Programador de software De 24 mil a 30 mil euros
Engenharia de DevOps De 21 mil a 35 mil euros
Suporte técnico De 12 mil a 14 mil euros
Analista de programação De 24 mil a 30 mil euros
Analista de sistemas De 14 mil a 30 mil euros
Desenvolvedor de aplicativos mobile De 20 mil a 27 mil euros
Segurança de dados De 20 mil a 35 mil euros

Quais os requisitos mais comuns nas áreas mais valorizadas do mercado de TI?

Entre os requisitos mais importantes para trabalhar com TI em Portugal estão a experiência comprovada na área de trabalho e, preferencialmente, nível intermediário ou avançado de inglês.

Formação específica na área (como nas áreas de Gestão de TI, Ciência da computação e análise e desenvolvimento de sistemas) é sempre interessante e pode somar pontos durante o recrutamento, mas para muitas vagas não é exigida. Em muitos casos, a formação pode ser substituída pela sólida e comprovada experiência prévia em outras empresas.

Além disso, a maior parte das empresas costuma requisitar que o profissional demonstre que possui conhecimentos específicos necessários para a função a ser ocupada.

Vagas nas áreas mais valorizadas no mercado de TI

Veja agora exemplos de vagas de TI nas áreas mais valorizadas no mercado português. As oportunidades foram consultadas nos sites da EVPConnect, ITjobs e Expresso Emprego em maio de 2022.

  • Desenvolvedor Mobile iOS: formação em Engenharia Informática (ou similar), três anos de experiência em iOS, conhecimentos em desenvolvimento de aplicativos, arquitetura MVVM (-C), Objective-C, bibliotecas de terceiros e APIs, ciclo de vida do desenvolvimento móvel, APIs REST a partir de serviços de backend, Agile (Framework Scrum), comunicação em inglês, criatividade e capacidade de trabalho em equipe e resolução de problemas;
  • Administrador de sistemas sênior: mais de três anos de experiência com conhecimento em gerenciamento de sistemas em uma ou mais áreas de infra-estrutura (tecnologia Microsoft, Linux, VMWare, bancos de dados Oracle/SQL, sistemas centralizados de armazenamento e backup) e fluência em inglês;
  • Administrador de sistemas e base de dados: formação na área de TI, experiência de três anos, bons conhecimentos de inglês, certificações na área e domínio de ferramentas Linux e de soluções de virtualização;
  • Engenheiro de DevOps: mais de seis anos de experiências em DevOps, fluência em inglês, Experiência em microsserviços (Docker, Kubernetes) em ambiente de produção, habilidade de codificação em Python ou Ruby, forte conhecimento em Linux e linha de comando/scripts e princípios de gerenciamento de configuração e capacidade de projetar e implementar infraestrutura complexa;
  • Técnico de Helpdesk: formação em informática, um ano de experiência, bom conhecimento de inglês, carteira de habilitação, domínio de Microsoft, PHC e SQLserver e experiência com switching, routing e plataformas de virtualização;
  • Programador Android: formação em Engenharia Informática (ou similar), experiência de três anos em desenvolvimento Android, conhecimento em ambiente mobile, desenvolvimento de aplicativos e ciclo de vida do desenvolvimento e boa comunicação em inglês;
  • Desenvolvedor de cloud: experiência em construção em nuvens (AWS, Azure, GCP), infraestrutura e configuração como código, estratégias e implantação segura e CI/CD, DevOps e SRE, InfoSec e SIEM, experiência do desenvolvedor, além de boa capacidade de comunicação com clientes e equipe.

Mulher trabalhando no computador

Como se candidatar para as vagas mais valorizadas na TI?

Para poder se candidatar a uma vaga de TI em Portugal é preciso cumprir três passos básicos:

  • Preparar o seu currículo;
  • Pesquisar as vagas de interesse;
  • Participar dos processos de seleção;
  • Depois de ser selecionado para uma vaga, é preciso solicitar o visto de trabalho.

Antes de tudo, atualize o seu currículo para garantir que toda a sua experiência profissional está devidamente registrada. Você pode fazer o currículo Europass, o modelo que é mais utilizado em Portugal – mas não é obrigatório.

Depois, é a hora de começar a procurar pelas vagas. Recomendamos começar pelo site da EVPConnect (na aba oportunidades) e também em sites de emprego em Portugal.

Quando encontrar vagas que interessam a você, confira os requisitos solicitados para o preenchimento da vaga e ,se cumprir todos, envie a sua candidatura.

Fazer a candidatura com acompanhamento profissional

Se você quiser contar com um acompanhamento profissional para se candidatar e facilitar o seu percurso até uma das vagas de TI mais valorizadas em Portugal, recomendamos que conheça a EVPConnect.

A empresa é uma consultoria que contrata brasileiros que desejam encontrar uma vaga na área de TI em Portugal. A EVPConnect tem diversas empresas como clientes e seleciona os profissionais com os currículos mais adequados para o preenchimento da vaga em aberto, com um contrato assinado com a própria EVPConnect.

Ela ainda oferece diversos serviços para ajudar você a oferecer a melhor candidatura possível. Os serviços são os seguintes: elaboração de currículo, coaching de carreira e consultoria fiscal.

Além disso, a EVPConnect auxilia os profissionais brasileiros durante todo o processo de obtenção do visto de trabalho para Portugal.

Ficou interessado? Então confira o artigo completo que fizemos sobre todos os serviços oferecidos pela EVPConnect para os TIs brasileiros.

Como é o mercado nas outras áreas da TI em Portugal?

Em geral, toda a área de TI apresenta ofertas de trabalho em Portugal. Portanto, se você é um profissional com experiência comprovada em Tecnologia da Informação, há boas chances de encontrar uma oportunidade de trabalho no país.

Ao fazer uma rápida busca no site da EVPConnect, encontramos diversas oportunidades de trabalho disponíveis. Alguns cargos com posição em aberto são desenvolvedor Full stack, consultor de testadores de automação, desenvolvedor JAVA, desenvolvedor ETL, consultor QA/tester e especialista Front-end.

A julgar pelas estimativas para o mercado, as oportunidades na área de TI só tendem a aumentar. Conforme o site business.IT, até 2023 o mercado da Tecnologia da Informação deve crescer 33% em Portugal.

Com isso, é esperado que o número de trabalhadores em TI no país chegue a 160 mil pessoas, um aumento de 40 mil face aos números atuais.

Vale a pena trabalhar na área de TI em Portugal?

Com certeza vale a pena trabalhar na área de TI em Portugal. Se você é um profissional com experiência e tem interesse em morar em Portugal, é uma ótima escolha.

Como já foi comentado, esse setor é um dos que mais tem crescido no país e deve continuar em expansão nos próximos anos. Além disso, os salários normalmente ficam acima da média paga aos demais trabalhadores do país, deixando o custo de vida em Portugal bastante confortável.

Outra vantagem é que há muitas vagas em diferentes áreas da Tecnologia da Informação e os brasileiros são conhecidos em Portugal por serem excelentes profissionais do setor.

Aproveite e conheça a história do Luís que nos contou como é trabalhar em TI em Portugal.