Trabalhar e receber em Euro parece uma ótima ideia, certo? E isso é possível até mesmo para quem não pretende sair do Brasil para morar em outro país. Se você se interessa em saber como ganhar em Euro morando no Brasil, fique de olho nesse artigo.

Nós separamos algumas boas dicas para te ajudar a encontrar ofertas de trabalhos pagos em Euros. Vamos ver?

Como ganhar em Euro morando no Brasil?

Em um primeiro momento pode parecer estranho pensar na ideia de morar no Brasil e receber em Euro. Mas você sabia que isso é possível? Há diversas formas de tentar conseguir trabalhos que sejam pagos em Euros e quase todas elas duas têm duas características em comum: são trabalhos remotos e relacionados com internet.

Confira abaixo cinco boas ideias que podem te ajudar a trabalhar e ganhar em Euro.

1. Busque trabalhos freelancers em plataformas internacionais

Se o seu trabalho pode ser feito remotamente, procurar trabalhos como freelancer em plataformas internacionais é uma forma eficaz de conseguir oportunidades fora do Brasil.

Portanto, mãos à obra! Faça um cadastro nas plataformas que te interessam e adicione informações sobre o seu trabalho, o que você faz e mostre seus melhores trabalhos já produzidos. Ter um bom portfólio online também ajuda muito nesses casos.

Alguns sites oferecem vagas para áreas específicas e outros são mais genéricos. Ou seja, há oportunidades de todo tipo, é só descobrir quais podem ser mais proveitosas para você.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Algumas das áreas em que há mais ofertas de trabalho nessas plataformas são: design, redação de conteúdo, tradução e revisão de textos, legendagem, social media, programação, vídeo e animação.

Confira algumas ideias de sites para freelancers:

2. Prospecte clientes de maneira ativa

O que isso quer dizer? Vá em busca de seus clientes. Na minha experiência, a busca ativa pelos novos clientes é a que mais dá resultados positivos. É preciso se arriscar!

E como você fazer isso? Primeiro, sugiro que pesquise por empresas da sua área de trabalho. Depois, é a hora de fazer contato. Se apresente, mostre o seu trabalho e como você pode efetivamente contribuir com o negócio do seu futuro cliente.

Evite enviar e-mails genéricos e reproduzidos para todos os possíveis clientes, seja caprichoso e invista algum tempo preparando uma apresentação destinada à necessidade de cada um.

3. Procure empresas que contratam para trabalho remoto

Essa dica também vale ouro! Principalmente depois da pandemia, quando muitas empresas e profissionais se adaptaram bem ao trabalho remoto, até mesmo em áreas em que isso não era tão comum.

Você pode procurar pelas empresas que oferecem vagas para trabalho remoto no Linkedin, Indeed e Infojobs.

Vale muito a pena conhecer também o site Remote Europe, que é especializado em vagas de trabalho remoto espalhadas por toda a Europa. O site oferece oportunidades em muitas áreas profissionais.

4. Fazer trabalhos de tradução e legendagem

Se você fala bem outra língua além de português (coisa que ajuda muito quem quer ter clientes internacionais), trabalhar com tradução de texto também pode ser uma ótima forma de ser remunerado em Euro.

É possível fazer a tradução de artigos para sites, blogs ou revistas, e até mesmo a tradução de trabalhos mais formais, como acadêmicos ou relatórios.

Nessa mesma área, você também pode procurar por vagas ou trabalhos como freelancer em empresas que produzem a legendagem de vídeos e filmes. Procure saber, por exemplo, como e onde são feitas as legendas para os serviços de streaming que funcionam no Brasil.

5. Vender fotos ou ilustrações em bancos de imagem

Uma opção um pouco diferente das anteriores é produzir fotos ou ilustrações para serem vendidas em bancos de imagens. Se você manda bem na fotografia, na ilustração ou no design, essa pode ser uma boa fonte de renda em Euros.

Além disso, feito uma vez, o trabalho pode ser vendido várias vezes na mesma plataforma, o que rentabiliza o seu trabalho ainda mais. E quanto mais imagens você tiver no seu perfil, maiores serão os ganhos.

Veja algumas indicações de bancos de imagem que você deve conhecer: Shutterstock, iStock, Depositphotos, Adobe Stock, Dreamstime e Rawpixel. Mais voltado para o design e imagens vetoriais, existe o Freepik.

Busca de trabalho freelancer pela internet
Use as plataformas de trabalho para freelancers para encontrar trabalhos no exterior.

Dica extra para encontrar um trabalho

Vamos reforçar uma dica importante aqui: se você não fala outra língua além de português, estudar uma língua estrangeira vai ser um ótimo investimento.

Saber se comunicar em inglês vai aumentar muito as suas possibilidades de encontrar trabalhos que sejam pagos em Euro, já que você poderá se comunicar com muito mais pessoas. Confira aqui uma lista de cursos de inglês online que podem ser úteis, aqui no Euro Dicas nós gostamos muito da Fluencypass.

Outra opção é estudar espanhol. Há muitas vagas específicas para quem tem fluência nessa língua. O site Domestika, da Espanha, tem um banco de vagas sempre atualizado.

Veja uma lista com cursos de espanhol grátis. Vale a pena dar uma olhada!

Como receber pagamento em Euros?

Quando conseguir a sua renda em Euro, certamente você vai precisar enviar o dinheiro para o Brasil. E você deve se perguntar qual a melhor forma de fazer isso, certo?

Uma das formas mais rápidas e econômicas de fazer transferências internacionais é usar plataformas de envio de dinheiro, como a Wise, que é segura, rápida e oferece uma das taxas mais baixas do mercado.

A Wise tem um serviço especial, a Conta Wise. É uma conta multimoeda internacional e você pode receber pagamentos do exterior como um residente.

Com o cartão Wise, você pode ter um IBAN (um número de conta em um banco internacional). E, para poder receber o seu pagamento, basta compartilhar os dados bancários da sua conta com o seu cliente ou empregador.

Ficou interessado? Então veja o passo a passo para abrir uma conta na Wise.

Vale a pena ganhar em Euro morando no Brasil?

Pensemos na cotação atual de conversão para responder a essa pergunta. Na data de publicação desse artigo (junho de 2022), 1€ equivale a R$ 5,11. Isso significa que o valor recebido pelos seus trabalhos no exterior será multiplicado por cinco. É muita coisa, não?

É claro que não basta pensar de forma tão simples, é preciso levar em conta o seu custo de vida no Brasil e o poder de compra do Real. Também é importante que você avalie o valor que vai receber pelo trabalho ou mesmo qual será o valor da sua hora de trabalho para ver se efetivamente compensa.

Levando todos esses fatores em consideração, faça essa conta para tirar suas conclusões. Mas, de modo geral, podemos dizer que vale muito a pena ganhar em Euro se você mora no Brasil.