Como abrir conta na Itália

Contas bancárias no exterior  / 

Quando nos mudamos para um novo país, uma das coisas que precisamos fazer é abrir uma conta bancária. E eu bem sei o quanto lidar com esse tipo de burocracia, ainda mais em outro idioma, pode ser complicado. Por isso, vou contar para vocês como abrir conta na Itália, o que é preciso, quais os melhores bancos, etc.

Passo a passo para abrir conta na Itália

Abrir conta na Itália é um processo bastante simples, que não tem mistério nenhum. Porém, como tudo nesta vida, é importante conhecermos bem o processo para não sair nada errado (e nem perdermos tempo).

Como funcionam os bancos na Itália

O sistema bancário italiano é bastante antigo. Para se ter uma ideia, existe banco que foi fundado em 1400 e que funciona até hoje.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Diferente do que ocorre no Brasil, aqui na Itália existe uma infinidade de bancos regionais, porém com poucas agências. Então é bastante comum abrir conta num banco que só possui agências e caixas eletrônicos numa determinada região do país.

E como faço para sacar dinheiro num lugar onde não tenha agência do banco onde tenho conta na Itália? É bem simples, você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, independente da “bandeira” dele.

Descubra ainda as Casas na Itália a 1 euro.

Documentos para abrir conta na Itália

Para abrir sua conta na Itália você precisará dos seguintes documentos:

Codice Fiscale

Codice Fiscale – é o CPF italiano. Serve pra tudo o que você for fazer na Itália, desde abrir conta no banco até se inscrever no sistema de saúde. Para fazer o seu códice fiscale, basta ir até uma Agenzia delle Entrate levando consigo seu passaporte (e uma cópia).

Carta d’Identità

Carta d’Identità – A carta de identidade italiana. Alguns bancos aceitam abrir conta apenas com o passaporte, mas alguns exigem a identidade, mesmo que você seja estrangeiro.

Permesso di Soggiorno

Permesso di Soggiorno – Se você não for um cidadão italiano reconhecido, precisará apresentar seu Permesso di Soggiorno, para abrir sua conta na Itália. Como eu expliquei no texto sobre viagem para Itália, é uma permissão para morar na Itália.

Os bancos podem solicitar outros documentos, mas basicamente a documentação solicitada é a que listei acima.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É preciso depositar algum valor para abrir conta na Itália?

Depende do banco e do tipo de conta. Alguns bancos pedem um depósito de 50 euros para a abertura da conta e outros não. Cada banco possui suas políticas e taxas, assim como é no Brasil. Para conhecer valores e fazer comparações, este site é ótimo (você pode comparar todo tipo de serviço).

O que oferecem os bancos italianos? Oferecem cartão de crédito?

Normalmente você receberá um cartão de débito e um pacote de serviços, que variará conforme o tipo da conta e a renda comprovada.

Em alguns bancos os cartões de crédito são oferecidos na abertura da conta, mas só são autorizados se o correntista possuir uma renda que justifique o crédito concedido.

Os bancos na Itália possuem Home Banking ou aplicativos para celular?

Com certeza, seu banco, em todos os tipos de contas, oferecerá acesso por Home Banking e aplicativos para celular.

Os italianos, hoje em dia, fazem praticamente todas as transações bancárias online e não mais nas agências físicas.

Horário de atendimento bancário na Itália

Na Itália não há um horário de atendimento bancário fixo como existe no Brasil. Cada banco faz seu horário mas geralmente, as agências abrem entre 8:30 e 8:45 da manhã e fecham entre 15:45 e 16:30. E muitos bancos fazem horário de almoço.

Para ter certeza então do horário de atendimento consulte o site do banco.

Qual é o melhor banco para abrir conta na Itália

Melhores bancos da Itália
Um banco que tenha agência no lugar onde você mora e que seja vantajoso para você. Pois é, novamente vai depender do que você procura e do que o banco oferece.

De qualquer maneira, acho importante falar de dois bancos específicos, que oferecem produtos bem interessantes para estudantes e para quem está chegando na Itália.

Banco Posta

A Poste Italiane é o correio aqui. Porém, além da função postal, é a maior rede bancária da Itália.O Banco Posta oferece, como qualquer banco, alguns tipos de contas, com custos variáveis.

Além disso, eles possuem o Postepay Evolution que é um cartão de débito recarregável com bandeira Mastercard.

Com um custo baixo (10 euros de anuidade + 5 euros de emissão), você tem um cartão de débito com um número IBAN (que é o número usado para transferência bancária na Europa), sem precisar de um comprovante de renda, por exemplo.

UniCredit

UniCredit é um banco bem conhecido aqui na Itália. Assim como o Banco Posta possui o postepay Evolution, o UniCredit tem o Genius Card .

O Genius Card também é um cartão de débito recarregável com bandeira Mastercard e que te fornece um número de IBAN. A emissão dele também custa 5 euros e ele tem um custo mensal de 1 euro.

Qual é melhor: Postepay Evolution ou Genius Card?

Ambos os cartões possuem um excelente custo x benefício, então vale bastante a pena ler bem as especificações de cada produto em seu respectivo site.

Como enviar dinheiro do Brasil para a conta na Itália

Depois de abrir conta na Itália, acho que a maior dúvida que temos sobre o assunto é essa: como enviar dinheiro do Brasil para a Itália. Existem várias maneiras para se transferir dinheiro do Brasil para a conta na Itália, mas aqui falarei apenas dos métodos que eu já usei.

Enviar dinheiro do Brasil para a conta na Itália por transferência bancária

Enviar dinheiro para a Itália
Você pode enviar seu dinheiro do Brasil para a conta na Itália simplesmente fazendo uma transferência bancária internacional no seu banco no Brasil. Como todos sabem, as taxas bancárias no Brasil são altas, então este é um método bem caro.

A única vantagem dessa forma de enviar dinheiro do Brasil para a Itália, é que você poderá enviar dinheiro para uma conta na Itália de pessoa jurídica. Sem contar que, provavelmente, seu gerente de conta no Brasil realizará todos os trâmites para você.

Enviar dinheiro do Brasil para a conta na Itália por casas de câmbio

Muitas casas de câmbio no Brasil oferecem o serviço de remessa de dinheiro para uma conta na Itália (ou em qualquer outro lugar do mundo). É um método caro também, saindo até mais caro que a transferência bancária internacional.

A vantagem neste caso é a comodidade. É praticamente igual a ir na casa de câmbio comprar moeda e você pode fazer, inclusive, por internet.

Entretanto, há outras maneiras (de baixo custo) para enviar dinheiro para a Itália, como é o caso da TransferWise e do Remessa Online. Entenda como ambos funcionam e quais as vantagens de usar um serviço online para enviar dinheiro.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.