A Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país. Portugal, Espanha, França e Reino Unido ficaram de fora, assim como o Brasil. Saiba quais são os países da chamada lista verde.
Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país: entenda
Na terça-feira (21 de julho), o governo da Irlanda um protocolo para viagens internacionais. Nele consta uma lista de 15 países que ficam liberados de cumprir quarentena ao entrar no país.
A medida vale para viajantes que venham destes países para a Irlanda e vale também para irlandeses que retornam de viagem a estes destinos.
A decisão, explica o governo, visa conter a propagação do coronavírus.
De fora da lista ficaram Portugal, Espanha, França e Reino Unido, para citar apenas os europeus com maior número de brasileiros. Brasil e demais países das Américas também – o continente é, hoje, o epicentro da doença.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Quem está na lista verde?
Integram a lista verde os seguintes países, liberados da quarentena ao chegar na Irlanda:
- Malta;
- Finlândia;
- Noruega;
- Itália;
- Hungria;
- Estônia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Chipre;
- Eslováquia;
- Grécia;
- Gibraltar;
- Groenlândia;
- Mônaco;
- São Marinho.
Em comum, o fato de que todos são países europeus que possuem um número de casos de coronavírus por 100 mil habitantes igual ou menor do que a Irlanda.
Lista será revistada a cada duas semanas
A lista verde irlandesa será revisada a cada duas semanas, conforme o panorama do coronavírus tanto na Irlanda quanto nos demais países. A seleção levará sempre em conta a liberação da quarentena para aqueles com situação análoga ou melhor do que a Irlanda no combate ao coronavírus.
Polêmica interna
A definição quanto à lista, no entanto, causou uma discussão acalorada entre os políticos do país. Isto porque uma parcela deles acredita que a Irlanda não deve emitir comunicados que possam confundir os cidadãos e que qualquer viagem ao exterior deve ser desmotivada no momento.
O governo irlandês, contudo, mantém a forte recomendação de que só sejam realizadas viagens essenciais.
“A pandemia não acabou e o mais seguro é não viajar”, prega o comunicado emitido pelo governo.
Leia também: saúde na Irlanda, como funciona o sistema de atendimento?
Como é feita a quarentena na Irlanda atualmente?
Atualmente, os viajantes que chegam à República da Irlanda de qualquer lugar que não seja a Irlanda do Norte precisam se auto-isolar e restringir seus movimentos por 14 dias.
“O Governo desaconselha todas as viagens não essenciais ao exterior para e da Irlanda devido à atual crise Covid-19. Espera-se que os passageiros que chegam da Irlanda do exterior restrinjam seus movimentos por 14 dias. Isso inclui residentes irlandeses”, afirma o comunicado do governo.
Os passageiros que chegarem à Irlanda também terão que preencher um Formulário de localização de passageiro Covid-19, mostrando o endereço em que estarão hospedados enquanto em quarentena.
Este formulário deve ser preenchido na íntegra e entregue a equipe de gerenciamento de fronteiras na chegada à Irlanda.
Existem isenções para provedores de serviços essenciais, como transportadores, pilotos e equipe marítima. Para as pessoas que moram na Irlanda, o conselho é evitar todas as viagens não essenciais ao exterior até novo aviso.
“Família e amigos que chegam de um país da lista verde devem ser tratados como visitantes. Isso significa que você deve seguir o distanciamento social e outras diretrizes de saúde pública. Você não deve interagir com eles da mesma maneira que as pessoas em sua casa com as quais você vive todos os dias”, afirma o governo.
Reino Unido impôs medida semelhante para conter Covid
Em medida semelhante, mas que já foi descartada, o Reino Unido exigiu, de 8 de junho até 10 de julho, que todo viajante, britânico ou não, que chegasse ao país, cumprisse quarentena de 14 dias.
No entanto, a medida era obrigatória apenas para a Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda têm autonomia para decidir suas próprias medidas. A opção da Irlanda foi manter a quarentena, mesmo com o afrouxamento na Inglaterra.
Na Inglaterra, a pessoa deixava seus contatos na chegada ao aeroporto e ficava submetida à fiscalização do cumprimento da medida, sob pena de multa de mil libras – o equivalente a mais de mil dólares e mais de 6 mil reais.
Mas, a partir do dia 10 de julho, passou a valer uma lista de países que ficam de fora da obrigatoriedade de quarentena. Eles são 59, listagem bem mais ampla do que a agora imposta pela Irlanda.
Panorama da Covid na Irlanda
Os números oficiais mostram que não se registaram óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas na Irlanda – informação do dia 22 de julho de 2020. Mas há 36 novos casos confirmados.
O número de mortos pela doença na República da Irlanda é 1.753. O número total de casos de Covid-19 no país é de 25.802.
Confira como está hoje o panorama da Covid-19 em Portugal, Espanha, França e Itália.