A Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país. Portugal, Espanha, França e Reino Unido ficaram de fora, assim como o Brasil. Saiba quais são os países da chamada lista verde.

Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país
Índice Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país: entenda Quem está na lista verde? Lista será revistada a cada duas semanas Como é feita a quarentena na Irlanda atualmente? Reino Unido impôs medida semelhante para conter Covid Panorama da Covid na Irlanda

Irlanda publica lista de 15 países liberados de quarentena para entrar no país: entenda

Na terça-feira (21 de julho), o governo da Irlanda um protocolo para viagens internacionais. Nele consta uma lista de 15 países que ficam liberados de cumprir quarentena ao entrar no país.
A medida vale para viajantes que venham destes países para a Irlanda e vale também para irlandeses que retornam de viagem a estes destinos.
A decisão, explica o governo, visa conter a propagação do coronavírus.
De fora da lista ficaram Portugal, Espanha, França e Reino Unido, para citar apenas os europeus com maior número de brasileiros. Brasil e demais países das Américas também – o continente é, hoje, o epicentro da doença.

Quem está na lista verde?

Integram a lista verde os seguintes países, liberados da quarentena ao chegar na Irlanda:

  • Malta;
  • Finlândia;
  • Noruega;
  • Itália;
  • Hungria;
  • Estônia;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Chipre;
  • Eslováquia;
  • Grécia;
  • Gibraltar;
  • Groenlândia;
  • Mônaco;
  • São Marinho.

Em comum, o fato de que todos são países europeus que possuem um número de casos de coronavírus por 100 mil habitantes igual ou menor do que a Irlanda.

Lista será revistada a cada duas semanas

A lista verde irlandesa será revisada a cada duas semanas, conforme o panorama do coronavírus tanto na Irlanda quanto nos demais países. A seleção levará sempre em conta a liberação da quarentena para aqueles com situação análoga ou melhor do que a Irlanda no combate ao coronavírus.

Polêmica interna

A definição quanto à lista, no entanto, causou uma discussão acalorada entre os políticos do país. Isto porque uma parcela deles acredita que a Irlanda não deve emitir comunicados que possam confundir os cidadãos e que qualquer viagem ao exterior deve ser desmotivada no momento.
O governo irlandês, contudo, mantém a forte recomendação de que só sejam realizadas viagens essenciais.
“A pandemia não acabou e o mais seguro é não viajar”, prega o comunicado emitido pelo governo.
Leia também: saúde na Irlanda, como funciona o sistema de atendimento?

Como é feita a quarentena na Irlanda atualmente?

Atualmente, os viajantes que chegam à República da Irlanda de qualquer lugar que não seja a Irlanda do Norte precisam se auto-isolar e restringir seus movimentos por 14 dias.

“O Governo desaconselha todas as viagens não essenciais ao exterior para e da Irlanda devido à atual crise Covid-19. Espera-se que os passageiros que chegam da Irlanda do exterior restrinjam seus movimentos por 14 dias. Isso inclui residentes irlandeses”, afirma o comunicado do governo.

Os passageiros que chegarem à Irlanda também terão que preencher um Formulário de localização de passageiro Covid-19, mostrando o endereço em que estarão hospedados enquanto em quarentena.
Este formulário deve ser preenchido na íntegra e entregue a equipe de gerenciamento de fronteiras na chegada à Irlanda.
Existem isenções para provedores de serviços essenciais, como transportadores, pilotos e equipe marítima. Para as pessoas que moram na Irlanda, o conselho é evitar todas as viagens não essenciais ao exterior até novo aviso.
“Família e amigos que chegam de um país da lista verde devem ser tratados como visitantes. Isso significa que você deve seguir o distanciamento social e outras diretrizes de saúde pública. Você não deve interagir com eles da mesma maneira que as pessoas em sua casa com as quais você vive todos os dias”, afirma o governo.

Reino Unido impôs medida semelhante para conter Covid

Em medida semelhante, mas que já foi descartada, o Reino Unido exigiu, de 8 de junho até 10 de julho, que todo viajante, britânico ou não, que chegasse ao país, cumprisse quarentena de 14 dias.
No entanto, a medida era obrigatória apenas para a Inglaterra. Escócia, País de Gales e Irlanda têm autonomia para decidir suas próprias medidas. A opção da Irlanda foi manter a quarentena, mesmo com o afrouxamento na Inglaterra.
Na Inglaterra, a pessoa deixava seus contatos na chegada ao aeroporto e ficava submetida à fiscalização do cumprimento da medida, sob pena de multa de mil libras – o equivalente a mais de mil dólares e mais de 6 mil reais.
Mas, a partir do dia 10 de julho, passou a valer uma lista de países que ficam de fora da obrigatoriedade de quarentena. Eles são 59, listagem bem mais ampla do que a agora imposta pela Irlanda.

Panorama da Covid na Irlanda

Os números oficiais mostram que não se registaram óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas na Irlanda – informação do dia 22 de julho de 2020. Mas há 36 novos casos confirmados.
O número de mortos pela doença na República da Irlanda é 1.753. O número total de casos de Covid-19 no país é de 25.802.
Confira como está hoje o panorama da Covid-19 em Portugal, Espanha, França e Itália.