Alguns nomes e sobrenomes ingleses têm uma longa história e são considerados uma parte importante da identidade cultural do Reino Unido. Com mais de 45 mil sobrenomes registrados no país até o momento, muitos deles carregam origens e significados especiais.
Confira no artigo abaixo quais são os nomes e sobrenomes ingleses mais comuns. Descubra também como identificar se você possui um sobrenome inglês e se isso pode ser relevante para obter a cidadania britânica.
Índice do artigo
Nomes e sobrenomes ingleses mais comuns
Uma pesquisa feita pelos especialistas em inteligência de dados de identidade da GBG, em 2017, listou os 100 nomes e sobrenomes mais comuns no Reino Unido. Entre os nomes masculinos estão:
- David Smith
- David Jones
- John Smith
- Michael Smith
- David Williams
- Paul Smith
- André Smith
- David Brown
- Robert Smith
- Peter Smith
A lista de nomes e sobrenomes femininos mais comuns é a seguinte:
- Susan Smith
- Margaret Smith
- Susan Jones
- Margaret Jones
- Patricia Smith
- Sarah Smith
- Elizabeth Smith
- Sarah Jones
- Christine Smith
- Maria Smith
Sobrenomes ingleses mais comuns
Smith é o sobrenome inglês mais comum, seguido de Jones e Williams. É o que revela o Oxford Dictionary of Family Names in Britain and Ireland, dicionário publicado em 2016 pela Universidade de Oxford. A publicação menciona 45 mil sobrenomes diferentes, entre eles, os mais comuns são:
- Smith
- Jones
- Williams
- Taylor
- Davies
- Brown
- Wilson
- Evans
- Thomas
- Johnson
- Roberts
- Walker
- Wright
- Robinson
- Thompson
- White
- Hughes
- Edwards
- Green
- Lewis
- Wood
- Harris
- Martin
- Jackson
- Clarke
A maioria dos sobrenomes ingleses tem origem anglo-saxã e são provenientes de diversas fontes, como nomes próprios, filiação, atributos físicos, apelidos, profissões e local de origem.
Até o século XI, as pessoas na Inglaterra não possuíam sobrenomes e eram identificadas apenas pelo nome de batismo ou por apelidos. No entanto, isso começou a mudar a partir de 1066, quando os Normandos invadiram o país e introduziram a prática de utilizar sobrenomes.
Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!
SABER MAIS →A influência normanda trouxe consigo a adoção de sobrenomes, tornando-se uma maneira de distinguir e identificar as pessoas. Essa mudança deu início a uma construção de diversos sobrenomes que existem até hoje.
Nomes próprios ingleses mais comuns
Quando se trata de nomes próprios, o levantamento Top 10 baby names for boys and girls, England and Wales, 2021, feito pelo Office for National Statistics – ONS aponta que os nomes masculinos mais comuns são:
- Noah
- Oliver
- George
- Arthur
- Muhammad
- Leo
- Harry
- Oscar
- Archie
- Henry
Já os principais nomes femininos são:
- Olivia
- Amelia
- Isla
- Ava
- Ivy
- Freya
- Lily
- Florence
- Mia
- Willow
Sobrenomes ingleses raros
Segundo o Oxford Dictionary of Family Names in Britain and Ireland, os sobrenomes ingleses mais raros são:
- Aiken
- Berrycloth
- Cash
- Corbyn
- Dankworth
- Fernsby
- Gotobed
- Greedy
- Hamilton
- Parker
- Relish
- Sallow
- Spinster
- Villin
Muitas vezes devido à natureza curiosa, engraçada ou até mesmo embaraçosa de sua origem, esses sobrenomes caíram em desuso ao longo dos anos porque as famílias alteraram sua grafia e pronúncia, resultando em novos sobrenomes.
Dessa forma, os sobrenomes menos comuns acabam sendo substituídos por nomes mais modernos, refletindo a transformação da sociedade e das tradições familiares ao longo do tempo.
Sobrenomes ingleses antigos
Acredita-se que o sobrenome inglês mais antigo já registrado seja Hatt. Outros sobrenomes ingleses mais antigos são:
- Smith
- Cambridge
- Ely
- Wisbech
- Taylor
- Clarke
- Jones
- White
- George
- Jude
- Martin
- Stephen
- King
- Hall
- Benedict
Sobrenomes ingleses medievais
Muitos sobrenomes tradicionais ingleses também refletem como era a sociedade na Idade Média. Sobrenomes comuns são baseados em ofícios ou ocupações medievais, assim como características da época, como:
- Smith – ferreiro
- Ashdown – Morador na colina de freixo
- Baker – fabricante de pão
- Webb – tecelão
- Bigge – grande e forte
- Carpenter – fabricante de objetos de madeira
- Cheeseman fabricante de queijo
- Clarke – estudioso, clérigo ou secretário
- Fletcher – criador de flechas
- Rolfe – camponês
- Taylor – fabricante de roupas
- Brickenden – fabricante de tijolos
Como saber se tenho sobrenome inglês?
Como mencionamos, há pelo menos 45 mil sobrenomes ingleses. Por isso, consultar listas e mais listas para saber se você tem um sobrenome que se originou no país pode ser um trabalho árduo.
Nesse sentido, recomendamos que você utilize os serviços da Pesquisa BRA Genealogia para auxiliá-lo nessa busca.

Por meio dessa empresa parceira, é possível realizar pesquisas genealógicas e acessar dados, documentos e registros relacionados à sua família. Com essas informações em mãos, você poderá identificar se o seu sobrenome tem origem inglesa (e se você tem direito à cidadania britânica!).
A Pesquisa BRA Genealogia oferece uma variedade de serviços, como a busca por documentos civis e religiosos relevantes para a sua pesquisa.
Ao utilizar a empresa parceira do Euro Dicas, basta fornecer informações sobre o serviço que você procura e seus dados pessoais. Um representante da Pesquisa BRA Genealogia entrará em contato com você para fornecer orientações e esclarecer todas as suas dúvidas.
Curiosidades de nomes e sobrenomes da Inglaterra
Na Inglaterra, a introdução dos sobrenomes iniciou em 1066. Esses primeiros sobrenomes eram escolhidos como uma forma de identificação, considerando fatores como a ocupação da pessoa, lugar em que morava ou característica.
Uma das principais formas de criar sobrenomes era relacioná-los ao trabalho exercido pela pessoa. É por esse motivo que o sobrenome “Smith” (que significa ferreiro) é tão comum na Inglaterra, uma vez que havia muitos ferreiros na época.
Outras maneiras de originar sobrenomes eram por meio de referências à localização geográfica do indivíduo (como “Ely”), características pessoais distintas (como “White”) e até mesmo em homenagem aos santos favoritos da pessoa.
Com o passar do tempo, esses nomes se tornaram hereditários e logo foram encurtados.
Cidadania inglesa por sobrenome existe?
Não existe cidadania inglesa determinada apenas pelo sobrenome. Isso porque, a cidadania é baseada em diversos fatores, como local de nascimento, ascendência, residência, casamento ou naturalização. Portanto, ter um sobrenome inglês não concede automaticamente a cidadania inglesa.
No entanto, é possível solicitar a cidadania inglesa por meio da descendência, ou seja, com base em ancestrais ingleses. Nesse caso, ter um sobrenome inglês pode indicar uma possível conexão com a cultura ou ancestralidade britânica, o que pode ser útil em certas situações.
Lembrando que o sobrenome por si só não é suficiente para garantir ou facilitar o processo de obtenção da cidadania britânica. Ele pode ser apenas um dos vários elementos considerados ao estabelecer uma conexão ou ascendência britânica. Os nomes e sobrenomes ingleses são importantes elementos da cultura e identidade britânica. Com uma vasta variedade de sobrenomes registrados, eles carregam consigo uma história única e significados diversos.
Se você possui um sobrenome inglês, pode conhecer mais sobre ele e aprender sobre suas origens. Se você gostou desse artigo, veja também como conseguir sua cidadania inglesa. E não deixe de acompanhar nosso Ebook completo sobre como morar na Inglaterra para garantir a sua mudança com segurança.