Birmingham é uma cidade multicultural e lar de algumas oportunidades incríveis, seja de ensino ou de trabalho. Não é, portanto, surpreendente que muitos brasileiros decidam morar em Birmingham. Contudo, antes de começar a preparar a mudança, é importante conhecer algumas informações sobre como é viver na cidade. Reunimos as principais delas neste artigo, confira!

Como é morar em Birmingham?

Morar em Birmingham como brasileiro é uma experiência desafiadora, mas também recompensadora e divertida. A segunda maior cidade da Inglaterra, depois de Londres, é vibrante e tem muito a oferecer aos seus moradores.

Aqui, você encontra uma comunidade jovem e multicultural, assim como muitas opções de lazer, boas oportunidades de emprego e ensino. A brasileira Anne Silva mora em Birmingham há 5 meses e considera maravilhoso viver na cidade:

“Temos absolutamente tudo que precisamos aqui: boas seleção de lojas, restaurantes, aeroportos, estações de trem. A cidade tem acessos excelentes e não é tão cheia de gente. Para mim, Birmingham é o balanço ideal entre uma metrópole e uma cidade pequena”.

Anne Silva brasileira vivendo em Birmingham
Anne Silva mudou de Edimburgo para Birmingham no ínicio de 2023. Foto: Arquivo pessoal

Para ter uma ideia mais clara de como é morar em Birmingham e se essa é a cidade ideal para você, é preciso avaliar outros aspectos como o custo de vida, mercado de trabalho, segurança e clima. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

Quanto custa morar em Birmingham?

Embora seja uma das maiores cidades da Inglaterra e um dos principais centros culturais, comerciais e industriais do país, o custo de vida em Birmingham é 38,5% mais baixo do que o custo para morar em Londres.

Claro, o custo para morar em Birmingham varia conforme o estilo de vida de cada pessoa, a constituição familiar e as suas preferências pessoais.

De acordo com dados do Numbeo, a despesa mensal de uma família de quatro pessoas gira em torno de £2.334,6 sem aluguel e esse valor pode cair para £694,7 para uma pessoa solteira (sem o aluguel). Saiba mais sobre os custos de morar em Birmingham abaixo.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Aluguel em Birmingham

O aluguel é o primeiro gasto a considerar ao morar em Birmingham. Mas como todos sabemos, esse custo varia conforme a localização, o tamanho e o tipo do imóvel escolhido.

Diante disso, consultamos o Numbeo no dia 7 de julho de 2023, para saber uma média dos preços dos aluguéis de apartamentos dentro e fora do centro da cidade:

Imóvel Valor médio
Apartamento de 1 quarto no centro da cidade £849,23
Apartamento de 1 quarto fora do centro £673,33
Apartamento de 3 quartos no centro da cidade £1.852,03
Apartamento de 3 quartos fora do centro £1.157,69

Contas de casa

As contas de casa, ou seja, as despesas fixas mensais, também devem entrar no orçamento de quem planeja morar em Birmingham. Para ajudar, trouxemos os custos dos principais serviços:

Serviço Valor médio
Básico (eletricidade, aquecimento, água e lixo) para apartamento de 85 m² £213,66
Plano mensal de celular com chamadas e mais de 10 GB de dados £11,50
Internet (60 Mbps ou mais, dados ilimitados, cabo/ADSL) £26,81

Transporte em Birmingham

Birmingham tem uma boa rede de transporte público, com trens e ônibus ligando diferentes partes da cidade. Daqui você pode chegar em diversas cidades da Inglaterra com bastante facilidade, como Londres.

Para Anne Silva, a cidade está geograficamente bem localizada. “Tem fácil acesso a outras cidades, o aeroporto também tem excelente conexões e dá para usar aeroportos em outras cidades graças ao acesso maravilhoso que essa cidade tem”, afirma.

O preço da passagem em Birmingham varia conforme a distância e o tipo de transporte utilizado. Na tabela abaixo você encontra o custo médio dessas tarifas:

Transporte Valor médio
Passagem de ida (transporte local) £2,40
Passe mensal (preço normal) £55
Táxi £5 + £1,12 por Km

Alimentação em Birmingham

A alimentação é outro fator que influencia no custo de vida para morar em Birmingham. No entanto, essa despesa depende muito do lugar onde você compra e do tipo de comida que você consome regularmente.

Apesar disso, para conhecer a faixa de preço da alimentação em Birmingham, trouxemos na tabela abaixo os valores de alguns dos principais itens do supermercado:

Item Valor médio
1 litro de leite £1,03
500 g de pão branco £1,06
1 kg de arroz £1,32
1 dúzia de ovos £2,13
1 kg de queijo regional £5,89
1 kg de carne bovina £7,27
1 kg de laranjas £1,89
1 kg de tomate £1,78
1 kg de batata £1,17
Garrafa de 1,5 litro de água £1,12
500 ml de cerveja nacional £1,94

Dica: uma boa forma de saber o seu gasto com alimentação é entrar no sites dos supermercados na Inglaterra e simular uma compra mensal.

Lazer

Birmingham tem muitas opções para quem quer se divertir e aproveitar a vida na cidade. Aqui, você encontra uma grande variedade de museus, galerias, parques, teatros, cinemas, pubs e clubes para passar o seu tempo livre sozinho ou com a família.

O preço dessas atividades varia muito, mas para ter uma ideia, listamos abaixo os custos de algumas opções de entretenimento em Birmingham:

Atividade Valor médio
Mensalidade da academia £25,26
Aluguel de quadra de tênis (1 hora no fim de semana) £12,29
Entrada única para o cinema, lançamento internacional £10
2 entradas para o teatro (melhores lugares disponíveis) £93
Refeição em restaurante barato £12
Refeição para 2 pessoas em restaurante médio (3 pratos) £50
Lanche em fast food (McDonalds) £6
1 drink, copa ou shot no clube do centro £8

Saúde em Birmingham

O sistema de saúde da Inglaterra chamado Serviço Nacional de Saúde (NHS) oferece acesso gratuito e está disponível para todos os que residem legalmente nos países do Reino Unido, inclusive expatriados. Para receber atendimento de um médico da família pelo NHS, você precisa se registrar no General Practitioner (GP), uma espécie de centro de saúde.

Os brasileiros com visto para morar legalmente na Inglaterra também têm direito a consultas, atendimentos, tratamentos e, em alguns casos, até medicamentos. No entanto, para que isso ocorra, precisam pagar uma sobretaxa de saúde de imigração.

Em Birmingham, a saúde pública deixa a desejar na opinião de Rafael Monteiro, brasileiro que mora há 10 anos na cidade. Segundo ele, o Brexit prejudicou a qualidade da assistência à saúde na cidade e em diversos outros locais do país.

Apesar de ainda não ter muita experiência com o sistema de saúde em Birmingham, Anne Silva, brasileira que mora na cidade há 5 meses, é possível agendar exames e doação de sangue com facilidade e rapidez.

Resumo do custo de vida para morar em Birmingham

O custo de vida em Birmingham depende muito do seu estilo de vida e escolhas pessoais. Em geral, podemos dizer que é uma cidade com um custo moderado em comparação com outros locais para morar na Inglaterra e na Europa.

A oferta de transporte é um ponto positivo de morar em Birmingham.
A oferta de transporte é um ponto positivo de morar em Birmingham, pois oferece cobertura em toda a cidade.

De acordo com Rafael Monteiro, não é muito caro morar em Birmingham. Em média, você gasta de £250 a £400 para alugar um quarto em casa compartilhada ou £850 para um apartamento de casal com tudo incluído.

Mas como o custo de vida é um aspecto variável e você precisa considerar muitas despesas, elaboramos um resumo de quanto custa morar em Birmingham considerando um casal sem filhos:

Despesa valor médio
Apartamento (1 quarto) no centro da cidade £849,23
Contas de casa £240,47
Alimentação £350
Transporte público £110
Lazer £250
Total £1.799,70

*Os valores da tabela acima são apenas um valor médio. Reforço que os valores variam conforme o estilo de vida de cada pessoa.

Precisa de visto para morar em Birmingham?

Sim. Para morar em Birmingham você precisa de visto na Inglaterra caso não tenha cidadania britânica. O governo britânico oferece diferentes tipos de autorizações para quem deseja viver no país, os mais comuns são:

  • Visto de estudo (antigo Tier 4): destinado a pessoas que desejam estudar na Inglaterra em cursos de longa duração. Os estrangeiros que pretendem fazer cursos de até 6 meses, precisam aplicar para o Short Term Visa. Para receber essa autorização, você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino da Inglaterra;
  • Visto de trabalho ( antigo Tier 2): indicado para diversas profissões e para quem planeja ocupar uma vaga de trabalho de longa duração. Também há o visto para trabalhos temporários (antigo Tier 5);
  • Visto de casamento: também conhecido como o visto de cônjuge para Inglaterra, pode ser solicitado por quem planeja se casar com um cidadão britânico e morar no país.

Para solicitar um visto para morar em Birmingham, é necessário preencher corretamente o formulário online no site do governo britânico e enviar toda a documentação solicitada. Os requerimentos, prazos e custos da aplicação variam conforme o tipo de visto.

Caso você precise de ajuda para solicitar a sua regularização na Inglaterra, seja através do visto ou cidadania, indicamos a assessoria do escritório London Help 4 U, é uma equipe competente e da nossa confiança para ajudar você.

Como morar em Birmingham com cidadania europeia?

Após o Brexit, os estrangeiros com cidadania europeia precisam de permissão para morar em Birmingham ou qualquer outra cidade da Inglaterra. Mas as suas opções para permanecer no país dependem da sua situação.

O prazo para a maioria das pessoas solicitar o status de pré-estabelecido ou estabelecido por meio do EU Settlement Scheme era 30 de junho de 2021. Você ainda poderá se inscrever se estiver em uma destas situações:

  • Começou a viver no Reino Unido em 31 de dezembro de 2020 e precisa fazer uma inscrição tardia;
  • Tem membro da família com status de pré-estabelecido ou estabelecido e você deseja se juntar a ele para morar no Reino Unido;
  • Tem autorização de residência biométrica válida ou visto.

Os estrangeiros que não se enquadram em nenhuma dessas situações só poderão permanecer no Reino Unido como visitante por até 6 meses. Então, se você deseja morar em Birmingham com a cidadania europeia, precisará de um visto de trabalho, estudo ou família.

Melhores bairros para morar em Birmingham

Encontrar um lugar onde possa morar em Birmingham é uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de se mudar. Assim como qualquer outra cidade, existem alguns bairros que são melhores e mais valorizados que outros.

Para facilitar a sua escolha, listamos abaixo os melhores bairros para morar em Birmingham:

  • Centro da cidade;
  • Harborne;
  • Brindleyplace;
  • Bournville;
  • Digbeth and Smithfield;
  • Eastside;
  • Edgbaston;
  • Jewellery Quarter;
  • Kings Heath and Moseley;
  • Bearwood;
  • Mailbox;
  • Solihull;
  • Sutton Coldfield.

Apesar de ter muitas áreas boas para morar em Birmingham, segundo Rafael Monteiro, existem bairros famosos por crime, roubo, vandalismo e gangs que podem ser evitados:

  • Balsall Heath;
  • Sparkbrook;
  • Moseley;
  • Hockley.

Onde encontrar apartamento para morar em Birmingham?

Os sites especializados, aplicativos e agências imobiliárias são excelentes formas de buscar apartamento para morar em Birmingham. Neles, você encontra uma grande variedade de opções de imóveis nos mais diversos bairros da cidade.

Alguns desses recursos, inclusive, permitem que você negocie o aluguel do imóvel diretamente com o proprietário. Nesses casos, não terá que se preocupar com o pagamento de taxas extras e pode até conseguir descontos.

Outra vantagem de usar sites e aplicativos especializados é a possibilidade de filtrar a pesquisa por bairro, preço, quantidade de quartos e tipo do imóvel. Com isso, a sua busca se torna muito mais objetiva e eficiente.

Alguns dos principais sites usados para encontrar apartamentos e casas em Birmingham são:

É difícil encontrar um apartamento em Birmingham?

Não é difícil encontrar um apartamento para alugar em Birmingham. Como a segunda maior cidade da Inglaterra, o mercado imobiliário é bem diversificado e você consegue encontrar imóveis de diversos estilos com facilidade.

Para tornar esse processo mais fácil, é preciso ter as suas preferências e orçamento bem definidos. Também vale a pena usar ferramentas como sites especializados, aplicativos e agências imobiliárias na busca pelo imóvel ideal.

Precisa de fiador e caução?

Sim. Geralmente, é preciso pagar uma caução para alugar um apartamento para morar em Birmingham. O valor desse depósito inicial varia conforme as condições estabelecidas pelo proprietário ou imobiliária.

Além disso, alguns proprietários podem exigir um fiador para alugar o imóvel. Isso significa que outra pessoa se responsabiliza de pagar o aluguel e qualquer dano causado à propriedade se você não pagar.

Mercado de trabalho em Birmingham

O mercado de trabalho em Birmingham é bastante competitivo e oferece oportunidades em vários setores, como serviços financeiros, manufatura, saúde, educação, turismo e tecnologia. Isso pode facilitar a transição para expatriados, que podem encontrar um grande número de opções de empregos em diferentes níveis de qualificação.

Para Rafael Monteiro, o mercado de trabalho em Birmingham é muito bom e tem muitas oportunidades para qualquer área para quem de fato quer trabalhar. De acordo com ele, a remuneração também é boa e existem empresas de Londres que têm escritórios na cidade.

Para quem procura um emprego em Birmingham, principalmente como estrangeiro, é importante ter um bom currículo e possuir uma boa capacidade de comunicação. Além disso, vale a pena consultar as vagas disponíveis nos sites especializados, redes sociais e agências de recrutamento para trabalhar na Inglaterra.

Salário em Birmingham x custo de vida

A relação salário x custo de vida é favorável para quem quer morar em Birmingham. Segundo os dados do Numbeo, o salário líquido mensal (após impostos) é de £2.374,85.

As despesas mensais de uma pessoa solteira, sem aluguel, giram em torno de £694,70, equivalente a cerca de 29% do salário líquido mensal. Com isso, você também teria margem suficiente para alugar um apartamento de um quarto no centro da cidade no valor de £849,23.

Segurança em Birmingham

A taxa geral de criminalidade em Birmingham em 2022 foi de 145 crimes por 1.000 pessoas. Isso torna a cidade a segunda mais perigosa do Reino Unido e a 245ª mais perigosa do mundo.

Porém, apesar dessas estatísticas de criminalidade, Birmingham é uma cidade razoavelmente segura no seu dia a dia. Claro, assim como ocorre na maioria das grandes cidades, existem algumas áreas a serem evitadas e que são mais perigosas do que outros lugares na Inglaterra.

Rua de Birmingham, na Inglaterra, em um dia de sol.
Birmingham é uma cidade segura, mas é importante evitar áreas afastadas.

Então, para poder aproveitar melhor as vantagens que Birmingham oferece, basta se limitar a áreas mais movimentadas e andar com cautela pelas ruas. Nada diferente do que você faria se estivesse em outras cidades.

Clima em Birmingham

O clima em Birmingham é bastante típico da região de West Midlands. Os invernos são úmidos e frios, com a chuva diminuindo ligeiramente no verão, à medida que as temperaturas sobem de frias para amenas.

O céu cinzento é a norma por aqui. Por conta disso, os moradores tendem a aproveitar ao máximo os raros dias de sol em um dos inúmeros espaços verdes da cidade.

Vantagens e desvantagens de morar em Birmingham

Assim como qualquer outra cidade do mundo, morar em Birmingham tem os seus prós e contras. Então, para que você possa avaliar se esse é o lugar ideal para você, pedimos para os nossos entrevistados apontarem os pontos positivos e negativos de viver aqui. Confira:

Vantagens

  • Cidade multicultural;
  • Geograficamente bem localizada;
  • Fácil acesso a outras cidades;
  • Aeroporto com boas conexões;
  • Cidade calma;
  • Não atrai muitos turistas.

Desvantagens

  • Poucos pontos turísticos;
  • Transporte urbano pouco desenvolvido e confuso;
  • Poucos dias de sol por ano.

Vale a pena morar em Birmingham?

De acordo com os nossos entrevistados, vale a pena morar em Birmingham. A cidade oferece boas oportunidades de emprego, atividades de lazer, vida noturna agitada e uma grande diversidade cultural aos seus moradores.

Para Rafael Monteiro, brasileiro que mora na cidade há 10 anos, Birmingham é um lugar bom para viver. Por não ter um custo de vida muito elevado, permite que tenha mais dinheiro para aproveitar as diversas opções de lazer que a cidade oferece.

Já Anne Silva, que no início de 2023 saiu de Edimburgo (Escócia) para morar em Birmingham, a considera um bom “meio-termo” entre as duas cidades. Aqui, o ritmo é menos corrido e com diversas opções de áreas verdes para aproveitar o dia ao ar livre.

A cidade vive em 2023 um momento delicado, com problemas nas contas municipais. O prefeito de Birmingham “decretou falência” da cidade por não ser capaz de arcar com as contas do município. Portanto, é importante acompanhar as notícias antes de fazer as malas para migrar para a cidade.

E se você sonha em morar na Inglaterra, seja em Birmingham ou outra cidade do país, aproveite e confira o nosso e-book completo sobre Como Morar na Inglaterra, com dicas e informações atualizadas para você planejar a sua mudança com segurança.