O governo português abriu as inscrições para quem quiser concorrer a uma das 1000 vagas de trabalho na administração pública. O concurso é voltado para candidatos que possuem ensino superior e está direcionado para cinco áreas profissionais.

Os aprovados, que terão salário inicial de quase 1.400€, serão chamados para as novas posições de Técnicos Superiores à medida que as vagas forem sendo abertas nas diversas instituições e órgãos públicos.

Inscrições são feitas online

As inscrições foram abertas no dia 20 de outubro e podem ser feitas até 6 de novembro, apenas na plataforma online Emprego Público.

De acordo com o governo, o concurso de recrutamento passará a ser realizado todos os anos, sempre em outubro. O objetivo é promover o rejuvenescimento de organismos e serviços e capacitar o conhecimento e eficiência do serviço público.

Cinco áreas profissionais têm vagas

Segundo o despacho publicado no Diário da República, o processo de seleção está voltado para as seguintes áreas específicas:

  • Área jurídica, para candidatos com licenciatura em Direito;
  • Área de análise econômica, para candidatos com formação na área de Economia;
  • Área financeira, para candidatos com formação nas áreas de gestão e administração, contabilidade e economia;
  • Área de gestão patrimonial, aberto a candidatos com formação nas áreas de eletricidade e energia, construção civil e engenharia civil, arquitetura e urbanismo, arquitetura e construção, metalurgia e metalomecânica;
  • Área de planejamento, controle e avaliação, para candidatos com formação em gestão e administração, sociologia e áreas afins.

Os detalhes específicos sobre a área de atuação, as funções, a formação e outras informações estão disponíveis na página do recrutamento do Portal Emprego Público.

Prova de conhecimentos e teste psicológico

O processo de seleção inclui uma prova de conhecimento específico da área de atuação e uma avaliação psicológica do candidato, que pretende avaliar aptidões, características de personalidade e/ou competências comportamentais, tendo como referência o respectivo perfil de competências.

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Os conhecimentos acadêmicos e profissionais, bem como a capacidade para aplicá-los em situações concretas no exercício da função, serão avaliados em prova individual, feita em plataforma eletrônica. Serão 60 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em até 120 minutos.

Etapas concurso público Portugal
A imagem mostra as 7 etapas do concurso, da candidatura até a contratação. Fonte: empregopublico.gov.pt/

Ao final do processo, os aprovados irão compor um “banco” de profissionais que poderão se candidatar às posições que sejam abertas na administração pública. A validade do concurso é de 18 meses.

Brasileiros também podem concorrer

Os brasileiros que possuem o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, assinado entre Brasil e Portugal, e que estejam em situação legalizada, podem fazer concursos em Portugal que não sejam reservados somente aos portugueses natos.

No caso deste concurso, ao fazer o registro no portal e avançar com a inscrição, o candidato com o Estatuto deve marcar a opção “Tenho título de residência válido ou CC ao abrigo do acordo de Porto Seguro” (Estatuto de Igualdade).

Vale ainda lembrar que, conforme as regras do concurso, diplomas estrangeiros são válidos “desde que o grau acadêmico ou diploma de ensino superior estrangeiro tenha sido objeto de reconhecimento em Portugal, através de uma instituição de ensino superior pública ou pela Direção-Geral do Ensino Superior”.