É muito frequente entre aqueles que mudaram de país o sentimento de saudade do gostinho de casa. Uma das vantagens de viver na capital portuguesa é ter a facilidade de encontrar supermercados brasileiros em Lisboa. No Porto também não é difícil encontrar e já em grandes cadeias de supermercado nacionais é possível encontrar produtos específicos como farofa, tapioca e guaraná.
Existe supermercado brasileiro em Lisboa?
A boa notícia é que existem alguns! Quer dizer, não são propriamente “super” em termos de tamanho, mas são bons mercados que oferecem alguns produtos-chave.
Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!
CONHECER O EBOOK→O mais famoso provavelmente é o Mercado Brasil Tropical, que possui alguns endereços diferentes espalhados pela região da grande Lisboa. Também existe o Made in Brazil, já bastante tradicional, além, do mais recente Mercadim.
Além desses três maiores e mais conhecidos, há também mercearias locais. Recentemente, com o maior fluxo de brasileiros em Portugal, tem surgido uma oferta cada vez mais frequente de restaurantes, bares, lanchonetes e também de supermercado brasileiro em Lisboa.
Os produtos brasileiros começaram a pipocar igualmente com mais facilidade nas prateleiras de hipermercados como o Continente, Auchan e Pingo Doce.
Os melhores supermercados brasileiros em Lisboa
Muitos brasileiros decidem morar em Lisboa e com uma comunidade tão grande, não é difícil encontrar um supermercado brasileiro em Lisboa para matar aquela vontade de comer algo específico do nosso país.
Abaixo, listei os melhores para você:
Mercado Brasil Tropical
O Mercado Brasil Tropical é a maior cadeia de supermercado brasileiro em Portugal com endereços na capital, nos arredores de Lisboa e no Porto. Atualmente são 6 lojas espalhadas pelo país: Lisboa (Arroios), Odivelas, Cascais, Vila Franca de Xira, Porto e Almada.
É uma loja de referência para quem precisa encontrar ingredientes brasileiros como doces de pote mineiros, sagu ou pamonha. Eu costumo ir sempre na filial de Arroios e volto com as sacolas cheias.
De algum tempo para cá a loja passou a vender cada vez mais produtos diferentes como alicate de unha, colírio, tratamentos para o cabelo e pão francês.
Made in Brazil
O Made in Brazil é uma loja bem grande em Arroios onde há muita variedade. Trata-se de um supermercado brasileiro em Lisboa tradicional, mas que recentemente mudou de endereço na mesma região para um espaço maior.
Panetone Bauducco, por exemplo, só costumava encontrar por aqui. Também dá para achar outros itens de casa mais brasileiros como pipoqueira, filtro de barro, chimarrão e cuscuzeira.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.
ENTRAR EM CONTATO →Mercadim
O Mercadim é o mais recente supermercado brasileiros em Lisboa. Super bem localizado, em Picoas, costuma ter uma boa variedade embora o preço seja relativamente caro.
Além do espaço físico, eles têm um site organizado onde é possível fazer encomendas online.
Império do Brasil
Enquanto boa parte dos supermercados brasileiros em Lisboa estão na região mais central — em Arroios — o Império do Brasil tem a vantagem de estar em outro bairro: Benfica.
Apesar de o nome dar a impressão de ser uma loja enorme, o Império do Brasil não é propriamente gigante, embora tenha os principais produtos que procuramos. O catálogo deles também está online, o que é um facilitador.
Os supermercados brasileiros em Lisboa são caros?
Sim, os supermercados brasileiros em Lisboa costumam ser caros.
Uma boa dica para quem mora em Portugal é acompanhar os principais mercados brasileiros nas redes sociais, já que frequentemente há boas promoções. Bis, biscoitos Passatempo, bombom Serenata de Amor, curau de milho, carne seca, pão francês, biscoitos de polvilho e chocolates estão muitas vezes bem em conta.
E há mesmo muito produtos que só é possível encontrar nos supermercados brasileiros. Há pouco tempo alguns deles começaram a expandir os negócios inclusive e agora já vendem produtos para o cabelo, sabão Ypê, Bombril, colírio Moura Brasil, filtros de barro e coador de pano para café.
É possível matar a saudade da comida brasileira nos supermercados
Sentiu uma saudade louca de casa? A comida pode ser uma impressionante máquina que nos transporta para outro lugar. Felizmente em Portugal não é difícil encontrar supermercados que vendam ingredientes brasileiros, e os ingredientes-chave fazem toda a diferença na confecção de um prato autêntico.
Há nos principais supermercados brasileiros em Lisboa uma enorme variedade de molhos e pimentas, importados diretamente do Brasil. São exatamente iguais aos que consumia quando vivia no Rio de Janeiro. Também dá para adquirir temperos prontos, azeite de dendê e outros ingredientes usados para dar sabor. Outra vantagem é que esse tipo de produto em geral dura muito e dá para ter sempre em casa.
Já muitas vezes recorri ao Mercado Brasil Tropical ou ao Made in Brazil para comprar alguns produtos preciosos como bala de coco, Dadinho, Sequilhos ou bolo pronto Renata.
O estoque do supermercado brasileiro em Lisboa é instável
Imagina a cena: você vai ao supermercado brasileiro em Lisboa, compra um queijo minas maravilhoso e se planeja para comprar novamente para ter na mesa da ceia do Natal. Mas na hora H… o mercado já não vende o produto que estava contando.
Vejo com muita frequência esse tipo de decepção acontecer. O estoque dos mercados é muito volátil e o que há hoje pode não haver amanhã. Chocotone Bauducco, por exemplo, que existiu durante alguns anos, já não é mais vendido.
Como esse tipo de estabelecimento depende muito de autorizações de importação, diversas vezes acabamos ficando na mão. Os únicos produtos estáveis e seguros são os produzidos aqui, inspirados em produtos brasileiros (caso das linguiças e do queijo coalho, por exemplo).
Cuidado para não tentar trazer o Brasil para Portugal
É muito natural que os brasileiros se fechem em comunidade e se isolem, até porque, pela minha experiência, os portugueses podem ser pouco receptivos. Conheço quem viva uma vida paralela, como se estivesse no Brasil: em casa só assiste Globo ou Record, só se relaciona com outros amigos brasileiros e só se alimenta com as comidas que já estavam habituados.
E não é difícil ter esse estilo de vida já que os supermercados brasileiros facilitam muito o acesso aos ingredientes — até miojo da Turma da Mônica é possível encontrar. Porém, por mais sedutor que seja permanecer na zona de conforto, é importante também abrir a cabeça para a culinária local e europeia.
É bacana matar a saudade de casa eventualmente, mas é ótimo conhecer os pratos daqui e se aventurar em novas receitas com ingredientes que desconhece. Descobri que adoro pataniscas de bacalhau, prato que conheci com os meus amigos locais. Migas alentejana também é uma delícia! Experimentar faz parte da experiência de viver fora.
Atenção para não trazer (ou pedir para trazerem) determinados produtos do Brasil
Conheço alguns casos de pessoas que pediram para visitas trazerem do Brasil, na mala de mão ou na de despachar, carnes, biscoitos e outros produtos alimentares.
Muitas vezes os produtos passaram no aeroporto de Lisboa, mas outras tantas foram flagrados e acabaram indo parar no lixo, já que as autoridades não permitiram a entrada em território português.
Para não correr maiores riscos de perder aquilo que tanto deseja, recomendo fortemente que antes de comprar ou pedir para trazerem leia o que é de fato permitido entrar em Portugal em termos de alimentos.
E o que não dá para encontrar no supermercado brasileiro em Lisboa?
Até agora, depois de alguns anos vivendo em Lisboa, me surpreendo com alguns itens que não são vendidos aqui de modo algum. É muito curioso pensar nos motivos que levam — apesar da procura — determinados produtos não serem importados por um supermercado brasileiro em Lisboa.
É o caso do Catupiry, por exemplo. Nunca em nenhuma estante portuguesa o encontrei, mesmo tendo percorrido uma série de supermercados. Há algumas marcas genéricas, mas o Catupiry verdadeiro nunca chegou a cruzar o oceano. O mesmo acontece com os requeijões de pote de vidro — há “genéricos”, mas diferentes dos brasileiros.
Outra lacuna importante que só se nota no final do ano são o Tender e o Chester, queridinhos da nossa ceia de Natal. No ano passado, depois de muitos pedidos, um dos supermercados brasileiros chegou a importar Tender do Brasil. Mas foi ocasião única, já não se encontra mais.
Um último item curioso é pano de chão: como aqui só se usa esfregona, é raríssimo encontrar a venda aqueles pano de chão tradicionais. Mas pipoqueira, chimarrão e filtro de barro é fácil adquirir.
Hipermercados em Portugal vendem produtos brasileiros
Os hipermercados já têm uma série de produtos que estamos habituados, o único porém, é que muitas vezes não encontramos marcas conhecidas ou algum detalhe específico.
O guaraná Antártica, por exemplo, pode ser adquirido com facilidade tanto no Auchan como no Continente e no Pingo Doce. Só não há ainda a versão Diet, que apenas é encontrada em lojas brasileiras, não sei bem explicar o motivo.
Em supermercados menores como o Lidl e o Aldi já não é tão fácil encontrar guaraná Antártica. Mas é possível que adquirir o Guaraná Brasil, que confesso que não conhecia quando morava no Brasil.
As tapiocas, assim como o guaraná, também viraram itens mais populares. É assim também com as farofas prontas vendidas em pacote, o pão de queijo, o polvilho, a castanha de cajú, o palmito, a mandioca e o açaí, vendidos facilmente. Em geral, eles ficam nas prateleiras dos supermercados tradicionais na categoria Sabores do mundo.
Semanas temáticas dos mercados
Uma boa ideia é ficar de olho nas chamadas “Semana do Brasil” que costumam aparecer nos folhetos dos mercados.
Assim como fazem a semana do Brasil, algumas redes também fazem as semanas da Itália, da França, do México, da Grécia, de uma série de países. É uma ótima oportunidade para provar coisas novas!
Na época da semana brasileira encontramos ainda mais produtos do que normalmente, como paçoca, cachaça, café e alguns itens mais específicos.
Há também restaurantes brasileiros em Lisboa
Agora que já sabe que existe supermercado brasileiro em Lisboa, vamos falar dos restaurantes? Aproveito para indicar alguns dos meus favoritos:
Fogo de Chão
Já velho conhecido dos brasileiros, em Lisboa temos o privilégio de ter o Fogo do Chão para matar a saudade da carne, do arroz com feijão e da bananinha frita. Há a versão rodízio, mas há também pratos feitos vendidos nos restaurantes dos centros comerciais, como o Ubbo (antigo Dolce Vita Tejo).
Picanharia
Situada em Massamá, na região da grande Lisboa, a Picanharia é um restaurante delicioso e que serve mesmo para matar a saudade do tempero que costumávamos comer.
Além da picanha, o restaurante também tem uma farofinha deliciosa. Como se trata de um rodízio muito concorrido e o espaço não é grande, o ideal é reservar com alguma antecedência.
XXL Burguer
Com uma loja enorme em Loures, região da grande Lisboa, e agora delivery, o XXL Burguer tem hambúrgueres feitos com pão de batata além de mini salgadinhos maravilhosos. Coxinha, quibe, bolinha de queijo, pão de queijo… Dá para encomendar para um dia de festa, por exemplo, e levar para casa.
Eles também têm açaí e pratos como empadão de frango com requeijão. É um restaurante em conta e com produtos de muito boa qualidade, o único defeito é muitas vezes estar lotado.
A Pastelaria by Carol Thomé
Trata-se de uma portinha pequena escondida numa das ruelas do Saldanha. Com pouquíssimas mesas, A Pastelaria é um achado: nunca comi pastéis tão deliciosos. Tem mesmo gosto de casa e, além do pastel de vento grande, dá para experimentar mini porções de salgadinho e de pastéis.
A coxinharia
Por mais curioso que seja, fica em Alcântara, Lisboa, a melhor coxinha que já comida na vida. É do restaurante A coxinharia, que além das coxinhas mais variadas – de queijo, vegetariana, de frango, etc – também costuma ter feijoada nos finais de semana e pratos do dia que vão variando.
O único ponto contra do restaurante é estar fechado aos domingos.
A Lanchonete
Com dois endereços em Lisboa — um em Benfica e outro em Belém — A Lanchonete tem um cardápio bem interessante e tipicamente brasileiro. Tem pastel de feira, pão na chapa, dadinhos de tapioca, linguiça calabresa, coxinhas, crepiocas além de refeições.
É um espaço bem bacana para ir com os amigos já que há uma série de opções para partilhar.
O povo português gosta da comida brasileira?
Pela minha experiência, a nossa culinária costuma fazer muito sucesso por aqui!
Não por acaso vemos uma série de restaurantes típicos oferecerem feijoada brasileira no cardápio — a feijoada tradicional deles não é feita com feijão-preto, mas com um tipo mais claro. Os restaurantes brasileiros em Lisboa também são cada vez mais comuns.
O nosso pão de queijo já foi igualmente incorporado em uma série de cafés, além de ser encontrado em praticamente todos os supermercados convencionais, seja na modalidade congelado ou pronto no setor da padaria.
A variedade de produtos brasileiros vendida nos supermercados convencionais — e não só no supermercado brasileiro em Lisboa — também é uma prova de que a nossa culinária costuma agradar por aqui. Embora uma grande parte dos produtos seja consumida pela comunidade brasileira, que é grande, já muitos portugueses levam para casa produtos que originalmente vieram do Brasil como o guaraná.
E aí, quer realizar a mudança para o país luso, mas não sabe por onde começar? Recomendo o Programa Morar em Portugal desenvolvido pela equipe do Euro Dicas. Ele conta com uma série de videoaulas, acompanha um ebook completo com todos os passos necessários para fazer a mudança de forma legal e com segurança. E você ainda pode tirar dúvidas e participar de lives.