Veja qual o modelo das tomadas em Portugal, qual a voltagem utilizada no país e aproveite algumas dicas do que não esquecer antes de viajar.

tomadas em portugal
Índice Como são as tomadas em Portugal Qual é a voltagem? Como usar as tomadas em Portugal O que fazer antes de sair do Brasil Algumas dicas para relembrar Meus problemas com tomadas em Portugal

Uma questão muito importante e que às vezes (quase sempre) esquecemos de levar em consideração como são as tomadas dos lugares para onde vamos viajar. Por exemplo, as tomadas em Portugal são diferentes das tomadas do Brasil, você sabia disso?
Se você está planejando viajar para Portugal, veja aqui como são as tomadas em Portugal, para evitar que os seus aparelhos elétricos queimem ou não funcionem.

Como são as tomadas em Portugal

As tomadas em Portugal são de dois pinos redondos, no chamado padrão europeu, e tem dois modelos que se diferem na sua profundidade: modelo C e F.
Ou seja, os plugs de três pinos (agora comuns no Brasil) não se encaixam nas tomadas em Portugal.
tomada do brasil

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

Qual é a voltagem?

Em Portugal a voltagem é 220v, em todo o país, incluindo Madeira e nos Açores.
Algumas regiões do Brasil também possuem essa voltagem, mas outras são 110v. Por isso verifique o seu aparelho antes de levá-lo para Portugal. Se ele for 220v ou bivolt pode usar tranquilamente.

Como usar as tomadas em Portugal

Se você tem um aparelho com plug de três pinos, que seja bivolt ou 220v, pode comprar um “T” ou um adaptador de tomada. Eu uso um para o meu computador e funciona muito bem e é fácil de encontrar em Portugal.

E se o aparelho for 110v?

Aí já temos um outro problema… para poder usar um aparelho de 110v nas tomadas em Portugal, que são 220v, será necessário comprar um “adaptador de tensão“ ou “transformador de potência” para evitar que o seu aparelho queime. Esse adaptador, em Portugal, custa mais ou menos 10€, dependendo do modelo que você escolher.
Quando a situação é contrária (usar um aparelho 220v em uma tomada 110v) não há risco de queimar o aparelho. Ele poderá funcionar, porém não vai estar em sua capacidade total (por exemplo, se for um carregador não irá carregar com tanta velocidade).
Saiba como é o padrão de tomada na Europa.

O que fazer antes de sair do Brasil

Para que você não tenha problemas durante a sua viagem, o ideal é comprar um adaptador universal para tomadas (assim se você visitar vários países não vai precisar comprar vários adaptadores).
Não se esqueça de conferir a voltagem dos seus aparelhos. Normalmente os carregadores de celular, tablet e notebook são bivolt, mas os secadores, chapinha e barbeadores não.
Sabia que as tomadas na Inglaterra são diferentes do resto da Europa? Veja aqui.

Algumas dicas para relembrar

Se você for ficar em um hotel, normalmente eles têm adaptadores para emprestar e também secador de cabelo nos quartos. Entre em contato com o hotel antes de arrumar as malas para tirar essa dúvida.
Se você costuma viajar muito, o ideal será mesmo comprar um adaptador universal, para te acompanhar em todas as suas aventuras.
Sempre que você for comprar algum aparelho para levar na viagem, verifique a voltagem e compre de preferência um que seja bivolt, para funcionar em qualquer lugar.
Veja dicas sobre o que nunca esquecer numa viagem para a Europa.
Você já teve algum problema com aparelhos eletrônicos e tomadas durante a viagem? Eu já!

Meus problemas com tomadas em Portugal

Quando me mudei para Portugal, comprei um rádio relógio (sim, isso mesmo), para poder usar como despertador em Portugal pois não tinha certeza se meu celular ia funcionar. Como comprei no Brasil, fiz questão de comprar bivolt para garantir que funcionaria (muito esperta eu!), porém, quando eu cheguei aqui, empolgada para arrumar as coisas, liguei logo o rádio relógio e ele deu um estalo e queimou!
Resultado: ele era bivolt, mas tinha que alterar a voltagem manualmente, coisa que eu não fiz. No primeiro dia já fiquei sem despertador… depois disso comecei a ter sempre atenção a essas coisas!
Você já teve alguma experiência dessas? Conte aqui nos comentários!