Transporte público será gratuito em Luxemburgo: saiba como vai funcionar

Europa  / 

Luxemburgo se tornará o primeiro país do mundo com todos os transportes públicos gratuitos. A suspensão das tarifas de trens, bondes e ônibus faz parte dos planos do governo de coligação liderado por Xavier Bettel, que assumiu o segundo mandato como Primeiro-Ministro no dia 5 de Dezembro de 2018.

Transportes gratuitos: entenda os motivos para a tomada dessa decisão

Os principais motivos são: reduzir o congestionamento e priorizar questões ambientais.

A cidade de Luxemburgo, apesar de pequena, possui cerca de 600.000 habitantes residentes. E quase 200.000 pessoas que vivem na França, Bélgica e Alemanha cruzam a fronteira diariamente para trabalhar na capital. A decisão por parte do governo quer, portanto, acabar com um dos piores congestionamentos de tráfego do mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Além disso, a intenção é dar atenção às questões ambientais e priorizar o meio ambiente. O Partido Democrata de Bettel formará um governo com o Partido Socialista dos Trabalhadores e com os Verdes. E, durante a sua recente campanha eleitoral, a promessa era, inclusive, se comprometer com o meio ambiente.

Dirigir em Portugal: veja as principais diferenças no trânsito.

A intenção é, a partir de 2020, abolir todos os bilhetes que dão acesso aos transportes públicos. Assim, haverá uma economia considerável na cobrança de tarifas e no policiamento das compras de ingressos. Ou seja, o governo pretende também reduzir a presença de fiscais e de funcionários das bilheterias. A medida será testada até meados de 2019.

Vai visitar a Europa? O Seguro Viagem Europa é obrigatório. Saiba tudo sobre ele.

Mudanças já realizadas

No último verão, o governo já realizou algumas mudanças no transporte público. Crianças e adolescentes com menos de 20 anos puderam usufruir da gratuidade dos transportes. Da mesma forma, alunos do ensino médio passaram a usar o transporte gratuitamente entre a instituição de ensino e suas residências. Os demais passageiros têm agora direito a 2h de viagem pagando apenas 2€ em um único bilhete.

Nesse sentido, Luxemburgo demonstrou uma atitude progressista em relação ao transporte público. No entanto, ainda não foi tomada uma decisão sobre o que fazer com as viagens de primeira e segunda classe dos trens.

Veja também como funciona o transporte público na Suécia.

Proposta polêmica: legalização da maconha

A política do novo governo que mais causou debate foi a legalização da compra, posse e consumo de cannabis para uso recreativo. Além do compromisso com os transportes, o novo governo está considerando a legalização da maconha e, também, a introdução de dois novos feriados.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Pode fumar maconha na rua em Amsterdã? Entenda como funciona o consumo de drogas na Holanda.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Lorena é mineira e mora em Portugal há mais de 1 ano, onde está terminando o Mestrado em Marketing na Universidade do Porto. Formada em Comunicação Social, Lorena seguiu o seu sonho e estudou Moda em Paris. É apaixonada por arte, gastronomia, e, claro, viagens!