Luxemburgo se tornará o primeiro país do mundo com todos os transportes públicos gratuitos. A suspensão das tarifas de trens, bondes e ônibus faz parte dos planos do governo de coligação liderado por Xavier Bettel, que assumiu o segundo mandato como Primeiro-Ministro no dia 5 de Dezembro de 2018.

Transportes gratuitos: entenda os motivos para a tomada dessa decisão

Os principais motivos são: reduzir o congestionamento e priorizar questões ambientais.
A cidade de Luxemburgo, apesar de pequena, possui cerca de 600.000 habitantes residentes. E quase 200.000 pessoas que vivem na França, Bélgica e Alemanha cruzam a fronteira diariamente para trabalhar na capital. A decisão por parte do governo quer, portanto, acabar com um dos piores congestionamentos de tráfego do mundo.
Além disso, a intenção é dar atenção às questões ambientais e priorizar o meio ambiente. O Partido Democrata de Bettel formará um governo com o Partido Socialista dos Trabalhadores e com os Verdes. E, durante a sua recente campanha eleitoral, a promessa era, inclusive, se comprometer com o meio ambiente.
Dirigir em Portugal: veja as principais diferenças no trânsito.
A intenção é, a partir de 2020, abolir todos os bilhetes que dão acesso aos transportes públicos. Assim, haverá uma economia considerável na cobrança de tarifas e no policiamento das compras de ingressos. Ou seja, o governo pretende também reduzir a presença de fiscais e de funcionários das bilheterias. A medida será testada até meados de 2019.
Vai visitar a Europa? O Seguro Viagem Europa é obrigatório. Saiba tudo sobre ele.

Mudanças já realizadas

No último verão, o governo já realizou algumas mudanças no transporte público. Crianças e adolescentes com menos de 20 anos puderam usufruir da gratuidade dos transportes. Da mesma forma, alunos do ensino médio passaram a usar o transporte gratuitamente entre a instituição de ensino e suas residências. Os demais passageiros têm agora direito a 2h de viagem pagando apenas 2€ em um único bilhete.
Nesse sentido, Luxemburgo demonstrou uma atitude progressista em relação ao transporte público. No entanto, ainda não foi tomada uma decisão sobre o que fazer com as viagens de primeira e segunda classe dos trens.
Pensando em se mudar para Luxemburgo? Conheça o custo de vida no país.

Proposta polêmica: legalização da maconha

A política do novo governo que mais causou debate foi a legalização da compra, posse e consumo de cannabis para uso recreativo. Além do compromisso com os transportes, o novo governo está considerando a legalização da maconha e, também, a introdução de dois novos feriados.
Pode fumar maconha na rua em Amsterdã? Entenda como funciona o consumo de drogas na Holanda.