Um estudo recente do Imovirtual, site gerido pela OLX Portugal, constatou que Vila do Conde foi considerada a melhor cidade para se viver na região metropolitana do Porto.
Os resultados da pesquisa foram apresentados no dia 27 de novembro de 2018. O estudo foi realizado com mais de 2.850 residentes em Portugal, e a análise feita teve em conta as cidades que receberam, no mínimo, 20 respostas de um total de 36.

Por que Vila do Conde é a melhor cidade para se viver?

De acordo com o estudo, que recolheu dados entre abril e setembro de 2018, os fatores considerados para alavancar Vila do Conde no ranking foram:

  • Limpeza;
  • Qualidade do Ar;
  • Acessos;
  • Segurança.

Dentre os municípios analisados no estudo estão os seguintes: Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Cada um foi avaliado pelos seus residentes nos quesitos segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, centros de saúde, custo de vida, acessos e estacionamento.
Morar nos arredores do Porto: saiba quais são as melhores cidades.

As melhores e piores classificações

Atrás de Vila do Conde, ficaram Maia, Arcozelo, Matosinhos e Leça da Palmeira.
E as piores classificações foram para Pedroso e Seixezel, Baguim do Monte, Oliveira do Douro, Bougado, Ermesinde, Fânzeres e São Pedro da Cova, Valongo, Campanhã, Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e Serzedo e Perosinho.
Leia também sobre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal.

Saiba mais sobre Vila do Conde

Concelho

Vila do Conde é um concelho que faz parte da região metropolitana do Porto de 149 km2 de área, com uma população de 79.533 habitantes. O Grande Porto é constituído por dezessete municípios, ou concelhos, como são denominados no país. E cada concelho é composto por um conjunto de freguesias.
O município de Vila do Conde está dividido em 21 freguesias. O seu principal ganho por setor de atividade econômica vem da agricultura, produção animal, caça e pesca. E é, de fato, conhecido por possuir um dos principais núcleos de pesca de Portugal.
Saiba também como é morar em Braga, cidade no norte de Portugal que atrai muitos brasileiros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Freguesia

A freguesia de S. João Baptista de Vila do Conde, ou simplesmente Vila do Conde, banhada a sul pelo Rio Ave e a oeste pelo Atlântico é sede do concelho, desde 1871.  Vila do Conde está situada a 28 quilômetros do Porto e a 344 quilômetros de Lisboa.
A sua história é mesmo surpreendente. Escavações que aconteceram em 1999 permitiram comprovar que ela já existiria no período romano, uma vez que surgiram fragmentos de cerâmica do século I d.C. Em escavações mais antigas, realizadas pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, em 1981, foram encontradas estruturas de uma Villa Romana.
Como escolher o melhor lugar para morar em Portugal? Leia este artigo e descubra.

O que visitar

Dentre as principais atrações da freguesia, encontram-se:

  • Capela da Senhora da Guia, cuja data de construção se aponta para o século X
  • Mosteiro de Santa Clara
  • Forte de S. João Baptista
  • Igreja de São João Baptista, construída no séc. XV / XVI em estilo manuelino
  • Aqueduto de 999 arcos de início do séc. XVIII
  • Igreja Matriz do séc. XVI
  • Capela de Santa Catarina do séc. XV

Além disso, Vila do Conde é conhecida pelas rendas de bilros, uma tradição do século XVI que está devidamente registrada no Museu das Rendas. A freguesia tem, inclusive, um extenso balneário, cujas praias mais conhecidas são a da Azurara, de Mindelo e da Árvore.
Leia também o nosso guia completo sobre o que fazer no Porto.
Pensando sempre em se planejar e morar em Portugal com filhos com a maior tranquilidade possível, preparamos um produto super especial. O Programa Morar em Portugal apresenta todas as informações necessárias em 22 aulas em vídeo, desde o planejamento até o período de adaptação da sua família. Vale a pena!