Como escolher o melhor lugar para morar em Portugal, dicas práticas.

Como escolher o melhor lugar para morar em Portugal

Portugal  / 

A escolha de mudar de país é muito difícil, e escolher a cidade é ainda mais. Se você já decidiu que quer se mudar para Portugal, vamos falar um pouco sobre algumas cidades, e como escolher a cidade onde morar em Portugal.

Melhor lugar para morar em Portugal

Como escolher o melhor lugar para morar em Portugal vai depender somente do seu perfil. Neste artigo eu dei alguns exemplos de cidades, mas você tem que pesquisar muito bem o que você quer.

Quer morar no interior

Quais são as prioridades? Montanhas, planícies, lugares com animais, lugares com rios ou lagoas…

Quer morar na praia

Tem muitas opções, cidade grande, cidade pequena, clima mais ameno, clima mais quente, tudo isso vai interferir na sua escolha.

Quer sossego

Mas quer ter tudo na cidade, ou não se importa com tanta comodidade, qualquer coisa está bom, o que importa é a tranquilidade…

Eu sei, tomar a decisão de escolher onde morar é muito difícil, principalmente quando você conhece tão pouco sobre cada local. Por isso preparei esse guia completo com as melhores cidades de Portugal, para ajudar você a escolher o melhor lugar para morar em Portugal. Vamos ver?

Escolher melhor lugar para morar em Portugal, no Norte

Morar no Porto

Morar no Porto
Porto é conhecida como a cidade invicta. Uma cidade com uma arquitetura maravilhosa, e muito conhecida por seu vinho e suas caves de vinho. Foi eleita o melhor destino europeu de 2017 pela European Consumers Choice, e é a segunda maior cidade de Portugal.

Se você quer escolher o melhor lugar para morar em Portugal, recomendo considerar o Porto, especialmente pela relação custo de vida e qualidade de vida.

Porto para estudantes

Porto tem faculdades renomadas, como a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto e muitos cursos, além de ter diversos acordos com universidades do Brasil. Além disso, recebe muitos estudantes europeus vindos de outros países, fazendo um intercâmbio chamado Erasmus. Por isso, se você gosta de baladas e conhecer pessoas novas, essa é a sua cidade para morar em Portugal.

Porto para trabalhar

O Porto possui leque muito grande de oportunidades de trabalho. Por ser uma cidade turística, as vagas na parte de hotelaria e restaurantes são maiores, mas também existem vagas em outros setores. Existem muitos sites que podemos procurar vagas de emprego, como net-empregos, sapo-empregos e LinkedIn. Mas não se esqueça que para trabalhar em Portugal é necessário ter o visto de trabalho, ou a dupla cidadania.

Porto para aposentados

O Porto é uma cidade para todas as idades. Apesar de ser um pouco mais agitada, existem alguns lugares, como por exemplo combatentes e marquês, que são mais calmos e possuem tudo por perto: supermercados, padarias, farmácias, correios, bancos, centro de saúde, laboratórios, igreja.

Ou seja, não é preciso ir pro centro, pegar transportes públicos e enfrentar a muvuca de turistas pra nada, a não ser que queira passear.

Veja em detalhe como é morar no Porto e quais são os melhores bairros do Porto.

Vantagens de morar no Porto

  • Na minha (humilde) opinião, a maior vantagem de morar no Porto é sair de casa e poder ver todos os dias o quanto a cidade é maravilhosa. Mas, é claro que existem outras vantagens;
  • Vida noturna agitada de segunda a segunda. Temos sempre o que fazer à noite, nem que seja tomar um fino (cerveja) com os amigos;
  • Agenda cultural cheia o ano inteiro. Sim, tem eventos o ano inteiro, mas infelizmente eles não são muito bons em divulgação e as pessoas acabam não sabendo do que está acontecendo pela cidade;
  • Perto da praia. Dá pra ir de metrô ou de ônibus (que por sinal a vista é bem bonita), mas prepare-se para a água muito gelada e o vento muito forte;
  • Facilidade de locomoção. Para qualquer lugar que você queira ir, existe um ônibus ou um metrô que te deixa lá, e normalmente (foco no normalmente) eles não se atrasam;
  • Muita coisa para fazer. Além de muitos restaurantes, tem muitos lugares de lazer, praças e parques para passear, e shoppings para fazer compras;
  • Aeroporto.

Desvantagens de morar no Porto

  • Muitos turistas. A cada ano que passa, a cidade recebe mais turistas e os moradores têm que aprender a conviver com isso, por isso pense nisso antes de escolher a cidade onde morar em Portugal.
  • Muito trânsito. Principalmente nos horários de pico, o trânsito fica insuportável, carros parados e buzinando.
  • Aluguéis caros. Existe uma grande procura de casas no Porto e pouca demanda, logo o preço dos aluguéis está elevado, e isso está fazendo com que as pessoas optem por morar aos arredores do Porto, como Vila Nova de Gaia, Maia, Ermesinde.

A seguir vem a cidade de Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal. Veja como é morar lá.

Morar em Guimarães

Morar em Guimarães
No momento de escolher o melhor lugar para morar em Portugal, Guimarães você precisa incluir Guimarães nas opções. Guimarães é uma cidade tão linda que parece que saiu de um filme. Com características históricas, encanta a todos que a visitam. O seu centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Guimarães para estudantes

Alguns dos cursos da Universidade do Minho estão implantados em Guimarães, como por exemplo Arquitetura, Engenharia e Ciências Sociais. O campus de Guimarães possui toda a tecnologia necessária para que seus alunos possam desenvolver os seus projetos. A Universidade do Minho também recebe estudantes internacionais e a cidade, é claro, como qualquer outra cidade universitária, possui uma vida noturna agitada, por conta dos estudantes.

Se você estiver interessado em conhecer melhor essa cidade, você pode ver o nosso guia para morar em Guimarães.

Guimarães para trabalhar

Infelizmente, apesar de Guimarães ser uma boa cidade para se viver, por ter um baixo custo de vida e uma ótima qualidade de vida, a cidade não oferece tantas vagas de trabalho quanto o Porto, mas é possível sim encontrar um emprego. Mas não vá para uma cidade esperando já conseguir um trabalho na sua área, abra a sua mente e vá pensando em começar por baixo, e depois ir crescendo.

Guimarães para aposentados

Uma cidade pequena e acolhedora, preocupada com a preservação patrimonial e que ainda investe em diferentes eventos culturais me parece uma descrição perfeita para o lugar que eu escolheria passar a minha aposentadoria. Juntando isso à tranquilidade e qualidade de vida, não precisaria de mais nada.

Saiba como calcular o valor da aposentadoria em Portugal.

Vantagens de morar em Guimarães

  • Qualidade de vida;
  • Baixo custo de vida;
  • Tranquilidade;
  • Cidade limpa e organizada;
  • Agenda cultural boa;
  • Preservação patrimonial;
  • Segurança.

Desvantagens de morar em Guimarães

  • Maior dificuldade para encontrar emprego;
  • Um pouco distante do aeroporto.

Morar em Braga

Morar em Braga
Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal, e é nela que está situada a Universidade do Minho. A cidade é repleta de monumentos, jardins, igrejas e espaços de lazer.

Confira mais dicas sobre como é morar em Braga.

Braga para estudantes

A Universidade do Minho recebe muitos estudantes estrangeiros todos os anos e conta com um corpo docente preparado para receber esses estudantes e com salas preparadas com tecnologias próprias para ajudar os estudantes a desenvolver os seus projetos. A cidade conta também com uma noite agitada, com festas universitárias, que agitam os estudantes praticamente todos os dias da semana.

Braga para trabalhar

Como em qualquer cidade, é preciso procurar. Existem vagas para profissões mais específicas, como mecânicos, eletricistas e serralheiros, e outros que exigem que falem outras línguas como o alemão ou o francês. Tem também trabalhos na área de restaurantes e limpeza. Nunca se esqueçam que devemos sempre ter o visto de trabalho para poder conseguir um emprego de forma legalizada. Procure vagas de emprego nos sites net-empregos, sapo-empregos e LinkedIn.

Braga para aposentados

Braga é ao mesmo tempo uma cidade histórica e moderna. Com monumentos e paisagens de tirar o fôlego, a cidade é acolhedora e nos faz sentir segurança e tranquilidade. Possui uma boa qualidade de vida e uma vasta opção de lazer e cultura. É ideal para um casal que quer viver em uma cidade relativamente pequena, mas um pouquinho mais agitada.

Vantagens de morar em Braga

  • Baixo custo de aluguel;
  • Alta qualidade de vida;
  • Boa Universidade;
  • Vistas incríveis.

Desvantagens de morar em Braga

  • Muitos turistas;
  • Muito barulho vindo dos bares (para quem mora perto).

Agora dá para entender porque tanto brasileiro têm procurado morar em Braga não?

Escolher melhor lugar para morar em Portugal no Centro

Morar em Viseu

Morar em Viseu
É uma das maiores cidades do centro de Portugal, e possui uma qualidade de vida incrível, o que faz de Viseu um candidato a ser o melhor lugar para morar em Portugal. Além disso, é em Viseu que é possível fazer a degustação dos famosos vinhos do Dão.

Viseu para estudantes

A Universidade Católica Portuguesa, também tem um campus em Viseu e conta com um Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, um de Arquitetura, Ciências e Tecnologia e um Instituto de Ciências da Saúde. A universidade conta ainda com laboratórios, salas de videoconferência, salas de informática, biblioteca e salas de leitura. Por também receber estudantes internacionais, a cidade fica bem movimentada.

Viseu para trabalhar

A cidade é muito boa para se morar e criar os filhos, pois oferece boas escolas e excelente qualidade de vida, mas as ofertas de emprego são um pouco escassas, pelo menos quando fazemos a pesquisa pela internet.

Quando você for escolher a cidade para morar em Portugal, pesquise antes nos sites de empregos em Portugal, entre em contato com os empregadores e não faça nada precipitado.

Viseu para aposentados

Viseu tem um parque lindo, e várias áreas verdes e floridas espalhadas pela cidade, com espaços para a realização de exercícios físicos. A cidade é muito segura e é possível caminhar pelas ruas sem sentir medo. Tem de tudo para fazer, e é impossível ficar entediado. Por ser uma cidade um pouco maior, é um pouco mais movimentada.

Vantagens de morar em Viseu

  • Aluguéis baratos;
  • Custo de vida acessível;
  • Boa qualidade de vida.

Desvantagens de morar em Viseu

  • Um pouco frio no inverno;
  • Não tem muita oferta cultural;
  • Não tem trem.

Morar em Coimbra

Morar em Coimbra
Falando sobre melhor lugar para morar em Portugal, é impossível não falar de Coimbra, especialmente se você for estudante. Coimbra possui a universidade mais antiga de Portugal, e uma biblioteca com cerca de 60 mil livros, alguns escritos em latim e a maioria escritos antes do século XVIII. Além disso, tem museus, monumentos, jardins e espaços de lazer, onde é possível passear com as crianças e fazer exercícios físicos.

Coimbra para estudantes

A Universidade de Coimbra é a 3ª melhor universidade de Portugal. Recebe estudantes internacionais vindos do mundo inteiro e o campus é enorme. Eles têm inclusive uma parte do site dedicada aos brasileiros que querem se candidatar a estudar lá. Com vários cursos renomados, o de direito é o mais famoso.

Os estudantes de Coimbra curtem bastante a noite e a festa mais simbólica é a queima das fitas, que acontece quando os estudantes estão se formando, e é uma festa enorme na rua, com caminhões tocando música e as pessoas bebendo e dançando. É muito divertido.

Também já escrevemos sobre morar em Coimbra. Veja como é o custo de vida, moradia, trabalho e como é estudar lá em detalhe.

Coimbra para trabalhar

A maioria das vagas para trabalhar em Coimbra são para vender pacotes de internet porta a porta ou para telemarketing, ou ainda trabalhos a meio período (part-time).

Coimbra para aposentados

Para aposentados que são mais animados e gostam de passear e visitar lugares e de locais mais movimentados, Coimbra pode ser a cidade ideal.

Vantagens de morar em Coimbra

  • Muitas opções de lazer;
  • Galerias de arte;
  • Pouco trânsito;
  • Bom sistema de saúde;
  • Tranquilidade;
  • Universidade de renome.

Desvantagens de morar em Coimbra

  • Cidade muito íngreme;
  • Transportes públicos confusos.

Morar em Lisboa

Morar em Lisboa
Lisboa é a capital de Portugal e é considerada por muitos como a melhor lugar para morar em Portugal. Uma cidade ao mesmo tempo histórica e moderna, tem tudo que uma pessoa precisa para viver. Tem seus prós e contras, como qualquer cidade, mas é uma cidade magnífica e que encanta muitas pessoas com seus monumentos e sua vida ativa.

Lisboa para estudantes

Lisboa possui a segunda melhor universidade do país, a Universidade de Lisboa e também a quinta melhor, a Universidade Nova de Lisboa, portanto, se vier estudar em uma dessas universidades, com certeza vai valer a pena. Além disso, ambas as universidades recebem alunos internacionais. E sobre a vida noturna de Lisboa, com ou sem estudantes, é sempre em alta.

Será que vale a pena Estudar em Lisboa? Veja como é estudar em Portugal.

Lisboa para trabalhar

Por ser a capital do país, é um dos lugares que mais oferece vagas de emprego. O mercado é muito amplo e a dica é fazer entrevistas online, por Skype, para conhecer as empresas e saber um pouco o que eles querem, pois assim já muda para Portugal com alguma coisa mais ou menos garantida.

Lisboa para aposentados

Lisboa é uma cidade boa para todas as idades, o que muda é o local onde se escolhe morar. Com muita oferta de cultura e lazer, Lisboa consegue suprir as necessidades das pessoas e consegue acabar com o nosso ócio. Eu indicaria morar em Cascais, que é na praia e mais sossegado.

Veja em detalhe como é morar em Lisboa.

Vantagens de morar em Lisboa

  • Tem tudo;
  • Transporte funciona;
  • Tem aeroporto internacional;
  • Praia;
  • Agenda cultural vasta;
  • Shows internacionais frequentes.

Desvantagens de morar em Lisboa

  • Aluguéis muito caros;
  • Batedores de carteira;
  • Muitos turistas;
  • Transportes cheios em horário de pico;
  • Trânsito.

Concluindo, Lisboa é capital e vai ter sempre o maior número de oportunidades, atrações e facilidades e isso é valioso. Me acompanha até ao Sul de Portugal agora?

Melhor lugar para morar em Portugal no Sul

Morar em Évora

Esta cidade está no coração do Alentejo. É uma cidade considerada Patrimônio Mundial da Sociedade e possui monumentos exorbitantes e uma arquitetura maravilhosa. Pelas ruas e travessas estreitas, você encontra pessoas simpáticas e calorosas.

Évora para estudantes

Morar em Évora
A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Atualmente conta com cursos de licenciaturas nas áreas de Artes, Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Enfermagem, além de mestrados, doutorados, e pós-graduações em várias outras áreas.

A universidade também recebe alunos internacionais e conta com laboratórios e tecnologias para ajudá-los a desenvolver seus projetos. Mas antes de escolher a Universidade, tenha atenção pois ela tem campus espalhados pelo Alentejo.

Évora para trabalhar

Por ser uma cidade pequena, Évora não tem muita oferta de emprego, porém o mercado é bem vago para as poucas vagas existentes. Consulte o site do net-empregos para ver vagas existentes nesse momento.

Évora para aposentados

Évora é uma cidade charmosa e pequena, onde você pode fazer tudo a pé. As pessoas se cumprimentam ao passar na rua, as construções nos fazem pensar na história e assim vamos vivendo e relembrando do passado e pensando sobre a vida dos nossos antepassados. Para quem quer paz e tranquilidade, me parece uma boa cidade para se viver, mas no verão faz bastante calor.

Vantagens de morar em Évora

  • Baixo custo de vida;
  • Aluguéis baratos;
  • Tranquilidade.

Desvantagens de morar em Évora

  • É uma cidade muito pequena;
  • Não existem muitas ofertas de emprego;
  • É muito calor durante o verão.

Morar em Faro

Morar em Faro
Faro é a única cidade do Algarve que tem aeroporto. É uma cidade bonita e cheia de estudantes, e nela chegam todos os turistas que vão passar férias no Algarve ou na Espanha. No verão a cidade fica muito cheia de turistas, mas os estudantes vão quase todos para as suas casas.

Faro para estudar

A Universidade do Algarve tem de Licenciatura a Doutorado em quase todas as áreas, e aceita estudantes brasileiros e já está com as candidaturas abertas, utilizando as notas do ENEM. Estudar em Faro é uma ótima oportunidade, pois além de a universidade ser renomada, a cidade tem praia e ainda fica pertinho da Espanha.

Faro para trabalhar

A melhor época para trabalhar em Faro é a época do verão, pois os hotéis ficam com lotação máxima e contratam muitos funcionários extras para suprir a sobrecarga de trabalho. Além de hotéis, trabalhos em cafeterias e restaurantes também são bem fáceis de encontrar. Porém, durante o inverno, o fluxo de turistas diminui, e consequentemente as vagas de emprego vão desaparecendo.

Faro para aposentados

Para quem gosta de calor e praia, o Algarve é o melhor local para morar em Portugal. É onde faz menos frio em Portugal durante o inverno, mas também tem que aturar muitos turistas durante o verão. E Faro é uma cidade com muitos estudantes, fazendo com que a vida noturna seja muito agitada.

Entretanto, muitos aposentados brasileiros que aí vivem, dizem que o Algarve é de facto o melhor lugar para morar em Portugal.

Vantagens de morar em Faro

  • Morar perto da praia;
  • Perto do aeroporto;
  • Perto da Espanha;
  • Cidade com bons lugares para sair à noite;
  • Muitos lugares de lazer.

Desvantagens de morar em Faro

  • Muitos turistas no verão;
  • Muitos estudantes e, consequentemente, noites muito agitadas.

Morar em Setúbal

Morar em Setúbal
Quando se pensa no melhor lugar para morar em Portugal, Setúbal não aparece logo no topo da lista, é verdade. Mas isso não quer dizer que não é uma boa opção. Setúbal tem a “sorte” de estar rodeada de paisagens e atrações maravilhosas. Ainda possui parques e reservas naturais. Além de ter praia, está pertinho de Lisboa.

Você também pode conferir uma lista com 10 cidades pequenas de Portugal que valem a pena para morar.

Setúbal para estudantes

O Instituto Politécnico de Setúbal conta com 29 cursos de licenciatura, 23 de mestrado e 10 de pós graduação e tem mais de 5 mil estudantes. Eles recebem estudantes internacionais vindos da Europa a partir do programa Erasmus, e vindos de outros países a partir do programa Erasmus +.

Setúbal para trabalhar

Apesar de encontrar algumas ofertas de emprego, os indicadores do IEFP mostram que a taxa de desemprego (com dados de setembro) em Portugal diminuiu 1,8% comparado ao mês de setembro do ano de 2016. Portanto temos sempre esperança que as ofertas aumentem. Em Setúbal, de acordo com os sites de emprego, os trabalhos são variados, e existem algumas ofertas.

Setúbal para aposentados

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, e ao mesmo tempo estar perto da praia, e ter a facilidade de em pouco tempo estar em uma cidade grande (Lisboa), Setúbal pode ser uma boa opção para passar a aposentadoria.

Vantagens de morar em Setúbal

  • Muitas atividades de recreio e lazer;
  • Muita fauna e flora;
  • Beleza natural;
  • Pessoas simpáticas;
  • Muitos eventos culturais;
  • Praia.

Desvantagens de morar em Setúbal

  • Falta de segurança;
  • As casas não são preparadas para o calor nem para o frio;
  • A fachada das casas não estão bem cuidadas.

Agora você já sabe quais são, na minha opinião, as melhores cidades de Portugal, mas decidir qual o melhor lugar para morar em Portugal, vai depender, no fim, de você.

Pense no que você gosta e no que você quer. Qual é o seu perfil? Praia ou campo? Calor ou frio? Tranquilidade ou agito? Cidade grande ou pequena? Tudo isso vai importar quando você for fazer a escolha.

Cada pessoa é diferente, por isso, pegue um caderno e coloque tudo o que é importante para você viver feliz, e a partir daí você vai poder escolher a cidade para morar em Portugal. E se você não estiver vindo sozinho, faça a lista junto com o seu parceiro (a). E assim, será mais fácil descobrir o melhor lugar para morar em Portugal, para você!

Você também pode ainda conferir o mapa de Portugal e conhecer as regiões do país.

COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.