Morar em Lisboa ou no Porto? Explicamos as principais diferenças.

Morar em Lisboa ou no Porto?

Portugal  / 

Portugal entrou, definitivamente, na rota dos brasileiros que buscam tranquilidade, qualidade de vida e segurança. Não à toa que frequentemente revistas estão dando destaque para os cidadãos brasileiros que optam por residir no país europeu.

Porém, depois de decidir que vai morar em Portugal, é necessário optar por alguma cidade e neste artigo vamos lhe ajudar a escolher entre a capital Lisboa e o Porto.

Morar no Porto

A cidade do Porto fica no norte de Portugal, distante 313 quilômetros de Lisboa, um trajeto que pode ser feito de carro, trem, ônibus ou avião. Este último com pontes aéreas de hora em hora, todos os dias da semana, em uma viagem de aproximadamente 40 minutos com promoções frequentes a 5€ por trecho.

Com uma população de 240 mil habitantes, a cidade do Porto tem um clima mediterrânico e estações bem marcadas, tendo um inverno frio e chuvoso e um verão quente e seco.

Conhecida mundialmente por seus excelentes vinhos, a cidade portuguesa está em uma região de Portugal que é a única que mais exporta produtos do que importa, possui uma estrutura portuário grande (Porto de Leixões) e o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.

No Porto encontram-se a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Portucalense, Universidade Lusófona e o Instituto Politécnico. Portanto, se você ou seus filhos pretendem estudar, fique tranquilo, pois a cidade é repleta de boas universidades.

Veja como é morar no Porto.

Morar em Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal e tem uma população de pouco mais de 500 mil habitantes. Situada no centro do país, é a cidade mais populosa e considerada uma cidade global.

Muito bem servida por empresas de todo o mundo, é considerada uma cidade global e a sétima mais visitada do sul da Europa. No Aeroporto Internacional Humberto Delgado passam mais de 20 milhões de passageiros todos os anos.

O clima mediterrânico também é um fator a ser levado em consideração, pois possui estações do ano bem marcadas com uma temperatura anual média de 17,5ºC (veja como é o clima em Portugal). Outro fator interessante que precisa ser ressaltado quando você vier morar em Portugal, é que em Lisboa você encontra o novo e o velho, o clássico e o moderno na mesma cidade.

Se percorrer o bairro Alto (conhecido como o bairro do Fado) verá construções antigas, ruelas, escadarias e praças que remetem ao passado de Portugal, porém se visitar o Parque das Nações irá se deparar com o moderno e o novo, já que este bairro foi todo revitalizado na Expo 98.

Veja como é morar em Lisboa.

Morar em Lisboa ou no Porto?

Depende. As duas cidades portuguesas possuem, cada uma ao seu jeito, um charme especial.

Se você pretende morar em Portugal e encontrar emprego de uma maneira mais rápida, Lisboa pode ser a melhor opção, já que nela estão instaladas empresas de diversas áreas.

Agora, se você não quer viver na capital para fugir do custo de vida, o Porto pode ser a melhor escolha a se fazer. A cidade consegue ser um bom meio termo entre a cidade grande e a qualidade de vida.

Vantagens e desvantagens de morar no Porto

Morar em Lisboa ou no Porto?
Como vantagem, certamente está o fato de que é uma cidade que tem tudo que uma grande cidade tem, mas com ar de cidade pequena.

Claro, outra vantagem são as paisagens que você, enquanto morador, desfrutará morando na cidade do Porto, além das praias, segurança, qualidade de vida, acessos aos transportes (aeroporto internacional, metrô e etc) e educação.

Como desvantagens, o fato de o Porto ter sido eleito o melhor destino europeu pela terceira vez. Apesar de ser um prêmio muito importante, o que tal eleição traz é o aumento no custo de aluguéis e alimentação, além de que para quem pretende morar no Porto, você precisará de uma dose extra de paciência com turistas do mundo todo que se aglomeram pelas calçadas e tornam o dia a dia de um morador mais custoso.

Saiba qual é o custo de vida em Portugal, atualizado.

Vantagens e desvantagens de morar em Lisboa

Morar em Lisboa ou no Porto?
Lisboa é uma cidade maravilhosa e morar na capital portuguesa pode ser uma oportunidade ímpar. Nela você encontrará qualidade de vida, segurança e belas paisagens. Além de uma infraestrutura de transportes excelente, é em Lisboa que tudo acontece.

Porém, nem tudo são flores. Assim como o Porto, Lisboa está na moda e isso é bom por um lado e complicado por outro.

O preço dos aluguéis estão altos, assim como o valor de compra dos imóveis, por exemplo. Com isso, o que está acontecendo é que as pessoas trabalham em Lisboa, mas preferem (forçadamente) viver em cidades vizinhas por conta do custo de vida. Mas corta daqui, sobra dali.

Morando longe é necessário gastar mais com transportes, pegar um trânsito pesado na ida para o trabalho ou na volta para a casa e enfrentar problemas nesse sentido que toda a grande cidade tem.

Curiosidade e “rivalidade” entre as cidades

Existem algumas características dos moradores de Lisboa e do Porto que são bem diferentes, inclusive no idioma. Por exemplo: se você quiser pedir um chope no Porto, você terá que dizer “um fino”. Em Lisboa o mesmo copo de chope chama-se “imperial”.

Veja nosso “mini-dicionário” de Português de Portugal.

Além disso, há uma rivalidade entre os lisboetas e os portuenses no futebol e na culinária. Também dizem em Portugal que as pessoas do Porto trabalham mais do que as de Lisboa, mas todas as diferenças são levadas na brincadeira. Nada mais grave!

Melhores cidades de Portugal para morar

Se você continua em dúvida, ou quer ver mais algumas opções de cidades para morar em Portugal, recomendamos ler o ranking das 5 melhores cidades de Portugal para morar. Lisboa e Porto são as principais, mas não únicas. Morar em Braga tem sido cada vez mais comum entre os brasileiros que querem uma vida tranquila.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.