Em setembro de 2025, um secretário de Estado do governo português afirmou que os imigrantes são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país e destacou que Portugal precisa de brasileiros.

Brasileiros na fila da Segurança Social em Portugal
Índice Comunidade brasileira tem papel estratégico em Portugal Mais de meio milhão de brasileiros vivem em Portugal Presença feminina fortalece empreendedorismo no país Sinal positivo para quem deseja viver em Portugal

As autoridades ressaltam que os brasileiros se consolidaram como o maior grupo estrangeiro no país, com forte impacto no mercado de trabalho, incluindo o destaque para o empreendedorismo feminino.

Comunidade brasileira tem papel estratégico em Portugal

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, responsável pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, defendeu que os imigrantes brasileiros são essenciais para a economia e para enfrentar o envelhecimento populacional.

No discurso, realizado na Casa da América Latina, no último dia 5 de setembro, o secretário reforçou:

“Nós temos uma comunidade brasileira imigrante muito significativa em Portugal, que contribui muito para o bom funcionamento do país, que convive com uma taxa de envelhecimento muito significativa. E esta vinda de cidadãos imigrantes é absolutamente necessária.”

Em matéria publicada pelo PÚBLICO Brasil, Sousa destacou que a chegada de imigrantes tem ajudado a reduzir os efeitos do chamado “inverno demográfico”, quando o número de idosos cresce mais rapidamente do que o de jovens. De acordo com o governo, este se tornou um dos principais desafios sociais e econômicos de Portugal.

Brasileiros lideram contribuições à Segurança Social

Em 2024, trabalhadores estrangeiros impulsionaram o crescimento e injetaram cerca de 3,6 bilhões de euros na Segurança Social. Dentro desse valor, os brasileiros foram o grupo que mais contribuiu, consolidando-se como essenciais para a sustentabilidade do sistema.

Segundo dados oficiais, eram mais de 322 mil brasileiros formalizados no mercado de trabalho português até dezembro daquele ano, representando 38,7% dos estrangeiros empregados. Até o momento, ainda não há estatísticas públicas consolidadas para 2025 que confirmem se esse número aumentou.

Envelhecimento da população aumenta necessidade de imigrantes

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, em 2024, Portugal tinha 192,4 idosos para cada 100 jovens, taxa que vem aumentando desde 2011.

Neste contexto, Sousa reforça que a presença de imigrantes é indispensável. Segundo ele, a entrada de brasileiros no mercado de trabalho tem ajudado a equilibrar esse cenário demográfico crítico, pois acentua a pressão sobre a previdência e o sistema nacional de saúde.

Mais de meio milhão de brasileiros vivem em Portugal

O Brasil segue como a principal origem de estrangeiros no país. No entanto, o governo brasileiro aguarda dados mais recentes sobre o real tamanho da comunidade em Portugal, que cresce desde 2017. As últimas estimativas do Itamaraty indicavam que cerca de 513 mil brasileiros viviam no país luso em 2023.

Já a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) informou que o total de estrangeiros residentes chegou a 1,54 milhão em 2024. Esse número deve crescer ainda mais após revisões estatísticas, porém, o órgão não detalhou os dados por nacionalidade. 

No Instagram do Euro Dicas, o jornalista Maurício Martins analisa o cenário atual da imigração em Portugal e conta como brasileiros enfrentam a burocracia, mesmo sendo essenciais para a economia do país.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Euro Dicas (@eurodicasoficial)

Xenofobia e desinformação ainda são desafios

Embora o governo de Portugal afirme que precisa e reconheça a relevância dos brasileiros no país, ainda existem episódios de preconceito e campanhas de desinformação sobre imigração.

O atual secretário de Estado atribuiu a disseminação de discursos de ódio a governos anteriores, que, segundo ele, liberaram a entrada de estrangeiros sem controle. Mesmo assim, reforçou a necessidade de garantir integração digna e combater práticas de exclusão, assegurando direitos e igualdade de oportunidades.

O Observatório Europeu dos Meios Digitais (EDMO) apontou que Portugal se tornou um dos principais pontos de disseminação de notícias falsas sobre imigrantes. Outro estudo realizado no Porto com brasileiros destacou episódios de preconceito ligados ao sotaque ou nacionalidade que impactam nas relações dentro do mercado de trabalho.

Ajuda profissional para visto ou cidadania portuguesa?

Recomendamos a assessoria da Campara, um escritório de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Ainda que haja suporte, os brasileiros em Portugal apontam dificuldades que não “desaparecem”, seja para empreender ou trabalhar por contrato:

Quer usar seu saldo em euro no Brasil ou qualquer outro país?

Você não precisa gastar com a transferência do dinheiro. Use o cartão multimoedas da Wise direto, com câmbio justo e sem tarifas abusivas. Prático, seguro e econômico. Peça já o seu!

Abrir Conta Multimoeda →
  • Barreiras burocráticas e custo de regularização de documentos;
  • Diferença cultural nos mercados (modos de fazer negócios, idioma, confiança institucional);
  • Necessidade de conciliar responsabilidades pessoais/familiares com o negócio/trabalho;
  • Acesso limitado a financiamento ou redes de investimento e mentoria que reconheçam sua realidade como imigrante.

Presença feminina fortalece empreendedorismo no país

Segundo o secretário de Estado, a imigração brasileira tem uma característica singular: a forte participação das mulheres. Muitas têm aberto pequenos negócios e impulsionado a inovação, reforçando a diversidade do mercado.

“A vinda para viver em Portugal de outras regiões do globo, onde o papel da mulher não tem o valor que deveria ter, é muito masculina. Portanto, a imigração feminina brasileira traz uma nova perspectiva de liberdade”, atenta Sousa.

Mulheres imigrantes brasileiras em Portugal têm sido protagonistas em empreendimentos locais, principalmente em setores como comércio, serviços e economia digital, afirma o governo, que também reconhece que o país precisa desse protagonismo para fortalecer a economia.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) entrevistou um grupo de brasileiras. A pesquisa identificou que motivações como realização pessoal, autonomia e desejo de inovação estão entre as razões principais para começarem seus negócios no país.

Os desafios citados incluem diferenças culturais, barreiras linguísticas, incertezas regulatórias e os impactos do COVID-19. No entanto, muitas delas destacam que “ser imigrante e ser mulher” embora seja obstáculo, também é um diferencial de voz, de rede e de visibilidade.

De acordo com dados do Observatório das Migrações, divulgados no portal PÚBLICO Brasil, dos mais de 10 mil empreendedores brasileiros em Portugal, 80% são mulheres.

Programas de apoio valorizam o empreendedorismo das mulheres

O projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante (PEI), atualmente disponibilizado pela AIMA, apoia imigrantes, com especial atenção às mulheres, na estruturação de ideias de negócio e desenvolvimento de competências empresariais.

Outro exemplo é o programa BORA Mulheres, iniciativa que oferece bootcamp, mentoria e aceleração para mulheres com negócios ou ideias empreendedoras. A 8ª edição, em 2026, começará com formação online gratuita e intensiva, com especialistas e uma rede de apoio para quem quer transformar um projeto em empresa.

Mantenha-se informado com o melhor da Europa!

Assine nossa Newsletter e receba gratuitamente notícias, artigos e colunas do Euro Dicas sobre a Europa no seu email. Se você sonha em morar no Velho Continente, essa newsletter é feita para você!

INSCREVER GRÁTIS→

Rede de mulheres imigrantes cria espaço de acolhimento e troca de experiências

Existem diversos projetos em Portugal voltados para apoiar mulheres imigrantes e incentivar o empreendedorismo feminino. Entre eles, destaca-se a iniciativa de Letícia Bergamo, carioca que está no país desde 2017, e fundou o grupo “Mulheres em Portugal”.

Brasileira Letícia Bergamo em evento sobre empreendedorismo feminino em Portugal
Letícia Bergamo criou a comunidade ‘Mulheres em Portugal’ que apoia brasileiras imigrantes e promove empreendedorismo. Foto: DN Brasil.

Em entrevista ao jornal Diário de Notícias Brasil, ela contou que o projeto começou digitalmente, mas logo se expandiu para encontros presenciais que conectam brasileiras que, por diferentes motivos, decidiram imigrar.

Letícia também lidera um grupo de empreendedoras que organiza eventos e oferece suporte a quem deseja desenvolver negócios em Portugal. Segundo ela, esse tipo de rede é importante não só para apoio e networking, mas para compartilhar desafios práticos como lidar com vistos, impostos, marketing ou adaptação à cultura local.

Sinal positivo para quem deseja viver em Portugal

O discurso do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas é vsito com um sinal encorajador para brasileiros que planejam viver em Portugal. Mesmo sem o anúncio de novas medidas, a posição expressa por Emídio Sousa, partilhada também por outros membros do governo, reforça um ambiente favorável.

O governo afirma que Portugal precisa de brasileiros não apenas para suprir lacunas no mercado de trabalho, mas também para fortalecer iniciativas de empreendedorismo, especialmente lideradas por mulheres. Programas de apoio e redes comunitárias fortes reforçam esse quadro, sinalizando um cenário cada vez mais positivo para a integração.

Diante das atualizações e ajustes nas políticas migratórias, porém, especialistas destacam que cidadãos que pretendem empreender, estudar ou trabalhar em Portugal devem estar atentos às regras sobre vistos, emprego e direitos de residência antes da mudança.

Detalhes sobre documentações, impostos, programas de apoio e iniciativas de formação podem ser consultados diretamente no portal da AIMA e no site oficial do governo português.