Clima na Suíça: conheça as características de cada estação

Suíça  / 

A Suíça é um país europeu mundialmente reconhecido por ter uma qualidade de vida acima da média para seus habitantes e uma economia forte. Outra característica que atrai muita gente é o clima na Suíça, especialmente quem gosta de frio e dos ares das montanhas. Hoje você vai conhecer melhor as características das diferentes estações do ano e como é a adaptação às temperaturas amenas no verão e rigorosas no inverno. Confira tudo a seguir!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é o clima na Suíça?

A Suíça é um país de clima temperado, uma característica de regiões onde a amplitude térmica costuma ser bastante grande. Por exemplo, a temperatura pode variar entre -3ºC e 18ºC nos meses de inverno em um único dia.

Outra característica do clima temperado, e que é predominante na Suíça, é que as estações do ano costumam ser bem definidas e podem se resumir em estação seca e estação das chuvas compilando as 4 estações em duas épocas.

Suíça no inverno

Para resumir o clima da Suíça no inverno vou utilizar duas palavras: neve e frio. O inverno no país poderia ganhar mais um adjetivo carinhoso, congelante. E não, não é exagero. Nos meses de inverno, principalmente em janeiro e fevereiro, as temperaturas médias ficam em -2ºC.

Isso não significa que visitar a Suíça no inverno seja ruim, muito pelo contrário. Pode ser a melhor época para tomar muito chocolate quente e visitar aldeias, vilas e cidades que ficam charmosas e lindas cheias de neve. Além disso, existem hotéis muito encantadores para ficar e muitas estações de ski para praticar os esportes de inverno.

Suíça no outono

O outono (minha estação preferida) na Suíça é maravilhoso. Isso porque as cores das árvores trazem um charme bucólico e vão se transformando de verde para amarelo, vermelho, até caírem todas as folhas. A amplitude térmica nos meses de outono, entre o final de setembro até começo de dezembro, impressiona, pois, no mesmo dia as temperaturas podem cair dos 18ºC para os 3ºC.

O outono é uma época em que as temperaturas variam muito, mas é também quando as chuvas começam a cessar sendo um período seco até o fim do inverno. Uma boa época para passear e conhecer outras cidades e países da região – as passagens aéreas baixam bastante depois de setembro.

Suíça no verão

Nem só de frio é feito o clima na Suíça, entre os meses de junho e setembro, durante o verão o país europeu apresenta temperaturas médias que chegam aos 21ºC. O mês mais quente no país é julho, porém as temperaturas mais elevadas trazem a chuva, que é bastante comum nesse período.

Portanto, ao passo que a melhor época para visitar a Suíça é na primavera ou no verão, são exatamente nestas estações em que há uma maior precipitação, ou seja, é quando mais chove. Aliás, vale dizer que anualmente chove, em média, mais de 600 mm (seiscentos milímetros) no país.

Suíça na primavera

Viajar entre a primavera e o verão é ter certeza de usufruir do melhor clima na Suíça. Os dias começam a ficar mais longos e as temperaturas são extremamente agradáveis ficando na média dos 18ºC durante o dia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Mas é aquilo, calor e chuva são irmãos na Suíça. Então assim que começa a esquentar, começa também a chover com mais frequência, porém os prados verdejantes, as flores desabrochando e as árvores se enchendo são um convite para passeios e fotos inesquecíveis.

clima na primavera na Suíça

É difícil se adaptar ao clima para morar na Suíça?

Depende. O clima no país é bem marcado e dinâmico durante todo o ano, porém a verdade é que você precisa saber para onde está indo. Se você é de uma região mais quente e pretende morar na Suíça, é bom se preparar fisicamente e psicologicamente.

Como lidar com o frio?

Ainda que as casas, comércios, cidades e o país de modo geral sejam muito preparados para o frio, será necessário você investir em roupas apropriadas para andar na rua nos meses mais frios. Casacos térmicos, calças, meias e sapatos impermeáveis podem fazer toda a diferença. Muitas vezes, um bom casado grosso e impermeável é o suficiente para proteger do frio. Vale a pena procurar também em lojas de segunda mão como brechós e charity shops.

Além disso, os dias de inverno mais curtos e com menor incidência solar podem favorecer uma depressão, por exemplo. Então é importante manter-se saudável, tomar complementos vitamínicos como a vitamina D em cápsulas, praticar esportes ou ir para a academia mesmo naqueles dias em que a vontade é de ficar em casa debaixo das cobertas.

Tenha um objetivo

Obviamente que nos meses mais quentes (primavera e verão) isso muda, mas no começo pode ser um pouco complicado enfrentar o clima na Suíça. Uma dica que posso dar é: lembre-se do propósito.

Lembrar do propósito significa revisitar os motivos que fizeram ou ainda fazem você viver no país. Seja por um bom salário, um emprego na Suíça, segurança, usufruir de um país de primeiro mundo ou até mesmo para realizar o sonho de morar fora. Não esquecer do que fez você se mudar para o país europeu é um bom exercício e que ajuda muito na adaptação.

Morar fora do país necessita força de vontade

Morar fora do país pode ser uma grande experiência de vida e significa, inclusive, mudar de vida. Usufruir e ter qualidade de vida acima da média no mundo, boa educação, saúde de ponta, oportunidades de emprego e segurança são um bom resumo do que você vai encontrar morando na Suíça.

Obviamente que tudo isso tem um preço e o custo de vida na Suíça também está bem acima da média. Muitas cidades do país, incluindo Zurique, são consideradas as mais caras do mundo para se viver. Porém, o custo de vida costuma ser proporcional ao salário que você recebe.

Antes de fazer as malas é importante saber que o seguro viagem para Suíça é obrigatório. Por isso, você vai precisar garantir um plano que cubra pela menos 30 mil euros de despesas médicas hospitalares. Sugerimos fazer a busca nos comparadores, você pode usar o nosso próprio comparador ou o Seguros Promo. Além de encontrar os melhores preços, você ainda ganha desconto. Usando o código promocional EURODICAS5 você ganha 5% de desconto e pagando no boleto, mais 5%.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.