Fazer um curso de inglês em Londres pode ser uma das experiências mais incríveis da vida. A cidade é cosmopolita, multicultural, repleta de atrações e eventos diferentes, além de ser uma das capitais mais importantes do mundo. Se você está planejando estudar em Londres, conheça a seguir as principais opções de curso de inglês e as melhores escolas da cidade.
Curso de inglês em Londres: melhor forma de se tornar fluente
Sem dúvida, fazer um curso de inglês em Londres é se inserir na cultura britânica e conviver com o idioma 24 horas por dia, tendo a chance de aprender gírias, expressões e termos usados pelos ingleses nativos. Por isso, optar por esse tipo de intercâmbio é com certeza uma das melhores maneiras de ganhar mais fluência no idioma e perder o medo de falar a língua inglesa.
É possível fazer cursos intensivos que vão desde 1 semana até 12 meses (52 semanas). No entanto, tudo vai depender da sua disponibilidade e nível de inglês.
Tipos de cursos de inglês
As opções de cursos de inglês na Inglaterra vão desde cursos básicos até avançados, sendo alguns deles com foco no mercado de trabalho. Confira algumas opções de cursos:
- Inglês geral;
- Inglês para Negócios;
- Curso de Inglês Intensivo;
- Inglês para fins acadêmicos;
- Preparação para o exame IELTS;
- Preparação para o exame TOEFL;
- Inglês para Engenharia;
- Inglês para alunos com mais de 50 anos;
- Aulas Individuais.
Melhores escolas para aprender inglês em Londres
Antes de escolher um curso de inglês em Londres, é imprescindível pesquisar sobre as escolas. Por isso, verifique a reputação da instituição, busque por depoimentos de ex-alunos, informe-se sobre a carga horária, o endereço/localização da escola e então, avalie qual a melhor opção para você.
Separamos uma lista das melhores opções de escolas para estudar na Inglaterra. Confira:
- British Study Centres;
- LSI Language Studies Internacional;
- EC English Language Centres;
- The Language Gallery;
- The London School of English;
- EF – Education First;
- The Burlington School of English.
É importante também verificar qual a documentação exigida pela escola para o registro de matrícula, forma de pagamento, bem como os materiais oferecidos. Dessa forma, você já se organiza sobre qual tipo de documentação é preciso enviar, valor total do curso e se planeja sobre a forma de pagamento.
Idade para estudar em Londres
A maioria das escolas oferta cursos para jovens a partir dos 16 anos. Já o início das aulas, pode ser em qualquer época do ano. Dessa forma, as instituições de ensino conseguem atender a diversos alunos com diferentes disponibilidades de tempo para fazer o curso.
Quanto custa o curso de inglês em Londres?
Fazer um curso de inglês em Londres custa entre £130 a £315 por semana, porém esses valores variam de acordo com o curso, a escola e a carga horária ofertada. Além disso, existem taxas de matrícula, de moradia e de alimentação.
Quanto custa morar em Londres?
Muitas escolas de inglês já oferecem os cursos com moradia inclusa (e algumas até com refeições). O preço médio da acomodação em quarto individual (casa de família) é de £160 por semana.
Também existem opções de acomodações em residências estudantis, com quartos individuais ou compartilhados (para quem quer economizar). Compartilhar quarto com amigos pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas também quer garantir um pouco mais privacidade.
No entanto, dividir o espaço com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de conhecer mais gente e exercitar o idioma. Assim, tanto a opção de alugar um quarto individual quanto a de quarto compartilhado podem ser vantajosas.
Logo, os custos de morar em Londres podem variar de acordo com o perfil de acomodação que você escolher.
Onde morar em Londres?
A decisão de onde morar em Londres também pode pesar nos custos. Por exemplo, as zonas mais centrais, geralmente próximas às escolas costumam ser mais caras. Por outro lado, viver nas zonas mais afastadas do centro pode ser mais barato, mas o transporte um pouco mais caro.
No fim, o ideal é pesquisar sobre as regiões antes de decidir e pesar o custo-benefício de cada uma delas.
Melhor época para estudar inglês em Londres
O período de alta temporada para fazer um curso de idiomas em Londres vai de junho a agosto, ou seja, ocorre durante o verão europeu. Logo, muitos jovens e adultos optam por aproveitar esse período de férias para fazer cursos intensivos de inglês no exterior.
Além disso, as temperaturas estão mais altas e a probabilidade de chuva é bem menor que o restante do ano. Por esse motivo, essa temporada é uma das mais procuradas, pois a cidade está com um clima agradável e ocorrem diversos eventos e festivais, especialmente, ao ar livre.
Estudar na Inglaterra: veja dicas sobre visto de estudante e quais os melhores cursos.
Curso de inglês durante as férias escolares
Contudo, é comum estudantes também fazerem curso durante as férias de fim de ano do Brasil, nos meses de dezembro a fevereiro, quando é inverno na capital britânica.
A experiência de conviver com baixas temperaturas atrai muitos brasileiros, assim como a possibilidade de ver neve, embora seja raro nevar em Londres. Portanto, fazer o curso de inglês durante o período de inverno também pode ser uma experiência interessante.
Aliás, você pode encontrar diversas atrações específicas de inverno na cidade, como pistas de patinação no gelo e festivais típicos dessa época do ano.
Quanto tempo dura o curso de inglês?
Os cursos tem duração inicial de uma semana e podem durar até um ano, isso vai depender da sua disponibilidade de tempo e dinheiro.
Geralmente, as pessoas optam por fazer um curso de um semestre (6 meses).
Dá para ficar fluente?
Se você já tem conhecimento de inglês, fazer um curso de idioma em Londres, de média duração, pode tornar você fluente no idioma.
Para isso, é importante realizar um teste de nivelamento, aproveitar bastante as aulas, estudar, ler livros, assistir series e vídeos em inglês, ouvir música, conviver com pessoas locais e só falar inglês com estrangeiros.
Mesmo que você faça amizade com brasileiros, evite falar português para que você possa treinar bastante seu inglês. Dessa forma, você automatiza e familiariza seu raciocínio para a língua inglesa, tornando seu inglês fluente.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →É possível trabalhar enquanto estuda?
Para estadias com duração inferior a 6 meses, não é possível trabalhar. Para estadias com duração superior a 6 meses, o visto é concedido desde que seja uma instituição de ensino superior, de investimento público e com a permissão para emitir o documento “Confirmation of Acceptance for Studies (Cas)”.
Aos estudantes que pretendem estudar por mais de 6 meses na Inglaterra, é necessário solicitar o visto Tier 4 no Consulado Britânico no Brasil. A permissão é concedida para alunos inscritos nas instituições reconhecidas para obtenção do visto Tier4.
Com esse visto de estudo, é possível trabalhar até 20 horas semanais e o horário do trabalho não pode atrapalhar as aulas. No entanto, durante as férias das aulas é possível trabalhar em tempo integral (full-time).
Vai estudar na capital inglesa? Então veja como é o custo de vida em Londres.
Precisa de visto?
Para estadias inferiores ao período de 6 meses, não é necessário visto antecipado. O visto é carimbado no passaporte no próprio aeroporto. Para isso, o estudante deve ter documentos e comprovantes relativos a sua estadia em mãos (em inglês):
- Passaporte válido;
- Passagem de volta (antes dos 6 meses);
- Comprovante de matrícula da escola;
- Comprovante de alojamento (moradia);
- Comprovantes financeiros para se manter no país;
- Seguro viagem.
Antes de viajar, é imprescindível contratar um seguro de viagem. Acesse o site Seguros Promo, veja qual seguro tem o seu perfil e faça uma cotação online sem compromisso.
Visto para estadia superior a 6 meses
Já para quem pretende ficar mais de 6 meses estudando na Inglaterra, conforme mencionamos no tópico anterior, é preciso realizar a aplicação para o visto Tier 4. Para tanto, os alunos devem ter mais de 16 anos e possuir um nível básico de inglês.
Além disso, devem ter recursos financeiros para se manter no país, bem como condições para se matricular em um curso autorizado pelo governo. Saiba mais detalhes no site oficial do governo britânico e confira a lista completa de documentos para o visto de estudo.
Vale a pena fazer um curso de inglês em Londres?
Fazer um curso de inglês em Londres é mergulhar na história da língua inglesa, tendo acesso a grandes museus, galerias, shows e eventos, que ampliam sua bagagem cultural. Embora estudar na capital inglesa não seja barato, é uma experiência fantástica.
Como a libra é uma das moedas mais valorizadas do mundo, os cursos e os valores de acomodação podem ser altos. Contudo, para quem busca destinos mais baratos para estudar inglês, cidades do interior da Inglaterra são uma boa opção.
Além disso, países como Canadá, Nova Zelândia, Malta, África do Sul e Irlanda são ótimas alternativas para aprender inglês, já que possuem moedas com conversão mais barata que a libra.
Por isso, recomendamos que pesquise bastante sobre os cursos e os países de interesse, leia as informações para obtenção de visto e escolha a opção de curso que você mais se identifica. Sem dúvida, a experiência internacional é mais que obter conhecimentos sobre um idioma, é ampliar experiências de vida.
Como fazer intercâmbio na Europa: veja a lista de documentos, dicas e quais os melhores países.