Curso de inglês em Londres: tudo que você precisar saber

Fazer um curso de inglês em Londres pode ser uma das experiências mais incríveis da vida. A cidade é cosmopolita, multicultural, repleta de atrações e eventos diferentes, além de ser uma das capitais mais importantes do mundo. Se você está planejando estudar em Londres, conheça a seguir as principais opções de curso de inglês e as melhores escolas da cidade.

Curso de inglês em Londres: melhor forma de se tornar fluente

Sem dúvida, fazer um curso de inglês em Londres é se inserir na cultura britânica e conviver com o idioma 24 horas por dia, tendo a chance de aprender gírias, expressões e termos usados pelos ingleses nativos. Por isso, optar por esse tipo de intercâmbio é com certeza uma das melhores maneiras de ganhar mais fluência no idioma e perder o medo de falar a língua inglesa.

É possível fazer cursos intensivos que vão desde 1 semana até 12 meses (52 semanas). No entanto, tudo vai depender da sua disponibilidade e nível de inglês.

Tipos de cursos de inglês

As opções de cursos de inglês na Inglaterra vão desde cursos básicos até avançados, sendo alguns deles com foco no mercado de trabalho. Confira algumas opções de cursos:

  • Inglês geral;
  • Inglês para Negócios;
  • Curso de Inglês Intensivo;
  • Inglês para fins acadêmicos;
  • Preparação para o exame IELTS;
  • Preparação para o exame TOEFL;
  • Inglês para Engenharia;
  • Inglês para alunos com mais de 50 anos;
  • Aulas Individuais.

Melhores escolas para aprender inglês em Londres

Antes de escolher um curso de inglês em Londres, é imprescindível pesquisar sobre as escolas. Por isso, verifique a reputação da instituição, busque por depoimentos de ex-alunos, informe-se sobre a carga horária, o endereço/localização da escola e então, avalie qual a melhor opção para você.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Separamos uma lista das melhores opções de escolas para estudar na Inglaterra. Confira:

É importante também verificar qual a documentação exigida pela escola para o registro de matrícula, forma de pagamento, bem como os materiais oferecidos. Dessa forma, você já se organiza sobre qual tipo de documentação é preciso enviar, valor total do curso e se planeja sobre a forma de pagamento.

Idade para estudar em Londres

A maioria das escolas oferta cursos para jovens a partir dos 16 anos. Já o início das aulas, pode ser em qualquer época do ano. Dessa forma, as instituições de ensino conseguem atender a diversos alunos com diferentes disponibilidades de tempo para fazer o curso.

Quanto custa o curso de inglês em Londres?

Fazer um curso de inglês em Londres custa entre £130 a  £315 por semana, porém esses valores variam de acordo com o curso, a escola e a carga horária ofertada. Além disso, existem taxas de matrícula, de moradia e de alimentação.

Quanto custa morar em Londres?

Muitas escolas de inglês já oferecem os cursos com moradia inclusa (e algumas até com refeições). O preço médio da acomodação em quarto individual (casa de família) é de £160 por semana.

Também existem opções de acomodações em residências estudantis, com quartos individuais ou compartilhados (para quem quer economizar). Compartilhar quarto com amigos pode ser uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas também quer garantir  um pouco mais privacidade.

No entanto, dividir o espaço com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de conhecer mais gente e exercitar o idioma. Assim, tanto a opção de quarto individual quanto a de quarto compartilhado podem ser vantajosas.

Logo, os custos de morar em Londres podem variar de acordo com o perfil de acomodação que você escolher.

Onde morar em Londres?

A decisão de onde morar em Londres também pode pesar nos custos. Por exemplo, as zonas mais centrais, geralmente próximas às escolas costumam ser mais caras. Por outro lado, viver nas zonas mais afastadas do centro pode ser mais barato, mas o transporte um pouco mais caro.

No fim, o ideal é pesquisar sobre as regiões antes de decidir e pesar o custo-benefício de cada uma delas.

Melhor época para estudar inglês em Londres

O período de alta temporada para fazer um curso de idiomas em Londres vai de junho a agosto, ou seja, ocorre durante o verão europeu. Logo, muitos jovens e adultos optam por aproveitar esse período de férias para fazer cursos intensivos de inglês no exterior.

Além disso, as temperaturas estão mais altas e a probabilidade de chuva é bem menor que o restante do ano. Por esse motivo, essa temporada é uma das mais procuradas, pois a cidade está com um clima agradável e ocorrem diversos eventos e festivais, especialmente, ao ar livre.

estudar na alta temporada em Londres

Estudar na Inglaterra: veja dicas sobre visto de estudante e quais os melhores cursos.

Curso de inglês durante as férias escolares

Contudo, é comum estudantes também fazerem curso durante as férias de fim de ano do Brasil, nos meses de dezembro a fevereiro, quando é inverno na capital britânica.

A experiência de conviver com baixas temperaturas atrai muitos brasileiros, assim como a possibilidade de ver neve, embora seja raro nevar em Londres. Portanto, fazer o curso de inglês durante o período de inverno também pode ser uma experiência interessante.

Aliás, você pode encontrar diversas atrações específicas de inverno na cidade, como pistas de patinação no gelo e festivais típicos dessa época do ano.

Quanto tempo dura o curso de inglês?

Os cursos tem duração inicial de uma semana e podem durar até um ano, isso vai depender da sua disponibilidade de tempo e dinheiro.

Geralmente, as pessoas optam por fazer um curso de um semestre (6 meses).

Dá para ficar fluente?

Se você já tem conhecimento de inglês, fazer um curso de idioma em Londres, de média duração, pode tornar você fluente no idioma.

Para isso, é importante realizar um teste de nivelamento, aproveitar bastante as aulas, estudar, ler livros, assistir series e vídeos em inglês, ouvir música, conviver com pessoas locais e só falar inglês com estrangeiros.

Mesmo que você faça amizade com brasileiros, evite falar português para que você possa treinar bastante seu inglês. Dessa forma, você automatiza e familiariza seu raciocínio para a língua inglesa, tornando seu inglês fluente.

É possível trabalhar enquanto estuda?

Para estadias com duração inferior a 6 meses, não é possível trabalhar. Para estadias com duração superior a 6 meses, o visto é concedido desde que seja uma instituição de ensino superior, de investimento público e com a permissão para emitir o documento “Confirmation of Acceptance for Studies (Cas)”.

Aos estudantes que pretendem estudar por mais de 6 meses na Inglaterra, é necessário solicitar o visto Tier 4 no Consulado Britânico no Brasil. A permissão é concedida para alunos inscritos nas instituições reconhecidas para obtenção do visto Tier4.

Com esse visto de estudo, é possível trabalhar até 20 horas semanais e o horário do trabalho não pode atrapalhar as aulas. No entanto, durante as férias das aulas é possível trabalhar em tempo integral (full-time).

trabalhar e estudar em Londres

Precisa de visto?

Para estadias inferiores ao período de 6 meses, não é necessário visto antecipado. O visto é carimbado no passaporte no próprio aeroporto. Para isso, o estudante deve ter documentos e comprovantes relativos a sua estadia em mãos (em inglês):

  • Passaporte válido;
  • Passagem de volta (antes dos 6 meses);
  • Comprovante de matrícula da escola;
  • Comprovante de alojamento (moradia);
  • Comprovantes financeiros para se manter no país;
  • Seguro viagem.

Antes de viajar, é imprescindível contratar um seguro de viagem.  Acesse o nosso comparador de seguro de viagem, veja qual seguro tem o seu perfil e faça uma cotação online sem compromisso.

Visto para estadia superior a 6 meses

Já para quem pretende ficar mais de 6 meses estudando na Inglaterra, conforme mencionamos no tópico anterior, é preciso realizar a aplicação para o visto Tier 4. Para tanto, os alunos devem ter mais de 16 anos e possuir um nível básico de inglês.

Além disso, devem ter recursos financeiros para se manter no país, bem como condições para se matricular em um curso autorizado pelo governo. Saiba mais detalhes no site oficial do governo britânico e confira a lista completa de documentos para o visto de estudo.

Vale a pena fazer um curso de inglês em Londres?

Fazer um curso de inglês em Londres é mergulhar na história da língua inglesa, tendo acesso a grandes museus, galerias, shows e eventos, que ampliam sua bagagem cultural. Embora estudar na capital inglesa não seja barato, é uma experiência fantástica.

Como a libra é uma das moedas mais valorizadas do mundo, os cursos e os valores de acomodação podem ser altos. Contudo, para quem busca destinos mais baratos para estudar inglês, cidades do interior da Inglaterra são uma boa opção.

Além disso, países como Canadá, Nova Zelândia, Malta, África do Sul e Irlanda são ótimas alternativas para aprender inglês, já que possuem moedas com conversão mais barata que a libra.

Por isso, recomendamos que pesquise bastante sobre os cursos e os países de interesse, leia as informações para obtenção de visto e escolha a opção de curso que você mais se identifica. Sem dúvida, a experiência internacional é mais que obter conhecimentos sobre um idioma, é ampliar experiências de vida.

Como fazer intercâmbio na Europa: veja a lista de documentos, dicas e quais os melhores países.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Curso de inglês grátis: os melhores sites e aplicativos para aprender

Curso de inglês grátis: conheça alguns sites que ensinam inglês gratuitamente e confira também aplicativos e canais do Youtube para praticar o idioma.

Aprender inglês: melhores maneiras e dicas para ficar fluente

Confira as melhores maneiras de aprender inglês, informações sobre cursos presenciais e virtuais, aplicativos e dicas para se tornar fluente no idioma.

Curso de francês: por quanto, onde e como fazer

Curso de frances online, presencial, pago - e seus valores - ou gratuito, dentro ou fora da França: saiba como e onde fazer.

Como aprender francês: conheça as melhores maneiras

Tem vontade de aprender francês e não sabe como? Veja as melhores opções em cursos de idiomas, aplicativos, cursos online, canais do youtube e muito mais.

Como aprender espanhol: dicas práticas e as melhores ferramentas

Veja quais como aprender espanhol sozinho no exterior. Veja sites e aplicativos grátis para aprender o idioma mais facilmente.

Curso de inglês em Portugal: veja os melhores e quanto custa

Se você quer se aprofundar no estudo de um dos idiomas mais falado do mundo, saiba tudo sobre o curso de inglês em Portugal. Conheça os cursos disponíveis.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube