Você sabe tudo sobre a Eslováquia? Vamos falar de muitos pontos interessantes, como sua história, sua língua, a moeda utilizada, alguns pontos turísticos etc. Essas informações devem ser consideradas na hora de você programar a sua viagem!

Onde fica a Eslováquia

Para saber tudo sobre a Eslováquia, antes de mais nada precisamos saber a sua localização.
Mais conhecida como “Eslováquia”, a República Eslovaca está localizada na Europa Central, também chamado de Leste Europeu, no coração da Europa. Cientificamente, o coração da Europa está situado na montanha Krahule, perto da cidade histórica de Kremnica, na parte Central.
É um país independente e não possui saída para o mar.

Países vizinhos

A Eslováquia está limitada pela Polônia ao norte, pela República Checa e pela Áustria a oeste, pela Ucrânia ao leste e pela Hungria ao sul.

Mapa da Eslováquia

A Eslováquia tem um território de 49.035 km². Veja o mapa da região.

Capital da Eslováquia

A capital eslovaca é Bratislava. Está situada no sudoeste do país, às margens do Rio Danúbio.
É o único país europeu cuja capital faz parte da fronteira com dois outros países: Áustria e Hungria.

Língua da Eslováquia

A população é composta por: eslovacos (86%), húngaros (11%), ciganos (2%) e outros (1%). A língua oficial do país é o eslovaco, mas, devido à mistura de povos, também são falados os idiomas tcheco, húngaro, alemão, assim como outros regionais.
O inglês é falado por algumas pessoas em pontos turísticos, hotéis, restaurantes e meios de transportes, mas é limitado.
Se for viajar para a Europa, saiba que o seguro de viagem é obrigatório.

Bandeira da Eslováquia

É composta pelas cores branco, azul e vermelho. Representam as cores dos povos eslavos. Na bandeira, o brasão nacional da República da Eslováquia está localizado à esquerda.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Moeda da Eslováquia

O Euro é a moeda oficial. O país é membro da zona do Euro desde 2009.
Veja o artigo que escrevemos sobre a cotação do Euro e acompanhe, em tempo real, a cotação da moeda.

Breve história do país

Veja, resumidamente, a história da Eslováquia.

Domínio Húngaro

Desde o século X até o início do século XX, a Eslováquia estava sob domínio húngaro. Durante o século XVI, Bratislava, a atual capital da Eslováquia, passou a ser a capital do Reino da Hungria, que brevemente seria o Império Austro-húngaro.
No século seguinte, Bratislava se tornou a maior cidade da região e foi considerada a capital da cultura, economia e política. Depois disso, a capital do império passou a ser Viena. No século XVIII, foram percebidas as primeiras movimentações para a independência eslovaca.

Pós Primeira Guerra Mundial

O Império Austro-húngaro chegou ao fim e em 1918 a Eslováquia, junto ao território de Boêmia e Morávia, foi declarada a Tchecoslováquia, dominada pela Alemanha Nazista.
Em 1938, chegou a se tornar uma república separada. Mas, com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Tchecoslováquia foi reconstituída. A partir de 1945, a Tchecoslováquia tornou-se zona de influência da União Soviética.
O regime comunista continuou mesmo depois do fim da Guerra Fria, sendo extinto somente em 1989, com a Revolução do Veludo, revolução pacífica, que teve como resultado as eleições livres, em 1990. Com isso, a Tchecoslováquia foi dividida em dois Estados: a Eslováquia e a República Tcheca, que se tornaram oficiais em 1993.

Economia da Eslováquia

Em 2002, o governo começou a introduzir consecutivas reformas econômicas e depois de alguns anos o país se tornou interessante para investidores estrangeiros. A taxa de desemprego caiu e o crescimento econômico aumentou consideravelmente.
Em 2004, a República da Eslováquia foi oficialmente aceita como membro da União Europeia (UE). Em 2009, integrou a Zona do Euro. Hoje em dia, este recente país está entre os melhores mercados emergentes da Europa, com uma economia avançada de alta renda (renda per capita de US$ 32.900, ano de 2017).
Atualmente a Eslováquia tem uma democracia liberal estável, com uma economia voltada ao mercado, cujas regras estão totalmente ligadas à União Europeia.
Se morar fora estiver nos seus planos, talvez seja interessante saber qual é a melhor época para se mudar para a Europa.

Pontos turísticos

Apesar de pequeno, o país possui muitos pontos turísticos interessantes para serem visitados: castelos, cavernas, lagos, montanhas e grutas. A capital do país é dominada por uma fortaleza medieval, com edifícios da Renascença e Barrocos e é o ponto de partida para rotas na Eslováquia.

Cumil
Há, ainda, cidades históricas para visitar, como Bardejov, com um centro medieval intacto e as Altas Tatras, com montanhas íngremes, cheias de bosques e lagos, protegidas como Parque Nacional. O Castelo de Spiš também merece destaque, por ser um dos maiores castelos em ruínas da Europa Central, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Curiosidades sobre a Eslováquia

Agora, vamos mostrar as curiosidades inerentes a este país. Como são muitas, selecionamos algumas bem legais para você!

Você sabia?

  • O vinho eslovaco é barato e de boa qualidade. Existem ótimos vinhos espumosos nessa região.
  • Devido ao clima ameno, a flora é rica e as florestas ocupam em torno de 40% do território nacional.
  • A atração mais fotografada da capital da Eslováquia é uma estátua de um operário para fora de um bueiro. Sem motivo, o Cumil está em Bratislava desde 1997.
  • Os bunhuelos estão entre as especialidades mais típicas da gastronomia eslovaca. Um dos mais conhecidos são os preparados com queijo de ovelha frito com bacon frito.
  • O refrigerante preferido dos eslovacos é a Kofola. Isso mesmo. É um dos poucos países do mundo onde a Coca-Cola não é a bebida favorita.
  • O único museu de arte contemporânea da Europa está ao leste do país, próximo à cidade de Miková.

Saiba também algumas curiosidades da Europa.
E, se você tem mais curiosidades para contar, compartilhe conosco!