A sigla ILGA é o nome dado a Associação Internacional de Gays e Lésbicas (do inglês International Lesbian and Gay Association). De forma simples, ILGA é uma federação mundial que agrega diversos grupos nacionais e internacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais e transgênicos (LGBT) em todo o mundo.
Mas você conhece a sua história e as suas principais conquistas? Se ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse grupo tão importante, siga aqui conosco!
Índice do artigo
Histórico da ILGA
A ILGA foi fundada em 1978 e hoje reúne cerca de 400 organizações que representam em torno de 90 países espalhados por todos os continentes.
Atualmente, a ILGA é a única federação internacional que conseguiu reunir em sua organização diversas ONGs e entidades sem fins lucrativos, concentrando suas atividades de forma global. O principal foco do trabalho do grupo é por fim a discriminação por orientação sexual.
Desde dezembro de 2006, a ILGA tem estatuto consultivo ECOSOC, e faz parte de uma grande comissão da ONU que analisa situações em que alguns países tratam os homossexuais, levando em consideração ações que possam melhorar o convívio amplo e pleno de qualquer ser humano sem fazer distinção referente a sua opção sexual.
Leia o que já falamos sobre direitos das mulheres na Europa.
Principais feitos e conquistas da ILGA
Dentre os principais feitos conquistados pelo ILGA no mundo podemos destacar o seguinte:
Casamento Gay
Em alguns países, como o Brasil, já foi aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e assim elas passam a ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais.
Adoção por casais homoafetivos
É possível a adoção de criança por casais homossexuais, passando pelo mesmo processos legais que um casal heterossexual.
Mudança de nome civil e social
Hoje, muitas pessoas que optaram pela mudança de sexo já conseguem alterar a sua documentação graças aos avanços de negociação da ILGA.
Eleição de candidatos assumidamente homossexuais
É cada vez maior o número de homossexuais em cargos públicos, e essa aceitação foi graças a luta da ILGA em inclui-las em meios diversos.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →Cirurgia de mudança de sexo
Atualmente é possível optar pela mudança de sexo, sendo que no Brasil essa cirurgia é providenciada até mesmo pelo SUS.
Presença na mídia
Ainda existe muito preconceito por parte das pessoas, mas o que vemos hoje é uma grande presença na mídia de temas relacionados à homossexualidade para gerar uma melhor percepção sobre o assunto.
Paradas do Orgulho LGBT
Muitos países realizam as famosas Paradas do Orgulho LGTB, com grande repercussão na mídia. Em algumas cidades esse evento atrai milhões de turistas, contribuindo para o setor turístico e hoteleiro.
Acompanhe nosso artigo sobre as Cidades mais seguras da Europa para morar.
O que faz a ILGA na Europa?
A ILGA-Europa é a estrutura regional europeia da Associação internacional Lésbica e Gay (International Lesbian & Gay Association, ILGA). O foco é trabalhar para a defesa e promoção da igualdade e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) na Europa.
A ILGA é uma organização não governamental, representando por membros essencialmente organizados por pessoas LGBT, ao nível europeu. Hoje a ILGA Europeia conta com mais de 200 organizações de toda a Europa.
A organização desenvolve a sua atividade com vista à criação de um mundo em que os direitos humanos de todas as pessoas sejam respeitados. Além disso, a ILGA luta para que todos possam viver em plena igualdade e livres de qualquer forma de discriminação fundada na orientação sexual ou na identidade ou expressão de gênero.
Aproveite e conheça os direitos LGBT na Suécia.
A missão da ILGA
A principal missão da ILGA é defender os direitos de todas as vítimas de discriminação baseada na orientação sexual ou na identidade ou expressão de gênero.
Os outros pontos da missão são:
- Promover os direitos à igualdade e a viver livre de qualquer forma de discriminação por meio da realização de atividades de lobbying. Também desenvolve campanhas, educando e informando as instituições europeias e a sociedade civil;
- Reforçar a capacidade das organizações europeias que atuam no domínio dos direitos humanos para lutarem contra a discriminação fundada na orientação sexual e na identidade ou expressão de gênero. Isso se dá através do desenvolvimento de redes de contatos, da partilha de informações e de atividades de formação.
ILGA na Europa
A ILGA-Europa é uma entidade de força que busca mudanças políticas, legais e sociais na Europa e na Ásia Central. A missão de mundo do grupo é de que a dignidade, a liberdade e o pleno desfrute dos direitos humanos sejam protegidos e assegurados a todos, independentemente de sua orientação sexual.
A organização faz parte do entidade internacional mais ampla da ILGA, mas a ILGA-Europa foi estabelecida como um grupo separado e uma entidade legal independente em 1996.
O trabalho da ILGA na Europa é baseado em dois pilares centrais:
- Defender os direitos humanos e a igualdade das pessoas LGBTI a nível europeu, perante organizações como a União Europeia, o Conselho da Europa e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em particular em relação ao asilo, crimes de ódio e incitação ao ódio, educação, emprego, família, liberdade de reunião, associação e expressão, saúde, reconhecimento legal de gênero e integridade corporal;
- Fortalecer o movimento LGBTI na Europa e na Ásia Central, fornecendo treinamento e apoio a suas organizações e outros grupos LGBTI na defesa, captação de recursos, desenvolvimento organizacional e comunicações estratégicas e muito mais.
Vai morar fora do Brasil? Então conheça os Países mais seguros na Europa para mulheres.
Importância da ILGA na Europa
A grande maioria dos países europeus são bastante desenvolvidos e avançados, mas ainda há muito a ser feito para que os direitos de todos os humanos sejam reconhecidos.
Mas você deve se perguntar porque o trabalho da ILGA no continente é tão importante. Aqui vão algumas respostas:
- As pessoas LGBTI na Europa ainda enfrentam discriminação em muitas áreas, tais como emprego, acessos a cuidados de saúde, habitação, pensões, Segurança Social e a bens e serviços;
- A Europa ainda está longe de ser um continente onde as pessoas LGBTI possam se considerar livres da discriminação, do preconceito e da violência;
- A discriminação fundada na orientação sexual e na identidade ou expressão de gênero ainda não é plenamente reconhecida em muitos países europeus;
- As famílias de pessoas do mesmo sexo e os seus filhos ainda não são plenamente reconhecidas e tratadas com dignidade e respeito;
- Algumas pessoas LGBTI na Europa ainda são objeto de observações carregadas de ódio, humilhação e violência.
Então o que fica aqui de conclusão é respeitar ao próximo acima de tudo e independente das suas escolhas. Afinal de contas somos todos seres humanos!
Aproveite e leia nosso artigo sobre o direito LGBT na Europa.