ILGA: conheça a história e as principais conquistas na Europa

Europa  / 

A sigla ILGA é o nome dado a Associação Internacional de Gays e Lésbicas (do inglês International Lesbian and Gay Association). De forma simples, ILGA é uma federação mundial que agrega diversos grupos nacionais e internacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais e transgênicos (LGBT) em todo o mundo.

Mas você conhece a sua história e as suas principais conquistas? Se ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse grupo tão importante, siga aqui conosco!

Histórico da ILGA

A ILGA foi fundada em 1978 e hoje reúne cerca de 400 organizações que representam em torno de 90 países espalhados por todos os continentes.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Atualmente, a ILGA é a única federação internacional que conseguiu reunir em sua organização diversas ONGs e entidades sem fins lucrativos, concentrando suas atividades de forma global. O principal foco do trabalho do grupo é por fim a discriminação por orientação sexual.

Desde dezembro de 2006, a ILGA tem estatuto consultivo ECOSOC, e faz parte de uma grande comissão da ONU que analisa situações em que alguns países tratam os homossexuais, levando em consideração ações que possam melhorar o convívio amplo e pleno de qualquer ser humano sem fazer distinção referente a sua opção sexual.

Leia o que já falamos sobre direitos das mulheres na Europa.

Principais feitos e conquistas da ILGA

Dentre os principais feitos conquistados pelo ILGA no mundo podemos destacar o seguinte:

Casamento Gay

Em alguns países, como o Brasil, já foi aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e assim elas passam a ter os mesmos direitos que os casais heterossexuais.

ILGA

Adoção por casais homoafetivos

É possível a adoção de criança por casais homossexuais, passando pelo mesmo processos legais que um casal heterossexual.

Mudança de nome civil e social

Hoje, muitas pessoas que optaram pela mudança de sexo já conseguem alterar a sua documentação graças aos avanços de negociação da ILGA.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Eleição de candidatos assumidamente homossexuais

É cada vez maior o número de homossexuais em cargos públicos, e essa aceitação foi graças a luta da ILGA em inclui-las em meios diversos.

Cirurgia de mudança de sexo

Atualmente é possível optar pela mudança de sexo, sendo que no Brasil essa cirurgia é providenciada até mesmo pelo SUS.

Presença na mídia

Ainda existe muito preconceito por parte das pessoas, mas o que vemos hoje é uma grande presença na mídia de temas relacionados ao homossexualismo para gerar uma melhor percepção sobre o assunto.

parada gay

Paradas do Orgulho LGBT

Muitos países realizam as famosas Paradas do Orgulho LGTB, com grande repercussão na mídia. Em algumas cidades esse evento atrai milhões de turistas, contribuindo para o setor turístico e hoteleiro.

Acompanhe nosso artigo sobre as Cidades mais seguras da Europa para morar.

O que faz a ILGA na Europa?

A ILGA-Europa é a estrutura regional europeia da Associação internacional Lésbica e Gay (International Lesbian & Gay Association, ILGA). O foco é trabalhar para a defesa e promoção da igualdade e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) na Europa.

A ILGA é uma organização não governamental, representando por membros essencialmente organizados por pessoas LGBT, ao nível europeu. Hoje a ILGA Europeia conta com mais de 200 organizações de toda a Europa.

A organização desenvolve a sua atividade com vista à criação de um mundo em que os direitos humanos de todas as pessoas sejam respeitados. Além disso, a ILGA luta para que todos possam viver em plena igualdade e livres de qualquer forma de discriminação fundada na orientação sexual ou na identidade ou expressão de gênero.

Aproveite e conheça os direitos LGBT na Suécia.

A missão da ILGA

A principal missão da ILGA é defender os direitos de todas as vítimas de discriminação baseada na orientação sexual ou na identidade ou expressão de gênero.

Os outros pontos da missão são:

  1. Promover os direitos à igualdade e a viver livre de qualquer forma de discriminação por meio da realização de atividades de lobbying. Também desenvolve campanhas, educando e informando as instituições europeias e a sociedade civil;
  2. Reforçar a capacidade das organizações europeias que atuam no domínio dos direitos humanos para lutarem contra a discriminação fundada na orientação sexual e na identidade ou expressão de gênero. Isso se dá através do desenvolvimento de redes de contatos, da partilha de informações e de atividades de formação.

ILGA na Europa

A ILGA-Europa é uma entidade de força que busca mudanças políticas, legais e sociais na Europa e na Ásia Central. A missão de mundo do grupo é de que a dignidade, a liberdade e o pleno desfrute dos direitos humanos sejam protegidos e assegurados a todos, independentemente de sua orientação sexual.

A organização faz parte do entidade internacional mais ampla da ILGA, mas a ILGA-Europa foi estabelecida como um grupo separado e uma entidade legal independente em 1996.

O trabalho da ILGA na Europa é baseado em dois pilares centrais:

  • Defender os direitos humanos e a igualdade das pessoas LGBTI a nível europeu, perante organizações como a União Europeia, o Conselho da Europa e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em particular em relação ao asilo, crimes de ódio e incitação ao ódio, educação, emprego, família, liberdade de reunião, associação e expressão, saúde, reconhecimento legal de gênero e integridade corporal;
  • Fortalecer o movimento LGBTI na Europa e na Ásia Central, fornecendo treinamento e apoio a suas organizações e outros grupos LGBTI na defesa, captação de recursos, desenvolvimento organizacional e comunicações estratégicas e muito mais.

Vai morar fora do Brasil? Então conheça os Países mais seguros na Europa para mulheres.

Importância da ILGA na Europa

A grande maioria dos países europeus são bastante desenvolvidos e avançados, mas ainda há muito a ser feito para que os direitos de todos os humanos sejam reconhecidos.

direito ILGA

Mas você deve se perguntar porque o trabalho da ILGA no continente é tão importante. Aqui vão algumas respostas:

  • As pessoas LGBTI na Europa ainda enfrentam discriminação em muitas áreas, tais como emprego, acessos a cuidados de saúde, habitação, pensões, Segurança Social e a bens e serviços;
  • A Europa ainda está longe de ser um continente onde as pessoas LGBTI possam se considerar livres da discriminação, do preconceito e da violência;
  • A discriminação fundada na orientação sexual e na identidade ou expressão de gênero ainda não é plenamente reconhecida em muitos países europeus;
  • As famílias de pessoas do mesmo sexo e os seus filhos ainda não são plenamente reconhecidas e tratadas com dignidade e respeito;
  • Algumas pessoas LGBTI na Europa ainda são objeto de observações carregadas de ódio, humilhação e violência.

Então o que fica aqui de conclusão é respeitar ao próximo acima de tudo e independente das suas escolhas. Afinal de contas somos todos seres humanos!

Aproveite e leia nosso artigo sobre o direito LGBT na Europa.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.