Portugal 2020, como obter apoio financeiro para negócios em Portugal

Portugal 2020

Portugal  / 

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o projeto Portugal 2020, mas não sabem do que se trata e qual a sua finalidade. Nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas desse projeto, que começou em 2014.

O que é Portugal 2020

Portugal 2020 é um acordo formalmente assinado entre Portugal e a Comissão Europeia em 2014, apresentando a estratégia que Portugal adotará para a aplicação dos fundos da União Europeia durante 2014 e 2020, em concordância com as prioridades anunciadas pelo Plano Nacional de Reformas e com a Estratégia Europa 2020.

Acordo em parceria

É um acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia reunindo a atuação de 5 fundos Europeus de investimento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu (FSE), Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Princípios

Junto dessa parceria, Portugal 2020 definiu princípios para o desenvolvimento econômico, social e territorial, alinhados ao crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, indo de encontro às estratégias da Europa 2020.

Áreas temáticas do Portugal 2020

Portugal selecionou como principais áreas temáticas para o Portugal 2020:

  • Competitividade e Internacionalização;
  • Inclusão social e emprego;
  • Capital humano;
  • Sustentabilidade e eficiência no uso de recursos.

Se você procura inspiração para abrir um negócio em Portugal, veja uma lista com os negócios rentáveis em Portugal.

Quanto foi investido em Portugal

O montante investido em Portugal, até 2020 será 25 bilhões de euros.

Quais as vantagens do Portugal 2020

Se você já tem um negócio, que se encaixa nos princípios do Portugal 2020, esse pode ser o momento ideal para expandir a sua empresa, com o apoio do governo.

Saiba como pedir o visto de empreendedor em Portugal.

Para quem é o Portugal 2020?

Para quem é o Portugal 2020
O programa é praticamente voltado para as pessoas que já têm uma empresa e querem investir no seu crescimento.

Empresas devem cumprir suas obrigações

Essas empresas devem estar em dia com suas obrigações com a segurança social e com os salários dos funcionários, ter condições de desenvolver o projeto que está propondo e demonstrar capacidade financeira equilibrada.

Brasileiros podem se inscrever?

Sim. Mas como falado no tópico anterior, se tiver uma empresa já formada, que se encaixe nos nas regras impostas pelo Portugal 2020.

Você também pode conferir um guia de como abrir empresa em Portugal.

Quanto o governo investe na minha ideia?

Cada parte de Portugal tem o seu orçamento, e além disso, cada ramo de atividade também tem o seu, por isso não é possível dizer quanto o governo investe no seu projeto especificamente. Veja, por exemplo, a brochura do norte de Portugal, para entender a questão dos orçamentos.

Quanto tempo demora para receber o dinheiro do Portugal 2020 se o meu projeto for aprovado?

Não existe um tempo determinado. Se você precisar de algum dinheiro para comprar alguma máquina por exemplo, e você não tiver, você pode pedir um adiantamento, mas normalmente você vai pagando as coisas e guardando os recibos que eles vão te pagando o que você está gastando.

Vale a pena esperar e se candidatar?

Essa escolha vai ser unicamente sua. Eu conheço pessoas que esperaram para se candidatar ao Portugal 2020, já tinham empresa, gastaram mais de 5 mil euros em burocracia (mais o trabalho de juntar documentos e fazer todo o plano de negócios futuro) e no final não conseguiram o investimento.

Mas, na minha opinião, quando acreditamos na nossa ideia, temos que levá-la para frente, pois só saberemos se vamos ter sucesso se tentarmos. Por isso, analise o seu projeto, o seu plano de negócios, veja se se encaixa nos requisitos do Portugal 2020 e boa sorte!

Dica importante sobre o Portugal 2020

Se você quer mesmo se candidatar ao Portugal 2020, leia todas as regras, organize todos os seus documentos, tenha um bom plano de negócios e saiba exatamente em qual área a sua ideia se encaixa.

Não tenha medo/vergonha de pedir ajuda de pessoas mais experientes, acredite na sua ideia, mas faça valer a pena o seu esforço.

Também pode ser interessante ver o que escrevemos sobre investir em Portugal.

COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.