França

Quarto para alugar na França: dicas para encontrar o seu!

É possível encontrar quarto para alugar na França em prédios do setor público ou privado; nas residências estudantis, universitárias ou privadas; nos apartamentos compartilhados ou na casa de alguma família. Neste artigo, nós te apresentaremos algumas dessas opções e te damos dicas de como escolher bem o seu cantinho!

Como encontrar quarto para alugar na França?

Através de sites especializados. Neles, é possível fazer sua busca por cidades, bairros e delimitar um orçamento específico. Através dos filtros, você ainda pode adicionar aspectos importantes para você, tais como:

  • Tipo de moradia, como casa, apartamento ou studio;
  • Perfil da casa, como de família, repúblicas ou residências universitárias;
  • Animal de estimação permitido ou não;
  • Separação por gênero;
  • Acesso a certas comodidades e serviços, como academia e lavanderia;
  • Metragem do quarto;
  • Presença ou não de mobília, entre outros.

Quartos para estudantes na França

Os quartos para alugar na França voltados para estudantes são numerosos! Seja via Uniplaces, CROUS, CIUP, Lokaviz (fundações ou plataformas de anúncios) ou até mesmo via grupos de Facebook, esteja certo de que opções não te faltam. Falamos sobre essas opções ao longo do artigo.

Eles costumam ter o aluguel bem em conta, estarem localizados próximos a campus de universidades, bibliotecas e transportes públicos, e estão acostumados a acolher estudantes estrangeiros e intercambistas: ou seja, se você não fala muito bem francês, não se preocupe!

Como veremos, se você vai estudar na França, a opção por alugar um quarto em vez de um imóvel inteiro vale muito a pena — principalmente se você estiver morando em Paris. Para você ter uma ideia, um apartamento para alugar em Paris de 14 m² custa a partir de 694€.

Quartos para trabalhadores na França

Se você está indo trabalhar na França e não possui vínculo com nenhuma instituição de ensino, é possível encontrar quartos para assalariados no país.

Você pode buscar nos FTM (Foyer de travailleurs migrants), estabelecimentos com quartos individuais e coletivos voltados especificamente para trabalhadores de origem estrangeira.

Também há a opção de procurar em associações voltadas para pessoas nessa situação, conforme falaremos mais adiante. Por fim, eventualmente é possível encontrar quarto para alugar na França em estabelecimentos estudantis e universitários.

Ainda que nem todos aceitem, já vi algumas pessoas com visto de trabalho na França conseguirem vagas nesses lugares.

Onde buscar um quarto para alugar na França?

É possível buscar quarto para alugar na França em vários sites, e eles acabam sendo a forma mais prática e segura de se fazer isso.

Como veremos, cada um deles tem seu benefício e pode ser mais ou menos direcionado para um perfil específico de inquilino. Veja abaixo os melhores por onde você pode começar sua busca:

Uniplaces

A plataforma Uniplaces possui uma ampla seleção de propriedades que disponibilizam quarto para alugar em várias cidades do mundo, com um ótimo custo-benefício. Aqui é possível encontrar tanto quartos para estudantes, como para trabalhadores e pessoas fazendo intercâmbio na França.

Um de seus diferenciais é a facilitação do processo de locação, que não exige fiadores locais, processos seletivos e visitas presenciais. Ela visa diminuir a burocracia e poupar o tempo de quem procura, oferecendo uma série de dispositivos de segurança para os inquilinos.

Além disso, a Uniplaces é confiável e oferece um certificado de acomodação pré-pago, que pode ser usado na hora de pedir um dos tipos de visto para a França, boa parte dos imóveis anunciados são verificados pessoalmente pela equipe e o site está disponível em várias línguas, inclusive o português.

O Euro Dicas oferece a seus leitores um cupom de desconto exclusivo de 15%. Para utilizar, basta adicionar o código UPEURODICAS15OFF na parte de pagamentos para obter um excelente desconto na taxa administrativa da Uniplaces!

Ao alugar quarto na França, fica muito mais fácil fazer amizades e esse é um ponto positivo para quem vai sozinho

Lokaviz

O Lokaviz é uma plataforma criada pelo CROUS (Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires), órgão que trabalha a favor da permanência dos estudantes no país.

Nessa plataforma você encontra pequenos anúncios de quarto para alugar na França na casa de uma pessoa. Dentre as opções, há várias modalidades de aluguel para estudantes e tipos de moradia. Além disso, todas as opções do site são verificadas pela plataforma.

A parte boa é que, encontrando um quarto via Lokaviz, você não precisará pagar as taxas comumente cobradas por imobiliárias, pode solicitar auxílio moradia à CAF e, provavelmente, terá um quarto bem próximo do transporte público.

Por outro lado, é provável que os preços dos aluguéis sejam um pouco mais caros. Além disso, para você se inscrever no site, é necessário informar o INE, isto é, um número de identificação nacional dos estudantes. Isso significa que apenas pessoas que detenham esse código podem acessar o serviço.

Foyers de Jeunes Travailleurs

O Foyers de Jeunes Travailleurs (FJT) é um projeto realizado por associações, cujo objetivo é disponibilizar quartos mobilizados e espaços domésticos comuns por um pequeno preço. O público-alvo são jovens entre 16 e 30 anos, assalariados, estagiários, em formação de alternância e outros regimes de trabalho.

Assim como nas outras opções, é possível fazer a busca por cidade e filtrar os resultados por elementos específicos. Para além dos quartos, o FJT também oferece um acompanhamento personalizado para orientar os jovens na entrada no mercado de trabalho.

Os aluguéis costumam ser acessíveis e são elegíveis à solicitação do auxílio à moradia, no entanto, as vagas disponíveis são bem limitadas e as regras de convivência são bem estritas.

La Carte des Colocs

Criada por estudantes que buscavam quarto para alugar na França, a Carte des Colocs foi lançada em 2013 para lutar contra uma grande crise de moradias estudantis da época. Seus fundadores resolveram criar esse site no qual é possível anunciar gratuitamente opções de anúncios de quartos.

A busca por meio de filtros também é possível aqui e as opções são muitas! Mas, por mais que haja um controle na fidedignidade dos anúncios, não é raro encontrar algumas opções suspeitas. Portanto, fique de olho!

As descrições dos anúncios costumam conter todas as informações mais importantes e, aqui, o que mais vale é o match de perfil entre quem busca e quem aluga o quarto.

CoHomly

Se você procura um quarto para alugar na França que fique na casa de uma família francesa, a CoHomly pode ser uma boa opção.

O site faz o link entre famílias que buscam uma ajuda personalizada para as crianças ou outros serviços de casa, e estudantes que querem economizar com o aluguel e estão dispostos a assumir algumas horas de tarefas domésticas — algo parecido com o Au Pair na França.

Podem criar anúncios gratuitos tanto a família, quanto os estudantes. Em seguida, você pode realizar sua pesquisa e encontrar as opções de família e moradia no site. Por fim, basta contatar aquela que mais de interessa e iniciar uma conversa para estabelecer os parâmetros da estadia e os combinados.

Nessa última fase, é preciso pagar uma pequena taxa para o site, que se compromete em acompanhar a formalização do acordo entre família e estudante.

E as residências estudantis e universitárias?

O CROUS é uma opção bem conhecida entre os estudantes que moram na França exatamente por permitir o aluguel de quartos por um valor bem menor do que aquele praticado normalmente nas cidades.

É comum encontrar estudantes e pesquisadores estrangeiros nas residências universitárias. Foto: Bárbara Ábile.

A principal missão do CROUS com suas moradias universitárias é fornecer aos estudantes um local seguro e completo para que ele possa realizar seus estudos. Nesse sentido, há opções para diversos perfis, situações e orçamentos: studios ou quartos tradicionais; para um período curto ou um ano universitário completo.

Por conta das inúmeras vantagens, as vagas para o CROUS costumam ser bastante disputadas e sua atribuição respeita uma série de critérios e datas específicas. Não à toa, há todo um processo de aplicação para as vagas e, caso você seja selecionado, precisa manifestar interesse até 48h.

Outras opções para além do CROUS

As Universidades e instituições de ensino superior, particularmente as chamadas Grandes Écoles, costumam indicar plataformas de pesquisa de quartos reservados a seus alunos. Para isso, basta você se informar junto ao serviço de relações internacionais de seu estabelecimento.

Uma opção frequentemente indicada é a Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP). Busquei minhas residências por lá enquanto fazia minha pós-graduação na França e tive uma ótima experiência. Eles oferecem uma boa estrutura, localização e um preço benefício muito interessante para estudantes.

Por fim, várias residências privadas também possuem vagas. Ainda que o preço costume ser um pouquinho maior, acaba valendo a pena na medida que inclui uma série de comodidades e serviços. Se você busca algo nesse parâmetro, procure na Uniresidences, a plataforma oferece excelentes opções de residências para universitários.

Trabalhadores também são aceitos?

Em alguns casos, sim, mas isso não é uma regra. É preciso se informar em cada plataforma de busca.

No CROUS, por exemplo, a prioridade é dada aos estudantes que possuem baixos recursos financeiros.

Na CIUP também há uma prioridade para estudantes e pesquisadores com bolsas de estudo na França, isto é, pensando no caso do Brasil, que foram contemplados com bolsas como as da CAPES, CNPq e outras fundações de incentivo à pesquisa. No entanto, em determinados casos, é possível abrir exceção.

A opção mais democrática acaba sendo as residências privadas. Por exemplo, no site da Uniresidences, você pode filtrar a sua busca pelo perfil de casa que você busca. Há as opções para estudante, profissionais, apenas mulheres, lugares que aceitam animais de estimação, entre outros.

Quanto custa um quarto para alugar na França?

A partir 484€, segundo pesquisa que realizamos na Uniplaces.

No entanto, os valores podem variar muito conforme a metragem, a localização, os serviços da moradia, e a cidade. Nesse sentido, vale a pena pensar para além de Paris, já que há uma série de cidades mais baratas na França.

Para ilustrar essa variedade, veja abaixo o preço médio dos quartos para alugar na França:

Cidade Metragem Preço médio
Paris 13 m² 730€
Lyon 15 m² 576€
Bordeaux 15 m² 625€
Nice 20 m² 1.050€
Montpellier 15 m² 484€

Ao fazer a reserva através da plataforma Uniplaces, você pode utilizar o nosso cupom UPEURODICAS15OFF e obter 15% de desconto na taxa aplicada no seu quarto.

É fácil encontrar quartos para alugar na França?

Sim. Devido à quantidade de estudantes que o país recebe, a oferta de quartos para alugar na França também costuma ser enorme. Facilmente você pode encontrar muitas opções independentemente da duração da sua estadia no país.

A dificuldade, nesse sentido, está não só em fazer isso à distância (falamos sobre isso mais abaixo), como também fazer coincidir suas expectativas com o que vai encontrar.

Em minha primeira experiência, por exemplo, com um pouco mais de 20 anos, eu me sentia disposta a qualquer teto com um mínimo de segurança e conforto. Mas, após os 30, fiquei mais exigente e minha dificuldade foi maior. Portanto, leve essa questão da idade e de seu estilo de vida em consideração.

Outro ponto que pode influenciar na facilidade de encontrar um cantinho só seu é a época do ano. Por isso, nós recomendamos que você inicie sua pesquisa o mais cedo possível.

Caso você encontre algum quarto em um site seguro, que tenha o cancelamento gratuito e corresponda às suas expectativas, mesmo que parcialmente, indicamos que você o reserve. Assim você saberá que terá um lugar onde dormir e deixar suas malas enquanto faz uma busca mais detalhada.

Quais as condições para alugar quarto na França?

As condições variam muito conforme o tipo de lugar que você está alugando. Por exemplo, na Uniplaces, é possível encontrar as condições de aluguel nos próprios anúncios de quarto para alugar na França.

Já as residências universitárias e estudantis (como CROUS e a CIUP) costuma exigir um comprovante de vínculo com alguma instituição de ensino do país, bem como o comprovante de renda regular.

Ainda, como nessas residências há um mínimo de dias para se fechar o contrato, é comum que você tenha que comprovar que seu vínculo com a universidade francesa está garantido por um período determinado.

Nas residências privadas, como repúblicas e afins, é menos comum a exigência de vínculo institucional, no entanto, o comprovante de renda é mandatório.

Eu, por exemplo, encontrei muitos anúncios que exigiam não apenas que o futuro morador tivesse um emprego estável, mas que seu contrato de trabalho fosse de duração indeterminada. Mas, como eu tinha uma bolsa de estudo, minha candidatura era raramente levada a sério nesses lugares.

Nas casas de famílias, por fim, é provável que você tenha que oferecer algo, em contrapartida. Nesse sentido, cuidado e supervisão de crianças ou idosos é algo bastante exigido nesses casos.

Documentos necessários

Os documentos para fechar contrato de um quarto para alugar na França vão variar conforme o tipo de estadia que você busca. Apesar disso, eles vão sempre girar em torno de documentos pessoais, detalhes de seu projeto de estudos ou trabalho e comprovantes de recursos financeiros.

São esses os tipos de documentos exigidos pela lei francesa para todos os locatários de estadias privadas:

  • Identidade válida com foto, como passaporte com visto ou carte de séjour;
  • Justificativa de residência;
  • Comprovante de vínculo profissional ou com instituição de ensino na França;
  • Atestado de recursos financeiros, como holerites e contrato de trabalho para assalariados, ou comprovante de posse de bolsa.

Precisa pagar caução e aluguel adiantado?

Sim. A grande maioria dos quartos para alugar na França exige algum tipo de caução. Exceções podem ocorrer em casos como residências familiares ou moradias do tipo república.

O valor varia conforme o tipo de residência, bem como o aluguel anunciado. Na Uniplaces, por exemplo, é comum que o valor seja o equivalente a um pouco mais de um mês de aluguel.

Algo parecido ocorreu em minha experiência em uma residência universitária: tive que pagar uma taxa de inscrição e o valor de um mês de aluguel.

Os quartos costumam ser pequenos e mobiliados, mas é uma boa maneira para economizar. Foto: Bárbara Ábile.

O momento de pagamento desse valor também costuma estar explícito no anúncio: pode ser no momento da mudança, mas também meses antes da sua chegada, para garantir sua vaga — esse último foi o que aconteceu comigo. Caso você desista da vaga, é bem provável que você não receba esse dinheiro de volta.

Será o proprietário também que te informará se você vai receber esse dinheiro de volta ou não, bem como quais são as condições para tal.

No meu caso, por exemplo, ao fim do contrato recebi parte desse valor, já que a taxa de inscrição não era reembolsada. Caso eu tivesse deixado algum tipo de avaria no imóvel, eu poderia receber menos ainda, ou até mesmo nenhum valor de volta.

Portanto, é importantíssimo que você se informe sobre esses detalhes junto ao proprietário da moradia onde você encontrou seu quarto para alugar na França.

O que considerar na escolha de um quarto na França

A escolha de um quarto para alugar na França deve passar por diversos critérios, assim como um aluguel no Brasil. Eu diria até que o ideal é ser ainda mais criterioso, dado que você enfrentará diversas situações novas e, muitas vezes, terá que arcar com todas elas sem a presença física de familiares e amigos.

Portanto, antes que você escolha seu cantinho somente com base na vista para cidade (seria um sonho, não nego), veja abaixo nossas dicas do que considerar na escolha de um quarto na França:

Contas

Considere as contas porque aqui elas serão em euros! Então, certifique-se de se informar acerca da divisão de gastos em seu novo quarto na França.

Além do aluguel, que obviamente é o que mais eleva o custo de vida na França, é preciso considerar também outras despesas, como água, eletricidade, gás, aquecimento; manutenção das partes em comum e eventuais taxas. Além disso, pense também em algumas contas privativas a depender do seu caso, como a conexão de internet.

Nos anúncios, os valores informados que compreendem todas (ou parte) dessas taxas citadas mencionam o termo “charges comprises” (cobranças inclusas, em tradução livre), e elas devem estar detalhadamente enumeradas na descrição do anúncio.

Caso você leia “charges non comprises”, preste atenção: isso significa que o valor informado no anúncio não será o total do que você gastará por mês com moradia.

Limpeza e manutenção

A limpeza e manutenção de um quarto para alugar na França dependerá de onde ele está vinculado: uma casa de família, uma república, uma residência universitária e afins. Cada uma delas possuirá suas regras próprias, portanto, vale a pena se informar a respeito disso.

Na minha experiência em uma moradia universitária, a limpeza e manutenção eram gastos inclusos em meu aluguel, portanto, eu já tinha acesso a esses serviços. Sinceramente, foi um dos diferenciais para mim!

Outro diferencial da residência universitária é o acesso a comodidades, como lavanderia. Foto: Bárbara Ábile.

Não precisar me preocupar em resolver eventuais probleminhas domésticos (como uma lâmpada que não funciona, problemas de encanamento, descarga emperrada ou demora no aquecimento) em outra língua foi uma sorte grande!

Além disso, poder contar com a limpeza nos ambientes em comum também foi algo importante, já que ambientes como a cozinha eram coletivos.

Contrato

Aqui você deve prestar muita atenção, já que é neste documento que estarão descritas todas as condições de uso do quarto para alugar na França.

É importante que você possa contar com alguém que leia e entenda em francês (caso você ainda esteja aprendendo francês), se não for possível solicitar à imobiliária uma versão do contrato em outra língua.

Peça ajuda e evite ao máximo assinar documentos sem ter entendido ou sem a ajuda de uma pessoa que represente seus interesses nessa locação. Isso vai te poupar muitos problemas ao longo de sua estadia.

Espaço privado e comum

Se você busca um quarto para alugar na França, certifique-se de se informar acerca de como funciona o acesso de terceiros em seu espaço privado e quais são os espaços comuns que você pode utilizar.

Isso porque, a depender do lugar onde está localizado o seu quarto (por exemplo, uma casa de família ou uma residência universitária), pode ser que haja restrições de visitantes.

Da mesma forma, é interessante haver clareza acerca dos espaços da casa que você pode circular. Se você estiver na casa de alguém que aluga um cômodo para você, pode ser que eles te peçam para não circular em certos cômodos.

Regras

Conheça todos os regulamentos da moradia e veja se elas funcionam para o seu estilo de vida.

Por exemplo, é bem provável que nos espaços comuns exista regras de convivência e organização. Tais regras também podem existir para os horários, seja de visita ou de barulho, por exemplo.

A sanção pela quebra de regras também dependerá de onde você estiver, e pode vir na forma tanto de notificação verbal ou até mesmo multas. Por isso, o ideal é que você se informe nos mínimos detalhes sobre os combinados de sua nova casa.

Localização

Esse ponto também é essencial! Calcule o tempo de deslocamento que você deverá empregar do seu quarto alugado na França aos lugares de seu interesse, como local de estudo e trabalho.

Reflita também sobre a proximidade de transportes públicos na França, bem como de supermercados, farmácias, restaurantes, caixas eletrônicos, entre outros.

Se possível, faça também uma pesquisa sobre o bairro e tente compreender um pouco da dinâmica dele. Se você for morar em prédio, considere a altura de seu andar em relação à rua e pense nos eventuais barulhos.

Em minha última experiência, por exemplo, acabei me instalando de frente para uma obra enorme, que começava diariamente às 7h da manhã. Foi algo que passou batido para mim quando assinei o contrato, e que certamente me faria pensar duas vezes antes de me mudar.

É arriscado alugar quarto na França ainda no Brasil?

Depende do quarto. Segundo a minha experiência, se você está buscando um quarto em uma residência universitária ou um site seguro (como a Uniplaces), no qual o procedimento de contrato e veracidade das informações são mais garantidas, acredito ser completamente seguro fazer isso ainda no Brasil.

Nas duas vezes que aluguei um quarto na França foi dessa forma e não tive nenhum tipo de problema: as fotos correspondiam à realidade, bem como os serviços inclusos.

No entanto, se você aspira encontrar um quarto por outras vias, tratando diretamente com o proprietário ou pessoas físicas em geral (como repúblicas, por exemplo), pode ser que seja, sim, arriscado fazer isso ainda no Brasil. Principalmente se você não tem conhecidos no país que podem garantir que o anúncio visto na internet é fidedigno.

Portanto, eu te aconselho a alugar quarto ainda no Brasil somente se você fizer por meio de um site sério, que te ofereça garantias ou, caso você puder, contar com alguém no Hexágono para te ajudar. Fique atento aos golpes na França!

Cuidados a ter na hora de buscar quarto para alugar na França

Os cuidados a ter na hora de buscar quarto para alugar na França são os mesmos que você deve ter no Brasil. Veja algumas dicas abaixo que aprendi com minha vivência:

  • Se possível, visite o imóvel antes de fechar qualquer contrato;
  • Procure avaliações do quarto que te interessou para se sentir mais seguro;
  • Tente contatar antigos moradores e peça a opinião deles;
  • Busque conselhos sobre o local da comunidade de brasileiros na França;
  • Registre todos os acordos e combinados realizados com o proprietário;
  • Faça uma pesquisa ampla de anúncios e veja se aquele que te interessou foge muito do padrão;
  • Desconfie de preços muito baixos;
  • Certifique-se de quais contas estão inclusas no valor final;
  • Investigue se há algum problema estrutural no quarto;
  • Veja se o seu perfil dá match com o perfil dos moradores da casa.

Vantagens e desvantagens de alugar e morar em um quarto na França

Depois de duas longas temporadas na França nas quais aluguei e morei em um quarto, é possível elencar as vantagens e desvantagens de fazer isso.

A primeira vantagem é, sem dúvida, o custo-benefício. Compartilhar as contas de casa e contar com uma boa estrutura é algo que faz toda a diferença quando você se muda para um novo país.

A Mariana, do canal Sonhe Alto Viagens nos conta um pouco sobre as facilidades de uma residência universitária para morar em Paris:

Fora isso, pelo menos para mim, compartilhar certas responsabilidades com outros moradores também é algo que ajudou muito. Nessa dinâmica, você pode fazer novos amigos, propor outras formas de organização e participar ativamente da manutenção do seu lar.

Outra vantagem, principalmente se você está em alguma residência universitária, é poder aproveitar de todos os serviços que ela oferece, como manutenção e limpeza.

Eu adorava também conhecer pessoas de vários lugares do mundo e, dessa forma, treinar meu inglês e francês. Você acaba formando uma ampla rede quando aluga um quarto em Paris, por exemplo, o que te ensina muito sobre relações pessoais.

E as desvantagens?

Por outro lado, como desvantagem, devo dizer que nem sempre tanta coletividade dá certo. Várias vezes desejei estar em uma casa menor, com menos um fluxo de pessoas, ter um espaço para chamar de meu.

Isso porque chegou um certo ponto que o vai e vem de moradores me desgastava, e por várias vezes era difícil me acostumar com tantos hábitos diferentes: de horários, de alimentação, de organização e, sobretudo, de limpeza.

Além disso, por mais que você tente encarar as situações de coração aberto e muita boa vontade, nem sempre você será recebido dessa mesma forma. Então, os conflitos acabam acontecendo, o que é bem desagradável.

Vale a pena buscar por um quarto para alugar na França?

Sim! E a internet facilitou muito esse processo de busca!

Encontrar um quarto para alugar na França é a melhor maneira de se estabelecer no país sem gastar muito. Normalmente, o resto da casa é compartilhado com outras pessoas, bem como as respectivas contas, o que faz com que o valor total tenha um ótimo custo-benefício no fim do mês.

Perguntas frequentes sobre quartos para alugar na França

Algumas perguntas são bem recorrentes entre os leitores que buscam quartos para alugar na França. Veja abaixo a resposta para cada uma delas:

Onde buscar por família que aluga quarto para turista na França?

É raro encontrar famílias que permitem o aluguel para pessoas que vão viajar para França por motivos turísticos.

Normalmente, as famílias que optam por alugar quarto para estrangeiro que vivem no país e exigem algum tipo de projeto de estudos do inquilino, seja ele universitário, linguístico ou de curta duração. No entanto, uma forma de encontrar esse tipo de estadia é buscando em sites como Airbnb.

Quanto é um quarto de casal na França para alugar?

A partir de 700€, segundo busca realizada na Uniplaces tendo a cidade de Paris como base.

É possível encontrar preços maiores ou menores do que isso a depender da cidade, bairro, tamanho do imóvel e comodidades inclusas.

Onde alugar quarto ou studio para estudante na França?

Recomendamos a Uniplaces pela facilidade, praticidade, segurança e custo-benefício dos quartos para alugar na França. No entanto, ainda há as opções das residências universitárias (como a CIUP, em Paris), casas de família e repúblicas de estudante.

Agora que você já conhece as opções, escolha a que mais faz sentido para o seu perfil, bolso e objetivos na França! Boa sorte!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Bárbara Ábile

Bárbara é pesquisadora de moda, costureira e socióloga, e mora atualmente em Paris, na França. A primeira vez que conheceu a cidade foi em um intercâmbio acadêmico, em 2018, e a conexão foi imediata. Ama compartilhar suas vivências e descobertas na capital francesa e ajudar as pessoas a realizar o sonho de conhecê-la!

Recent Posts

O que precisa para viajar para Europa: documentos e custos

Confira o que precisa para viajar para a Europa: todos os documentos necessários, quantia de…

% dias atrás

Banco N26 Brasil: saiba se o banco digital europeu opera no país

O N26 é um banco alemão digital criado para reduzir o processo burocrático de abrir…

% dias atrás

Fim do Golden Visa na Espanha para investimento imobiliário: entenda a medida

Depois de 10 anos de capital estrangeiro entrando no país através do Golden Visa, esta…

% dias atrás

Um raio-x da televisão portuguesa: o que se vê por aqui!

Ah, a televisão portuguesa, um verdadeiro universo à parte, mas com um quê de familiaridade…

% dias atrás

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás