The Digital MBA da Porto Business School: conheça o programa

A pandemia da Covid-19 levou diferentes setores de atividade a realizar bruscas mudanças tecnológicas, inserindo mais ferramentas online para acompanhar esse difícil momento em que o mundo vive. E as formações avançadas seguem essa nova realidade. Dessa forma, se você pretende se especializar, fazendo um curso flexível, o The Digital MBA da Porto Business School (PBS) pode ser uma boa opção para você. Veja como funciona.

Sobre o curso The Digital MBA da Porto Business School

Desde o dia 14 de março, a Porto Business School migrou as aulas presenciais do MBA Executivo e do MBA Full Time para o formato online, com o objetivo de garantir que os alunos conseguiam terminar o trimestre. Dessa forma, a Escola de Negócios da Universidade do Porto encontrou uma oportunidade de avançar com o curso The Digital de MBA, que já estava em seu plano estratégico desde 2018.

O novo programa digital é apoiado na experiência acumulada dos MBAs da Porto Business School ao longo dos últimos 30 anos. Além de obterem os conhecimentos fundamentais da gestão, os alunos desse curso podem, nos últimos módulos do Digital MBA, adaptar os estudos às áreas que mais lhes interessam profissionalmente.

MBA voltado para a transformação digital

Rosário Moreira, diretora do programa The Digital MBA, explica em entrevista à Forbes que o programa surgiu por causa da necessidade de adaptação a esta nova realidade em que o mundo vive. Segundo ela, enquanto escola de gestão, há a necessidade de formar os gestores e líderes, atuais e futuros, para a transformação digital.

Além disso, afirma que este novo programa não se trata somente de ficar em teletrabalho e começar a transmitir aulas online; o programa deverá ser baseado em uma estratégia de transformação digital:

“questões como, por exemplo, a liderança a distância, são completamente diferentes do presencial”.  

Objetivos do curso The Digital MBA da Porto Business School

Este curso visa fornecer aos líderes as competências necessárias para estarem neste novo mundo digital de forma profissional.

Este programa visa que o participante:

  • Desenvolva um pensamento estratégico e inovador, focado na área digital;
  • Obtenha uma visão atual do mundo dos negócios;
  • Aumente suas opções de progressão profissional;
  • Conheça as tendências de negócio do futuro.

Saiba como funcionam os melhores cursos e como financiar seu MBA na Europa.

Diferenciais do curso

O The Digital MBA da Porto Business School combina elementos de um MBA tradicional com a flexibilidade, oferecendo uma visão clara dos negócios no futuro. Conheça mais sobre os principais diferenciais do curso.

Flexibilidade e customização

O formato do The Digital MBA é flexível. Segundo Rosário Moreira, o programa “é único em Portugal no sentido em que pode ser totalmente frequentado a distância, no seu formato digital” e com flexibilidade. A duração do programa pode variar entre um ano (formato intensivo) e 4 anos (formato desacelerado), de acordo com a necessidade de cada participante.

Além disso, é customizável, adaptado ao ritmo e ao estilo de vida de cada estudante, tendo em vista que nos últimos dois módulos há espaço para a especialização em uma área, como finanças, em que o estudante pode saber mais sobre bitcoins, blockchain, crowdfunding e outros conceitos que podem interessar a quem ocupa cargos como administrador financeiro ou, mesmo, engrenar em uma especialização mais voltada ao digital. Tudo isso sem perder o rigor e as exigências dos outros dois MBAs da PBS.

Resumindo: o curso é novo porque inclui o digital, é customizável e é flexível, pois pode ser realizado onde e quando o estudante quiser, retirando algumas disciplinas, que são realizadas de maneira simultânea.

Blended Learning

O The Digital MBA da Porto Business School é oferecido na modalidade Blended Learning (aprendizado híbrido). A maioria das aulas é realizada pela internet, mas haverá a possibilidade de aulas presenciais.

A PBS está trabalhando em uma plataforma digital, que possibilita a colaboração por meio de fóruns de discussão entre professores e alunos e os estudantes entre si, de modo a reduzir a distância entre eles, com enfoque na colaboração.

Além disso, haverá um acompanhamento personalizado da experiência de aprendizagem, com um gestor de programas para cada participante. Haverá, ainda, uma combinação entre aulas online síncronas e assíncronas, para que, ao fim de uma semana de estudo “individual”, seja possível, pela plataforma digital, a conversação entre o estudante, seus colegas de classe e seu professor.

Internacional e global networking

Os Serviços de Carreira, que já existem nos outros dois MBAs da Porto Business School, serão incluídos no programa. Neles, os estudantes têm contato com empresas, por meio da realização de visitas. Neste caso, serão visitas virtuais, focadas no networking.

Além disso, contam com o Caminho do Empreendedor e com o Desenvolvimento Pessoal, para fortalecer as softs skills, saber se apresentar, falar em público e aprimorar as competências pessoais.

O programa conta com outra grande vantagem: no terceiro e quarto módulos, os estudantes podem se beneficiar da rede de parcerias da Porto Business School e frequentar disciplinas optativas em escolas de negócios com as quais a PBS tem parcerias ativas.

The Digital MBA da Porto Business School é indicado para qual público?

É indicado a todos que pretendem evoluir profissionalmente em contextos digitais e que procuram um formato flexível, customizável e de acordo com o seu ritmo.

O The Digital MBA da Porto Business School tem alguns requisitos, observe:

  • Graduação em qualquer área de estudos, podendo admitir participantes sem essa formação, mediante apresentação de um excelente currículo profissional. Observação: a admissão de candidatos nestas circunstâncias pode ser sujeita à informação e à avaliação complementar;
  • Experiência relevante mínima de três anos;
  • Compreensão da língua inglesa.

Os critérios de seleção envolvem a análise do processo de candidatura e entrevista individual.

MBA na Porto Business School

Quanto tempo dura o curso The Digital MBA da Porto Business School?

A duração do curso varia entre 12 meses (mínimo) e 48 meses (máximo), de acordo com a fase em que o estudante vive profissionalmente.

Assim, a qualquer momento pode voltar quando tiver mais disponibilidade, se for nos módulos assíncronos, ou, se for nos síncronos, retomar depois, juntamente com os outros participantes.

Quanto custa?

O investimento total para cursar o The Digital MBA da Porto Business School é de 19.500 euros, mas o valor varia de acordo com as fases da candidatura. Confira a seguir as datas para se candidatar em cada uma das fases.

Fases da candidatura do The Digital MBA da Porto Business School

  • 1ª fase (early-bird), de 16 de junho de 2020 a 28 de setembro de 2020: 15.500 euros;
  • 2ª fase, de 29 de setembro de 2020 a 19 de outubro de 2020: 19.500 euros.

Vale ressaltar que as semanas internacionais são opcionais e que os valores apresentados não incluem experiência das semanas internacionais.

Saiba quanto custa estudar na Europa e entenda como estudar em Portugal de graça.

Descontos comerciais

É possível obter desconto no The Digital MBA da Porto Business School. As empresas associadas da Escola de Negócios, os associados da Porto Business School Alumni e os antigos alunos da Universidade do Porto têm condições especiais.

Entre em contato com a Porto Business School para saber mais informações através do site ou do e-mail [email protected]

Quando começa The Digital MBA da Porto Business School?

O The Digital MBA da Porto Business School se iniciará no dia 2 de novembro de 2020.

Programa do curso The Digital MBA da Porto Business School

O programa Digital MBA da Porto Business School é dividido em módulos. Confira a seguir, resumidamente, os conteúdos de cada módulo.

Módulo 0: MBA Fundamentals

Este módulo é obrigatório e inclui:

  • Fundamentos de Economia;
  • Métodos de Apoio à Gestão;
  • Contabilidade Financeira.

Módulo 1: Gerir

Este módulo também é obrigatório e tem por missão aprofundar as diversas temáticas da gestão. Ele inclui:

  • Finanças;
  • Marketing;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Produção e Operações;
  • Data-driven Decision Making.

Módulo Temático: Business Innovation (Online)

Os dois módulos temáticos Business Innovation são imersivos e acontecem em duas universidades com as quais a Porto Business School tem uma colaboração há muitos anos, uma delas é a Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Módulo 2: Liderar

Após cursar os fundamentos da economia, o estudante deverá passar pelo módulo Liderar, que tem o enfoque na estratégia, na liderança, no comportamento organizacional, na sustentabilidade e na ética, que auxiliam um líder a traçar a sua estratégia e a tomar decisões.

As disciplinas a serem cursadas neste módulo são:

  • Comportamento Organizacional;
  • Estratégia;
  • Liderança;
  • Responsabilidade Social das Empresas;
  • Ética Empresarial;
  • Governo das Empresas;
  • Identificação de Oportunidades e Tendências Estratégicas;
  • Transformação Digital.

Módulo Temático do The Digital MBA da Porto Business School: International Business

Há, ainda a semana temática, dedicada ao International Business.

Estudo flexível MBA

Módulo 3: Executar

Os módulos Executar e Disromper (módulo seguinte, que você verá adiante) podem ser quase integralmente opcionais. Neles, o estudante escolhe e customiza o seu curso, podendo optar, se quiser saber mais sobre marketing digital, customer centricity, ou mais sobre a área comercial ou a área de finanças.

No módulo Executar, as disciplinas são optativas e o estudante deverá selecionar sete delas.

  • Construção de Organizações Eficazes;
  • Negociação;
  • Business Model Design;
  • Estratégia Corporativa de Inovação;
  • Advanced Analytics;
  • Gestão Baseada no Valor;
  • Private Equity;
  • Finanças Avançadas;
  • Investimentos Financeiros e Mercados;
  • Entrepreneurial Finance;
  • Planejamento e Controle de Gestão;
  • Marketing de Serviços;
  • Marketing Digital;
  • Comunicação Integrada de Marketing e Estratégia de Advertising;
  • Gestão da Cadeia de Abastecimento;
  • Desenvolvimento de Processos;
  • Gestão de Projetos;
  • Metodologias Agile Para Gestão de Projetos;
  • Governação It.

Módulo 4: Disromper

Como falamos, neste módulo, as disciplinas também são optativas e o estudante também deverá selecionar sete delas.

  • Digital Innovation;
  • Innovation Culture;
  • Innovation Management;
  • Innovation Value;
  • Organizações Exponenciais;
  • Organizacional Culture and Change;
  • Sustainability-Driven Innovation;
  • Human Centered Business;
  • Blockchain for Business Innovation;
  • Crowdfunding;
  • Sustainable Finance;
  • Marketing e Employer Branding;
  • Growth Hacking / Growth Hacking em Marketing Digital;
  • Business Analytics For Customer Intelligence;
  • Capturing Voc in the Future Tense;
  • Gestão da Segurança da Informação e Cibersegurança;
  • Estratégia em Inteligência Artificial e Aplicações;
  • Industria 4.0 e Iot.

Módulo final: Projeto final

A conclusão do curso se dá por meio de um projeto final, em que os estudantes fazem o seu próprio negócio, que, geralmente, é uma ideia que já têm em mente há alguns anos e eles dão forma, transformando-o em um projeto empreendedor.

Os estudantes podem optar por um projeto da própria empresa e desenvolvê-lo. Mas, caso o participante não esteja trabalhando, pode fazer um projeto de consultoria.

Vale a pena cursar The Digital MBA da Porto Business School?

Sim, vale a pena. O The Digital MBA da Porto Business School é uma especialização para o líder do futuro, ideal para quem pretende assumir um cargo de liderança ou se aprimorar em sua função, gerindo organizações de constante e rápida mudança.

Neste programa, o participante tem acesso não somente a conceitos de gestão financeira, mas também a outros, como recursos humanos e marketing, por exemplo, aprendendo a aproveitar e a gerir todas as potencialidades trazidas pela nova era digital, a inovação e a tecnologia do mundo atual.

Assim, o The Digital MBA da Porto Business School une a excelência de um MBA tradicional com a praticidade do universo digital, que está em constante evolução.

Além disso, a modalidade a distância pode ser muito interessante para os estudantes brasileiros, pois ela garante um certificado idêntico ao das aulas presenciais e com a chancela da renomada Universidade do Porto.

Confira também quais são as melhores universidades de Portugal.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube