Saiba quais são as empresas brasileiras em Portugal

Empresas brasileiras em Portugal

Portugal  / 

Portugal e Brasil são considerados países-irmãos e as semelhanças vão muito além do idioma. O país europeu colonizou o gigante sul americano e junto com isso veio a cultura, os costumes, a culinária entre outras coisas. Mas o fluxo não é só da Europa para a América e é possível encontrar empresas brasileiras em Portugal.

Principais empresas brasileiras em Portugal

Dizem que todo o brasileiro se sente em casa em Portugal e com uma grande quantidade de empresas e produtos do Brasil no país europeu isso soa como verdade. Veja abaixo as principais empresas brasileiras em Portugal.



O Boticário

Fundado em 1977, O Boticário é uma das empresas do grupo e tem sua sede na cidade paranaense de São José dos Pinhais, na grande Curitiba.

Com milhares de funcionários, a empresa de cosméticos e perfumes possui uma rede de lojas espalhadas pelo mundo, inclusive em Portugal. No país são 52 lojas, de norte a sul no continente e na Madeira e nos Açores.

Quem disse, berenice?

Uma das marcas do Grupo Boticário, a “Quem disse, berenice?” entrou recentemente em Portugal. Especializada na venda de cosméticos, a franquia já tem três lojas no país europeu, uma na cidade do Porto e duas na capital Lisboa, porém está expandindo e deve chegar a outras cidades portuguesas logo, logo.

Conheça as principais diferenças entre morar no Porto e Lisboa.

Azul / TAP

Em 2016 a companhia aérea brasileira Azul comprou 40% das ações da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) num negócio de 100 milhões de dólares. Dessa forma, as duas empresas atuam em conjunto desde então e formam uma parceria que derruba fronteiras entre Brasil e Portugal.

Rede Globo

A Globo Portugal foi fundada em 2012 em Portugal e é um canal de televisão por assinatura. Com uma programação variada, a emissora transmite programas da TV Globo, GNT e filmes do cinema brasileiro. O escritório da emissora de TV fica na capital do país, Lisboa e é uma das empresas brasileiras em Portugal mais conhecidas devido as novelas.

Rede Record

A emissora de TV do Bispo Edir Macedo começou a atuar em Portugal em 2005 e mantém sua sede em Lisboa. Transmitida em sinal aberto, nela todos os programas que passam no Brasil são retransmitidos no país europeu, além de ter uma programação local.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também atua em Portugal, pois muitos correntistas brasileiros (especialmente funcionários públicos aposentados) recebem seus salários/aposentadorias através do banco. Existem duas agências no país, uma em Lisboa e outra no Porto.

Banco Itaú

O Banco Itaú, outro gigante brasileiro, tem uma agência física em Portugal, na capital Lisboa. Com algumas facilidades para quem divide a vida entre o Brasil e Portugal, ter uma conta no Itaú pode facilitar a vida de algumas pessoas.

Embraer

A Embraer mantém duas fábricas na cidade portuguesa de Évora, na região do Alentejo em Portugal. Em 2016, a multinacional investiu mais de 90 milhões de euros em novos projetos e na preparação para a fabricação de novos modelos de avião da empresa.

WEG

Uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, a WEG S.A tem sua sede mundial na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Com mais de 30 mil colaboradores, a multinacional também tem uma filial em Portugal, na cidade da Maia, no Grande Porto, norte do país.

Odebrecht

A construtora Odebrecht, principal investigada na Operação Lava Jato, atua em Portugal há bastante tempo e está sob investigação por conta da realização de obras públicas no período em que José Sócrates atuava como primeiro ministro do país. O escritório da Odebrecht fica na Grande Lisboa.

Saiba como é morar em Lisboa.

Havaianas

Os famosos chinelos brasileiros são sucesso no exterior, e em Portugal não seria diferente. Antes ter um chinelo nas Havaianas era sinônimo de ter visitado o Brasil, mas agora qualquer pessoa disposta a gastar uns bons euros pode comprar nas lojas das Havaianas em Portugal ou online.

Produtos portugueses no Brasil

Muitos produtos portugueses são facilmente encontrados em lojas, shoppings e supermercados de todo o Brasil. Além dos vinhos de qualidade indiscutível, Portugal exporta para o Brasil azeites e o país da América do Sul consome 1/3 de tudo que é exportado pelo irmão europeu.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.