Você certamente já ouviu falar da imigração de brasileiros em Braga. Desde 2018 a cidade vem ganhando destaque no noticiário do Brasil como um dos destinos mais buscados pelos brasileiros que escolhem Portugal como nova casa. Mas o que leva os brasileiros para Braga? E mais, o que os faz ficar na cidade?
Conversamos com vários brasileiros que vivem na cidade e compartilhamos um pouco da experiência de cada um deles.

Quantos brasileiros moram em Braga?

Segundo o Relatório de Imigração do SEF de 2019, no distrito de Braga, que contabiliza a cidade e o entorno, vivem cerca de 18 mil estrangeiros. O número oficial de brasileiros no ano anterior era de mais de 6 mil, contanto apenas os residentes com autorização de residência.
Ou seja, considerando ainda os residentes com cidadania portuguesa e europeia, assim como aqueles que já adquiriram a nacionalidade por tempo de residência, o número de brasileiros em Braga é muito maior.

Por que os brasileiros escolhem Braga para morar?

Braga é a 7ª maior cidade de Portugal, segundo dados de 2018 são cerca de 181 mil habitantes. Localizada na região norte do país, a menor de uma hora de trem do Porto, a cidade começou atrair brasileiros ainda em 2018 e o movimento migratório se intensificou no ano seguinte.
O que muitos brasileiros veem em Braga é a oportunidade de viver em uma cidade com boa qualidade de vida a um custo mais acessível. No geral, o custo de vida em Braga chegam a ser cerca de 30% menores que no Porto, por exemplo. Se comparado a Lisboa podem chegar a 50% em alguns aspectos como a moradia.
Mas não só o custo de vida mais baixo atrai brasileiros em Braga, a qualidade de vida e as oportunidades de trabalho também. A cidade reúne empresas multinacionais, que oferecem boas oportunidades para os brasileiros que pretendem trabalhar em Portugal.
Braga destino de brasileiros em Portugal
Confira também como alugar quarto em Braga, se vale a pena e custos.

Estudar em Braga

Braga é um importante polo universitário português, a Universidade do Minho, uma das melhores do país, atrai estudantes do mundo todo, ao todo são quase 2.500 estudantes estrangeiros, inclusive brasileiros.
A cidade foi a escolhida por Beatriz Michelle para realizar o doutoramento. A mato-grossense morou em Guimarães inicialmente, em um período no qual tinha aulas nas duas cidades e ia constantemente para Braga.
Ao fim das aulas passou um período em Coimbra e sente a diferença entre as duas cidades para os estudantes, especialmente no que se refere as oportunidades de trabalho. Esse foi, inclusive, um motivo que a fez volta para Braga, a oportunidade de trabalhar em um multinacional enquanto termina a tese de doutoramento.
Recomendo Braga, o estudante aqui facilmente consegue emprego, é barato para morar. É uma cidade bem movimentada, com muitos carros, muito com trânsito, para quem gosta pode ser bom. Oferece mais oportunidades, especialmente para os estudantes que estão se qualificando no país” destaca.
Descubra como estudar em Portugal, quanto custa e melhores instituições.

Trabalhar em Braga

Braga também atrai brasileiros que buscam oportunidades de trabalho, é o caso do Thiago Correia que vive na cidade há quase 3 anos. A oportunidade de trabalhar no jornal regional foi o que levou o jornalista do Rio de Janeiro a se mudar para a cidade. Aliado a isso “a possibilidade de contar com serviços públicos, um custo de vida que eu considero justo na maioria dos aspectos e segurança foram fatores fundamentais“, foram fatores diferenciais.
A oportunidade de trabalho apareceu ainda no Brasil, por isso, quando se mudou já estava com tudo encaminhado para dar sequência na carreira. O jornalista destaca ainda que a cidade oferece boas oportunidades de trabalho, especialmente para profissionais mais qualificados.
Se comparado ao Rio de Janeiro, Braga é uma cidade mais tranquila no que se refere ao trânsito. “Na hora de ponta fica mais intenso, em alguns poucos pontos até pode engarrafar, mas na maioria das vezes por causa de um acidente“, destaca.
Perguntado se recomenda se vale viver na cidade, o Thiago responde que sim, “para mim, vale a pena trabalhar aqui, mas não recomendo alguém vir “na cara e na coragem”, sem ter algo certo” e completa que gosta muito da cidade, “neste momento, não trocaria por lugar nenhum“.
Descubra como é morar em Braga e trabalhar no Porto.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Aposentar em Braga

Braga também o destino de muitos aposentados brasileiros. A capital minhota foi a escolha da Patricia Rezende, no início de 2020 ela se mudou para a cidade com o marido e os 4 filhos. A escolha por Braga se deu por vários motivos, entre eles os custos mais baixos de aluguel, mas que reúne toda a infraestrutura necessária para viver aposentado em Portugal.
O Jorge Fernandes, também aposentado, está em Braga há 4 anos com a família. Antes de se decidir por Braga, já considerava o norte do país como a melhor escolha para viver, uma vez que gosta do clima frio. Braga foi escolhida depois de uma visita a cidade em 2015, os fatores que mais pesaram foram a universidade, a proximidade com o aeroporto (no caso do Porto) e também a facilidade de ir até a Espanha.
Segundo ele, a família gosta muito de Braga, “principalmente pela grande quantidade de eventos culturais populares. Uma cidade alegre com um povo bastante receptivo“.
A Patricia ressalta o mesmo aspecto e acrescenta “a cidade é acolhedora, funcional, trânsito fácil, oferece pontos de turismo e lazer, bons restaurantes e ampla rede de saúde. Me apaixonei pela cidade desde que cheguei, ainda estou por descobrir e conhecer vários lugares históricos, mas sempre uma surpresa boa. A sensação que tenho é de sempre ter vivido aqui em Braga”. 
brasileiros vivem em Braga
Ambos saíram da região sudeste do Brasil, a Patricia do Espírito Santo e o Jorge do interior de São Paulo. Sobre o custo de vida, com toda a variação do real quem se muda como aposentado para Portugal precisa se preparar, apesar dos custos não serem elevados na cidade, a variação cambial pode apertar o orçamento dos mais despreparado.
Se você tem uma renda em real com certa margem para enfrentar as oscilações da moeda real frente ao euro, sem dúvida o padrão de vida aqui em Portugal é melhor que no Brasil. É importante ressaltar para aqueles que se encontram no Brasil com a intenção de vir morar em Portugal que é preciso vir com uma reserva de dinheiro, pois as variações da moeda podem trazer dificuldades para aqueles que contam com uma renda mais baixa, mas sem dúvida o custo de vida aqui é mais barato que no Brasil“, destaca Patricia.

Recomendam viver em Braga como aposentado?

Recomendar ou não a cidade é difícil, pelo menos para o Jorge. No caso dele um dos fatores que pesou na escolha é o frio, por isso se você não gosta das baixas temperaturas, ele é enfático e não recomenda. “Acho que cada um deve procurar o melhor para si sua família. Eu e minha família gostamos do frio e nem todo mundo gosta”, afirma.
Já a Patricia recomenda sim viver em Braga. “Brinco com as amigas que se pudesse traria todas para Braga por ser uma cidade linda e acolhedora, que dispõe de tudo que uma grande cidade pode oferecer e com muita qualidade de vida no que tange à saúde, segurança, lazer e custo de vida” recomenda.

Os brasileiros em Braga são felizes? Querem voltar para o Brasil?

No geral, todos os brasileiros que vivem em Braga com os quais conversei se sentem felizes na cidade e não pensam em retornar ao Brasil. Os principais destaques apontados pela maioria das pessoas são a qualidade de vida, com um custo razoável e as facilidades da cidade, desde a universidade até as opções de lazer. Ao que parece, os brasileiros em Braga encontraram realmente o Eldorado português.
Se esse também é o seu sonho, saiba que é preciso muito planejamento para uma mudança tranquila. Preparamos um material especial para quem pretende começar esse projeto. O Programa Morar em Portugal, é um curso completo, com vídeo-aulas, e-book, fóruns exclusivos e mais. Nele você confere todos os passos para planejar a mudança e começar uma nova vida no país.