Malta

Brasileiros em Malta: veja o que atrai brasileiros para a ilha

Com praias deslumbrantes, um clima sempre agradável e céu azul mesmo no inverno, seria quase impossível não ter brasileiros em Malta. Afinal, essa pequena ilha localizada a sul da Itália tem muito a oferecer: grande história, opções de cultura e entretenimento, custo de vida relativamente baixo quando comparado a outras partes da Europa, altos padrões de saúde, educação e qualidade de vida.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

São muitas qualidades, não é? Mas você tem ideia de como vivem os brasileiros em Malta e o que fazem no país? Será que todos esses atrativos são garantia de uma vida boa em Malta? Continue a leitura que te contaremos!

Tem muitos brasileiros em Malta?

Atualmente, com cerca de 440.837 mil habitantes, conforme dados da Worldometers, Malta possui uma das maiores populações de estrangeiros na União Europeia. São mais de 67 mil pessoas, segundo a agência de estatística Eurostat, sendo que destes, 28.582 são de países fora da Europa, incluindo Brasil.

Mesmo não existindo dados oficiais sobre a quantidade de brasileiros em Malta, o país mediterrâneo reúne uma série de atrativos e virou um destino desejado por muita gente.

Conforme o Portal Consular, a comunidade brasileira em Malta é pequena e reside, principalmente, em Valeta, ilhas de Gozo e de Comino.

Por integrar o Espaço Schengen, Malta permite que brasileiros viajem e permaneçam no país por até 90 dias, sem a necessidade de aplicar um visto prévio de turismo.

Mas atenção, se você pretende passar mais tempo que isso no país, então é melhor ficar a par do que é necessário para morar em Malta, nomeadamente em termos de vistos, custo de vida e de como conseguir emprego.

Perfil dos brasileiros em Malta

Nos últimos anos, conforme pode ser visto em várias notícias de jornais brasileiros, Malta tem se consolidado como um dos destinos procurados por brasileiros que buscam um local paradisíaco para férias ou até mesmo para um período de intercâmbio.

Isso é confirmado por uma pesquisa da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), realizada em 2019, que mostra que a pequena Malta passou a figurar em sexto lugar da lista de países mais buscados por brasileiros para fazer intercâmbio.

Segundo a Associação, uma vantagem que Malta tem é que os estudantes podem trabalhar no país por determinada quantidade de horas durante o seu intercâmbio, assim como acontece na Irlanda. Além disso, Malta oferece menos burocracia e é um destino mais econômico, em comparação com países como a Austrália e Inglaterra, por exemplo.

Malta também foi um dos países que mais levou jogadores de futebol do Brasil em 2018, 31 atletas, segundo a Confederação Brasileira de Futebol.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Comunidade online de brasileiros em Malta

Os desafios de viver em outro país, assim como as oportunidades, favorecem a formação de comunidades de expatriados, e não seria diferente em Malta. Até porque, como sabemos, brasileiros são um povo unido.

Se você tem interesse em conhecer brasileiros em Malta e saber eles vivem, é possível usar a internet a seu favor. Há mesmo uma página de Facebook destinada aos brasileiros em Malta. Tem mais de 12.500 curtidas e reúne diversas informações para quem quer ir morar ou fazer turismo na ilha.

Também há grupos no Facebook criados para reunir a comunidade de brasileiros em Malta ou aqueles que desejam visitar o país, seja para turismo ou intercâmbio.

No site InterNations, também é possível encontrar vários expatriados brasileiros, vindos de cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e todas as regiões do Brasil, que moram em Malta.

Como vive a comunidade de brasileiros em Malta

Saiba também quais são as cidades do exterior com mais brasileiros no exterior.

Brasileiros em Malta: é bom morar no país?

As belas paisagens, praias e clima agradável são indícios de que há muitas semelhanças entre o Brasil e Malta. Mas, além disso, há outras coisas que tornam a vida em Malta familiar.

Por exemplo, por ter uma população formada por cerca de 14% de estrangeiros, Malta, assim como o Brasil, é um país multiétnico e multicultural onde “harmoniosamente, convive uma sociedade plural unida por um amplo mosaico de heranças históricas e culturais”, descreve o Consulado de Malta no Brasil.

Brasil e Malta também partilham a fé cristã católica como religião predominante. Não esqueça que no país se fala maltês, mas o inglês é outro dos idiomas mais falados. Se você está pensando morar em Malta, saiba que os cursos de inglês no país são bem acessíveis.

Segurança

Em relação à segurança, historicamente as taxas de criminalidade em Malta têm sido baixas em comparação com outros estados-membros da União Europeia e outros destinos turísticos.

Além disso, existem cerca de 430 policiais para cada 100 mil pessoas em Malta. Isso é aproximadamente o dobro da taxa dos EUA, Japão, Austrália ou Canadá.

Custo de vida em Malta

Geralmente, Malta é um lugar muito acessível para se viver. No entanto, dois fatores criam certas exceções a esta regra:

  • Como Malta é uma ilha, algumas mercadorias importadas podem ser mais caras;
  • O recente boom econômico e a popularidade do país entre os estrangeiros aumentaram um pouco o custo de vida em Malta.

No ano passado, Malta recebeu cerca de 2,5 milhões de turistas, segundo números do Governo.

Informações extras sobre a vida no país

Há muitas coisas incríveis sobre esse pequeno país do mediterrâneo, confira aqui algumas informações extras sobre Malta:

  • Malta é um país muito conservador e o catolicismo desempenha um importante papel social e político;
  • As crianças devem aprender maltês na escola;
  • O sistema de saúde é excelente e é modelado no NHS, o sistema de saúde do Reino Unido;
  • O sistema de transporte público de Malta consiste exclusivamente em ônibus, e eles não são muito pontuais;
  • As estradas são altamente congestionadas, por isso é importante dirigir com segurança.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre malta e sobre o que atrai os brasileiros para lá, saiba que para visitar o país você precisa de um seguro viagem Europa, pois a ilha integra o Tratado de Schengen. Contrate o seu através do nosso comparador de seguro viagem e boa estadia em Malta!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Andréia Xavier

Andréia é brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares, culturas, comidas locais, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso ela resolveu unir suas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar!

Artigos Relacionados

Fechar