Ótima notícia para os brasileiros que planejam trabalhar e estudar em Malta: o governo de Malta anunciou uma nova política em seu visto de estudante, permitindo que alunos de fora a União Europeia possam estudar e trabalhar legalmente no país.
Essa alteração foi feita com o intuito de simplificar e também atrair os olhares dos intercambistas e imigrantes para o país, tornando Malta mais competitiva nesse cenário educacional.

É possível trabalhar e estudar em Malta?

Grande novidade do ano no país: até o dia 28 de março de 2018 não era possível, porém com essa nova medida as atenções se voltaram para essa pequena ilha no Mediterrâneo.
Porém, vale ressaltar algumas regras e requisitos que irei listar aqui para vocês:

  • É permitido que você trabalhe 20h semanais no país após os três primeiros meses de estudo. Antes de completar esse período de 90 dias é permitido apenas estudar em Malta;
  • Todo o processo de visto é feito no país, tanto para cursos de curta duração quanto o de longa (caso sua intenção seja trabalhar), valendo lembrar que o visto concedido é de no máximo um ano e pode ser renovado;
  • O processo de visto, independente da categoria, leva em torno de 4 semanas para ficar pronto e não é recomendado ao estudante que saia do país até que o processo esteja completo. O valor do visto é de 76€.

Veja aqui o custo de vida e como conseguir emprego para morar em Malta

A medida de trabalho e estudo em Malta já está funcionando?

Esse ainda é um processo  novo, então antes de mergulhar de cabeça na ideia é muito importante que você se muna de todas as informações possíveis e pegue todas as recomendações e instruções da agência ou escola com quem esteja negociando.
Ainda não há um prognóstico com relação a aceitação do mercado de trabalho no país para estrangeiros, nem tão pouco números concretos de quantos compatriotas já estão usufruindo disso, já que só se pode começar a trabalhar após 90 dias de estudo. Portanto, cautela é a palavra chave. Apenas a toque de informação, o
salário mínimo em Malta é de 5€ por hora.
Qual a hora certa para sair do Brasil? Descubra aqui.

Estudar em Malta: por que escolher a ilha para estudar?

O estudante que escolhe Malta como seu destino para estudo no exterior também pode apreciar a fundo um dos pontos mais fortes das ilhas: o turismo.
Malta é um país procurado por turistas de todo o mundo, em especial da Europa, norte da África e Oriente Médio. Atraídos pela beleza natural de suas praias, pelos patrimônios culturais e históricos, pela localização única no mar mediterrâneo e pela alta qualidade de ensino, Malta abriga uma enorme variedade multicultural.
Veja nosso artigo completo com tudo sobre Malta.
O país também tem uma excelente reputação em termos acadêmicos e seus certificados são amplamente reconhecidos por todo o mundo, tanto para os cursos mais tradicionais como para os mais modernos.

Instituições e professores qualificados

A maioria dos professores universitários em Malta são doutores graduados em Oxford, Cambridge, Edimburgo e outras instituições prestigiadas pelo mundo. O estudante que busca estudar e trabalhar em Malta para obter qualificações no exterior tem uma ótima opção ao escolher a ilha como seu destino  – seja para estudar inglês ou qualquer outra área específica de atuação.
Para estudar em Malta, os aplicantes podem requerer um visto, que pode ser estendido para um visto nacional ou uma permissão de residência, de acordo com a duração do curso e da sua intenção de ficar no país.
Existem duas categorias principais de estudantes: estudantes do ensino superior que frequentam um curso no Malta Qualifications Framework Level 5, e outros estudantes que não pretendem obter um certificado de ensino superior, sejam eles de curso técnico ou como na maioria dos casos, estudantes de inglês.
Estudar na Inglaterra: dicas sobre visto e os melhores cursos.

Quando começar a buscar trabalho em Malta?

Os estudantes que desejam estudar e trabalhar em Malta já podem começar a procurar emprego em Malta assim que chegam na Ilha. Porém, só podem começar a trabalhar após os primeiros 90 dias no país (ou a partir da 13 semana para ser mais exato).
Já pensou em estudar na Irlanda? Saiba como aqui.
Um potencial empregador pode decidir empregar este estudante (mas juntos – estudante e empregador) precisam passar pelo processo de contratação de cidadãos de países terceiros – isso inclui provas de que o empregador não pode encontrar um substituto adequado dentro da UE, contrato de trabalho, divulgação de salário, prova de anúncios anteriores mostrando que o empregador tentou cumprir este papel, seguro de saúde, exames de saúde, pagamento de taxa de licença de emprego e todas as outras recomendações do governo para tal.
Além disso, ao conciliar estudo e trabalho, o estudante deve manter a frequência mínima de 75% em suas aulas.
Para quem quiser mais informações a respeito do processo, vou deixar alguns links de onde vieram as referências para esse artigo:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Press Release oficial do governo de Malta
  • Ec English (escola em Malta que publicou a respeito do visto em seu site oficial)