Para quem aguardava o fim da quarentena para dar encaminhamento a seu visto para Portugal, uma boa notícia. O centro de solicitação de vistos para Portugal reabre em 1 de julho (quarta-feira) nas cidades de São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Brasília (Distrito Federal).

Apenas o escritório de Salvador da Visa Facilitation Services Global (VFS, na sigla em inglês) permanece fechado até dia 6 de julho.

Centro de Solicitação de Vistos para Portugal reabre em 1 de julho: paralisação se deu por conta do Covid-19

O fechamento se deu devido às medidas de isolamento social para contenção do coronavírus. E pegou muitos solicitantes desavisados. Alunos aprovados em universidades portuguesas e profissionais com a vaga de trabalho já garantida ficaram à espera do visto.

Agora, enfim, a VFS Global, que é a parceira oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, poderá atender as demandas. No entanto, com algumas restrições.

Saiba como tirar visto para Portugal.

Leia também nosso guia atualizado de como morar em Portugal.

Atendimento só com agendamento

De acordo com o comunicado, os requerentes poderão fazer seus pedidos de visto apenas mediante agendamento.
O acesso aos escritórios da VFS será permitido apenas aos clientes agendados e não será permitida a entrada de acompanhantes, atendendo às medidas de isolamento social. A VFS frisa que ninguém deve comparecer sem agendamento, porque a entrada será proibida.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Horário reduzido

Os escritórios da VFS estão operando com capacidade reduzida, das 10h às 14h apenas.

Casos específicos

Também só serão atendidos os seguintes casos e com algumas regras:

  • Visto para estadas superiores a três meses: pedidos devem ser encaminhados pelo correio;
  • Visto para programas de estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional não-remunerado e voluntariado: pedidos devem ser encaminhados pelo correio;
  • Visto de residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado: apenas pelo correio;
  • Visto de residência para atividade docente, altamente qualificada ou cultural e atividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado;
  • Visto de residência para efeitos de reagrupamento familiar;
  • Visto de estada temporária no âmbito de transferências de cidadãos nacionais de Estados partes na Organização Mundial do Comércio (OMC), no contexto da prestação de serviços ou formação profissional;
  • Visto de residência para o exercício de atividade profissional independente ou para emigrantes empreendedores e startup visas;
  • Visto de estada temporária para tratamento médico;
  • Visto de estada temporária para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico, que será processado apenas quando a presença do acompanhante for considerada essencial (geralmente, para menores e incapazes).

Emissões de vistos que seguem suspensas

Permanecem suspensas as emissões dos seguintes vistos:

  • Visto de estada temporária para o exercício de uma atividade profissional independente;
  • Visto de estada temporária para o exercício de uma atividade de desportiva amadora;
  • Visto de estada temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias (e máximo de 270 dias);
  • Visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada;
  • Visto de residência para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos.

A VFS afirma no comunicado que:

“a suspensão de determinados processos em detrimento de outros é de inteira e total responsabilidade do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal”.

Sendo assim, a retomada das operações em sua totalidade de categorias depende igualmente do referido órgão, sem qualquer interferência da VFS.

centro de solicitação de vistos para Portugal reabre em 1 de julho passaporte

Medidas de segurança

Além de limitar o acesso aos escritórios da VFS, quem fizer a solicitação do visto pessoalmente deverá cumprir com algumas medidas de segurança, a saber:

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Aferição da temperatura corporal antes da entrada;
  • Higienização obrigatória das mãos com álcool gel na entrada;
  • Estão proibidos de entrar nos escritórios aqueles que estiverem com sintomas da doença ou gripe;
  • Proibido o acesso de acompanhantes (que será permitida apenas em caso de evidente necessidade).

Os contatos para esclarecimento de dúvida são (11) 4314-1170 e (11) 4118-6409, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados.