Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estudar fora do Brasil é cada vez mais um diferencial no seu currículo profissional. E os cursos EAD no exterior, ou seja, que você pode fazer remotamente, são excelentes alternativas para alavancar sua carreira.
Esses cursos são disponibilizados por instituições conhecidas mundialmente e oferecem ao estudante benefícios tão atraentes quanto os cursos presenciais, com a diferença que você pode estudar no seu tempo, na hora que quiser, sem prejudicar seu horário de trabalho. Além disso, ao final do curso, você recebe um diploma de uma universidade internacional.
Quer saber mais sobre os cursos EAD no exterior? Então confira este artigo que preparamos para você!

Existem cursos EAD no exterior?

Sim! Existem custos EAD no exterior, tanto gratuitos, quanto pagos.

Como fazer cursos EAD no exterior?

Há muitas maneiras para estudar em um curso a distância fora do Brasil. Instituições renomadas, como Havard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), disponibilizam diversas opções para pessoas do mundo todo.
Se você tem interesse em fazer cursos EAD no exterior, deve, em síntese:

  • Pesquisar os cursos disponíveis no mercado, as universidades e o país;
  • Estar atento ao idioma do curso, pois a maioria das instituições exige fluência na língua estrangeira correspondente (provavelmente, você precisará fazer um exame de proficiência);
  • Analisar o custo do curso, verificar se é viável pagar (se for pago) e, conforme for, juntar dinheiro para isso. Lembre-se de que, dependendo da instituição escolhida, pode ser necessário que você viaje até o local no decorrer de seus estudos. Por isso, se programe financeiramente para a viagem também, se for o caso;
  • Candidatar-se ao curso;
  • Estudar e garantir um diploma internacional;

Observação: se quiser utilizar seu diploma no Brasil, deverá validá-lo junto ao MEC.

Cursos em português

Existem cursos EAD no exterior ministrados em português. No MIT, por exemplo, existem cursos online que são traduzidos para português, tendo em vista que há uma pequena parcela dos alunos vindos de países falantes da língua. Dessa forma, o idioma não seria obstáculo para não iniciar seus estudos.
A Universidade Aberta de Portugal (UAB) também é uma excelente opção para quem não domina uma língua estrangeira e quer estudar a distância em uma universidade portuguesa. A UAB oferece diversos cursos de graduação (licenciaturas) e pós-graduação em diferentes áreas.

Cursos em inglês

A maioria dos cursos EAD no exterior é ministrada em inglês (ou no idioma do país escolhido).

Cursos gratuitos

Algumas alternativas de cursos gratuitos são:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Cursos pagos

Estudar no exterior em um curso pago é a alternativa mais viável, tendo em vista que geralmente são disponibilizadas aulas mais completas do que o curso gratuito e, por emitir o certificado digital, você consegue um “up” no seu currículo.

Curso completo de inglês EAD no exterior

Já pensou em estudar inglês online na Universidade de Harvard? Isso é possível, graças ao método de ensino da ABA English, uma academia de inglês online, onde o aluno aprende inglês no seu ritmo.
O método é baseado principalmente nos ABA Films – são curtas-metragens com atores que falam inglês nativo e conversam situação real. Isso possibilita que o estudante experimente um ambiente de imersão dentro de sua própria casa ou em outro local de sua escolha, já que as aulas são online e podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, no seu computador, tablet ou telefone celular.
EAD no exterior Ingles
Quer saber mais instituições que oferecem cursos EAD no exterior em inglês? Veja algumas boas opções a seguir.

Tem como fazer graduação EAD no exterior?

Sim! Diversas universidades conhecidas e reconhecidas mundialmente oferecem curso EAD no exterior de graduação. A Universidade Aberta de Portugal é um exemplo, mas também há outras maneiras de fazer uma graduação internacional online.
A Coursera, por exemplo, é uma plataforma muito conhecida, que oferece cursos de algumas universidades dos Estados Unidos – como a Columbia, por exemplo.
A Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), maior universidade de ensino a distância da Espanha, também oferece cursos de graduação em áreas, como Arte e Humanidades, Engenharia e Arquitetura e Saúde.
A Open University, uma das mais tradicionais plataformas de ensino a distância do mundo e com sede no Reino Unido, reúne cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento.
Além das instituições mencionadas, a University of People, organização sem fins lucrativos, possui cursos gratuitos de graduação nas seguintes áreas: Administração e Negócios, Ciências da Computação e Ciências da Saúde.
E essas aqui foram apenas alguns exemplos. Segundo o site Study Portals, em julho de 2020 existiam programas ou cursos de EAD em 87 países, algumas regiões não tão conhecidas quando o assunto é educação, principalmente a distância.

E medicina EAD no exterior?

Ainda não é possível fazer faculdade de medicina a distância. Mas, de acordo com o site Universidade do Intercâmbio, a Coursera, empresa na área de educação que possui parcerias com as melhores instituições de ensino do mundo para ofertar cursos online gratuitamente, disponibiliza curso na área de Medicina.
Tem interesse em estudar medicina no velho continente? Então dê uma olhada no artigo que escrevemos e conheça quais são as melhores faculdades de medicina na Europa.

Como pagar por um curso EAD no exterior?

Escolheu um dentre os cursos EAD no exterior e precisa pagá-lo? Basta fazer uma transferência internacional para pagar seus estudos. Você pode fazer transferências internacionais pelo banco, mas a melhor forma de fazer é através de plataformas digitais de envio de dinheiro.
É uma maneira segura e bem mais barata para enviar dinheiro para o exterior. Existem diversas plataformas no mercado, a Remessa Online é a indicação do Euro Dicas para você efetuar o serviço. A operação é feita de maneira simples e rápida pela plataforma sem que você precise sair de casa, e com a menor taxa do mercado.
Você pode conferir o artigo que escrevemos sobre as taxas da Remessa Online e esclarecer todas as suas dúvidas.
Para fazer o pagamento de seu curso, você só precisa acessar a plataforma e realizar seu cadastro preenchendo informações básicas no site. Em poucos minutos, você já poderá fazer pagamentos internacionais, com tranquilidade e segurança, pois as operações da Remessa Online são credenciadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).
Remessa Online facilita pagamento de cursos no exterior: saiba tudo.

Vale a pena fazer um curso EAD no exterior?

Claro que sim! Os cursos EAD no exterior lhe auxiliam a alavancar sua carreira, a melhorar o seu currículo, a se qualificar, aprendendo um idioma, por exemplo, ou se especializando na sua área. Além disso, como os cursos são a distância, você pode fazê-los no seu tempo, pois você terá mais flexibilidade, e sem sair de sua casa!
Outras grandes vantagens desses cursos são o ganho de experiência em estudar em ótimas instituições de ensino, tendo custo baixo e recebendo certificado válido. Ou seja: você terá um excelente custo-benefício, pois você se tornará mais atraente profissionalmente tendo um diploma de um curso de seu interesse em uma das várias renomadas instituições de ensino no exterior.
Empregabilidade e salários para quem estudou no exterior: saiba como aumentam.