Declaração de responsabilidade financeira, veja o que é e como fazer uma

Declaração de responsabilidade financeira, o que é e como fazer uma

Europa  / 

Muitos estudantes que vão estudar fora do país se deparam com o pedido de uma declaração de responsabilidade financeira, ou uma carta de suporte financeiro, para que continuem com o processo de candidatura e/ou matrícula nos cursos.

O que é uma declaração de responsabilidade financeira?

É uma declaração da pessoa que será o responsável por pagar todas as suas despesas durante o tempo que você estiver no exterior.

Em muitos casos essa declaração é pedida ainda no momento do processo do pedido de visto, deixando os estudantes inseguros e confusos sobre o que realmente é essa declaração de responsabilidade financeira.

Também já escrevemos um texto de como estudar na Suécia de graça.

Para que serve a declaração de responsabilidade financeira?

Ela serve para que a universidade e o país saibam que o estudante tem como se sustentar e não precisará trabalhar ilegalmente para ganhar dinheiro.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Saiba também como estudar na Europa de graça.

Como fazer uma declaração de responsabilidade financeira

A declaração de responsabilidade financeira deve conter os dados (RG e CPF) da pessoa que irá sustentar o estudante durante o período que estiver no exterior, os dados do estudante (RG, CPF e Passaporte), a data, o destino e o objetivo da viagem e o grau de parentesco entre o financiador e o estudante.

Essa carta deverá ser assinada e autenticada em cartório.

E lembre-se:
Junto da carta, deve anexar os documentos que exigir no editorial.

Se for você mesmo

Deverá fazer a carta dizendo que você irá arcar com as despesas com o seu próprio dinheiro que está no banco (provavelmente irão pedir para anexar extrato bancário).

Se forem seus pais ou terceiros

Deverão fazer a carta dizendo que irão arcar com todas as suas despesas durante o período que você estiver no exterior (provavelmente também pedirão extrato bancário ou outros documentos que comprovem renda).

Se você tiver bolsa

Deverá ter uma carta comprovando o recebimento da bolsa de estudos.

Veja o passo-a-passo para obter bolsa de estudos em Portugal e bolsa de estudos no Reino Unido.

Documentos a anexar com a declaração de responsabilidade financeira

Cada universidade e país exige uma série de documentos diferentes, por isso tenha atenção ao editorial da universidade e ao que diz na lista de documentos exigidos pelo consulado. Porém é sempre importante ter extratos bancários e comprovante de renda.

Exemplos de declaração de responsabilidade financeira

Existem alguns modelos na internet de declaração de responsabilidade financeira, tanto em inglês quanto em português.

Exemplo de responsabilidade por terceiros

Em baixo você pode conferir um exemplo de uma declaração de responsabilidade financeira.


“Afirmo para fins de inscrição no PROME 01/2014 – Programa deMobilidade da UDESC, que assumo inteira responsabilidade em financiar,quando for necessário e enquanto durar o Intercâmbio, os gastos extras que ultrapassarem o valor da bolsa eventualmente concedida ao acadêmico____________________________ candidato(a) para a Universidade________________________________, de (país)____________no período de______/____ a ________/____,

Declaro que poderei cumprir com esse compromisso.

Florianópolis,____de______________de 20__

___________________________________
Nome Completo do responsável financeiro

___________________________________
Assinatura”

Questione e peça ajuda na sua Universidade

Algumas universidades podem fornecer aos estudantes um modelo de declaração de responsabilidade financeira, portanto, se você ainda está em dúvidas sobre como escrever a sua, pergunte aos seus professores ou diretamente na secretaria da sua universidade. Ou procure no site.

Confira ainda quais são as:

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.