Espanha

Gírias em Espanhol: 20 expressões para falar como um nativo

Curioso para saber quais são as gírias em espanhol mais populares? Falando um pouco de gíria até para se sentir como um local, não é mesmo? Então, anota aí e já vai treinando para a sua próxima viagem à Espanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

As gírias em Espanhol mais comuns (e mais divertidas)

Mola!

Usamos para expressar que gostamos de alguma coisa. “Me mola (filme, música, uma pessoa)”. Seria equivalente ao “legal”, em português.

Mono

Se você encontrar algo que gosta, achou bonitinho, como por exemplo, se uma criança faz alguma coisa que te encanta, pode dizer “mono”. Além de adjetivo, pode ser usado como um substantivo, neste caso, “Esa ropa es una monada!”. Em português, para dizer que você “curte” a roupa.

Dicionário de Português de Portugal: veja as diferenças para o Português do Brasil.

Guay

Você vai ouvir toda hora que uma coisa é guay, é o legal que usamos o tempo todo também. Se usa muito mais dizer que uma coisa é guay que falar que mola. Apesar de ambas as gírias em espanhol serem bem populares.

Chulo

Pode ser usado tanto para se referir a um lugar quanto a um objeto no sentido positivo, isto é, que você gosta. Agora se você ouvir alguém dizendo que “fulano é chulo”, no bom português, quer dizer que essa pessoa “se acha”.

Pedo

Ao usar a palavra se referindo a uma pessoa “que pedo lleva”, é uma gíria para dizer que ela está bêbada.

Quer aprender Espanhol grátis? Veja 10 passos para conseguir.

Caña, doble e tercio

Para quem gosta de apreciar cervejas é importante aprender como elas são chamadas na Espanha. Entre as gírias espanholas podemos conhecer as que se referem a cerveja. Se você quer um copo pequeno de cerveja deve pedir uma caña. Se quer o dobro de um copo pequeno: doble. Tercio é um terço de litro, normalmente a garrafa.

Currar

Dificilmente você vai escutar um espanhol fazendo referência ao trabalho usando a palavra “trabajo”, pois eles preferem usar “currar”.

Borde

Sabe aquela pessoa chata? Então, para falar que alguém é chato em espanhol, se usa a palavra borde.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Já pensou em morar na Espanha? Tudo o que você precisa saber está aqui, confira.

Chorradas

Com chorradas dá para falar muitas coisas, porque possui diferentes significados. Pode ser para dizer que a pessoa está falando besteiras, bobeiras, mentiras, que se trata de “conversa furada”.

Mal rollo

Quando um espanhol precisa dizer que está passando por um mau momento ele usa mal rollo, significa que as coisas não estão indo muito bem.

Pillar

Entre os jovens tudo “pilla” é uma das gírias em espanhol mais populares entre eles. Significa em português quando falamos “peguei ela falando uma mentira” e também serve para dizer que entendeu alguma coisa.

Veja 10 dicas de especialistas para aprender espanhol rápido.

Mala racha

Se você já viu um jogador espanhol ou até mesmo os estrangeiros que falam espanhol dando entrevista, certamente escutou “mala racha”. Com certeza, o jogador em questão é do time que perdeu, porque mala racha é para dizer que está em um mau momento.

Cabreado

Sim, é muito, mais muito usado mesmo pelos espanhóis. Se um espanhol está cabreado significa que ele está zangado, aborrecido ou chateado.

Você sabe qual é a melhor forma de aprender espanhol? Descubra aqui.

Flipar

Está entre as gírias espanholas preferidas dos jovens. Se alguém está flipando, significa que está se divertindo. Se algo flipa significa que algo é divertido. Pode ter certeza, que é impossível ouvir a conversa de jovens espanhóis sem ouvir flipar, flipando.

Para visitar a Espanha, é preciso um seguro de viagem para Espanha. Veja o guia prático para contratar o seu.

Vale

Não é exatamente uma gíria espanhola, porém é importante saber do que se trata porque “vale, vale, vale”, sim, os espanhóis usam muito e em muitos casos, falando várias vezes. O significado é muito simples: é para dizer “ok”. Então, “vale, vale, vale”. O que quer dizer “ok, entendi, não precisa falar de novo”.

Liado

Quando está muito ocupado, cheio de trabalho, por exemplo, eles usam liado, enquanto nós no Brasil, usamos “estou enrolado”. Porém, também pode ser usado para dizer que uma pessoa está com outra. “Fulano está liado com fulana”, significa que estão juntos.

Conheça quais são os tipos de visto para Espanha e como tirar o seu.

Enfadado

Se você está bem irritado pode dizer “estoy enfadado”. É a maneira de deixar claro que está zangado com algo ou alguém.

Pasada

“Qué pasada”, uma das gírias em espanhol bem populares. Se é uma passada é porque é um exagero, um absurdo, segundo quem fala.

Quer fazer um curso de espanhol grátis? Clique neste artigo e descubra como.

Pasta

Não confundir pasta italiana com a pasta espanhola. A pasta italiana é suculenta, enquanto na Espanha é uma gíria para falar de dinheiro. Pasta é dinheiro, que é mais usada do que a palavra dinero.

Rollo

Em português costumamos falar “que negócio é este”, em espanhol eles usam “rollo”.

Com estas gírias espanholas já vai dar para se sentir nativo quando visitar o país.

Veja também esse dicionário espanhol com expressões essenciais.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Artigos Relacionados

Fechar