Masters of Science in Business e Master in Management: quais as diferenças

Europa  / 

Um mestrado em negócios capacita o estudante a obter conhecimentos aprofundados para serem investidos no gerenciamento de empresas e organizações. E hoje você verá o que são e como escolher o Masters of Science in Business e Master in Management.

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

O que é: Masters of Science in Business e Master in Management

Masters of Science in Business e Master in Management são cursos de pós-graduação ligados aos negócios, com o objetivo de fornecer ao estudante conhecimento acadêmico e prático nas políticas empresariais nacionais e internacionais e dar um upgrade na carreira do estudante ou lhe abrir caminhos no setor empresarial.

Um mestrado em negócios ajuda o profissional a melhorar suas habilidades, incluído a compreensão de declarações de renda e fluxos de caixa, por exemplo, além de aumentar as oportunidades de empregos e melhores cargos, com um diploma dessa natureza, tornando o profissional mais competitivo no mercado de trabalho.

Tópicos como: finanças, contabilidade, administração, marketing, estratégia de negócios internacionais, logística, entre outros, são incluídos na maioria desses programas de mestrado. Quem completa um mestrado em negócios possui muitas carreiras a escolher, como: gerente financeiro, analista financeiro, consultor de gestão, gerente de contabilidade, entre outras.

Principais diferenças em relação ao MBA

Masters in Sciences (MSC) e Masters in Management (MIM) são cursos similares entre si, porém diferentes do MBA, apesar de serem pós-graduações em administração. No MIM e no MSC, as aulas têm um foco mais técnico e menos relacional do que o MBA. Neste sentido, o MIM e MSC não são cursos adequados para quem quer assumir responsabilidade gerencial; neste caso o curso adequado é o MBA.

Outro ponto é sobre o estágio da carreira: MIM e MSC são cursos voltados para profissionais recém-graduados, em início de carreira (que tenham de 1 a 2 anos de experiência, em média). Quando o profissional está em desenvolvimento de sua carreira e já possui mais a partir de 4 anos de experiência, o curso mais recomendado é o MBA.

Os currículos de MBA são também mais orientados na prática, principalmente por meio de estudos de caso e compartilhamento de experiência de trabalho dos alunos em sala de aula. Por outro lado, os programas do MIM incluem mais teoria, particularmente quando levam a um mestrado em ciências.

Outra diferença entre o MIM e MSC em relação ao MBA é a idade média. No primeiro caso, o profissional tem, em média, 23 anos de idade. Já no segundo, 27. O custo do curso também é outro diferencial: MIM e MSC têm um valor médio de USD 40 mil; já um MBA em uma escola de negócios custa em torno de USD 100 mil.

Vantagens de uma formação no exterior: descubra as 10 principais.

Masters of Science in Business e Master in Management: como funciona o processo

Programas de Masters of Science in Business e Master in Management podem ter duração de um ou dois anos, de acordo com o país escolhido, com a instituição e o programa específico. Além disso, diversos programas são oferecidos nos formatos de ensino a distância, em meio período ou acelerado.

Normalmente, a primeira parte do curso engloba um conjunto de disciplinas obrigatórias, como análise em gestão, cultura empresarial, empreendedorismo, fundamentos de gestão, entre outras. Depois, os estudantes escolhem cursos mais especializados, de acordo com sua área de interesse, como, por exemplo: comunicação corporativa, economia, finanças, contabilidade e outras.

Empregabilidade e salários para quem estudou no exterior: saiba como aumentam.

masters of science in business management curso

Após obter seu diploma de mestrado, o estudante terá experiência em gestão de negócios, além de uma vantagem competitiva quando se candidatar a empregos ou mudar de função dentro das organizações onde trabalhe.

Masters of Science in Business e Master in Management: como escolher o seu

Há várias opções de mestrados empresariais nacionais ou internacionais. Primeiramente, você deve saber onde pretende cursar e pesquisar bastante o país e a universidade escolhidos. Sites como EstudarFora e Universia são boas fontes de informação para você saber mais sobre universidades, cursos, bolsas de estudo, etc. Pesquisar rankings, como o Top Universities e o ranking do Financial Times também te ajuda a escolher a melhor opção.

London Business School, em Londres, e The Lisbon MBA, em Lisboa, são algumas escolas de negócio renomadas mundialmente.

Outra informação importante é ter em mente se você vai estar trabalhando em tempo integral durante o curso; neste caso, talvez seja interessante procurar por opções a distância.

Como vimos, a duração do curso depende do país e da instituição. E isso também influencia no custo do seu diploma. Por isso, é importante consultar a instituição (ou as instituições) escolhida(s) para entender quais são suas mensalidades e taxas. Além disso, deve considerar, ainda, custos com materiais didáticos, transporte para e da universidade, se aplicável, bem como moradia, alimentação, entre outros pontos.

Quanto custa estudar na Europa: descubra os custos detalhados.

Financiamento estudantil: Prodigy Finance

Estudar no exterior requer muito planejamento financeiro, pois o estudante precisa arcar não apenas com o custo do curso, mas também com sua manutenção em outro país. Por isso, nem todos que querem investir em sua carreira conseguem, tendo em vista que os custos para estudar nas melhores escolas de negócio do mundo são elevados e as bolsas de estudos são limitadas a alguns estudantes e concedidas por mérito ou por necessidade.

Mas se você tem vontade de cursar Masters of Science in Business e Master in Management e não tem orçamento para isso, a Prodigy Finance pode solucionar seu problema, pois a instituição possui um modelo de financiamento sem fronteiras que concede empréstimos a tarifas competitivas para estudantes de mais de 150 nacionalidades em mais de 600 escolas de negócio do mundo todo ou em uma instituição de pós-graduação participante do programa.

Os financiamentos são feitos por ex-alunos e não são todos os cursos de todas as instituições que têm parceria com a Prodigy. Os empréstimos são para cursos de pós-graduação ligados a Negócios, Engenharia, Direito, Ciências da Saúde e Políticas Públicas. Mas na página da Prodigy você pode verificar todas as universidades parceiras e saber se a sua possui parceria com a instituição.

Veja também dicas de como fazer mestrado no exterior.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.