Após recordes de casos da variante Ômicron, a nova onda de Covid-19 em Portugal começa a registrar queda no número de casos. Com isso, o Conselho dos Ministros está preparando novas medidas de alívio às restrições para turistas e moradores. Entenda como está o cenário da doença no país e quais devem ser as exigências para nos próximos meses.
Portugal prepara alívio de restrições contra a Covid-19
Vários países europeus estão eliminando algumas restrições no combate a Covid-19. Portugal é um deles, mas o país deve seguir um calendário um pouco mais cauteloso.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está preparando o país para uma adaptação para lidar com a Covid-19. Para isso, estão usando os mesmos mecanismos de vigilância aplicados à gripe.
As novas medidas devem entrar em vigor durante a primavera e verão, que começa em março no país. Atualmente, a vigilância é feita de pessoa a pessoa, com a obrigação de testes. Uma das mudanças é a gradual transição para uma vigilância por amostragem.
A curva de incidência da Ômicron começou a baixar
Após registrar recordes de casos de Covid-19 por conta da variante Ômicron, no dia 3 de fevereiro de 2022, o país registrou 50.477 novos casos e 53 óbitos, e já a curva já começa a baixar, como se pode ver abaixo:
Nesse mesmo dia, o país atingiu a marca de 2.795.830 casos e 20.077 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.
Especialistas apontam que o país chegou ao pico da nova onda da pandemia, causada pela variante Ômicron. Com isso, eles vêm uma redução no número de casos, mortes e internamentos nas próximas semanas. O que é uma porta aberta para o relaxamento das restrições.
Aliás, o número de casos em enfermaria por conta da doença em Portugal já começou a descer.
A taxa de vacinação é elevada
Enquanto o número de casos cai, a taxa de vacinação também é bastante elevada – o país tem a maior taxa de vacinação de toda União Europeia. Com 15.212.273 doses aplicadas, 90,5% da população em Portugal já está com o esquema vacinal completo, ou seja, duas doses ou dose única.
Além disso, segundo dados disponibilizados pela DGS, cerca de 49,6% da população também já recebeu uma dose de reforço da vacina contra a covid-19.
Considerando apenas o esquema vacinal inicial, sem a dose de reforço, Portugal é o 11.º país com a maior taxa de doses administradas por 100 habitantes do mundo. Já quando se trata de porcentagem da população, o país ocupa a 2.ª posição, perdendo apenas para os Emirados Árabes Unidos.
E outra notícia positiva: em Portugal, as crianças também já estão tomando a vacina. Crianças a partir de 5 anos já estão sendo imunizadas no país.
O Conselho dos Ministros suspendeu a obrigatoriedade dos testes negativos para entrar em Portugal
No dia 3 de fevereiro de 2022, o Conselho dos Ministros aprovou um comunicado que suspende a obrigatoriedade dos testes negativos para que turistas entrem em Portugal. Será publicado um decreto que permitirá que turistas entrem no país somente com o Certificado Digital da União Europeia ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.
ENTRAR EM CONTATO →O fim da exigência passará a valer no dia seguinte à publicação do decreto, mas ainda não foi informada a data para o novo requerimento entrar em vigor.
Mas o Certificado Brasileiro de Vacinação ainda não é aceito
No entanto, vale lembrar que o Certificado Brasileiro de Vacinação não é aceito no país por falta de reciprocidade.
Isso porque, Brasil e Portugal ainda não fecharam um acordo de reciprocidade para reconhecimento mútuo de seus certificados de vacinação. Apesar disso, os países estão em negociações para que o certificado brasileiro seja aceito.
Sendo assim, brasileiros podem entrar em Portugal, mas precisam ainda apresentar o teste negativo à covid-19. Ainda é necessário aguardar mais informações e decretos oficiais para saber se o certificado brasileiro passará a ser aceito no país.
Retorno à normalidade a partir de março?
Acredita-se que Portugal deve começar a retomar a normalidade a partir de março. Com a queda no número de casos e a ampla cobertura da vacinação.
Aliás, o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa apontou que estudos mostraram que a Covid-19 deve passar a ser uma doença como a gripe comum e que a sociedade poderá ter imunidade ao vírus depois de fevereiro.
Por isso, as medidas de saúde devem ser parecidas com os cuidados com gripes comuns que todo o país já está acostumado.
Sendo assim, se você pretende viajar para Portugal nos próximos meses, é importante ficar de olho nas notícias para saber quais são as restrições no país. Acompanhe o Euro Dicas para saber de todas as novidades.