O SEF passou a contar com mais 50 funcionários para atendimento telefônico. O intuito é melhorar e acelerar processos do estrangeiro em Portugal.

sef aumenta servicos telefonicos e de atendimento
Índice Atendimento do SEF: o que mudou?

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em Portugal, alargou o serviço telefônico de informações e agendamentos para os estrangeiros tratarem de vistos ou autorização de residência, assim como o número de vagas diárias para atendimento presencial.
As mudanças foram realizadas no dia 17 de dezembro de 2018, e o intuito é a “melhoria do atendimento ao público e na celeridade da instrução processual“.

Atendimento do SEF: o que mudou?

Segundo nota enviada à Agência Lusa, o Centro de Contato do SEF passou a contar com 50 funcionários a mais, pois “tinha vindo a sofrer uma redução de meios humanos que, agora, é colmatada com a entrada de novos colaboradores“. Confira as mudanças:

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

Centro de Contato

  • Horário alargado em mais de 3h30 passando a funcionar das 08h às 20h, de 2a. a 6a. feira (exceto feriados);
  • Dobro dos funcionários;
  • Atendimento disponível em 22 línguas: Português, Alemão, Amharic (língua da Etiópia), Árabe, Cazaque, Crioulo de Cabo Verde, Crioulo de São Tomé e Príncipe, Espanhol, Francês, Georgiano, Hindi, Húngaro, Inglês, Nepali, Persa, Romeno, Russo, Tigre (língua falada no nordeste de África), Turco, Ucraniano e Uzbeque.

Nesse sentido, ainda de acordo com o SEF:

A capacidade de resposta foi aumentada, acompanhando as melhorias realizadas nos canais digitais, ao longo deste ano, com a disponibilização do novo portal do SEF e com o melhoramento do portal de informação ao imigrante, bem como com a entrada em funcionamento do novo sistema de agendamentos online, através do registo na área pessoal do portal do SEF.

Agendamento do SEF no Brasil: saiba se é possível fazer antes de chegar a Portugal.

Atendimento Presencial

  • Novo sistema de gestão de agendamento com um total de mais de 1.800 vagas diárias em todos os balcões do país, para o tratamento de diversos assuntos;
  • Reorganização dos recursos humanos, disponibilizando um total de 124 funcionários para atendimento a nível nacional.

Renovar a residência em Portugal, veja o procedimento passo a passo.

Outras mudanças que agilizam o serviço do SEF

O SEF já vem realizando algumas mudanças de forma a otimizar o atendimento aos estrangeiros e agilizar alguns processos. Em junho de 2018, por exemplo, houve uma descentralização dos atendimentos. O que permitiu aos estrangeiros residentes em Portugal marcarem deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.
Além disso, o SEF indica que aguarda o lançamento de um concurso para 116 novos funcionários para a carreira não policial.
Veja o documento que simplifica o pedido de vistos para Portugal e como utilizar esse benefício.
Saiba mais sobre Concurso Público em Portugal para Brasileiros.

O que é o Centro de Contato do SEF?

O Centro de Contato é um serviço de atendimento telefônico destinado a informações e agendamentos ao estrangeiros residentes em Portugal, para se deslocarem ao SEF e tratarem da sua permanência no país.
Os números de contato são:

  • Telefone (para rede fixa): (+351) 808 202 653
  • Telefone (para rede móvel): (+351) 808 962 690

Horário de atendimento: 8h – 20h?? (dias úteis)?
Você pode entrar em contato, também, através do e-mail: [email protected] ou fax: (+351) 214 236 640.
Quer tirar visto para Portugal? Tudo o que você precisa saber está aqui.