A Câmara Municipal do Porto lançou uma plataforma especializada para quem deseja estudar na cidade: o site Study in Porto. Confira como ele pode te ajudar a realizar o sonho de estudar em Portugal.
Site Study in Porto: o que você vai encontrar
Um novo site, lançado recentemente, pela prefeitura do Porto, promete auxiliar quem tem interesse em estudar na cidade, mas não sabe por onde começar. Sejam portugueses ou estrangeiros. No portal Study in Porto, o candidato a estudante encontra informações úteis, em inglês e português.
Entre o conteúdo disponível na plataforma, há indicações dos cursos disponíveis por área, das faculdades e universidades locais, das possibilidades de alojamento, e até dicas sobre como se mover pela cidade, vagas de estágio e dicas de atividades culturais.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Estudar, viver e trabalhar no Porto
A ideia do portal é atrair talentos para a cidade, divulgando as instituições de ensino, mas também viabilizando a permanência dos estudantes no Porto.
Por que o Porto?
A cidade do Porto fica localizada no norte de Portugal e é a segunda maior localidade do país, perdendo apenas para a capital, Lisboa.
O Porto é um importante centro econômico e industrial, o que ajuda muito os estudantes em busca de estágio e colocação profissional.
Dicas para estudar no Porto
No site Study in Porto, você pode inserir o curso que busca no campo “Procurar cursos”, logo na homepage.
Na sequência, o buscador irá te apresentar as opções disponíveis na cidade. Por exemplo, fizemos uma simulação no dia 7 de setembro, para cursos de arquitetura. O resultado foram 10 cursos selecionados.
No entanto, na data, todas as informações ainda não se encontravam disponibilizadas no site – por ser ainda recente, melhorias devem ser implantadas em breve no site.
Agora, se você entrar em “Estudar”, depois “cursos” e digitar o curso desejado ou área de conhecimento, poderá ver a relação dos cursos disponíveis, qual a instituição os oferece, se privados ou públicos, e ainda o turno (diurno ou noturno). E poderá ir atrás da universidade para obter mais detalhes.
A página sobre as universidades da cidade já está completa, e remete o estudante para o site de cada uma das instituições. A plataforma apresenta as universidades divididas entre públicas, privadas e institutos politécnicos.
Dicas para viver no Porto
No link “Dicas para viver”, o site Study in Porto apresenta algumas recomendações. Por exemplo, ele explica que os valores das universidades e dos cursos variam e que o melhor a fazer é buscar as informações diretamente na instituição. As universidades públicas também são pagas em Portugal. E a mensalidade é chamada de propina.
Os valores são anuais e você pode, ou não, parcelá-los. Geralmente, estudantes com nacionalidade europeia ou vindo de países de língua portuguesa, como o Brasil, têm descontos.
Sobre a questão do visto, a recomendação também é buscar explicações na embaixada ou consulado de seu país.
Nós adiantamos para você que, para estudar em Portugal, você vai precisar, primeiro, fazer sua solicitação junto ao Centro de Solicitação de Visto de Portugal, apresentando os seguintes documentos:
- Carta de aceite emitida pela instituição de ensino portuguesa ou matrícula;
- Declaração assinada pelo próprio estudante informando os seus objetivos (recomendável);
- Comprovante de meios de subsistência, como Declaração do Imposto de Renda, comprovante de bolsa de estudo ou termo de responsabilidade financeiro assinado por um familiar;
- Seguro médico internacional de viagem ou PB4;
- Comprovante de alojamento, como declaração de alojamento na universidade, contrato de aluguel ou carta-convite;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Autorização para consulta do registo criminal português pelo Serviço de
- Estrangeiros e Fronteiras;
- 02 fotos 3×4 recentes e coloridas;
- Cópia do passaporte válido com prazo não inferior a um ano e três meses;
- Declaração de ciência que não deve viajar para Portugal sem visto;
- Cópia do documento de identidade;
- Cópia do pagamento da matrícula e das propinas (mensalidades), quando aplicável;
- Formulário do pedido de visto devidamente preenchido.
Depois, já em Portugal, você vai precisar solicitar a Autorização de Residência junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF.
Além destas informações, o site Study in Porto ajuda na busca por moradia, indicando os lugares mais procurados pelos estudantes na cidade para se hospedar. Há opções das próprias universidades e também quartos compartilhados, como no Uniplaces.
Conheça também o Cartão Porto e obtenha vários descontos na cidade.
Custo para viver na cidade
A plataforma ajuda, ainda, em um cálculo estimado de quanto um estudante precisa para morar no Porto e estudar.
No total, segundo o site, 707.50 euros são suficientes para um estudante. Sendo:
- 350 euros para alojamento;
- 200 euros para alimentação;
- 22,50 euros para transporte;
- 35 euros para telefone e internet;
- 100 euros para lazer e outras atividades.
E há dicas para economizar também.
Dicas do dia a dia e mais
Em “Dicas do dia a dia”, o candidato a estudante encontra informações relevantes sobre atendimento de saúde, mercado de trabalho, opções de cultura e lazer da cidade e informações sobre o transporte no Porto.
Como é morar no Porto?
O Porto fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Lisboa. E é a segunda cidade em número de habitantes e oportunidades de emprego.
A cidade tem um importante polo industrial, um relevante porto, e muitas universidades.
No Porto ficam a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Portucalense, a Universidade Lusófona e o Instituto Politécnico.
A cidade tem criminalidade baixa, clima agradável, infraestrutura boa, mas, no entanto, tem custos mais elevados do que as cidades menores de Portugal.
Além disso, você precisa estar preparado para conviver com turistas boa parte do ano, o que implica em produtos e serviços mais caros.
É uma cidade repleta de atrações e opções de cultura e lazer. Entre os pontos turísticos do Porto estão:
- Casa da Música;
- Serralves – Museu de Arte Contemporânea;
- Museu de Transportes e Comunicações;
- Estação de São Bento;
- Coliseu do Porto;
- Palácio da Bolsa;
- Café Majestic;
- Livraria Lello;
- Ponte D. Luís I;
- Parque da Cidade.
Melhores bairros para morar
De forma geral, os lugares mais procurados para morar no Porto são:
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.
ENTRAR EM CONTATO →- Aldoar;
- Bonfim;
- Cedofeita;
- Santo Ildefonso;
- Paranhos;
- Ramalde;
- Ribeira;
- São Nicolau;
- Sé.
Confira nosso guia atualizado com tudo o que você precisa saber para morar em Portugal.
Trabalho no Porto
As principais atividades econômicas na cidade são a indústria, serviços, atividades portuárias e turismo.
No Porto estão as melhores oportunidades de trabalho do norte de Portugal. E as oportunidades são maiores ainda para quem é da área de tecnologia.
Porto ou Lisboa?
Tanto Porto quanto Lisboa são excelentes cidades para se viver, com segurança e muitas oportunidades.
No entanto, como capital, Lisboa sempre sai na frente entre as opções mais buscadas por brasileiros, por ser a primeira em termos de habitantes e oportunidades de emprego. Mas isto tem um custo: ela é mais cara do que o Porto.
De acordo com o portal Numbeo, o Porto tem aluguel 20,86% mais barato do que Lisboa. Os preços ao consumidor são 0,61% mais baratos no Porto. E os restaurantes são 9,21% mais em conta.
Se você não tem nenhum interesse específico em Lisboa, o Porto pode ser a opção mais acessível financeiramente, sem perder a característica de ser uma cidade grande, com muitas oportunidades de estudo e trabalho. Veja o nosso artigo comparativo completo entre Porto e Lisboa.
Agora, se você busca opções ainda mais em conta, vale a pena ler nosso artigo sobre as melhores cidades pequenas de Portugal para morar. Boa sorte!