Viajar para Portugal, precisa de visto?

Portugal  / 

Quando planejamos uma viagem, o primeiro passo é separar o passaporte (e verificar a validade dele) e o segundo passo é verificar se o país precisa de visto para visitá-lo.

A boa notícia: para viajar para Portugal precisa de visto? Não, se viajar para Portugal a turismo (assim como para países do Espaço Schengen). Você pode permanecer no país por até 90 dias passeando e visitando lugares incríveis.

Veja também a nossa lista de cidades da Europa mais baratas para viajar.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quando é que viajar para Portugal precisa de visto?

Agora, se você pretende morar em Portugal, sim, você precisará obrigatoriamente de visto.

Seja para trabalho, estudo, aposentadoria, investimentos, pesquisa ou voluntariado, viajar para Portugal precisa de visto.

Como já escrevemos, o visto para morar em Portugal deve ser feito sempre no seu país de origem, ou seja, se você mora no Brasil, precisa solicitar o visto em um Consulado de Portugal no Brasil mais próximo de você.

Se está planejando morar em terras lusitanas, sugerimos ler como morar em Portugal.

O que acontece se eu viajar sem visto?

Se você viajar sem visto para morar em Portugal, você pode ser deportado ainda no aeroporto, ou então, ser pego pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e ser mandado de volta para o Brasil e ficar proibido de entrar novamente na Europa por longos anos.

O que é necessário para viajar para Portugal?

Para viajar para Portugal para passear é necessário ter um passaporte com validade superior a 3 meses, um seguro de saúde (privado – recomendamos a Seguros Promo – ou gratuito, como o PB4, por exemplo) e a reserva de um hotel no período da sua estadia ou então a carta convite de um amigo ou familiar, informando que você vai se hospedar na casa dele.

Carta Convite para Portugal

Para que a carta convite seja aceita no aeroporto, são necessários os seguintes dados:

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Nome completo de quem hospeda;
  • Nome completo de quem visita;
  • Endereço completo de onde ficará hospedado;
  • Tempo da estadia exata (ex: de 22/06/2017 a 01/07/2017);
  • Número do passaporte de quem visita, assim como número de identidade e profissão;
  • Número do título de residência de quem hospeda ou então o número do Bilhete de Identidade e a profissão.

A carta convite deve ser feita por quem está recebendo a visita em Portugal e deve conter o máximo de informações, como grau de parentesco, motivo da visita (férias, por exemplo) e, etc.

Não economize nas informações, assine o documento, e envie para a pessoa que irá viajar imprimir e trazer impresso para apresentar ao policial da imigração na entrada do país. Veja um exemplo da carta convite que preparamos para você.

Seguro de viagem

Ao embarcar para Portugal também é necessário contratar seguro de viagem. Há um acordo entre alguns países Europa que torna obrigatório aos estrangeiros possuírem seguro de viagem para atendimentos emergenciais, se necessário, durante a viagem. E Portugal é um deles.

É necessário que o seguro de viagem cubra desde o dia do embarque até o dia do desembarque no Brasil.

É possível fazer a cotação e contratar o serviço online! O processo é bastante simples e os preços acessíveis. Se você não sabe onde procurar as melhores seguradores, indicamos a Seguros Promo, site comparador de preços de seguros online.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Dica importante para falar com o agente de imigração

Lembre-se de manter a calma na imigração e responder somente o que lhe foi perguntado.

É completamente normal os policiais fazerem perguntas sobre sua viagem, se é a primeira vez que visita o país, quantos dias irá ficar, onde se hospedará, o que que você quer conhecer no país e quanto dinheiro trouxe.

São questões de segurança e que a maioria dos países faz para ter controle de quem entra em seu território.

Visto de estudante

Agora, para quem pretende viajar para Portugal para estudar, como dissemos no início do texto, sim, é necessário fazer o visto ainda estando no Brasil.

Para o visto de estudante para Portugal, você vai precisar ter a sua carta de aceitação da universidade portuguesa, um passaporte válido, um seguro de saúde, carteira de vacinação internacional, meios de subsistência do país, entre outros documentos.

Saiba mais detalhes sobre o visto de Estudante de Portugal.

Veja também todos os tipos de visto para Portugal e como solicitar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.