Aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online: como fazer

Fazer compras de imóveis em outro país pode ser um processo demorado e complicado. O principal motivo é o valor alto de envio de dinheiro para o destino onde será efetuada a compra. Mas as plataformas digitais podem ajudar nesse processo. Veja como fazer a aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online.

É possível fazer a aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online?

Sim. A Remessa Online, plataforma de remessa de dinheiro para o exterior, é o primeiro sistema totalmente online para realização de pagamentos. Os fechamentos de cotação são realizados de maneira online e em tempo real.

Como transferir dinheiro para o exterior para comprar imóveis pela Remessa Online?

A Remessa Online é uma plataforma segura e intuitiva. Isso quer dizer que o processo pode ser mais rápido do que se feito por bancos físicos, ou outras maneiras mais antigas de fazer transferência financeira do Brasil para o exterior.

Para isso, basta seguir um passo a passo simples. Veja:

Passo a passo

Vamos supor que você comprou um imóvel no Porto, segunda maior cidade de Portugal, e precisa efetuar o pagamento. Siga as seguintes etapas:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

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1. Acesse o site da Remessa Online e faça seu login. Se ainda não tiver, siga com o cadastro;
2. Na área de “Histórias”, crie um “novo envio”;
3. Siga em “Criar um novo envio” e selecione para quem você vai enviar a remessa. Neste caso, “para outra pessoa ou empresa”;
4. Informe qual o motivo do envio. Para aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online, siga em “Compra ou aluguel de um imóvel”;
5. Confira os requisitos da transferência e siga em “próximo”;
6. Informe o valor total do pagamento na moeda que deseja transferir. Para um imóvel em Portugal, seria em “euro”;
7. Insira os dados do beneficiário (incluindo o endereço), o país onde está o banco, e os códigos da conta.

O pagamento deve ser efetuado até às 16 horas do dia útil seguinte à solicitação da remessa. Este é o prazo válido em dias úteis, de segunda a sexta-feira. A identificação do pagamento leva de 2 horas até cerca de 2 dias úteis, após a identificação do pagamento, dentro do horário comercial brasileiro.

Entenda mais sobre pagamento de serviços no exterior com a Remessa Online.

E quais são os limites da Remessa Online?

Existem dois tipos de limites da Remessa Online, a depender do seu tipo de cadastro, que pode ser simples ou completo. Provavelmente, a depender da aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online que você pretende fazer, o ideal seria ter o cadastro completo.

Veja a diferença entre eles:

Cadastro simples

No formato de cadastro simples, o remetente terá um limite de valores diário e anual para realizar as suas transferências internacionais. Não é preciso enviar documentos e tem um limite pré-aprovado:

  • Limite para cadastro simples DIÁRIO: R$ 37 mil por dia;
  • Limite para cadastro simples ANUAL: R$ 75 mil por ano.

Esses valores são válidos para clientes cadastrados a partir de outubro de 2019. Anterior a este período, se mantém o limite anual de R$ 65 mil por ano.

Além disso, é importante avisar que não existe um limite mensal: é preciso distribuir os R$ 75 mil pelo ano vigente. Por exemplo: você pode enviar o valor de R$ 37 mil duas vezes no mesmo ano ou distribuído entre os meses.

Cadastro completo

Se no seu caso for enviar dinheiro para aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online, provavelmente você terá que fazer o cadastro completo. O limite é definido de acordo com os seus documentos enviados de comprovação do imposto de renda.

Para isso, é preciso enviar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação válido e legível que pode ser RG, CNH, RNE, passaporte, carteira de identificação profissional ou funcional;
  • Comprovante de residência no Brasil emitido há até 90 dias. A plataforma aceita fatura, extrato, boleto bancário ou conta de consumo. É preciso estar em seu nome, do cônjuge ou de seus pais;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física do ano vigente;
  • Recibo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física do ano vigente.

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Simulação de envio de dinheiro pela Remessa Online

Para saber quanto sairia o custo do envio de dinheiro para aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online, fizemos uma simulação no valor de 300 mil reais.

Valor enviado em reais R$ 300 mil
Câmbio comercial* R$ 6,3419
Custo da Remessa Online (de Real para Euro)** 1,30%
Tarifa bancária*** R$ 0,00
IOF 0,30%
VET**** R$ 6,4488
Tempo de envio De 2 horas até 2 dias úteis
Beneficiário recebe 46.520,59€

* Valor do câmbio do dia 10 de novembro de 2020.
**Para outras moedas, como dólar americano, dólar canadense e libra a taxa é diferente e progressivo.

*** A tarifa bancária cobrada pela Remessa Online é de R$ 5,90. Em remessas acima de R$ 2.500, a tarifa não é cobrada.
**** VET: Valor final da cotação com todos os impostos e tarifas incluídos.

Documentos necessários para aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online

Para compra de imóveis, é necessário enviar o contrato de compra e venda assinado. A Remessa Online dá um prazo de até 2 horas úteis para a análise dos documentos. O documento deve estar em nome do cliente cadastrado na Remessa Online e assinado pelas duas partes.

É mais barato enviar o dinheiro pela Remessa Online?

Para avaliar se a Remessa Online é a forma mais barata de enviar dinheiro para aquisição de imóveis no exterior, fizemos um comparativo com outra plataforma, a TransferWise.

Utilizamos o mesmo valor de envio de R$ 300 mil para recebimento do beneficiário em euros:

Plataforma Valor enviado Valor recebido pelo beneficiário
Remessa Online R$ 300 mil EUR 46.520,59
TransferWise R$ 300 mil EUR 45.888,05

Ao contrário das plataformas digitais, os bancos cobram uma tarifa mais alta por operação. No caso do Itaú, por exemplo, a tarifa por operação online tem um custo fixo de R$ 110 + a cotação de câmbio do momento + percentual sobre o valor.

Em comparação com as taxas cobradas pelas plataformas, os bancos tradicionais cobram bem mais caro apenas pela tarifa por operação.

Remessa Online ou TransferWise: veja qual é a melhor para cada caso.

Vale a pena fazer a aquisição de imóveis no exterior via Remessa Online?

Sim. Se avaliarmos o total recebimento pelo beneficiário na simulação acima, o envio através da plataforma Remessa Online é o mais barato: veja que o valor recebido pelo beneficiário é o maior entre as 3, o que quer dizer que o custo da operação é menor.

Além disso, a Remessa Online é segura: são autorizados pelo Banco Central do Brasil e utiliza a tecnologia HTTPS, que permite checar a autenticidade do servidor e do cliente por meiose certificados digitais. As informações de tráfego também são criptografadas. Nós recomendamos. Entre no site da Remessa Online e faça a cotação do seu envio.

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

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