Cresce, anualmente, o número de brasileiros que pretendem solicitar cidadania europeia. O número de imigrantes que chegou ao Brasil é alto e, cada vez mais, brasileiros buscam o documento para conseguirem viver na Europa. Para isso, saiba a forma mais fácil e rápida de buscar certidões portuguesas na internet, documento importante para anexar no seu pedido.

Buscar certidões portuguesas para pedido de nacionalidade

Tem algum parente português, ou descobriu recentemente ser descendente de judeus sefarditas? Caso não tenha cópia dos documentos, saiba que será necessário buscar certidões portuguesas para dar entrada no pedido de nacionalidade do país.
A Certidão de Nascimento do seu parente português, cuja ascendência você quer ligar à sua, é um dos principais documentos que devem constar no pedido de cidadania portuguesa. Será preciso localizar e emitir uma via atualizada deste, e de outros documentos, se for o caso.
Na maioria das situações, o documento é antigo e o processo de busca pode ser demorado. Por isso, existem algumas maneiras de facilitar a busca: através da contratação de uma assessoria especializada, que irá correr com o seu processo ou ir para Portugal e procurar nos cartórios locais, as chamadas Conservatórias ou Arquivos Distritais.
A terceira solução é através do site Civil Online, onde é possível buscar certidões portuguesas de forma simples, cômoda e rápida.

Conheça o site Civil Online

O Civil Online é um site criado para auxiliar no acesso aos registros civis a partir de casa, ou qualquer lugar com acesso à internet, o que ajuda bastante.

Tipos de serviços disponíveis

Através Civil Online é possível realizar os seguintes serviços:

  • Iniciar o processo preliminar de casamento (civil, católico ou civil sob a forma religiosa). Este serviço, no entanto, só está disponível para cidadãos portugueses, e brasileiros a quem tenha sido concedido o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres, maiores de 18 anos, detentores de cartão de cidadão e de leitor adequado. Não é possível celebrar convenções antenupciais através deste serviço;
  • Buscar certidões portuguesas, pedir e consultar. Dentre elas, estão as certidões online de registo de casamento, nascimento, óbito, perfilhação e declaração de maternidade. O serviço está acessível a qualquer cidadão, salvo as excepções previstas na lei, e disponibiliza por um período de seis meses, acesso à informação que se encontrar registada à data da emissão da certidão;
  • Iniciar o processo de divórcio e de separação de pessoas e bens por mútuo consentimento. O processo online está disponível para cidadãos portugueses, e brasileiros a quem tenha sido concedido o Estatuto Geral de Igualdade de Direitos e Deveres, a advogados e solicitadores em representação de cidadãos portugueses ou de cidadãos brasileiros, que também tenham o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres.

Busca de certidões portuguesas

Como solicitar através do site Civil Online?

Para fazer a busca e solicitar as certidões portuguesas disponíveis no site Civil Online, siga o passo a passo:

Passo 1

Acesse o site Civil Online. Quando estiver nele, vá em “Pedido de Certidão Online”, na coluna da direita.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Passo 2

Na página seguinte, acesse através do botão “Entrar sem autenticação”. Nele, terá um formulário, onde será preciso preencher os dados:

  • Identificação do Requerente;
  • Nome;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Número do ID Civil e do NIF.

Caso não tenha os dois últimos, pode deixar os espaços em branco. Depois, indique o tipo de certidão que você está buscando e se é sua ou de terceiros.
Se quiser buscar certidões portuguesas, no site as que estão disponíveis são:

  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Óbito;
  • Certidão de Declaração de maternidade;
  • Certidão de Perfilhação.

Passo 3

Na área de “Dados do Pedido”, preencha os dados da pessoa que é a titular da certidão que você está fazendo a requisição. Indique:

  • Número do ID Civil;
  • Nome completo;
  • Número e ano do registro;
  • Data de Nascimento;
  • Naturalidade;
  • Distrito, Concelho e Freguesia onde nasceu a pessoa a quem você está buscando a certidão;
  • Nome do pai;
  • Nome da mãe;
  • Alguma informação adicional que possa ajudar na busca.

Passo 4

Após informar todos os dados, siga para a página de pagamento. Escolha o método, que pode ser através do cartão de crédito.
Ao final, você receberá por e-mail e SMS um código de acesso, onde poderá acompanhar o pedido e ver a certidão solicitada, emitida por meio eletrônico.

Passo 5

Após finalizado, para acessar a certidão basta entrar no site Civil Online novamente, ir em “Consulta de Certidão”e inserir o código de verificação que recebeu.
Este código de acesso tem validade de 6 meses, mas veja também como solicitar uma segunda via de certidão.

Quanto custa?

O valor para buscar certidões portuguesas através do site Civil Online é de 10 euros.

Validade da certidão

O prazo de validade da certidão online do site Civil Online é de 6 meses, a partir do momento em que o pedido passa para o estado concluído.

Quanto tempo demora?

O tempo de processamento pode variar. Geralmente, leva até 1 dia útil, mas a depender do tipo de certidão, você pode recebê-la em questão de horas.

Civil Online é confiável?

É confiável. Muitas pessoas que fizeram a solicitação da certidão conseguiram efetivar o pedido. As reclamações, no entanto, aparecem na hora do pagamento: o site pode não identificar o seu cartão de crédito.
Por isso, tenha certeza de utilizar um cartão de crédito internacional e que esteja desbloqueado para compras no exterior.
Veja depoimento de quem utilizou o site Civil Online para buscar certidões portuguesas:
“Fiz agora o pedido da certidão do meu marido pelo Civil Online. Após o pagamento via cartão de crédito, aparece uma tela de confirmação de pagamento e um botão abaixo onde você precisa clicar para voltar para o site Civil Online para confirmar esse pagamento no sistema deles. Recebi e-mail e sms com o código em 15 minutos”. Solange.

Se for morar em Portugal, planeje-se

Se a sua intenção é solicitar cidadania portuguesa para morar em Portugal, nós podemos ajudar. Temos o nosso Programa Morar em Portugal, um guia completo que pode ajudar você a fazer o seu planejamento completo. Com 22 aulas em vídeo + um ebook com 300 páginas que explicam tudo o que você precisa para mudar para o país sem imprevistos e surpresas, tudo dentro da lei. Vale a pena!