Mal chegamos em Portugal e já ouvimos as pessoas perguntarem se já fomos ao CNAI, se já fizemos isso ou aquilo, e do nada nos sentimos perdidos e cheios de coisas para fazer… não é mesmo? Calma! Isso acontece com quase todo mundo! Não precisa de stress!
Vem descobrir o que é o CNAI, quando você tem que aparecer por lá e quais os serviços que eles prestam!

O que é o CNAI?

O CNAI é o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, onde reúne vários serviços que o imigrante precisa enquanto estiver em Portugal.
Para que serve?
O CNAI serve para facilitar a vida do imigrante, pois ao reunir vários serviços em um só local, não precisamos ficar nos deslocando a vários endereços para resolver nossas pendências e burocracias.
Confira o nosso guia de como morar em Portugal.

Quando devo ir ao CNAI?

Sempre que precisar de ajuda na sua integração em Portugal. No CNAI existem Gabinetes de apoio aos Imigrantes:

  • Apoio Jurídico;
  • Apoio ao Reagrupamento Familiar;
  • Apoio Social;
  • Apoio ao Emprego;
  • Apoio à Habitação;
  • Apoio ao Imigrante Consumidor.

Além disso, quando você vier para Portugal, mas entrar na Europa por outro país, você deve ir ao SEF fazer a sua declaração de entrada.
Nesse caso, em Lisboa ou no Porto, você deverá se dirigir ao CNAI.
Veja o nosso artigo sobre o que fazer quando chegar em Portugal.

Eles ajudam mesmo?

O objetivo dos Gabinetes de Apoio aos Imigrantes é exatamente ajudar os imigrantes. Por exemplo, o apoio jurídico é estritamente confidencial, ou seja, mesmo que um imigrante esteja com problemas com o SEF, ele pode buscar orientações sem medo, pois todas as informações prestadas são confidenciais.
Além disso, os funcionários do CNAI estão preparados para atender os estrangeiros da melhor forma possível, e a maioria deles são estrangeiros, que entendem a nossa situação. Falam a língua da maioria dos imigrantes e estão lá para nos ajudar a nos integrar da melhor maneira possível.
Se você vai viver em Portugal é muito importante saber como funciona o SEF.

Quanto tempo demora para ser atendido no CNAI?

Temos que entender que o número de imigrantes está cada vez maior em Portugal, portanto a demanda por esses serviços também está aumentando. Se você for ao CNAI, para pegar uma senha para ser atendido no SEF, é muito recomendável (muito mesmo) que você chegue bem cedo (bem cedo quer dizer antes de abrir), pois o SEF sem marcação, somente com senha na hora é muito procurado e se você chegar tarde já não consegue senha.
Para os demais serviços, você normalmente não espera muito tempo, mas claro, também é recomendável chegar cedo para pegar uma senha.
Centros de emprego em Portugal: entenda como esses centros podem ajudar você a conquistar uma vaga.

É preciso fazer marcação?

Não é necessário fazer marcação para ser atendido no CNAI, porém se quiser fazer, pode. Porém, para o caso do SEF, é muito indicado fazer marcação, pois é mais garantido o atendimento.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Onde faz a marcação?

Fazer marcação no CNAI
Se quiser fazer marcação para atendimento em algum dos Gabinetes de Apoio do CNAI ou na Autoridade para as Condições de Trabalho, pode ligar de segunda a sábado, de 8:30 às 20:30 através dos números 808 257 257 (se ligar de um telefone fixo) e 21 810 61 91 (se ligar de um celular).
Veja um guia de como ligar para Portugal.

O CNAI atende por telefone?

Se você só precisar de informações ou explicações, eles atendem por telefone, de segunda a sábado, de 8:30 às 20:30 através dos números 808 257 257 (se ligar de um telefone fixo) e 21 810 61 91 (se ligar de um celular).

Do que mais posso tratar no CNAI?

No CNAI, além dos serviços que já dissemos que os Gabinetes de Apoio ao Imigrante oferecem, você poderá tratar de assuntos nos seguintes departamentos:

  • Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
  • Segurança Social (SS);
  • Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT);
  • Conservatória dos Registros Centrais (CRC);
  • Ministério da Educação (ME);
  • Ministério da Saúde (MS).

Nós preparamos uma lista de documentos para morar em Portugal, veja quais são.

Vale a pena ir ao CNAI?

Em alguns casos você não tem escolha, como por exemplo no Porto, para ir ao SEF, você tem que ir ao CNAI, pois é no mesmo local.
Mas pense desse jeito, se você tem que tratar de mais de um assunto, e tem a possibilidade de tratar tudo em um só espaço, é claro que vale a pena, você economiza tempo de deslocamento de um lugar para o outro, e já trata de tudo ali, no CNAI, onde as pessoas estão preparadas para ajudar os imigrantes.

E visitar outras associações de apoio ao Imigrante?

Além de todos os serviços prestados pelo CNAI, ainda existem as Associações de Apoio ao Imigrante, espalhadas por Portugal, presentes nas principais cidades do País, que difundem a culturas dos países, promovem ações e eventos para a integração do imigrante na comunidade e lutar contra a discriminação.
Essas associações pertencem ao Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes, que funciona no CNAI, e possuem apoio do Estado. Para isso têm que obter o reconhecimento como Associação de Imigrantes.
Também pode ser útil conhecer os tipos de visto para Portugal. Confira agora.
Pensando sempre em se planejar e morar em Portugal com a maior tranquilidade possível, preparamos um produto super especial. O Programa Morar em Portugal apresenta todas as informações necessárias em 22 aulas em vídeo, desde o planejamento até o período de adaptação da sua família. Vale a pena!