Comprar iPhone na Europa: descubra se compensa

Europa  / 

Há uns 5 anos comprar iPhone na Europa, ou qualquer eletrônico,  era muito vantajoso. Afinal, estamos falando de euro, em relação ao real, girando pouco acima de 2,30. Porém, falando de ano de 2018, vale a pena fazer algumas contas antes para saber se realmente vale a pena.

Dica número 1: se você pensa em comprar um iPhone na Europa, que seja em dinheiro, porque os valores cobrados no seu cartão de crédito serão um custo extra e alto. Além disso, com o constante aumento do dólar, você pode terminar pagando um valor bem acima do que foi pago no dia da compra. Lembre-se que o cartão de crédito fecha o valor em reais com a cotação do dólar do dia que fecha a fatura.

Comprar iPhone na Europa: diferença de preço

A variação de preço entre um país e outro da Europa é praticamente nenhuma. Existe sim, quando as lojas fazem promoção, podendo chegar até 100€ de diferença. E, claro, no caso do Reino Unido, não estamos falando em euros, então, parece custar um pouco menos, mas basta fazer a troca de moeda para perceber que não é bem assim.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Um iPhone 8 64GB custa, em países como Itália, Espanha, França, Áustria, 689€. Com a cotação do euro de setembro de 2018, sem contar com o que se perde na troca de moeda, custaria mais ou menos 3.445 reais. No Brasil, no mesmo período, ele pode ser encontrado por 4.599 reais. Você estaria economizando 1.154. O que não é verdade, pois nesta conta terá que entrar as taxas de câmbio de moeda ou as taxas do cartão de crédito.

Conheça algumas lojas em Portugal onde pode comprar preços de iPhone:

Saiba o que vale ou não a pena comprar na Europa.

As taxas cobradas no Brasil para comprar iPhone na Europa

Nas compras feitas à vista, o famoso IOF será de 1,1%. Vale ressaltar que se trata de uma taxa que pode sofrer alteração na porcentagem cobrada. Não sendo a mesma, por exemplo, quando você ler este artigo. Por isso, aconselhamos que você confira antes de fazer suas comprar no exterior.

O IOF é maior no caso do cartão de crédito ou cartão de viagem, sendo de 6,38%. Sendo assim, o melhor mesmo é comprar em dinheiro, que a única “perda” será da compra da moeda no Brasil.

Saiba tudo sobre o Euro, a moeda de Portugal.

Declarar o iPhone na volta ao Brasil

Vão dizer para você relaxar e ainda pedir para comprar mais um para um amigo. Porém, seguindo as regras, você só tem direito a ter um telefone, o seu, de uso pessoal e tudo o que for comprado fora do Brasil, acima de 500 dólares, deverá ser taxado.

Se você comprar um iPhone na Europa irá superar o valor de 500 dólares, o que significa que deverá ser declarado na sua volta ao Brasil, e o que significa pagar 50% do valor excedente de compras. Serão somados todos os itens que estiverem na bagagem e que foram comprados no exterior.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Se você decidir não declarar e for parado, será ainda pior, serão os 50% de taxa, mais 50% de multa. Vai somando e verá o quanto caro sairá o seu iPhone.

Aliás, vale abrir um parênteses para quem pensa que jogar fora as notas fiscais é uma boa maneira de burlar a lei. Não, não é mesmo, porque os fiscais, na falta de nota fiscal, darão o valor aproximativo da sua compra, que pode ser superior ao que realmente custou.

Saiba tudo sobre o chip internacional.

Funcionamento do iPhone comprado fora do Brasil

Depois de comprar iPhone na Europa você não terá problema nenhum em relação ao uso do aparelho, o mesmo serve para quem sai do Brasil de férias e vai para Europa. O chip é vendido separadamente e você poderá colocar o seu do Brasil ou comprar outro. Então, nem precisa se preocupar.

Descubra ainda o que vale a pena comprar em Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.