Viajar sem internet e não poder conferir mapas, agendar atrações e compartilhar os momentos incríveis com família e amigos? Para passar longe de situações como essa, você irá precisar de um chip de internet na Europa.  Saiba como comprar, melhores marcas, preços, e entenda como usar o 4G em outros destinos.

Sem tempo para ler? Dê play para ouvir o conteúdo:

Pergunta Resposta
Como ter internet na Europa? A melhor forma é adquirindo ainda no Brasil um chip internacional com internet ilimitada.
Como comprar um chip europeu no Brasil? Não é possível, as empresas europeias não fornecem o serviço no Brasil, mas os chips internacionais sim.
Qual chip do Brasil funciona na Europa? As operadoras brasileiras oferecem o serviço de roaming. Mas atenção que os valores podem ser mais caros do que a compra de um chip de internet Europa.

Como comprar chip de internet na Europa?

Existem duas formas de comprar um chip de celular na Europa:

  • Adquirindo um chip internacional de internet, que você pode adquirir antes da viagem e já chegar ao destino com ele habilitado e pronto para usar;
  • Direto com as operadoras, utilizando os planos pré-pagos oferecidos pela empresa da sua preferência.

Onde comprar chip de celular para Europa?

Há diversas opções de onde comprar seu chip de internet para a Europa:

  • Antes de viajar, ainda no Brasil;
  • No aeroporto no Brasil;
  • No país de destino.

O mais indicado é comprar antes de viajar, para receber seu chip em casa e chegar na Europa com a sua internet funcionando. Você também pode deixar para comprar no aeroporto do país destino ou ainda utilizar o seu chip brasileiro e pagar roaming. Porém, essas possibilidades costumam ser limitadas ou mais caras.

Afinal, deixar para comprar no aeroporto ou no seu destino é arriscado, enquanto contar com roaming pode te trazer uma fatura muito elevada na volta para casa.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

O roaming internacional, vale lembrar, também pode ser arriscado porque seus dados móveis podem acabar sem aviso prévio, o que pode te deixar em um grande sufoco.

Qual o melhor chip de internet para usar na Europa?

Nós gostamos muito da experiência com o Chip de Internet na Europa do America Chip.

Funcionou perfeitamente em todos os países onde a nossa equipe já esteve, a internet é ilimitada e o preço é super justo, e por isso recomendamos também aos nossos leitores.

A Carolina Sanches, da nossa equipe, usou a America Chip em uma viagem em junho de 2023 para a região dos Bálcãs e teve uma excelente experiência.

Ativei o chip antes de começar minha viagem, o processo de ativação foi super simples. Segui o passo a passo em vídeo para ativar o eSim através do QR Code. No iPhone é bastante simples de instalar e aproveitei para nomear o chip e não ter dúvidas de que estava na rede certa.

Durante a viagem que percorreu 4 países, ela conta que a conexão era instantânea.

Após colocar a America como rede principal de internet, ao entrar em cada país o chip se conectava automaticamente e não fiquei um minuto sem internet. Nem mesmo na estrada, uma vez que viajei de carro e era importante estar conectada com o GPS.

No fim da viagem, ela conta que apenas desativou o chip e voltou a usar normalmente o habitual.

Melhores opções para receber o chip no Brasil

Veja uma relação com as seis melhores opções de chip de celular na Europa para compra antecipada e uso internacional.

1. America Chip

O America Chip é uma empresa que vende chip de internet que garante internet ilimitada a quem acaba de chegar no continente. E o mais bacana é que o preço não é mais alto por isso. Muito pelo contrário, a America Chip consegue ter preços muito competitivos.

A marca, que começou com chips apenas para os Estados Unidos, hoje tem cobertura mundial e garante conexão 4G no Velho Continente com preços justos a quem já quer sair do avião conectado.

Um chip para a Europa, com internet 5G e ligações ilimitadas dentro da União Europeia custa USD 62. E se você tiver alguma dificuldade, o site possui vários tutoriais de como ativar o serviço e o sistema de apoio ao cliente deles pelo WhatsApp funciona bem.

Ativar o chip de internet na Europa é bem simples, e você pode assistir a um passo a passo abaixo:

Por todas essas vantagens, o America Chip é a recomendação Euro Dicas para você já chegar na Europa conectado e transitar entre os países sem precisar se preocupar com troca de chips. Funciona em toda a Europa.

E leitor Euro Dicas tem vantagem, claro. Utilizando o cupom eurodicas10 você ainda ganha 10% de desconto no plano escolhido (desconto não acumulável com outras promoções vigentes no site).

Se você não conhecia a empresa America Chip, leia este artigo completo que escrevemos sobre ela.

2. Holafly

A Holafly é uma empresa com sedes na Espanha, na Colômbia, no Perú e em Bangkok. Uma das promessas da Holafly é em relação ao suporte ao cliente, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, comprando um chip da Holafly, você mantém seu número habitual da WhatsApp. Ou seja: evita perder contatos e pode seguir usando essa rede social como sempre.

Os planos oferecidos pela empresa contam com dados ilimitados, e variam entre si de acordo com a quantidade de dias da viagem.

Para se ter uma ideia, para uma viagem de 10 dias, o chip com plano custa 34€. É importante lembrar que o pagamento é feito em euros, visto que a empresa não tem sede no Brasil. Isso significa que você pagará taxas pela conversão da moeda e o IOF, por exemplo. Mas as tarifas da Holafly são muito econômicas e por isso, mesmo com as taxas, pode valer a pena.

Visite o site da Holafly para ver se é o melhor serviço para você.

3. BestBuySim

A Best Buy SIM é uma empresa americana que foi criada para satisfazer as necessidades dos clientes que viajam e desejam ter um chip de celular para garantir a comunicação durante o período. O chip internacional possui internet com conexão 5G, o que garante uma internet com muita velocidade.

A compra do chip é feita diretamente pela internet e o cartão é enviado para o seu endereço. Fazendo o pedido com antecedência, você já sai do Brasil com o seu chip internet Europa funcionando.

Os planos da Best Buy SIM incluem tanto o chip presencial quanto o e-SIM. Eles contam com internet ilimitada, além de acesso ilimitado a todas as redes sociais. Um plano com duração de 10 dias custa USD 68,22.

Acesse o site da Best Buy SIM e confira mais detalhes dos planos para a Europa.

4. OMeuChip

OMeuChip é uma empresa fundada por um brasileiro que oferece os mesmos serviços das demais: ela vende chip de internet para usar na Europa. Assim como as demais, a OMeuChip conta com opções de chip físico e e-SIM, e oferece suporte técnico em português.

Apesar de ter sido fundada por um brasileiro, a sede da OMeuChip é nos Estados Unidos, e por isso os pagamentos são feitos em dólares.

A empresa possui 5 opções de planos para a Europa:

  • Plano com dados 5G/4G;
  • Europa voz e dados 5G/4G;
  • e-SIM com dados para Europa;
  • Plano controle Europa 5G/4G;
  • e-SIM controle de dados para europa com controle.

Por exemplo, o plano com dados ilimitados e com 10 dias de duração custa USD 40. O valor não inclui os tributos e frete, que são calculados no final da compra. Acesse o site do OMeuChip e confira os preços. Utilizando o cupom EURODICAS você garante desconto na contratação!

5. Airalo

A Airalo também oferece chip de internet para usar na Europa, e permite que você escolha seu destino tanto pelo país específico quanto pelo continente no geral. A segunda opção é ideal para que vai fazer diversas viagens dentro da Europa de uma só vez.

Fundada em 2019, a empresa cobre mais de 200 países, e você também pode comprar seu chip antes de sair do Brasil.

Os planos da Airalo não são flexíveis no quesito dia, e você terá de escolher um plano com a quantidade mais aproximada do seu tempo de viagem o possível. As opções são de 7, 30, 90 e 180 dias de viagem.

Aconselhamos que você escolha um plano com uma quantidade a mais de dias, para evitar perder a conexão durante a viagem.

Para se ter uma ideia, um plano com duração de 7 dias custa 5 dólares. O valor do frete e as taxas cambiais não estão inclusas no valor final, e os planos contam somente com dados. Esse é um dos chips internacionais com menor custo do mercado. Visite o site da Airalo e aproveite.

Melhores opções para comprar no país destino

A seguir, veja boas opções de operadoras nos países mais visitados pelos turistas.

Chip de celular em Portugal

Vodafone segue como unanimidade de chip internet Europa também em solo português, onde os pacotes de dados são vantajosos para quem faz viagens curtas e a cobertura é de alta qualidade.

Além dessa, outras opções são MEO e NOS, que têm boas coberturas com redes próprias, possuindo boa reputação entre turistas e habitantes. A Nowo é uma operadora menos conhecida, mas que também tem oferta de serviço por carregamento.

Confira neste artigo todas as informações sobre a compra de um chip de celular em Portugal.

Chip de celular na Espanha

As principais operadoras em território espanhol são Movistar, Orange, Vodafone e Yoigo, sendo que as três primeiras oferecem a melhor cobertura no país e as melhores opções em 4G, tanto em qualidade do serviço quanto em preços.

Outras opções não tão conhecidas são o Lycamobile e Lebara, cujos valores são mais baixos por se tratarem de operadoras menores; atente-se apenas à qualidade da cobertura.

Confira também como e onde comprar um chip de celular na Espanha.

Chip de celular na Alemanha

A melhor opção de chip de celular Alemanha são as MVNOs (Mobile Virtual Network Operator), operadoras móveis com redes virtuais que não possuem rede própria e dependem de operadoras tradicionais para oferecer seu serviço.

Na Alemanha, esse mercado funciona muito bem e tem custos baixos para o consumidor, apresentando-se como uma vantagem.

A Vodafone também está presente no país, sendo que além dela você pode recorrer à Blau, O2, Telekon e WinSim.

Chip de celular na Itália

Surpresa: a TIM funciona na Itália e é considerada uma das melhores operadoras. Vodafone e Lycamobile também são populares em solo italiano, sendo possível até comprar um chip assim que descer do avião, no aeroporto de Roma.

Outras boas opções são Windtre e Iliad. Entenda como escolher e comprar um chip de celular na Itália.

Chip de celular na França

Ao contrário do que acontece na maioria dos países, as operadoras maiores e principais oferecem tarifas semelhantes às pequenas empresas, porém com cobertura de maior qualidade – logo, compensa investir nas grandes como Bouygues Telecom, Orange, SFR e Lycamobile.

Outra boa opção na França é a Travelwifi, os chips podem ser encontrados nos aeroportos franceses.

Veja outras dicas para escolher um chip de celular na França.

Chip de celular no Reino Unido

Vodafone e O2 são boas operadoras presentes no Reino Unido, junto de Giff Gaff, EE e Virgin Media.
Uma dica: o Content Lock é uma medida utilizada no país para restringir o acesso a conteúdo adulto, principalmente sites pornográficos.

O problema é que muitos sites acabam bloqueados simplesmente por não receberem a designação correta, portanto quando for comprar seu chip de internet na Europa lembre-se de pedir a remoção desse bloqueio – afinal, tudo que você não precisa é ficar sem acesso durante sua viagem.

Existe chip Europa com internet ilimitada?

Sim, existe.

O Plano da America Chip é ilimitado. Da Holafly e da Best Buy Sim, também.

Você pode usar o quanto precisar. Caso sua internet bloqueie em qualquer momento da sua viagem, basta entrar em contato com a Equipe que eles liberam mais GB para você, o contrato com a marca garante uso ilimitado.

Dá para ter o chip ainda antes de sair do Brasil?

Dá sim e existem várias empresas que oferecem o serviço de chip para viagem internacional que funciona em diversos países do mundo e é enviado para a sua casa. Ou seja, você já chega no país destino com a sua internet funcionando, sem complicação.

Entre os serviços oferecidos, nós recomendamos alguns para que você conheça e decida qual a melhor opção para você e suas necessidades:

Todos são de qualidade, mas cada um deles tem suas vantagens, desvantagens e planos diferentes. Depende de você analisar e escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades de viagem.

Não use o seu plano de celular do Brasil na Europa

Muitas operadoras brasileiras oferecem o serviço de roaming de internet internacional para os chips habilitados no Brasil e que podem ser utilizados no exterior. No entanto, nós não recomendamos: o preço pode sair bem mais caro, pois você estará usando um serviço contratado nacionalmente.

O valor pode ser até 10 vezes maior do que se usar um chip de celular na Europa contratado no próprio destino. Com certeza, vale muito mais a pena adquirir um chip assim que chegar na Europa. Você vai economizar bastante.

Para se ter uma ideia, fizemos uma cotação de roaming internacional por uma das maiores operadoras brasileiras, a Vivo. A diária do roaming para a Europa custa R$ 39,99, e possui dados limitados.

Para uma viagem de 10 dias, você pagará mais de R$ 400 pelo serviço, além de não poder usar sua internet com tanta liberdade assim. Ligações e SMS, ainda, são pagos a parte, mesmo que você tenha contratado o roaming da vivo.

Vantagens de comprar um chip de celular para Europa

Se você prefere ter a tranquilidade de não ter que se preocupar com carregamento de celular, se tem rede ou não, ou ainda com o custo que vai ter que pagar com o roaming, comprar um chip internacional para Europa é para você.

O chip internacional vale o que custa – funciona super bem e você só tem que se preocupar em se divertir, sem sustos na conta ao voltar pro Brasil.

Mulher usando celular, com mapa aberto.
Usar mapas online é uma das melhores formas de se localizar na viagem. Um chip de internet te proporciona essa segurança.

Além disso, você pode contratar um chip de internet ilimitado, como o da America Chip, e usar a função de roteador, compartilhando a internet com quem vai viajar com você.

E o mais importante: ter internet sempre funcionando em sua viagem garante sua segurança no local. Imagina se você tem uma emergência e precisa acionar o seguro viagem e não tem rede no celular? Ninguém quer passar por isso. Portanto, garanta seu chip internacional de internet para Europa e viaje despreocupado.

Quanto custa um chip com internet na Europa?

Depende do plano contratado e do número de dias que você vai usar, há planos de chip internacional a partir de 40 dólares. A cotação abaixo foi feita no site das marcas em Maio de 2024.

Empresa Tempo de duração do plano Valor
America Chip 10 dias USD 62
Holafly 10 dias EUR 34
BestBuySim 10 dias USD 68,22
OMeuChip 10 dias USD 40
Airalo 7 dias USD 5 (plano apenas com dados)

Os valores apresentados acima não incluem frete e taxas de câmbio, e podem ser diferentes do apresentado em cotações futuras.

Opinião do Euro Dicas: precisa de chip internacional de internet na Europa?

Se você puder, recomendamos sim que faça a compra.

É absolutamente indispensável? Não.

Você consegue obter internet ao comprar um chip local na Europa, mas garantir que ele vai funcionar ou que você vai conseguir se comunicar com o atendente europeu para garantir o melhor chip para o seu tipo de uso, é outra história.

Ao comprar um chip internacional de internet você compra tranquilidade, conforto e segurança.

  • Você garante que terá internet de boa qualidade durante toda a sua viagem, do momento que você sai do avião no continente europeu, até embarcar de volta ao Brasil;
  • Você garante que terá rede para realizar ligações em caso de emergências;
  • Você garante que poderá falar com um atendente, em português, caso tenha algum problema com o seu chip durante a viagem;
  • Você garante que terá conforto e segurança ao escolher o chip com as características e coberturas que atendem ao seu estilo de viajante.

Por isso, ter um chip de internet Europa, é muito vantajoso sim na nossa opinião.

Como usar o celular na Europa?

Após escolher o melhor chip de celular na Europa, o uso é simples e automático: ao mudar de um país para o outro, o aparelho móvel muda automaticamente de operadora, seguindo as parcerias entre as empresas.

Ele continuará navegando na internet. Para isso, é preciso que o usuário libere o roaming de dados e o deixe habilitado seguindo as configurações de cada aparelho de celular.

Como cadastrar um chip de celular na Europa?

O cadastro é simples e deve ser feito como no Brasil. Basta inserir o chip no aparelho e seguir as instruções de configuração. Se adquirir o chip diretamente na loja da operadora, você pode pedir ajuda aos atendentes e já sair com ele configurado.

Se escolher um outro chip internacional comprado online, cada um tem uma configuração, mas é simples, basta seguir o passo a passo informado pela empresa. Ele estará habilitado quando você chegar ao destino.

Tanto nas lojas como nas compras via internet, você precisará fornecer documentos como número da identidade e CPF. Se já estiver no exterior e for comprar nas lojas das operadoras, use o seu passaporte para a identificação.

Chip de internet na Europa funciona no Brasil?

Não.

O roaming Europa só funciona entre os países que integram a União Europeia, portanto fora do espaço de cobertura o chip não funcionará.

A vantagem é que com um mesmo chip, você pode utilizar os dados em todos os países da União Europeia, caso vá viajar por mais de um lugar.

Desde 2017, o Parlamento Europeu promulgou um regulamento chamado “roaming like home“. Na prática, isso quer dizer que o roaming internacional se tornou gratuito na União Europeia e na Islândia, em Liechtenstein e na Noruega.

Recentemente, no fim de 2021, o regulamento foi renovado pelo Parlamento Europeu e a gratuidade do roaming na Europa ficou garantida até o ano de 2032.

Como resultado, é possível encontrar um chip de celular na Europa que seja válido em diversos países, o que só traz vantagens para quem o adquire já no continente europeu.

O valor do chip é em reais?

Não.

Não há empresas brasileiras que vendem chip internacional e que possuem sede no Brasil. Por isso, os valores normalmente são oferecidos em dólar ou euro. Se sua opção for comprar direto com as operadoras no país destino, você deverá pagar na moeda do país onde adquiriu o chip de celular na Europa.

Caso você adquira os chips internacionais que estão à venda na internet, os preços provavelmente serão em dólar.

Como ativar o chip de internet na Europa?

Cada chip internacional tem o seu processo de ativação, que costuma ser muito simples.

De forma geral, você deve:

  1. Desligar o seu celular;
  2. Retire o seu chip do Brasil;
  3. Coloque o seu chip internacional com cuidado;
  4. Ligue o celular;
  5. Ative a opção de Dados e Roaming nas configurações do seu celular. Em Android você deve ir em Configurações > Mais Configurações > Redes Móveis > Dados em Roaming > Ativar/OK;
  6. Pronto!

Dá para ativar ainda no Brasil?

Depende do chip.

No caso do America Chip, por exemplo, a ativação será na data inicial da sua viagem, que deve ser informada no momento da compra.

O ideal é ativá-lo quando chegar ao destino, para que não comece a contar o consumo da sua franquia. Para isso, basta inserir a data de ativação corretamente, considerando o dia da sua viagem.

Além da America Chip, você consegue ativar seu plano ainda no Brasil através da BestBuySim e da OMeuChip. O processo é o mesmo: você indica a data de ativação (considere o primeiro dia da sua viagem) na hora da compra.

Receber o chip no Brasil

Se escolher adquirir o seu chip de celular na Europa, a compra deverá ser feita diretamente com as operadoras, ou seja, você não receberá o chip no Brasil. Caso opte pelas opções de chip internacionais, o recebimento terá que ser antes da viagem, no endereço fornecido no momento da compra.

Como fazer recarga do chip de celular na Europa?

Essas opções de chip internacional com compra antecipada normalmente oferecem planos já fechados, como o Viaje Conectado, em que não é possível fazer recarga. Além disso, o chip só funciona no próprio celular.

Caso decida adquirir direto com as operadoras, cada uma viabiliza uma forma de recarga, a depender do tipo de plano e chip pré-pago escolhido. Normalmente, é fácil e simples fazer pela internet.

Cuidados ao utilizar o chip de celular na Europa

O primeiro cuidado que você deve ter ao adquirir um chip de celular na Europa, ou antes de viajar, é conferir o tempo de uso de cada plano, que pode ser de 2 semanas ou até mais, a quantidade de dados e se o plano é limitado ou não.

Atenção à recarga

Caso seja limitado, reserve uma quantia para fazer a recarga, se for necessário. Outra dica é, como já falamos, deixar para ativar o chip apenas quando estiver no destino da sua viagem. Assim, você evita gastar os seus dados antes mesmo de começar o seu passeio.

Mulher tirando fotos em Paris, com celular.
Para não perder a conexão durante a viagem, insira os dias corretos da sua viagem e recarregue seu plano se necessário. Foto: Lara Delgado

Os chips internacionais, que são as opções de compra enquanto ainda estiver no Brasil, podem ser personalizados. É possível configurar antes da viagem e ativar apenas no destino. Em alguns deles, é possível escolher o número exato de dias de acesso e a quantidade de tráfego de dados, além de poder incluir chamadas.

Se preferir comprar o seu chip em uma operadora já no destino, confirme se a rede da empresa contratada cobre todos os países por onde vai passar. Mesmo com a autorização do Parlamento Europeu, nem todas as operadoras oferecem o serviço do roaming coberto em todos os países e isso pode fazer com que você tenha que adquirir um novo chip no próximo destino.

Dicas para economizar

Se seu chip de celular na Europa tiver dados limitados, a melhor dica é utilizar sempre o wi-fi gratuito disponível em diversos locais, como atrações, parques públicos, hotéis, restaurantes e, até, em estações de metrô.

Baixar os mapas para conferir offline também é uma boa alternativa para poupar os dados contratados no seu chip. O Google Maps oferece essa opção, por exemplo. Se você já tiver um roteiro pré-definido, baixe as orientações e ative o roaming apenas quando for necessário.

O envio e recebimento de imagens por aplicativos como WhatsApp também costuma utilizar muitos dados. Alguns chips oferecem os dados do aplicativo de conversa gratuitamente: em outros, você irá utilizar a sua franquia. Deixe para baixar e receber imagens e fotos de alta qualidade apenas quando estiver em locais com wi-fi gratuito.

Perguntas frequentes

Depois de ver todas as informações sobre chip de internet na Europa, é natural que algumas dúvidas ainda existam. Por isso, separamos aqui as questões mais frequentes sobre o assunto para te ajudar.

Qual é a melhor forma de ter internet na Europa?

Através dos chips de internet para a Europa. Esses chips são a opção mais segura (principalmente os com internet ilimitada), além de muito mais econômicos que o roaming internacional.

Como ter internet no celular na Europa?

Comprando um chip de internet para a Europa, ou até mesmo comprando um chip local ou ativando o roaming internacional (opções muito mais caras). Após comprar seu chip, tudo o que você precisa fazer é ativar e começar a usar assim que chegar ao seu destino.

Qual o melhor eSIM para Europa?

O eSIM da America Chip é o melhor, tanto no quesito custo-benefício, quanto nos quesitos serviços oferecidos e confiabilidade. Essa é a nossa recomendação para quem deseja usar internet na Europa.

Agora que você já sabe tudo sobre o chip de internet para Europa, garanta o seu e faça sua viagem pelo Velho Continente 100% conectado, com toda a segurança.