Se você já precisou, de última hora, “correr atrás” de uma mala para viajar e não encontrou aquela que queria, ou teve que pagar caro por uma, vai gostar de saber informações sobre a GetMalas. Me acompanhe!

O que é a GetMalas?

Criada em 2013, em Belo Horizonte – Minas Gerais, a empresa Get Malas é uma plataforma de aluguel de malas.

A empresa foi implementada a partir da ideia de empreendedores interessados em propagar um modelo de consumo mais consciente, com o objetivo de priorizar a locação dos produtos, em vez de sua compra, e atende a mais de 3 mil clientes todo ano.

Como funciona a GetMalas?

É simples e prático alugar mala de viagem com a GetMalas. A plataforma de aluguel de malas opera por meio de franquias e parceiros. No momento, a empresa não possui lojas físicas e o atendimento é apenas online, pelo site.

Durante a reserva pelo site da GetMalas, você deverá escolher:

1. A data que pretende receber a mala (você deverá escolher receber a mala, pelo menos, 1 ou 2 dias antes da sua viagem);

2. A data da devolução (considere devolver a mala, pelo menos, no dia seguinte ao dia programado para o seu retorno; assim, dará tempo para desfazer as malas e não pagar multas pelo atraso);

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

3. As malas da GetMalas são de qualidade e os clientes as recebem devidamente higienizadas.

Pelo site da GetMalas, você deve escolher o modelo e a cor da mala de viagem que você pretende alugar. Os produtos que você visualiza no site são os que têm disponibilidade no estoque do parceiro. Porém, como as malas podem voltar estragadas de outras locações, caso ocorra com itens já reservados, a GetMalas contata você, para sugerir a troca na sua reserva.

Observação: o cliente não precisa se preocupar, nem mesmo pagar mais, caso a mala que você alugou quebre, extravie ou suje, pois a GetMalas cuida de tudo;

4. Você pode retirar a(s) mala(s) sem custo no endereço do parceiro ou contratar o delivery, que é cobrado a parte. Em ambos os casos, é preciso escolher os horários em que quer ser atendido;

5. Como adiantamos, o pagamento pode ser feito em dinheiro (pago no local, no momento da retirada), por boleto bancário ou cartão de crédito (parcelas em até 6x com juros). O pagamento deve ser efetuado sempre no momento da reserva.

Quais cidades são atendidas pela GetMalas?

De acordo com a informação presente no site da GetMalas, em outubro de 2021, a plataforma atende às seguintes cidades:

Cidade Localidade
Bauru (SP) Pq Jardim Europa
Belo Horizonte (MG) Sion
Brasília (DF) Sobradinho
Fortaleza (CE) Papicu
Guarulhos (SP) Vila Endres
João Pessoa (PB) Bessa
Manaus (AM) Nsa. Sra. das Graças
Natal (RN) Lagoa Seca
Niterói (RJ) Centro
Nova Lima (MG) Ipê
Porto Alegre (RS) Bom Fim
Recife (PE) Boa Viagem
Rio de Janeiro (RJ) Recreio dos Bandeirantes
Santos (SP) Vila Mathias
São Carlos (SP) Centro
São Paulo (SP) Jd Esmeralda, Vila Pirajussara, Higienópolis, Itaim, Pq Jd Morumbi, Cangaíba
Vitória (ES) Praia do Canto

No site oficial da empresa é possível clicar na cidade / unidade para consultar o endereço de retirada / devolução e os seus respectivos horários.

Passo a passo para alugar mala pela GetMalas

Confira, a seguir, o passo a passo para fazer a locação de mala com a GetMalas:

1. No site da GetMalas, clique em “Quero alugar”. Aparecerá uma página “Comece aqui a sua pesquisa”. Digite o seu endereço e escolha as datas da locação (quando será a retirada e quando será a devolução, lembrando que o aluguel mínimo é por 7 diárias) e clique em “Ver produtos”;

2. Escolha o modelo e a cor da mala que pretende alugar, clicando no botão de “+” para selecionar a mala. Selecione quantas malas desejar e clique em “Ir para o carrinho”;

3. Confirme o período que irá alugar, o modelo da mala, quantidade e o valor da locação e faça a sua reserva, para que a plataforma prepare a sua mala. Como a GetMalas não tem lojas, o atendimento é feito em horários agendados;

4. Retire a mala alugada com um parceiro ou receba, via delivery, em seu endereço. No fechamento da reserva, você deverá escolher como pretende receber a mala e em quais horários. Informe os seus dados e clique em “Continuar”;

5. Leia com atenção os termos de contrato de locação e, caso concorde, clique em “Prosseguir”;

6. Efetue o pagamento referente ao aluguel;

7. Após confirmar o pagamento, você receberá o número do seu pedido e a confirmação no seu e-mail. Além disso, a GetMalas enviará e-mail informando qualquer atualização no seu pedido;

8. O processo de devolução da mala alugada é simples. A GetMalas vai buscá-la no seu endereço ou tem a opção de devolvê-la no mesmo local onde retirou.

Alugar mala para viajar

Observação: a plataforma deixa claro que as malas que aluga passa por rigorosos processos de higienização e que, em caso de danos ou avarias no aeroporto, o cliente não precisa se preocupar, pois a empresa cuida de tudo.

Saiba o que precisa para viajar para a Europa.

GetMalas é confiável?

No mercado desde 2013, a GetMalas trabalha com parceiros, que possuem contratos de franquia e acordos comerciais, com direitos, deveres e cláusulas rígidas, visando a um atendimento profissional e confiável.

Dessa forma, a empresa garante que o cliente pode fazer a sua reserva de malas e ficar despreocupado, pois não haverá furos.

Reclame Aqui

A GetMalas não apresenta índice no portal de queixas Reclame Aqui, com base na pesquisa feita em outubro de 2021.

De abril a setembro de 2021, não há nenhuma reclamação feita sobre a empresa neste portal, o que pode ser um bom indicativo (que a GetMalas é confiável). Mas, também pode gerar dúvidas aos possíveis clientes, pois não há opiniões sobre a plataforma no Reclame Aqui, que possam gerar uma reputação sobre ela.

Facebook

No entanto, em outubro de 2021, a página da GetMalas no Facebook possui pouco menos de 9 mil seguidores e, segundo as opiniões de 21 deles, a empresa é boa (tem nota 4,6 / 5 nesta rede social). O atendimento e a qualidade dos produtos são elogiados pelos usuários.

Blogs

Além disso, blogs, como o Viagens pelo Mundo, Despachadas pelo Mundo e Tô Pensando em Viajar mostram que alugar mala com a GetMalas vale a pena.

Quais são os tipos de malas disponíveis na GetMalas?

A GetMalas dispõe de malas em tamanho P, M ou G.

As de tamanho P são aquelas que podem ser levadas a bordo, ou seja, que você não precisa despachar. Já as malas M e G, são malas maiores, sendo necessário despachá-las.

Você deverá verificar as opções de malas que estão disponíveis próximas à sua residência e escolher o tamanho que pretende alugar.

Get Malas tipos

Veja algumas dicas para viajar só com bagagem de mão.

Como vou receber a mala em casa?

O valor para receber a mala alugada em sua residência é calculado com base na distância entre o endereço informado na pesquisa e o endereço da unidade GetMalas selecionada. O valor mostrado contempla os dois trajetos: para entregar e para recolher a mala.

De acordo com a plataforma, a área de atendimento do delivery é delimitada. É importante frisar que o serviço de delivery pode estar indisponível em algumas regiões.

Não é possível alterar o endereço informado para outro endereço diferente de onde foi entregue (e vice-versa). Em situações excepcionais e de extrema necessidade, o cliente deve contatar, por telefone, o parceiro GetMalas, para se informar sobre essa possibilidade e se haverá cobrança adicional pela modificação do local.

E como devolver a mala?

Com base na informação presente no site da GetMalas, a devolução da mala alugada deve ser feita, impreterivelmente, na mesma unidade onde a mala foi retirada.

A plataforma explica que, além de as unidades terem donos e administrações diferentes, os custos de logística reversa são altos e inviabilizariam a devolução do item para o local de origem.

O que acontece se tiver problemas com a mala durante a viagem (quebra ou extravio)?

O FAQ da GetMalas esclarece o que acontece em casos de quebra ou extravio de bagagem em diferentes situações. Veja a seguir.

Danos e avarias no aeroporto

Você pode ficar tranquilo, caso ocorra algum problema com a sua mala. Neste caso, ainda na área de desembarque, você deve procurar a companhia aérea responsável pelo transporte e preencher o formulário de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Com este documento, a GetMalas resolve diretamente com a empresa responsável, sem envolver o cliente e sem cobrar nenhuma taxa por isso.

Para isso, sempre no desembarque você deve conferir as condições da mala. Se identificar algum dano, procure imediatamente o balcão da empresa para formalizar a ocorrência. Não deixe a área de desembarque sem antes preencher o formulário RIB.

Danos e avarias durante a viagem

Caso a mala tenha sido avariada em voos internos ou em conexões durante a viagem, você deverá se dirigir imediatamente, na área de desembarque, ao balcão de atendimento da empresa responsável pelo trecho em que ocorreu a avaria e informar a irregularidade. Nunca se esqueça de preencher o formulário RIB e de pedir a sua via do documento.

Em seguida, você deverá analisar:

  1. Se o dano foi simples e não compromete a continuidade da viagem;
  2. Se o dano foi severo ou extenso e impossibilita a utilização da mala para o resto do passeio.

O mais comum é que a empresa ofereça duas opções: um voucher em dinheiro para cobrir despesas com o conserto da mala, ou a substituição da mala estragada por uma nova.

Nesse caso, você deverá avaliar:

  1. Caso o dano seja simples e não tenha comprometido a viagem, aceite o voucher e, na devolução da mala, o parceiro da GetMalas conduzirá o processo para reparo do item;
  2. Caso você opte pela substituição da mala, avalie se a qualidade do produto é compatível com a mala alugada. No seu retorno, o parceiro GetMalas poderá oferecer para você três opções:
    • Que você fique com a mala nova e reembolse o valor da mala danificada;
    • Que a GetMalas aceite a mala trazida e você reembolse a diferença de valor de mercado, caso a qualidade dessa seja inferior;
    • Que a GetMalas aceite o item trazido sem prejuízo a nenhuma das partes.

Confira também como fazer o seguro bagagem.

Danos e avarias fora do aeroporto

Não há seguro específico ou coberturas para produtos alugados e o único instrumento que isenta o cliente de reembolsar os danos com a mala alugada é a apresentação do documento RIB, que deverá ser preenchido na área de desembarque, quando for comprovada algum dano.

Do contrário, se a mala alugada for devolvida com alguma avaria ou irregularidade, é de responsabilidade do cliente reembolsar as despesas com reparos, limpezas ou substituição do produto.

Consulte o tarifário da GetMalas, para referência de valores de reembolso.

Extravio de bagagem

Se houver extravio de bagagem por responsabilidade de companhia de transporte, o cliente deverá procurar a companhia aérea, ainda no desembarque, e preencher o RIB, ou outro documento equivalente. Também deve ser feito um registro do caso no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro do aeroporto.

Com a cópia deste documento, a GetMalas irá aguardar a resolução desta ocorrência sem cobrar ao cliente diárias adicionais ou multas por atraso. E, caso não seja localizada a sua bagagem, o cliente deverá ingressar junto à companhia aérea um pedido de indenização pelo extravio e deverá pagar à GetMalas o valor referente pela reposição do item perdido.

Quanto custa alugar uma mala na GetMalas?

O preço para alugar uma mala é variável ao número de dias que você ficará com o produto e o tamanho da sua mala.

Para você ter uma noção de quanto custa o aluguel de uma mala, confira os preços apresentados na cotação realizada em outubro de 2021 pelo site da GetMalas para a locação de malas por 7 dias.

Tamanho Capacidade Valor da diária
Pequena 10 kg R$ 11,35
Média 23 kg R$ 14,14
Grande 32 kg R$ 14,93

Veja também o nosso guia detalhado de como comprar passagem aérea barata.

Vale a pena usar a GetMalas?

Sim! Ao alugar a sua mala com a GetMalas, o cliente não precisa gastar dinheiro comprando malas novas ou pedir para que amigos ou parentes as emprestem.

A empresa dá um exemplo de custo-benefício, para comprovar que vale a pena fazer a locação de mala para a sua viagem:

O aluguel de uma mala média, de 23 quilos, por 7 dias ficaria R$ 81, mas se for uma viagem por 30 dias, fica só R$ 130. Quanto mais dias, menor fica o preço da diária, de forma que a locação seja sempre mais econômica que a aquisição. A mesma mala nova não custaria menos que R$ 800 para compra.

Além disso, alugando a sua mala pela plataforma, você fica livre de dores de cabeça, caso o objeto seja danificado no aeroporto, e não fica com as malas ocupando espaço em casa.

O processo de aluguel de malas pela GetMalas é online, prático, seguro e os produtos são de qualidade e higienizados. Vale a pena testar!

Saiba também como organizar a sua mala para Europa seja para fazer turismo ou para morar. E por último, não esqueça de contratar um seguro viagem. Além de proteger a sua bagagem, vai garantir várias outras proteções para garantir uma viagem tranquila, incluindo despesas médicas e hospitalares.