O inverno na Espanha é uma estação de clima ameno se compararmos com outros países da Europa, mas que pode ser rigoroso para um brasileiro que não está acostumado com baixas temperaturas.
Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para visitar a Espanha no inverno e como se preparar para esta viagem.
O inverno na Espanha de norte a sul
O inverno na Espanha é a época do ano em que as diferenças entre as Comunidades Autônomas são mais evidentes. No norte do país, por exemplo, as temperaturas são mais baixas e, dependendo da cidade, é mais comum ver neve, principalmente nas regiões serranas.
Já na região sul, você verá um clima mais ameno, comparando com o restante do país, sendo o mais recomendado para aqueles que não gostam muito de frio. Nesse caso, a Comunidade Autônoma de Andaluzia, cuja capital é Sevilha, ou as ilhas Canárias, são excelentes opções.
Em Madrid e em Barcelona, as duas principais cidades do país, o inverno no centro urbano não é tão rigoroso e a proximidade com pistas de esqui faz com que estas zonas sejam bastante procuradas nesta época do ano.
Como é o inverno na Espanha?
Com o norte coberto por um manto branco, os termômetros no sul dificilmente registram temperaturas abaixo de zero.
É verdade que nesta zona da Europa, na Península Ibérica, o frio não é tão forte e as temperaturas, ainda que sejam baixas para o que estamos acostumados a ver no Brasil, são um pouco mais elevadas se comparadas a outras regiões do continente europeu.
Um exemplo disso é que as equipes de remo de países onde o inverno é extremamente rigoroso, escolheram o rio Guadalquivir, em Sevilha, a capital da Andaluzia, para treinar neste período do ano, já que em seus países os rios estão congelados.
Mas, apesar dos contrastes entre as regiões, o fato é que todas as cidades espanholas se transformam com a chegada do frio. As ruas ganham vida, principalmente porque o inverno é recebido com duas das maiores celebrações no mundo, o natal e o ano novo.
Neva na Espanha?
Apesar de ser mais comum em regiões serranas do que nos centros urbanos, sim, o inverno na Espanha conta com a presença da neve em muitas regiões.
Na Andaluzia, por exemplo, você só poderá ver a neve nas regiões serranas. Já na capital espanhola, diferentemente da região sul, em algumas ocasiões, é possível ver a neve no centro urbano, ainda que seja mais comum no entorno da cidade.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Onde ver neve na Espanha
Mas falando das capitais de províncias, as cidades mais conhecidas, você sabe onde é mais provável nevar?
Pois bem, entre as capitais, a cidade onde você poderá ver neve no centro urbano com mais facilidade é Ávila, já que as nevadas são muito comuns durante todo o inverno. No total são 20 dias de neve em um ano, concentrados entre o final de dezembro e o início de fevereiro.
Outro local onde é possível ver a neve no centro urbano é em Burgos, que é uma das cidades mais frias da Espanha. Cada ano cai em média de 10 a 14 dias de neve por ano.
Já em cidades como León, Segóvia e Soria, que são igualmente frias, as precipitações são menos intensas e, por isso, a neve cai em menor escala, em uma média de 8 dias por ano.
Temperatura média no inverno espanhol
Na região sul
Como já mencionado, a região sul é a mais quente da Espanha continental e lá, você verá temperaturas oscilando entre 5º e 15ºC, dependendo da cidade. A temperatura média no inverno é de 12 graus na Andaluzia e, se formos um pouco mais pra cima no mapa, não percebemos muita diferença nesta estação do ano já que na Comunidade Valenciana, por exemplo, a temperatura média é de 11 graus.
Madri e Barcelona
Se formos falar da capital espanhola, a temperatura média no inverno é de 6 graus e os termômetros alcançam valores negativos em algumas madrugadas.
Em Barcelona, a temperatura média no inverno é um pouco mais alta do que na capital espanhola, situando-se entre 8 e 9 graus. Bem como em Madrid, os termômetros podem baixar de zero pelas noites, mas nada que uma roupa adequada e um aquecedor não resolvam.
Na região norte
Já no norte do país, é onde encontramos as cidades que registram as temperaturas mais baixas, como Huesca, Soria, Burgos, Ávila, Segóvia e muitas outras. Nesta região os termômetros registram temperaturas negativas com muita facilidade no inverno na Espanha.
Nas Ilhas Canárias
Por outro lado, a região onde menos se nota o inverno na Espanha são nas Ilhas Canárias. No inverno as temperaturas mínimas alcançam 10 graus e as máximas dificilmente ultrapassam a marca de 25 graus. Para efeito de comparação, nesta região você sentirá um frio similar ao de São Paulo, por exemplo.
Quando é inverno na Espanha?
Na Espanha, o inverno começa no dia 22 de dezembro e se estende até o dia 21 de março.
Entretanto, em algumas regiões o frio já é sentido antes e se estende até o mês de abril, como é o caso de cidades próximas da Cordilheira dos Pirineus, no norte, por exemplo.
Como pode ser inverno no Brasil e verão na Espanha?
Uma das maiores dificuldades de adaptação de quem sai do verão no Brasil para visitar a Espanha, é adaptar-se com o clima, já que durante o verão no Brasil, é inverno na Espanha.
Isso ocorre porque a incidência dos raios solares é desigual nos hemisférios norte (Espanha) e sul (Brasil) devido ao movimento de rotação e translação.
No período de inverno na Espanha, por exemplo, a incidência de raios solares é menor e o ângulo do sol com relação à terra também é baixo, provocando frio e nevadas em algumas regiões. Já no Brasil, neste mesmo período, as cidades recebem uma maior quantidade de raios solares (dias mais longos) com um ângulo próximo aos 90 graus, o que caracteriza o verão.
O que visitar na Espanha no inverno
A Espanha é um país com muitas possibilidades quando se fala em turismo, já que você pode conhecer algumas das praias mais bonitas da Europa no verão, pode desfrutar de cidades repletas de flores na primavera, ver as paisagens alaranjadas do outono e conhecer a neve no inverno.
Por isso, para que você saiba os principais locais para visitar no inverno na Espanha, separamos algumas opções interessantes.
Madrid, a capital espanhola
Começando pela capital espanhola, sempre será um bom momento para fazer uma visita, já que Madrid possui paisagens que atraem turistas na época mais fria do ano.
Podemos dizer que a principal atividade está na Serra norte de Madrid, nas estações de esqui de Navacerrada e Valdesquí.
Mas é claro que, passear pela cidade no inverno também é um excelente plano. Dificilmente você verá neve no centro da cidade, mas, ainda assim, as paisagens são únicas e marcantes. Caminhe pelo Parque do Retiro, Puerta de Alcalá e assista ao pôr do sol no Templo de Debod.
Além disso, pela noite, aproveite para provar o melhor churros com chocolate da Espanha na chocolataria San Ginés, que está a poucos metros da Puerta del Sol. Este lugar serve chocolate com churros há mais de um século. É uma parada obrigatória no inverno na Espanha.
Os Povoados de Huesca e as principais pistas de esqui da Espanha
Talvez a Província de Huesca seja uma das menos buscadas e visitadas por turistas, com exceção de uma época do ano, o inverno na Espanha. Isso porque estamos falando de uma das regiões com as paisagens mais incríveis e com as melhores pistas de esqui do país.
Localizada na Comunidade Autônoma de Aragão, cuja capital é Zaragoza, e fazendo fronteira com a França, em parte do seu território, está uma das regiões mais bonitas do país, os Pirineus.
Podemos citar muitas razões para você visitar os Pirineus, todas elas proporcionadas por um espetáculo da natureza.
Com a chegada do inverno na Espanha, as paisagens deixam a cor alaranjada do outono e começam a se cobrir de branco. Na medida em que o frio aumenta, esta cobertura branca vai descendo a montanha, chegando às cidades.
Portanto, se você gosta de esquiar e quer viver esta experiência nas pistas de esqui mais importantes do país, visite Formigal-Panticosa, Astun Candachú ou Cerler. As cidades próximas destas estações mais buscadas neste período são: Jaca, Panticosa, Canfranc e Benasque, onde o ambiente é sempre muito agradável, apesar do frio.
Sierra Nevada, Granada
Se você não quer morrer de frio no inverno, mas quer curtir a neve, Granada talvez seja a sua melhor opção.
A Andaluzia é uma das regiões mais quentes da Espanha, e, no inverno, apesar das baixas temperaturas, a cidade possui um clima mais agradável se compararmos com outras regiões do país.
Você pode se hospedar no centro da cidade e conhecer as maravilhas arquitetônicas de Granada, como a Alhambra ou o bairro de Sacromonte e, claro, tirar um dia para esquiar na Sierra Nevada.
A Sierra Nevada fica bem próxima da cidade e possui uma das estações de esqui mais bem equipadas de toda a Espanha. Quando se cansar do frio, basta voltar para a cidade, onde a temperatura é mais amena.
Dicas para aproveitar o inverno na Espanha
Se você planeja emigrar ou visitar a Espanha no período de inverno no país, provavelmente você está preocupado com o clima e que tipo de roupas levar, ou se vai ou não sentir frio durante a noite, principalmente.
Para quem vem do Brasil, a mudança de temperatura é grande e, por isso, é importante saber que tipo de roupas colocar na mala. Leve sempre luvas, gorros, meias grossas e botas com proteção térmica, para proteger as extremidades.
Use roupas térmicas, as chamadas de segunda pele, porque elas ajudam bastante impedindo a troca de calor do corpo com o meio externo. Além disso, leve também casacos pesados e saiba que as calças jeans podem te deixar com frio. Por isso, escolha calças mais quentes para sentir-se mais confortável durante os passeios no inverno na Espanha.
Não tenha medo do frio, porque, felizmente a Espanha está preparada para tornar sua viagem agradável climaticamente.
Basta você se vestir adequadamente quando for para ambientes externos, já que, no geral, as casas e hotéis em Madrid, Barcelona e demais regiões do norte da Espanha, por exemplo, possuem sistemas de aquecimento, o que fará com que você durma em um local bastante confortável.
Já nas casas na Andaluzia, Ilhas Canárias ou Extremadura, as regiões mais quentes do país, a situação é outra. Apesar de alguns hotéis mais modernos possuírem sistemas de aquecimento central, a maioria das casas não possui, o que afeta aqueles que preferem usar o Airbnb, por exemplo.
Por isso, verifique se o local que você pretende alugar dispõe de aquecedores portáteis, o que é suficiente para o frio da região, que não é tão rigoroso.