Jornais de Portugal, descubra quais são os principais jornais e rádios

Quais são os principais jornais de Portugal e como acessar

Portugal  / 

Quando buscamos informações sobre Portugal, muitos sites informativos nos ajudam a tirar dúvidas e conhecer mais sobre o país. Mas ao saber quais são os jornais de Portugal também podemos acompanhar as notícias diárias do país e saber o que está acontecendo na economia, política, sociedade, saúde, educação e emprego.

Por isso, hoje vamos te contar quais são os principais jornais de Portugal e como você pode acessá-los.

Quais são os 10 principais jornais de Portugal?

Portugal possui ótimos jornais impressos, além de revistas, rádios e canais de televisão. Confira a lista dos 10 principais jornais do país europeu:

  1. Correio da Manhã;
  2. Expresso;
  3. Jornal de Notícias;
  4. Público;
  5. Diário de Notícias;
  6. Jornal de Negócios;
  7. O Jornal Económico;
  8. Jornal i;
  9. Sol;
  10. Jornal Destak.

Capas dos jornais de hoje em Portugal: saiba onde consultar

Para acessar os jornais de Portugal você pode entrar no site Ver Capas e conferir todas as edições atualizadas do dia.

Além disso, também pode acompanhar as notícias de Portugal pelos sites dos veículos de comunicação que listamos acima.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Quais são os principais jornais desportivos em Portugal?

O povo português é realmente muito apaixonado por futebol e esporte em geral. Existem inúmeras publicações voltadas a esse público e entre os principais jornais esportivos do país estão:

  1. A Bola;
  2. Record;
  3. O Jogo.

Jornais mais lidos de Portugal

Dentre os jornais mais lidos de Portugal estão o jornal “Correio da Manhã“, “Expresso” e o “Jornal de Notícias”.

O jornal “Correio da Manhã” continua sendo já, há muitos anos, o periódico mais lido e mais vendido de Portugal. O jornal é considerado mais popular e abrange mais classes sociais, além disso, traz mais notícias policiais do que de economia, política ou cultura.

Situação do jornalismo em Portugal

Em Portugal – assim como no Brasil e no mundo – o Jornalismo tem passado por muitas mudanças e cortes de pessoal em suas redações nos últimos anos.

Com a venda cada vez menor de jornais impressos e revistas, o número de exemplares vendidos diariamente têm diminuído significativamente a cada ano. Por exemplo, o “Correio da Manhã” vendia mais de 115 mil jornais por dia em 2010 (Marktest). Em 2017, foram 89 mil (APCT) exemplares vendidos em média por dia, uma queda de 22%.

Número de examples vendidos caiu

Outro dado importante sobre as revistas e os jornais de Portugal é que, no ano 2000, o número de exemplares vendidos era de 468.192, já no ano de 2016 o número caiu para 192.880 exemplares, de acordo com a PORDATA (Base de Dados Portugal Contemporâneo).

As pessoas acessam cada vez mais notícias em dispositivos tecnológicos

Uma significativa queda de 58,80% na venda de jornais impressos em Portugal. O mesmo vem acontecendo no restante do mundo, com a avanço das novas tecnologias e da era digital, cada vez mais, as pessoas tem migrado da versão impressa dos jornais para o digital e acessado as notícias nos seus computadores, tablets e smartphones.

A rapidez dos acontecimentos e a velocidade da internet têm nos feito querer consumir a informação na hora.

Conheça algumas das Revistas de Portugal

O país também conta com diversas revistas semanais e mensais de destaque. Dentre as revistas mais importantes de Portugal estão:

  1. Visão;
  2. Sábado;
  3. Exame (Pertence à Visão);
  4. Mais Futebol.

Veja também quais são os golpes mais comuns em Portugal.

E por fim, quais são as Rádios de Portugal

Rádios de Portugal

Dentre as rádios mais ouvidas em Portugal, estão:

Ouvir rádio de Portugal online

Você gostaria de estar mais em contato com Portugal? Então saiba que pode ouvir rádio pela internet e saber o que está fazendo sucesso em Portugal na atualidade.

Aproveite e teste seu conhecimento em Português de Portugal.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.