Se você é brasileiro, está em busca de uma conta digital ou cartão para usar no exterior, saiba aqui se existe o Nubank em Portugal e como funciona no país. Caso já seja cliente da empresa, também explicaremos se é possível utilizá-lo em outro país e como utilizar o cartão para fazer compras em sites estrangeiros.

Tem Nubank em Portugal?

Em uma rápida resposta, ainda não existe presença do Nubank em Portugal. Por enquanto, a empresa não tem planos de sair do Brasil para outro continente. O plano é expandir para a América Latina: atualmente, está presente no México, na Argentina e, mais recentemente, na Colômbia.
O Nubank é uma empresa brasileira que utiliza a tecnologia e o design para ajudar no controle financeiro de seus clientes. Em primeiro lugar, é importante avisar que o Nubank não é um banco: começou oferecendo cartão de crédito atrelada à bandeira Mastercard sem taxas, para usos nacionais, ou anuidades. Com o passar do tempo, passou a oferecer contas digitais para clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica, expandindo seus serviços no país.
Hoje, a empresa já conta com mais de 20 milhões de clientes, sendo 12 milhões usuários do cartão.
Aprenda como abrir uma conta no exterior e escolha a melhor opção para o seu perfil.

Mas o Nubank em Portugal funciona?

Apenas o cartão de crédito, que possui a função de uso internacional, é aceito em Portugal com a bandeira Mastercard. Dessa forma, é possível sim utilizar o cartão em lugares que tenham a máquina da bandeira, seja em estabelecimentos comerciais ou caixas eletrônicos para saque.
No entanto, não é possível utilizar as funções de débito nem a NuConta. Isso acontece pois é necessário ter um endereço no país para receber o cartão em mãos.

Quais são os benefícios do Nubank no Brasil?

Os produtos lançados em território brasileiro oferecem:

  • Um cartão de crédito internacional sem anuidade;
  • Conta digital gratuita, incluindo transferências sem custo e ilimitadas, tanto para pessoas Nubank como para outros bancos;
  • Programa de benefícios chamado Nubank Rewards com pontos que nunca expiram;
  • A opção de pagar no débito e realizar saques direto da NuConta em bancos 24 horas;
  • Empréstimo pessoal;
  • Contas PF e PJ.

Saiba como enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

Nubank funciona no exterior? Quais outros países aceitam Nubank na Europa?

Por ser um cartão de crédito internacional, o cartão Nubank funciona no exterior sim. Mas lembre-se: você irá pagar todas as taxas que qualquer outro cartão de crédito de uso internacional cobraria, incluindo o IOF de 6,38% toda vez que utilizar o cartão. De qualquer forma, ainda é possível acompanhar tudo pelo aplicativo. Ele é aceito em todos os países europeus que utilizem a bandeira Mastercard tanto nos estabelecimentos comerciais como nos caixas eletrônicos.

Também é possível fazer transferências internacionais pelo aplicativo do Nubank. O banco fez uma parceria com a Remessa Online, e a partir de julho de 2021 os clientes podem enviar dinheiro para outro país em poucos passos.
O banco Revolut é seguro? Conheça a empresa e os procedimentos de segurança.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Vou me mudar para Portugal, vale a pena manter o meu cartão Nubank?

Se for apenas para o uso do cartão de crédito em uma emergência, vale a pena pelo simples motivo de que você não precisará pagar anuidade por isso. No entanto, se você pretende se mudar, ou passar uma temporada em Portugal, não é a melhor opção.
Além de não conseguir receber uma segunda via estando no país caso seja preciso, você irá pagar a conversão da transação das moedas, de reais para euros, além do IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras. Isso quer dizer que sua compra acabará saindo muito mais cara.
Uma boa opção é escolher um banco similar, que opere na União Europeia, onde os gastos serão na moeda local de Portugal e não terá o pagamento do imposto operacional.
Saiba se vale a pena enviar dinheiro com cartão de crédito. 

O banco N26 é uma boa alternativa em relação ao Nubank em Portugal

Por ser limitado o uso do Nubank em Portugal, se pretende passar uma temporada morando fora, ou vai mudar-se definitivamente para o país, considere abrir uma conta.
Uma das melhores opções é o banco N26, uma startup alemã, fundada em 2013, que tem sede em Berlim. Com mais de 5 milhões de clientes pela Europa, o N26, não possui agência física, assim como o Nubank.
O N26 já atua em diversos países europeus, incluindo Portugal, onde tem uma de suas maiores bases. Ele ainda não começou a operar em território brasileiro. Por isso, ainda no Brasil você entrará em uma lista de espera.
Porém, ao chegar em Portugal, assim que tiver um endereço fixo já pode solicitar o processo de abertura de cadastro e começar a usar tanto o cartão como a conta.
Para isso é preciso:

  • Ter um endereço europeu válido (para onde será enviado o cartão);
  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir passaporte;
  • Possuir cartão de residência europeu com validade de um ano.

Saiba como abrir conta no N26.

Liberar a função aviso viagem no app se for usar o Nubank em Portugal

Caso vá usar o seu cartão em uma viagem, é preciso ativar o “aviso viagem” no próprio aplicativo, informando que estará fora. Só o faça caso for mesmo estar no exterior, pois é uma forma de o Nubank estar informado que possíveis compras serão feitas em outros países e de que o mesmo não está clonado.
Para ativar, siga os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo do Nubank;
  • Ir nas configurações;
  • Clicar em “configurar cartão”;
  • Ativar o botão “aviso viagem’.

Não deixe de desativá-lo ao retornar ao Brasil.
Nubank em Portugal banco online
Posso depositar euro na conta minha conta? Veja a resposta.

Dá para usar para fazer compras em sites estrangeiros?

Sim. E para compras online em sites estrangeiros, não precisa ativar o “aviso viagem”, basta utilizar normalmente.
Mas existem algumas cobranças, assim como na utilização do cartão de crédito no exterior:

Pagamento de IOF

Como já falamos, é Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, é um imposto federal, pago por pessoas físicas e jurídicas sempre que existe uma operação de crédito que envolva câmbio de moedas, seja para fazer empréstimo, saques com cartão de crédito ou, até, investimento.
Para o uso específico do cartão Nubank em Portugal, ou qualquer outro país, o valor do IOF para compras em crédito é de 6,38%.

Cotação do dólar no dia do gasto

Para saber quanto vai sair a sua compra em outra moeda, assim que for feita a transação, é possível ver no próprio aplicativo do Nubank uma projeção do valor final daquele gasto em reais.
Ao contrário do que pode acontecer com outros cartões, que utilizam o câmbio do dia fechamento da fatura, no caso do Nubank ele vai utilizar a cotação do dólar no ato do processamento da compra.
Importante saber que os estabelecimentos podem levar até 7 dias úteis para processá-la. Depois, o Nubank trava a conversão e considera a cotação do dia útil anterior.
Mesmo utilizando o seu Nubank em Portugal com compras em euros, o dólar ainda é a moeda padrão nas conversões de compras em cartões de crédito.

Entenda como fazer a Nubank transferência internacional.

Dá para usar na função débito para compras internacionais?

Não. Para qualquer utilização fora do Brasil, somente é possível usar o Nubank na função do cartão de crédito internacional, junto à bandeira MasterCard, aceita em milhões de estabelecimentos pelo mundo.
Agora que você já sabe tudo sobre a utilização do Nubank em Portugal, está pronto para usar o roxinho no país, ou optar por outro banco digital da sua escolha. Está na dúvida de qual? Leia esse nosso artigo sobre N26 ou Revolut e veja a comparação entre os dois melhores bancos digitais europeus.