Pensando no futuro, alguns países (da Europa e não só) já se pronunciaram sobre a proibição dos carros a diesel. Essa proibição ou limitação não é um procedimento que acontecerá agora, mas será em breve.
É importante pensarmos nas consequências dessa proibição e entender o que está levando os países a adotarem essas medidas. Veja alguns países europeus que proíbem e limitam carros a diesel.

Por que essa proibição?

Cada vez mais existe a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade. A diminuição (e futura proibição) dos carros a diesel vai ao encontro aos projetos que incentivam a melhoria da qualidade do ar das cidades.
E os carros a diesel estão entre os principais agentes poluentes do ar urbano, por isso é necessário essa intervenção. Ao fazer a proibição da utilização dos carros a diesel, os países contam em diminuir as emissões de óxidos de nitrogênio e consequentemente melhorar a qualidade do ar.
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Países que já se pronunciaram

Alguns países (do mundo inteiro) já se pronunciaram sobre a proibição dos carros a diesel:

  • França – proibirá a partir de 2040;
  • Índia – a partir de 2030;
  • Noruega – irá proibir vendas a partir de 2025;
  • Inglaterra – deixou as cidades resolverem quando e como será a proibição;
  • China – disse que vai proibir mas não deu datas;
  • Alemanha – algumas cidades poderão decidir medidas e datas;
  • Áustria – a partir de 2020;
  • Holanda – a partir de 2030.

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Quais as consequências dessa proibição

Como já falamos, os países que se pronunciaram não vão fazer a proibição dos carros a diesel de uma hora para outra. Tudo será planejado para que se ofereça à população uma saída melhor do que a utilização desses veículos.
Além disso, atualmente as vendas de veículos a diesel têm diminuído, o que não acontecia antigamente, quando esses carros eram bastante populares. Isso pode ser um demonstrativo de que a população também está se conscientizando sobre os problemas ambientais que esses veículos podem causar.
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Quais serão as alternativas

Os países europeus que proíbem e limitam carros a diesel estão trabalhando em alternativas para a população.
Por exemplo na Espanha, nomeadamente na cidade de Madrid, o centro está sendo redesenhado para que possa ser maioritariamente uma área de pedestres.
Em Helsinque, capital da Finlândia, a ideia é criar uma rede de transportes públicos tão completa e eficiente que a população quase não vai precisar de carros particulares.
Na Noruega existem subsídios para incentivar a compra de carros elétricos, diminuindo o uso daqueles que poluem o ambiente.
Por isso, não é necessário entrar em pânico. Já podemos ver quais alternativas estão surgindo e quais governos estão empenhados em criar uma rede de meios de transportes mais sustentável.

Cidades que já aderiram

A Bélgica já proíbe na capital carros a diesel desde janeiro de 2018.  Preocupada com a qualidade do ar e, portanto, a saúde pública, o uso de veículos mais poluentes é proibida na região “LEZ“(Low Emisson Zone ou Zona de baixa emissão) de Bruxelas.
No caso de Bruxelas, a cidade já conta com um vasta linha de metrô, elétrico, trem e ônibus. Também há opções de carsharing, patinetes e bicicletas compartilhadas, além dos táxis, todos com preços acessíveis à população.
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