Países europeus vão proibir ou limitar carros a diesel: saiba tudo

Europa  / 

Pensando no futuro, alguns países (da Europa e não só) já se pronunciaram sobre a proibição dos carros a diesel. Essa proibição ou limitação não é um procedimento que acontecerá agora, mas será em breve.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

É importante pensarmos nas consequências dessa proibição e entender o que está levando os países a adotarem essas medidas. Veja alguns países europeus que proíbem e limitam carros a diesel.

Por que essa proibição?

Cada vez mais existe a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade. A diminuição (e futura proibição) dos carros a diesel vai ao encontro aos projetos que incentivam a melhoria da qualidade do ar das cidades.

E os carros a diesel estão entre os principais agentes poluentes do ar urbano, por isso é necessário essa intervenção. Ao fazer a proibição da utilização dos carros a diesel, os países contam em diminuir as emissões de óxidos de nitrogênio e consequentemente melhorar a qualidade do ar.

Conheça também as leis de bem estar animal da Suíça: são um exemplo para todo o mundo.

Países que já se pronunciaram

Alguns países (do mundo inteiro) já se pronunciaram sobre a proibição dos carros a diesel:

  • França – proibirá a partir de 2040;
  • Índia – a partir de 2030;
  • Noruega – irá proibir vendas a partir de 2025;
  • Inglaterra – deixou as cidades resolverem quando e como será a proibição;
  • China – disse que vai proibir mas não deu datas;
  • Alemanha – algumas cidades poderão decidir medidas e datas;
  • Áustria – a partir de 2020;
  • Holanda – a partir de 2030.

O transporte público será gratuito em Luxemburgo – veja como esse medida irá funcionar.

Quais as consequências dessa proibição

Como já falamos, os países que se pronunciaram não vão fazer a proibição dos carros a diesel de uma hora para outra. Tudo será planejado para que se ofereça à população uma saída melhor do que a utilização desses veículos.

Além disso, atualmente as vendas de veículos a diesel têm diminuído, o que não acontecia antigamente, quando esses carros eram bastante populares. Isso pode ser um demonstrativo de que a população também está se conscientizando sobre os problemas ambientais que esses veículos podem causar.

Você sabe quais são os países mais seguros do mundo? Descubra aqui.

Quais serão as alternativas

Os países europeus que proíbem e limitam carros a diesel estão trabalhando em alternativas para a população.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Por exemplo na Espanha, nomeadamente na cidade de Madrid, o centro está sendo redesenhado para que possa ser maioritariamente uma área de pedestres.

Em Helsinque, capital da Finlândia, a ideia é criar uma rede de transportes públicos tão completa e eficiente que a população quase não vai precisar de carros particulares.

Na Noruega existem subsídios para incentivar a compra de carros elétricos, diminuindo o uso daqueles que poluem o ambiente.

Por isso, não é necessário entrar em pânico. Já podemos ver quais alternativas estão surgindo e quais governos estão empenhados em criar uma rede de meios de transportes mais sustentável.

Cidades que já aderiram

A Bélgica já proíbe na capital carros a diesel desde janeiro de 2018.  Preocupada com a qualidade do ar e, portanto, a saúde pública, o uso de veículos mais poluentes é proibida na região “LEZ“(Low Emisson Zone ou Zona de baixa emissão) de Bruxelas.

No caso de Bruxelas, a cidade já conta com um vasta linha de metrô, elétrico, trem e ônibus. Também há opções de carsharing, patinetes e bicicletas compartilhadas, além dos táxis, todos com preços acessíveis à população.

Quer abrir uma conta em um banco europeu digital? Sugerimos o Banco N26. É rápido, simples e seguro. Clique aqui para abrir a sua conta.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.