Quando decidimos fazer uma viagem ou mesmo mudarmos de país, precisamos tomar algumas medidas legais para mantermos nossa vida em ordem, não é mesmo? E alguns documentos são necessários para isso, tais como a elaboração de procuração para diversos fins. Acompanhe este artigo e saiba mais detalhes sobre o que é e para que serve uma procuração para movimentação bancária.
O que é o documento de procuração?
Antes de tudo é importante saber o que é uma procuração.
A procuração é uma formalidade jurídica utilizada quando alguém (outorgante) nomeia outra pessoa (outorgado) de sua confiança para agir em seu nome numa determinada situação em que não possa estar presente.
É um documento formal e legal, pelo qual o outorgante delega poderes para outra pessoa, garantindo que o outorgado pratique atos em seu nome.
Em que situações pode ser utilizada?
É bastante utilizada para outorgar poderes para movimentar conta bancária, realização de contratos, administrar bens, realizar matrículas em cursos, etc.
O que precisa para viajar para a Europa? Veja os documentos, euros e planejamento.
Tipos de procuração
A procuração pode ser por instrumento público ou particular.
Por instrumento público
É a escrita nos cartórios pelos tabeliães no livro de notas, por meio de escritura pública. A via original fica arquivada no cartório de notas, enquanto a outra via é entregue ao outorgante.
Consulados brasileiros no exterior podem executar esse ato sendo que o registro é realizado nos livros da Repartição Consular. Este serviço só pode ser solicitado por cidadãos brasileiros.
Por instrumento particular
É elaborada pelo própria pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao seu procurador. É utilizada para a prática de atos nos quais a lei não exige escritura pública.
Entretanto é necessário que a firma do outorgante seja reconhecida por tabelião, com a finalidade de dar segurança para a pessoa para qual a procuração será apresentada.
Normalmente podem ser feitas à mão e sendo uma ação jurídica unilateral não há a necessidade da assinatura do outorgado. O importante neste modelo é a assinatura da pessoa que confere os poderes.
Documentos para morar em Portugal: veja quais são necessários (além da procuração).
Quais são os documentos necessários para fazer uma procuração em cartório?
A pessoa interessada em nomear um procurador deve apresentar seus documentos pessoais originais como:
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union,etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →- RG;
- CPF;
- Certidão de casamento, se for o caso.
Além disso deve informar sua naturalidade, profissão e endereço. Estes mesmos documentos devem ser apresentados pelo outorgado.
No documento o outorgante detalha quais os poderes que confere ao outorgado, seu objetivo e extensão.
O local e a data em que foi lavrada ou outorgada a procuração é fundamental para determinar a partir de quando a procuração é válida.
Saiba mais detalhes sobre como fazer uma procuração.
Reconhecimento de Firma
É uma segurança pois a verificação da assinatura do outorgante garante e autenticidade da procuração por instrumento particular. A verificação pode ser por semelhança ou autenticidade.
O tabelião confere se a assinatura da procuração é a mesma da assinatura arquivada no cartório, se for, ele autentica através de selo ou carimbo.
Procuração para movimentação bancária
Antes de realizar a sua procuração, convém verificar qual o tipo de procuração para movimentação bancária a instituição em questão aceita. Nem todos os órgãos e bancos aceitam o modelo de procuração particular.
No Brasil, praticamente todos os bancos exigem a procuração por instrumento público, ou seja, a que é realizada em cartório.
Para fazer uma procuração para movimentação bancária é necessário que o outorgante especifique o banco, o número da agência, e o número da conta que outorgado poderá movimentar.
No documento de procuração para movimentação bancária devem constar exatamente quais os atos que o outorgado está autorizado a exercer. Por exemplo:
- Fazer saques, depósitos, aplicações e transferências;
- Solicitar financiamentos;
- Solicitar extratos de contas e poupanças;
- Solicitar e retirar cartão magnético;
- Solicitar e retirar talões de cheques
- Solicitar senhas para acessos a contas pela internet;
- Emitir, descontar e assinar cheques;
- Abrir conta bancária, movimentar e encerrar.
Enfim, toda a movimentação bancária, além de cadastro de senhas e transações na área de câmbio, junto a instituição bancária deve estar bem especificados, caso contrário o outorgante estará dando amplos poderes para o outorgado.
Normalmente as procurações tem validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito no texto, a pedido do outorgante, o prazo de validade.
Documentos para passaporte: veja quais são necessários e quais os custos.
Quanto custa fazer uma procuração para movimentação bancária?
A procuração solicitada pelas instituições bancárias no Brasil, com o objetivo de outorgar poderes a outra pessoa para movimentações bancárias é o modelo de procuração pública, elaborada no cartório ou tabelionato de notas e o valor varia de Estado a Estado.
O valor é de R$ 100,27 no Estado do Paraná, por exemplo. A procuração particular custa R$12,00.
A procuração pode ser revogada?
Sim. A revogação é o ato que torna sem efeito uma procuração feita anteriormente. Ela pode ser revogada a qualquer tempo, se não mais convier ao outorgante e para isso basta o outorgante comparecer ao tabelionato.
Até ser cancelada oficialmente ela permanece válida, a menos que haja prazo determinado para sua validade ou que seja utilizada para a conclusão de um negócio específico. A anotação do ato de revogação deve ser averbado à margem do ato revogado.
Antes de planejar uma mudança, confira 10 coisas a fazer antes de morar no exterior.
O que é o substabelecimento de uma procuração?
O substabelecimento da procuração transfere os poderes para uma terceira pessoa. O substabelecimento pode ser total ou parcial, com ou sem reservas de poderes. Da mesma forma que a procuração foi praticada em cartório por instrumento público, o substabelecimento também deverá ser feito sob a forma pública.
Quais os cuidados necessários ao se fazer uma procuração para movimentação bancária?
É fundamental que exista uma relação de muita confiança entre o outorgante e o outorgado. Como o documento de procuração concede muitos poderes para o outorgado, convém escolher alguém que demonstre responsabilidade e honestidade.
Você pode precisar também enviar dinheiro para o exterior. Nós recomendamos realizar uma cotação na plataforma Remessa Online, que oferece excelentes taxas de conversão, é segura e muito fácil de usar.