Você conhece a TransferMate? Neste artigo, vamos falar sobre esta plataforma e como ela funciona, se é confiável, suas taxas, alternativas a ela e se vale a pena usá-la. Confira!

O que é a TransferMate?

Criada em 2010, a TransferMate é uma fintech irlandesa especializada em transferências internacionais. A plataforma compõe a global de serviços financeiros TaxBack Group, está presente em 162 países e trabalha com 134 moedas.

De acordo com a plataforma, o serviço oferecido é uma alternativa aos bancos tradicionais, pois oferece um passo a passo com menos burocracia e sem taxas ocultas.

Você pode fazer as seguintes transações financeiras pela plataforma:

  • Transferências entre empresas;
  • Integrações de tecnologia de contas a pagar;
  • Desembolsos de folha de pagamento para funcionários e autoridades fiscais;
  • Automação de contas a receber.

Veja neste artigo como enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior.

Para quem a plataforma é indicada?

O foco da TransferMate são as transferências internacionais Business-to-business (B2B) e para pessoas físicas.

Como funciona a TransferMate?

A TransferMate funciona de forma parecida com as demais plataformas de transferências internacionais. O serviço da plataforma é simples, prático e intuitivo. Para fazer transferências para outros países, é necessário abrir uma conta gratuita no site e seguir o procedimento adiante:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
  • Informe o valor que deseja enviar e a moeda de envio da transferência;
  • Preencha o formulário com os dados do beneficiário;
  • Realize o pagamento da transferência.

A TransferMate possui um sistema de transferências locais. Nele, as operações são efetuadas entre o banco do país de origem e de destino da operação. Por isso, as taxas bancárias e os outros custos, que geralmente são cobrados pelos bancos, são menores, o que torna as transferências mais baratas. Além disso, o processo de transferência do dinheiro é feito de forma rápida, pois os pagamentos são processados em até 48 horas.

Veja, a seguir, outros serviços que são disponibilizados pela TransferMate.

  • Envio de invoices;
  • TransferMate education;
  • TransferMate para instituições de ensino;
  • Agências de intercâmbio.

Envio de invoices

Você pode enviar invoices para os clientes que estiverem no exterior e gerenciar o recebimento. Este recurso é gratuito e você só precisa criar o documento e enviá-lo para o cliente com os dados de cobrança da TransferMate.

TransferMate education

Esta é a solução da TransferMate para enviar pagamentos de mensalidade para instituições de ensino no exterior. Com esse serviço, os alunos podem fazer o pagamento de matrículas, mensalidades e outras taxas estudantis, com uma taxa de câmbio atrativa.

TransferMate para instituições de ensino

Com esse serviço disponibilizado pela plataforma, as instituições de ensino podem gerenciar o pagamento das taxas estudantis. Pela TransferMate, você pode receber transferências em até 48 horas, sem custo extra. Também é possível rastrear os pagamentos online a qualquer momento.

Agências de intercâmbio

Agências de intercâmbio também podem usar a plataforma para fazer o envio de transferências para outras instituições de ensino e para receber de alunos de outros países. O processo é feito online, com taxas baixas e ainda há a possibilidade de realizar pagamentos em massa.

A TransferMate é confiável?

Sim, a plataforma é considerada uma alternativa segura para fazer transferências internacionais. Veja os dados que comprovam.

Entidades reguladoras europeias

A fintech possui um robusto programa de combate à lavagem de dinheiro e atua de acordo com as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) – Regulamento (UE) 2016/679. No site da TransferMate você consegue visualizar todos os motivos pelos quais a plataforma é segura.

Além disso, a instituição possui licença oficial para realizar transações financeiras pelos órgãos financeiros dos 162 países onde atua.

Avaliação da TransferMate no TrusPilot

A TransferMate apresenta ótima avaliação no TrustPilot (4,2 / 5), com base nas opiniões de 207 clientes. Em maio de 2021, mais de 80% dos clientes que opinaram no site consideram excelente o serviço oferecido pela plataforma.

Avaliação da TransferMate no Reclame Aqui

O serviço da TransferMate é recente no Brasil. Talvez por isso, a plataforma não apresenta índice no Reclame Aqui, site brasileiro de queixas.

No geral, desde maio de 2018 até maio de 2021, foram feitas apenas 3 queixas no portal, e, como a TransferMate é irlandesa, não respondeu a nenhuma das reclamações no portal brasileiro. No período entre 1 de novembro de 2020 e 30 de abril de 2021 só foi registrada 1 reclamação sobre a plataforma de remessas internacionais no Reclame Aqui, que também não foi respondida.

Por ser uma plataforma ainda muito recente disponível no Brasil, não é fácil encontrar avaliações sobre o serviço em português. A maior parte das avaliações estão disponíveis no site Trustpilot, na página do Facebook da plataforma e no próprio site, nas avaliações de clientes como destaque.

Taxas da TransferMate

A TransferMate atua como uma fintech, que visa diminuir as elevadas taxas de transferência, igualando o valor faturado ao valor recebido.

TransferMate Taxa

Além disso, oferece o bloqueio de taxas FX, retirando as taxas de transferência e o custo administrativo. No entanto, a plataforma não deixa muito explícitos e transparentes quais são os custos específicos sobre a utilização do serviço.

Transfermate faz transações para o Brasil?

Sim. É possível enviar e receber dinheiro no Brasil com a TransferMate; o real é uma das 162 moedas com as quais a plataforma trabalha. No Brasil, a empresa possui registro no Banco Central do Brasil e no Conselho de Atividades Financeiras (COAF).

Alternativa à TransferMate

A Remessa Online é uma alternativa segura à TransferMate. Fizemos um comparativo entre as taxas e as condições das duas plataformas, verifique:

Custos

O custo da operação na Remessa Online (de reais para euros) é de 1,3% do valor enviado. A Transfermate não expõe de forma clara as suas taxas.

Na cotação das duas plataformas, os valores recebidos pelo beneficiário são muito semelhantes, mas saber o quanto será cobrado com transparência é um ponto a mais para a Remessa Online.

Idioma

O site da Remessa Online é em português. A Transfermate tem opções em alemão, francês, inglês e espanhol, ou seja, não tem opção em português o que pode dificultar a transação para quem não é fluente em outros idiomas.

Além disso, caso você tenha algum problema com a transferência e precise de entrar em contato com a plataforma, na Remessa Online você será atendido em português, o que faz toda a diferença na hora de resolver questões financeiras.

Tempo de entrega do dinheiro

O tempo de entrega do dinheiro nas duas plataformas é muito semelhante, o dinheiro cai em questão de horas ou em até 1 dia útil.

Confiabilidade das empresas

Ambas as empresas são jovens, a Transfermate fundada em 2010 e a Remessa Online em 2016. E ambas são bem avaliadas pelos consumidores.

Entretanto, como Remessa Online é brasileira, e tem avaliação 9.2 no Reclame Aqui, que é o maior portal de queixas de brasileiros na internet. Portanto, sabemos que as queixas dos consumidores brasileiros são resolvidas pela Remessa Online, enquanto a Transfermate é uma empresa global e não tem o mercado brasileiro como prioridade.

Balanço

Por fim, ambas as plataformas são boas, econômicas e confiáveis, mas na nossa opinião, a Remessa Online vale a pena por todos as vantagens que apontamos aqui acima.

Vale a pena usar a TransferMate?

Sim, se você visa segurança e boas taxas na hora de efetuar pagamentos internacionais, a TransferMate é uma boa solução.

Porém, é preciso considerar outras alternativas de envio de dinheiro, como a Remessa Online, por exemplo. Isso porque a TransferMate ainda é muito nova no Brasil (recentemente, a plataforma obteve licença oficial para atuar como instituição financeira de transferência para o exterior) e não há muitas avaliações sobre o serviço oferecido pela plataforma em português.

Além disso, é preciso ficar atento às taxas, que, apesar de serem baixas, não são transparentes – no site da TransferMate não é possível visualizar com clareza todas as taxas nem todos os custos da operação de envio de dinheiro.

Conheça também as melhores formas de como fazer pagamentos internacionais.